Issuu on Google+

Aqui você irá conhecer um pouco melhor sobre ciências contábeis. Assunto sobre o curso e entrevista.


Na revista vamos apresentar o curso de Ciências Contábeis, integra a área das Ciências Sociais Aplicadas, formando, juntamente com a Administração e a Economia, um novo grupo denominado de Ciências Gerenciais. Forma profissionais capazes de gerenciar a contabilidade de entidades, de tomar decisões adequadas e oportunas ao destino das organizações e de prestar contas da gestão perante a sociedade. O currículo é flexível, permitindo aos alunos buscar o conhecimento de acordo com suas necessidades e aspirações, em qualquer Unidade da Universidade. A duração do curso é de aproximadamente oito semestres. As aulas são ministradas em salas de aulas executivas e nos laboratórios de contabilidade, finanças e gestão estratégica, cuja função é similar à realidade empresarial.


É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador planeja, coordena e controla os registros negociais; compras, vendas, investimentos e aplicações de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre a direção do negócio.


A duração média do curso são de 4 anos. Nos primeiros anos são visto matérias básicas, como sociologia, português, economia e administração. Em seguida vem às disciplinas mais aprofundadas na área, como teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. Há também aulas de legislação comercial, direito e planejamento tributário. Para se manter informado e atualizado é bom participar dos seminários e assistir palestras. Algumas faculdades exigem a monografia de conclusão do curso.


O contabilista Paulo Eliomar L. Gonçalves, 44, é formado em ciências contábeis desde 1995, cujo numero do CRC, CE - 011807/0-8. Atua na área de contábeis e tributos e contabilidade. Atualmente possuí seu próprio local de trabalho, mas trabalha também nas prefeituras. 1. O que mais lhe incentivou a escolher esta profissão? - A exata forma de saber os custos reais dos produtos comercializados em relação ao consumidor final.


2. Qual a diferença do técnico em contabilidade e o contador? - Embora os dois executem o mesmo trabalho o contador se diferenciam por dois pontos principais, quais sejam: Primeiro; O poder de analogia do contador é, em regra, superior ao do técnico, vez que, o contador é detentor de um diploma de nível superior enquanto que o técnico não é possuidor do referido diploma. Segundo; Legalmente o técnico em contabilidade embora possua registro no CRC, é impedido de atuar em perícia contábil.

3. Quais são as principais atividades exercidas por um contabilista? - Inicialmente necessário se faz esclarecer que a contabilidade tem como objetivo principal, alem de outros, registrar os atos e fatos ocorridos nas entidades, seja ele de natureza financeira, orçamentária ou operacional. Sua finalidade maior são esses registros, cujo resultado dos mesmos são elementos essenciais para tomada de decisões, vez que, os mesmo demonstram de forma clara e precisa, os resultados constantes de cada operação realizada.


4. Quais as vantagens e as desvantagens desta profissão? - Além da realização pessoal, as vantagens são inúmeras, dentre as principais destaco duas; 1 – Seus resultados proporcionam as tomadas de decisões; 2 – O profissional da área percebe com clareza a carga tributária existente nos produtos adquiridos pelo consumidor final. Relativamente as desvantagens, em minha ótica, entendo que os Conselhos que nos representa, ainda nos deixa a desejar, vez que, a classe poderia ter representação nos orgãos públicos em que atuam. Basta ver o exemplo da OAB, que tem assento junto aos Tribunais por força Constitucionais. 5. Qual a media de um salário inicial? E qual a media de sua renda atualmente? - Isto depende da área em que o profissional deseja atuar, vez que, nesta profissão, existe vários campos de atuação, tais como; área pública, empresarial, comercial, industrial, etc. No meu caso, que atuo na área publica (contabilidade publica), o salário inicial varia entre 1.200 e 1.800 reais em média. Quanto a minha renda mensal, considerando que sou profissional liberal é variável, tendo como média mensal um valor que atinge as raias de 6.000 reais.


6. O que é o CRC e qual o papel no dia-a-dia de um contabilista? - A classe contábil a nível nacional é constituída e representada pelo conselho federal de contabilidade. A nível Estadual a classe é representada pelo Conselho Regional de Contabilidade, cuja formação se compõe de vários conselheiros, estes, eleitos diretamente pelo voto dos contabilistas. Além de vários outros atributos, o objetivo primordial dos CRCs, é, sem dúvidas, a regulamentação, fortalecimento e defender classe contábil em todas as suas esferas. De forma a proporcionar ao profissional melhores condições para o exercício da profissão.

7. Quais são os tipos de empresas que um contador pode trabalhar? - Todas legalmente constituídas. Vez que, para atuarem no mercado é necessário o controle contábil por força legal.


8. Ao assumir, o senhor obviamente tinha planos. Está conseguindo realizá-los? Em que áreas houve avanços e quais vêm sendo as dificuldades? - Ao longo de todo este tempo que atua na área, tive inúmeras oportunidades de colaborar com a classe. Ministrei inúmeras palestras a convite da União dos Vereadores do Brasil, da União dos Vereadores do Ceará e da Associação dos Vereadores do Piauí, sobre diversos temas, tais como: Orçamento Público, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei de Responsabilidade Fiscal, Aplicação de Recursos Públicos, A Função do Vereador e etc. Defendi ainda, vários pontos controvertidos na legislação, a exemplo da existência da Fonte de Recurso Por “Superavit de Orçamento”, não prevista na lei 4.320/64 e prevista constitucionalmente. Lembro ainda, que em parceria com a Empresa Fortes Informática desenvolvemos um SOFTWARE de Contabilidade Pública, que serve de ferramenta para os profissionais que atuam nesta área.

9. Para um jovem que pretende seguir esta carreira, qual o seu conselho para um bom desenvolvimento profissional? Sem duvida, em tudo aquilo que nos propomos a fazer, será necessário a dedicação. Por essa razão, não tenho duvidas que o conselho seria uma única palavra “DEDIQUESE” com enfoque nas áreas de Legislação e Informática.


Quais as principais faculdades/universidades no Ceará que possuem o curso de Ciências Contábeis? UFC – Universidade Federal do Ceará UECE – Universidade Estadual do Ceará UNIFOR – Faculdade de Fortaleza FIC – Faculdade Integrada do Ceará Fa7 – Faculdade 7 de Setembro Christus – Faculdade Christus FANOR – Faculdades do Nordeste FATE – Faculdade Ateneu UNICE FGF


Expediente 9ª B manhã, colégio christus central. Beatriz ribeiro 05. – ”O curso“ e enviou a revista. João Augusto 18. –”faculdades“ Letícia Feitosa 24. – Edição e entrevista. Vitor Dantas 38. – ”Editorial“ e ” o que é a profissão“.


Revista ciencias contábeis