Page 1

Período Integral Anuário » 2012 Cooperando CooperAmos...

Centro Educacional Anísio Teixeira


B

Turma


C

Turma


É

com satisfação que apresentamos a

1ª edição do Anuário do Período Integral do CEAT.

A iniciativa tem como objetivo compartilhar os momentos, as atividades, as produções, o dia a dia dos nossos alunos nesse tempo de formação complementar. Vale destacar o crescimento pessoal não só das crianças e jovens como dos educadores responsáveis pois,aprendemos mais e mais com eles, todos os dias. Com certeza, vocês também puderam observar! Nesse momento, gostaria de ressaltar a importância dos pais, nesse trabalho. A avaliação institucional realizada ao longo dos anos nos remete cada vez mais a confiança depositada por vocês em nossa escola. Certamente, nossas conquistas não seriam possíveis senão contássemos com o apoio de vocês na complexa tarefa de contribuir para a formação ampliada dos meninos. Chegamos ao final de um ano pleno de muitos encontros e acertos mas com muitas coisas para fazermos ainda melhor e a participação de vocês é fundamental para o nosso aprimoramento. Contamos com ela! Agradeço o ano vivido e desejo a todos um ano novo permeado de realizações.

Emilia Fernandes Direção do CEAT


M

ais um ano se completa, e com ele um

misto de emoções, de vivências, de conhecimento, de aprendizagens e de conquistas. Foi neste tempo que nossos alunos conviveram entre nós e entre si, nas diversas idades, nas múltiplas linguagens das oficinas, cada um e cada qual com suas especificidades, demandas, sonhos e expectativas. Entretanto, cheios de garra e possibilidade de trocar e cooperar entre si. Quando penso em tudo o que projetamos e construímos juntos neste ano, meu coração é tomado por uma imensidão de afeto. E é com muita alegria que reconheço o privilégio de ter participado deste percurso com todos vocês. Felicito as equipes de trabalho, as famílias e os alunos do Período Integral por mais uma etapa vivida, por mais sonhos construídos, e alimento a esperança de reencontrá-los no ano que vem. Agradeço profundamente por tanto aprendizado, confiança e amor.

Yvana Tomsic Coordenação do Período Integral /


O

Período Integral é “algo” com o qual sonharam grandes educadores, em especial Anísio Teixeira.

Temos assim, muita satisfação de fazer parte desta proposta pedagógica ímpar,

que complementa a

formação dos alunos do CEAT. É neste espaço vivo, afetivo e cooperativo que aprendemos a ser excelentes educadores. Acreditamos que a formação integral que vocês, enquanto alunos, experienciam aqui, fortalece os valores, edifica a alma, marca definitivamente o caráter e colabora para que cada um encontre as respostas para uma vida plena no mundo complexo que nos rodeia. Desejamos que vocês aproveitem integralmente tudo isso e vivam poéticamente cada passo da vida. Abraços fraternos,

Equipe do Período Integral » CEAT

cia ivên v n o c Uma ria fató s satis m do u é tro o ou m o ais c s m o d e segr s dado r a u g bem ida” da v


Equipes de trabalho PERÍODO INTEGRAL ASSILENE BRUNO BIANCA SANTINI BORGES

ATENDENTE

DAN MARINS ORTLIEB

PROFESSOR DE TEATRO POPULAR

EMILIA MARIA FERNANDES

DIREÇÃO

ERICA MELO

AUXILIAR E PROFESSORA SUBSTITUTA TURMA C

FABRÍCIA ALVES

PROFESSORA TURMA C E IMAGEM E AÇÃO

FERNANDO PAULINO CHAGAS

PROFESSOR DE XADREZ

GISELE FÉLIX

PROFESSORA DE CINEMA

GUSTAVO HENRIQUE WANDERLEY

AUXILIAR

LUCIANA AMARO

ATENDENTE

MARCELA CARVALHO

PROFESSORA CLUBE DE COSTURA

MARCELO FERREIRA

PROFESSOR DE ROBÓTICA E JOGOS DIGITAIS

MARIA AUGUSTA ROMANO LOPES

PROFESSORA DE INGLÊS

MARIA DO CARMO RIBEIRO

PROFESSORA TURMA D E ARTESANATO ECOSSOCIAL

MARLA FARIAS

PROFESSORA DE CAPOEIRA

NATALIA ELIAN

PROFESSORA DE YOGA

PATRICIA MALLET PAULA

PROFESSORA TURMA B

PAULA SANMARTIN

PROFESSORA DE ESPANHOL TEATRAL

PAULO MAZZONI

PROFESSOR ACROACIA / PERNA DE PAU

SANDRA SARTORI

PROFESSORA ESTÚDIO 3D / DESENHO E FOTOGRAFIA

SERGIO A. SACRAMENTO- GARRINCHA

MESTRE DE CAPOEIRRA

SUZETE MARCOLAN

NUTRICIONISTA E PROFESSORA DE CULINÁRIA

VANDA JACQUES

PROFESSORA DE EXP. CORPORAL / ACROBACIA/ PERNA DE PAU

YVANA MAYER CAMPOS TOMSIC

COORDENAÇÃO

PROFESSORA TURMA T

OFICINAS INTEGRADAS FERNANDO PAULINO CHAGAS

PROFESSOR DE XADREZ

GABRIEL LUCENA

PROFESSOR DE CAPOEIRA

LEONARDO BRASIL

PROFESSOR DE FUTSAL

LUIS FILIPE CALDAS

PROFESSOR DE FUTSAL

MARCELO FERREIRA

PROFESSOR DE ROBÓTICA

NATALIA ELIAN

PROFESSORA DE YOGA LABORAL

PAULA SANMARTIN

PROFESSORA DE ESPANHOL TEATRAL

PAULO MAZZONI

PROFESSOR DE JOGOS ACROBÁTICOS E DANÇA

RICARDO GADELHA

PROFESSOR DE TEATRO POPULAR

SERGIO A. SACRAMENTO - GARRINCHA

MESTRE DE CAPOEIRRA

VALERIA PRESTES

PROFESSORA DE MUSICALIZAÇÃO PELO TECLADO


Cooperando

Alimentação Buffet Cantina

Natação

Prof. Gustavo Bassan

Marcos Tatiane Débora

Escola de Empreendedorismo

Prof. Antonio Flávio

Carla Zeltzer

Condutores das VANS para natação

Luis Marcelo

4

Geraldo


Período Integral Um programa de ampliação educativo » ideal para quem deseja passar mais tempo na escola! “Já não se trata de escolas e salas de aula, mas de todo um conjunto em que as crianças se distribuem, entregues às atividades de ‘estudo’, de ‘trabalho’, de ‘recreação’, de ‘reunião’, de ‘decisão’ e de vida e de convívio no mais amplo sentido desse termo. A escola deve assim combinar aspectos da ‘escola tradicional’ com os da ‘oficina’, do ‘clube’ de esportes e de recreio, da ‘casa’, do comércio’, do ‘restaurante’, do ‘teatro’, compreendendo, talvez, o programa mais complexo e mais diversificado”. Anísio Teixeira

Cooperação Cooperar = operação em conjunto. Possui 10 letras Possui as vogais: a e o Possui as consoantes: c p r A palavra Cooperação escrita ao contrário: oãçarepooc Este foi o tema “guarda chuva”, eleito no Período Integral para ser trabalhado, tanto no grupo de professores quanto com os alunos ao longo deste ano. Acreditamos que nada é por acaso e que as palavras, para além de seus fonemas, têm um forte poder. Nelas há o sentido e a possibilidade da existência de tudo. A medida que o ano ia acontecendo, fomos nos dando conta de que realmente havíamos escolhido um tema que nos uniria, entusiasmaria, fortaleceria e proporcionaria um tremendo sentido para o que, juntos, iríamos vivenciar em 2012. A partir das necessidades, das surpresas, das novidades, das indagações... os projetos foram naturalmente se entrelaçando, acontecendo e proporcionando a todos o prazer da descoberta constante. Assim, alicerçados em princípios positivos aprendidos, praticados e compartilhados, todos sentiram-se coresponsáveis pelo bem comum e envoltos pelo exercício da empatia e da compaixão. Deste espírito, brotou o desejo de criarmos nosso primeiro anuário, o qual revela o significado puro e concreto do que aprendemos por cooperação.

Equipe do Período Integral


Artesanato Ecossocial Apoiado no tripé "educação - arte - ecologia” esta oficina se apresentou como uma forte ferramenta para fixar áreas do conhecimento, pois o desenvolvimento de cada projeto não aconteceu de forma separada do conteúdo pedagógico. Contribuímos com a minimização e a busca de soluções dos problemas ocasionados pelo lixo, possibilitamos a reflexão sobre o empobrecimento dos recursos e das fontes básicas da vida e investigamos os processos que implicam na sustentabilidade do planeta. Trabalhamos com a reutilização do lixo sólido e valorizamos o trabalho manual. Nos colocamos como agentes de transformação e preservadores do meio ambiente; conhecemos possibilidades para a confecção de objetos e adquirimos habilidades para trabalhar com sucata. Assim, intensificamos nossas produções artesanais, utilizando a sucata como principal elemento de nossas criações. Com os pequeninos, o lúdico esteve sempre presente junto às histórias contadas. E com os maiores, criamos brinquedos e objetos ampliando a busca de soluções para suas invenções.


Imagem e Ação Experimentamos jogos e improvisações que ativam o espírito lúdico; conhecemos e inventamos novas histórias; embarcamos no mundo da fantasia; criamos personagens e descobrimos diversas formas de comunicação e expressão. Trabalhamos o tema “Gentileza gera Gentileza”, e ensaiamos coreografias para o desfile da última coleção do Bré Art. Buscamos assim, ações que representassem esta ideia e daí surgiram cenas de auxílio, de carinho e de encontro com o outro. Também trabalhamos histórias de aventura, imaginando os personagens e caracterizando-os de acordo com as nossas escolhas. Assim, surgiu o Vigoro, um pássaro que adora ajudar as crianças e Wolff, que tem como cor preferida o verde. Os personagens se transformaram em fantoches para representar a história que escrevemos. Ao longo do ano subimos no palco e realizamos apresentações para os colegas.


Teatro Popular No primeiro semestre, desenvolvemos a criatividade e a imaginação através da construção e manipulação de bonecos. Já no segundo semestre, por meio de jogos dramáticos, tomamos consciência de nossas ações e responsabilidades. Através dos exercícios de improvisação, estimulamos a concentração, o convívio em grupo e a autoconvivência, num exercício permanente de troca e generosidade.


Empreendedorismo Social A Oficina de Empreendedorismo Aprendendo a Empreender I despertou os alunos para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras essenciais à realização de projetos. Neste ano, participamos de jogos, dinâmicas e projetos práticos em que trabalhamos as seguintes habilidades: iniciativa, criatividade, trabalho em equipe, comunicação e negociação. Além disso, criamos um blog e uma página no Facebook para o Bré Art, com a finalidade de incrementar e colaborar com as Oficinas de Projeto Social e o Clube de Costura, e assim divulgar o nosso trabalho. http//brechobreartintegral.blogspot.com www.facebook.com/breart.ceat


Clube de Costura Conta e Canta Histórias Ouvimos, cantamos e contamos muitas histórias, entramos no universo do encantado e do “Era uma vez”. Em roda, cercados por linhas, agulhas e panos nas mãos. E, a medida que nos conhecemos, fizemos o exercício de revelar os “guardados”. O que guardamos do semestre passado? Quais histórias? Lembramos de todas, uma a uma. Recontamos algumas partes para lembrar àqueles que não haviam guardado. Desenhamos a cena de uma história escolhida. Passamos este desenho com papel carbono para outro papel e depois passamos aquele desenho guardado para um tecido de algodãozinho cru. Os desenhos no pano foram em parte bordados em ponto de alinhavo. Os panos que dobramos ao meio formaram uma pequena sacola para guardarmos os nossos guardados que virão! As sacolinhas ficaram lindas e revelaram muito do processo vivenciado em sala!


Projeto Social com Clube de Costura Nos nossos encontros, também ouvimos e contamos muitas histórias. Através deste trabalho manual lento e prazeroso com linhas, agulhas, tecidos e o forte desejo de servir ao próximo, experimentamos costurar as histórias lidas e, com as linhas, gravamos nos tecidos as nossas próprias histórias, os nossos próprios sonhos e anseios. Além de termos colaborado com o movimento de criação do Bré Art, brechó de moda sustentável, fortalecemos o nosso convívio com os alunos da comunidade do entorno; de outras escolas; e de comunidades que também desenvolvem projetos sociais com foco na customização de roupas.

Percebemos que o projeto social este ano ganhou corpo, parcerias institucionais e muitas roupas novas. Somos profundamente gratos pelas doações! Num determinado momento, a costura com agulha, interferindo diretamente nas roupas, foi substituída por um interesse coletivo - a confecção de pulseiras. O grupo desatou a fazer tranças, tramando assim o tema de trabalho para a última coleção do ano: “Gentileza gera Gentileza”. Curioso como neste processo das pulseiras o grupo começou a se ajudar mais. Enquanto um trançava, o outro segurava a ponta reunindo as linhas. Além disso, passamos a trabalhar mais no chão com os corpos mais próximos e soltos. Com novos materiais alguns meninos aprenderam a fazer crochê para desenvolver ainda mais a coleção de pulseiras. Quase todos os dias as roupas e acessórios foram experimentados e escolhids por um ou outro para o dia do desfile.


Capoeira Reforçamos o trabalho de movimentacão básica - tipo esquivas e saídas típicas, ampliando o raio de visão na roda da capoeira.

Acreditamos ter alcançado os objetivos da capoeira de auxiliar o desenvolvimento da consciência corporal; proporcionar noções de ritmo; estimular as competências psicológicas e sociais como a autodisciplina, a autoestima, o respeito e a integração com os colegas. Além disso, realizamos este ano o batizado no MAM, onde as crianças puderam mostrar parte do que aprenderam e desenvolveram durante as aulas.


Culinária Culinária O projeto da Oficina de Culinária é construído junto à equipe do Período Integral, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Desta forma, somos incentivados a experimentar novos alimentos e preparações. Aprendendo, experienciando e mostrando a importância de cada alimento no nosso dia a dia, fizemos sucos, sopas e bolos; preparamos a horta; criamos livros de receitas inspirados pelo afeto e pela literatura de cordel; desenhamos e até criamos ilustrações com a técnica de origami. Tudo isso aconteceu num clima nutritivo de muita diversão e gargalhadas.


Inglês Utilizando recursos lúdicos como: jogos, músicas, teatro e culinária, nossos encontros foram compostos por atividades variadas que envolveram diversas modalidades de aprendizagem com ênfase na criação de um contexto relevante para o uso do conteúdo e do vocabulário em foco. Assim, demos a oportunidade aos alunos de desenvolverem o potencial para a língua inglesa prazerosamente.


Natação

Natação

A Natação para bebês de 1 ano até 1 ano e meio de idade objetivou favorecer a adaptação ao meio líquido com segurança, diminuir o padrão de flexão, estimular o bloqueio respiratório, favorecer o processo de imersão e o equilíbrio corporal. De 1 ano e meio até os 3 anos e seis meses de idade, nos concentramos em concretizar a adaptação respiratória, valorizar o aprendizado por imitação, estimular a independência motora e favorecer a melhoria de noção de tempo e espaço. Até os seis anos, estimulamos os fundamentos da natação por meio de diferentes desafios, da variabilidade motora e dos quatro estilos de nado de maneira lúdica e motivante.


Voluntariado Educativo Visamos estimular a cultura do voluntariado com caráter pedagógico a partir do desenvolvimento de projetos que potencializam a principal função da escola: promover a aprendizagem e preparar o aluno para a vida. Além disso, possibilitamos que alunos, professores, funcionários e familiares se envolvam com a escola, vivenciando valores como solidariedade, comprometimento e respeito às diferenças. Através de campanhas, de parcerias com instituições de variadas áreas e de projetos com nossos funcionários, fomos desafiados a decodificar as questões da contemporaneidade e a buscar soluções. Nos engajamos no Projeto “Gentileza Gera Gentileza” disparado pela turma dos adolescentes. Confeccionamos sacolas e aprendemos a técnica do Tie Dye (tingimento em tecido), colaborando assim com o Bré Art. A partir da leitura do bem humorado livro: “O Pequeno Manual de Monstros Caseiros de Stanislav Marijanovic “, que nos alerta sobre “monstros” que se instalam em nossas casas tornando nossa vida mais complicada do que gostaríamos, desenhamos os nossos monstros e confeccionamos chaveiros de “monstruosos guardiões” para presentear cada sala do espaço da Educação Infantil.


Espanhol Teatral Na Oficina de Espanhol Teatral nos beneficiamos das técnicas do teatro para aprender a língua espanhola de uma forma lúdica. Através de dinâmicas teatrais, jogos cênicos e dramatizações, nos aproximamos da língua e da cultura espanhola. Nos favorecemos com o trabalho criativo em equipe e naturalmente aprendemos e fixamos as estruturas linguísticas e comunicativas. Como culminância deste processo de aprendizagem, ensaiamos e apresentamos uma peça teatral.


Cinema Observando diferentes cenas de filmes e curtas, pudemos perceber maneiras bem diversas de contar uma história e de estruturar um roteiro. Pudemos notar, também, que o diretor escolhe diferentes enquadramentos e planos pra exibir cada sequência. Partirmos, então, para a realização de algumas brincadeiras de câmera que exercitaram estas escolhas. Iniciamos a criação de histórias e de roteiros para a realização de um vídeo da turma. Tendo sido escolhida a história: "A Menina que ficou Gigante", foram feitas, pelo grupo, algumas alterações no roteiro. O grupo foi formado por ótimos atores e Iniciamos a divisão da equipe, a pré-produção e as atrizes, fabulosos roteiristas, excelentes filmagens. cinegrafistas e diretores, uma produção Concluímos finalizando o vídeo e alguns outros muito boa, um incrível editor e, bem, só a pequenos exercícios, além de parte da edição que continuidade do filme deixou um pouco a foi realizada em aula. Desde já, estamos torcendesejar... Mas descobrir os erros faz pardo para que em 2013 este curta seja selecionado te da brincadeira!!! para a Mostra Geração do Festival Rio de Não deixem de assistir "A Menina que ficou Gigante"!!! Cinema.


Informática Lúdica Curiosos pelas novidades que aparecem nas telas, exploramos e testamos os diferentes teclados, mouses e telas. De forma lúdica, orientamos os pequenos nativos digitais a lidarem com a organização do conhecimento, o desenvolvimento do senso crítico e a coordenação motora fina.


Estúdio de Riscos e Rabiscos em 3D Brincando e aprendendo a tecnologia como arte, trabalhamos com as crianças a sensibilidade do olhar. Com o uso de técnicas básicas, criamos diferentes formas e desenhos. Registramos esses momentos utilizando câmeras digitais específicas para essa idade. Assim, manipulando e editando as fotos com a própria máquina, reinventamos nossas obras e nos divertimos bastante!


Desenho e Fotog.

Estúdio 3D » Desenho e Fotografia Através da prática do desenho, desenvolvemos a observação detalhada de objetos, rostos e situações. Com o apoio da fotografia digital e seus recursos, transformamos desenhos em pinturas digitais, em fotos envelhecidas, em colagens cubistas... Desta forma, extraímos poesia e criatividade do desenho dentro do contexto em que vivemos.


Yoga Nos favorecemos do h谩bito de respirar de modo mais amplo, abrindo campo para o autoconhecimento e para a oportunidade de nos olhar com mais amor, menos ansiedade. Conscientes do cuidado conosco e com o outro, experimentamos um clima zen regado por brincadeiras, hist贸rias e conversas!


Robótica Instigados pela busca de novos conhecimentos e tecnologias, nossa oficina funcionou como uma ferramenta tanto de construção quanto de sensibilização. Para desenvolver um olhar específico, pesquisamos informações que completaram as construções e desenvolvemos várias habilidades cognitivas, emocionais e sociais. O uso da sucata e de diversos componentes eletrônicos nos permitiu elabo-

rar modelos e maquetes. Além disso, tivemos a oportunidade de pensar no problema e encontrar a solução, usando a criatividade e desenvolvendo a montagem dos nossos protótipos.


Expressão Corporal Experimentamos desafios motores, diversificamos percepções, enriquecemos o repertório de experiências e de linguagens corporais. Assim, associamos o aprendizado ao prazer tanto para o autoconhecimento quanto para a nossa interação com o outro. Além de reforçamos o aprendizado do vocabulário básico de acrobacia de solo e de aéreos, usamos a música e a dança como elementos para a elaboração de coreografias e encenações. E claro, deitamos, pulamos, rolamos, rimos e nos divertimos muito!


Acrobacia e Perna de Pau A Oficina de Perna de Pau nos proporcionou descobrir com segurança o nosso ritmo de aprendizado, estimulou a confiança em nós mesmos e no próximo. Trabalhamos noções de ritmo e tivemos a deliciosa sensação de reaprender a andar. Além disso, montamos uma oficina e colaboramos com a fabricação das nossas próprias pernas de pau. Com isso, aprendemos a usar diversas ferramentas e a trabalhar responsavelmente em equipe.


Xadrez Através da ética enxadrística, conhecemos e aprendemos tanto o jogo como o seu uso para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Incentivamos a prática e nos preparamos para torneios e competições. Realizamos o torneio do chocolate, o xadrez gigante e a criação de um novo tabuleiro, o qual permitiu um só jogo em duplas e tornou esta modalidade um meio de alcançarmos nossos objetivos e criarmos uma atmosfera de brincadeira.


PÁGINA

Jogos Digitais A oficina de Jogos Digitais ensinou a construir jogos eletrônicos. Iniciamos o conhecimento de programação, e desenvolvemos um olhar para o uso consciente de músicas, efeitos sonoros, imagens e animações. Além disso, aprendemos a pensar sobre o elemento principal em qualquer game: o conteúdo - linha mãe que conecta todos os elementos. Nosso desafio foi desenvolver todas as questões midiáticas através de um bom roteiro, aproveitando o que mais desenvolvemos na escola: os conhecimentos gerais.

31


Estudo Dirigido Fizemos os deveres de casa e firmamos os conteúdos. Recebemos ajuda e ajudamos. A partir do aprendizado nas oficinas de Jogos Digitais, criamos games com os conteúdos a serem estudados. Isto nos possibilitou desenvolver o hábito do estudo e da pesquisa prazerosamente. A organização, o estabelecimento de rotinas e o processo de autonomia foram fundamental para o nosso desenvolvimento tanto no que diz respeito ao enriquecimento pessoal quanto à nossa convivência no grupo. Enfim, aprendemos a aprender, a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. As notas em geral foram muito boas e todos foram aprovados!


Reunião de Pais » março

EVENTOS DO PERIODO INTEGRAL 2012


FLIST » maio


Jogos Digitais para fixação de conteúdo

Cofrinhos com garrafas de plástico

Riscos e Rabiscos, colagens em 3D Abelhas, formigas,bonecos confeccionadas a partir de caixas de pasta de dente

Bolsas confeccionadas com Tetra Pack e retalhos de tecido

Grafite coletivo

Quadros pintados em sobras de madeira


Imãs com mensagens colaborativas

Monstros guardiões » Chaveiros doados para as portas das salas

Sacolas para o Bré Art - alças de papel de pão

Roupas customizadas para o Bré Art

Partindo do lema central Cooperação, iniciamos o projeto “Gentileza gera Gentileza” visando resgatar a empatia, o respeito e a amizade. Aprofundamos o tema e, após muita pesquisa, escolhemos fazer contato com a ONG Criança Saúde, uma Organização pioneira que trabalha para reestruturar e promover o autosustento das famílias de crianças em risco social, provenientes de unidades públicas de saúde. Recebemos a visita de alguns de seus membros, que nos explicaram o funcionamento do projeto e nos capacitaram para podermos colaborar. Assim, decidimos que parte da verba arrecadada com a venda das peças no Bré Art durante o Evento de Confraternização do final de ano - será investida num dos projetos do Saúde Criança. As roupas que não foram vendidas serão doadas para o brechó deles. Acreditamos que as manifestações de gentileza são colocadas em prática através de simples atitudes. Estas ações vêm permitindo que as relações interpessoais tornem-se realmente humanas.


Festa Junina » junho

EVENTOS DO PERIODO INTEGRAL 2012


Integral Con’vida / Julho

Huummmm!!! piquenique

6ª feira temática » circo

Show de calouros e capoeira


Grafite

Forte de Copacabana

Confeitaria Colombo

Ilha de Paquetรก


Noite do Pijama Âť agosto


Visita a Exposição » setembro


» outubro A equipe da Mostra Geração, segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, apresentou os filmes selecionados para o Programa Vídeo Fórum 2012. Então, é com imensa alegria que nossos jovens cineastas da turma T do Período Integral, divulgam que participaram desta seleção com o curta metragem, “SUPER CURTINHAS” produzido e dirigido por eles, o qual foi exibido na sexta-feira, dia 05/10 no Espaço de Cinema - Rua Voluntários da Pátria, 35. Ressaltamos que o Festival do Rio é o maior evento audiovisual da América Latina e a Mostra Geração é o seu segmento infanto-juvenil. Nesta edição, mais uma vez, tivemos a presença de obras de vários estados brasileiros e de outros países, como: Espanha, Argentina , Itália e Estados Unidos, garantindo a diversidade na programação.


Batizado de Capoeira no MAM

禄 novembro

Fot贸grafa:Alice kohler


Integral Convida/Dezembro

Boulevard Rio Shopping


Integral Convida/Dezembro

Brincadeiras de Quadra


MAC Âť 05 dezembro


Integral Convida / Dezembro

Torneio do Xadrez


Integral Convida / Dezembro

Visita Brechó Cabide » ESEM Visita Atelê Marilia Martins

Amigo Oculto Iogurteria

Capoeira e Sorveteria


Integral Convida/Dezembro

Espaço de Criação da Intrépida Trupe


Na Mídia Revista Época Eles acabaram de sobreviver a um naufrágio. Agora, estão perdidos em uma ilha deserta, expostos ao frio e a animais perigosos. Para sobreviver e conseguir voltar para casa, terão que construir uma cabana segura e um barco resistente, e traçar uma estratégia de fuga. Os tripulantes naufragados têm entre nove e dez anos. Usarão latinhas de alumínio para criar o abrigo e palitinhos de madeira para dar forma à embarcação. Eles não sabem, mas estão aprendendo a empreender. A atividade descrita acima faz parte das oficinas extracurriculares promovidas em colégios públicos e particulares do Rio de Janeiro pela Escola de Empreendedorismo Zeltzer. “A criança aprende a elaborar soluções criativas e, ao mesmo tempo, compatíveis com problemas reais”, afirma Carla Zeltzer, proprietária da Zeltzer, sobre a metodologia usada, hoje, em 20 instituições de ensino. Formada em Ciência da Computação, Carla teve a ideia de abrir a empresa enquanto procurava colégio para matricular a filha. “Não encontrava um ambiente onde ela pudesse desenvolver suas habilidades ao máximo e ser mais bem preparada para a vida.” Foram três anos de pesquisa até abrir a escola, em 2005. Por meio de situações-problema, brincadeiras e jogos vocacionais, os alunos, a partir dos nove anos, são estimulados a desenvolver criatividade, organização, trabalho em grupo e planejamento – habilidades necessárias a todo empreendedor. As avaliações são individuais e em grupo. E nada de notas, mas cores (verde, amarelo e vermelho) que indicam os pontos positivos e aquilo que pode ser melhorado. “Não existe certo ou errado.”... Ensinando a Pescar No CEAT, alunos desenvolvem jogos e se salvam de naufrágios na oficina Aprendendo a Empreender Quem já não sentiu aquele desejo forte (e sincero!) de querer mudar o mundo? Esses planos nos acompanham desde a mais tenra infância, e muitas vezes acabam sendo deixados em segundo plano. Os anos passam e os desafios parecem cada vez mais reais e intransponíveis. O que fazer? A boa notícia é que o elemento fundamental para a realização de qualquer projeto pode ser aprendido! Um exemplo disso é a oficina de Habilidades Empreendedoras, realizada pela Zeltzer em parceria com o Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT). Na oficina, são simuladas situações que estimulam os alunos a desenvolverem capacidades como iniciativa, solução de problemas, negociação e trabalho em equipe. Por meio de atividades lúdicas, um pequeno grupo realiza em poucas dezenas de minutos um belo protótipo. Alunos do Ceat se preparam para os desafios do futuro A diferença entre a construção de um brinquedo de sucata e o planejamento de um carro alienígena para a criação de um produto/serviço lucrativo é, sobretudo, o grau de complexidade. Nas oficinas, é criado um ambiente no qual a capacidade de realizar um projeto possa se desenvolver. Os desafios propostos possuem objetivos cada vez mais complexos, de forma a motivar o aumento da capacidade de realização. Quem não gostaria de já saber como improvisar uma solução quando a vida exige isso? A coisa mais valiosa que alguém pode ter na vida é a capacidade de concretizar um sonho através de seu próprio esforço. O sonho da Zeltzer é que cada vez mais pessoas tenham esse habilidade. Algumas das habilidades trabalhadas nas oficinas: Habilidades pessoais – Iniciativa, planejamento e persistência Habilidades interpessoais – Trabalho em equipe, a comunicação e a negociação.


Matéria na Revista Franquia e Negócios sobre o Bré Art. Brasileirinhos de Futuro páginas 76, 77... http://www.editoralamonica.

Gravando o quadro em que lugar do mundo. as crianças giram o globo e onde parar elas falam o

Gravando um bate-papo para o quadro "Fala Piá" sobre medos.


Nosso alimento... Yvana e equipe, O trabalho de vocês ficou maravilhoso, além de original! e E já estão com fotos edição de imagens da FLIST, que bacana! e Parabéns a todos vocês o nosso agradecimento. abraço carinhoso, Ninfa Parreiras

Prezada Yvana, Obrigada a vocês pelos momentos incríveis. Caio adorou e tenho certeza que ficará marcado nas lembranças dele por muitos anos. Beijos, Ivana Rezende

Olá para todos, Muito bacana o Jornal! Parabéns para a Equipe do Período Integral! Abraços, Anita e Chico Soares

Linda festa! ados! Lindos Convid ida! deliciosa com ria! Céu azul e aleg Queridos, sa equipe! zer parte des o coné um prazer fa a i na fest com fu s rá at o an Há u m a equipe é como parte d vidado, mas ir er celebrar r. Espero pod muito melho ho juntos, ento de trabal este encerram sempre! para o nascie preparando Daqui vou m o e brinca, s que é menin mento do Deu ue se renocom a vida q canta e dança de renovaeste energia va, desejando e para todos cia e vitalidad n tê o p e d , o çã vocês! Com amor! lho Marcela Carva

Nós é que agradecemos essa experiência tão bacana que vocês possibilitam!!! um beijo e obrigada, Ana Mallet

Prezados, nós é que agradecemos a oportunidade dada aos nossos filhos. Ambos deram um retorno muito positivo do evento. esperamos que ano que vem tenha mais. Um abraço, Pedro e Cláudia, pais do Lucca e Ana Clara Daltoé

Parabéns a to da equipe do Integral. O jornal está su per bacana - refletindo o Integral do CE AT que é cada vez mais maravilhoso. Pena que m eus filhos estão crescen do e meu tempo de Inte gral está acabando. Bjs, Claudia Castro

Obrigada a vocês, o Tomás fic ou muito feli estava es perando a z, festa do pija ma há me s e s. E eu ador ei o café d a manhã! Beijão, Carmen A strid

Olá. Fazemo sc Também oro. adoram Jornal os o e quere mos pa rab todos q ue tiver enizar a am par nele. te Beijos e abraços , Carla e (pais da Paulo Tiziana e do Th ales)


Evento de Confraternização » dez

Apresentação das peças do Espanhol Teatral


Would you like some Lemonade?


Exposição de Artesanato e do Clube de Costura


Bré Art, Bréchic e Brechó Cabide exposição e preparativos para o desfile da coleção “Gentileza gera gentileza”


Desfile da coleção “Gentileza gera gentileza”


Evento de Confraternização

Mesa de Futebol de robôs da

Games elaborados pelos alunos nos Jogos Digitais e Games do Circuito Empreendedor

Dinâmica de Teatro Popular


Futsal - Oficinas Integradas


Danรงa de Salรฃo- Oficinas Integradas


T

ermino o ano comemorando as conquistas e o amadurecimento de cada um de vocês. Desejo que continuem os seus caminhos de crescimento, superando os desafios, com muita história para viver e contar. Foi muito gratificante participar do desenvolvimento de cada um de vocês.

Beijos com carinho Patricia Mallet

Professora da turma B

A

gradeço a todos pela atenção e participação em minhas aulas e, principalmente, pelo aprendizado que todo professor conquista através do contato com seus alunos.

Um forte abraço, Fernando Paulino Chagas

Professor de Xadrez

Queridos Alunos...

E

nsinar uma língua como o “espanhol”, falada por milhões de pessoas de lugares tão diferentes é uma aventura constante. Mergulhar no “teatro” sem entrar em “crise” várias vezes, não se aconselha; com tudo, lá fomos nós, os meus alunos e eu, pais, mães, coordenação e direção do Período Integral do CEAT - que confiaram no projeto e embarcaram nessa aventura do Espanhol Teatral. A todos vocês, gostaria de expressar o meu mais sincero agradecimento, especialmente a todas e cada uma das crianças das turmas C, D e T, que fizeram parte do curso e da minha vida durante este ano, e com quem tive a oportunidade de crescer e de aprender muito .

Muchas gracias a tod@s! Paula Sanmartin

Professora de Espanhol Teatral

M

eus anjos, Desejo muita paz e saúde, pois energia vocês têm de sobra! É essa energia que me fortalece. Amo vocês! Marla Farias

Professora de Capoeira

Q

ueridos futuros cineastas, Mesmo em meio a tanta "agitação", foi maravilhoso trabalhar com vocês!!! Continuem sempre assim, tão criativos, competentes e adoráveis!!! Mas, por favor, um pouco mais calmos da próxima vez!!! Ahaha!!!

Beijos muito carinhosos, Gisele Félix

Professora de Cinema

E

spero que neste período que passamos juntos, vocês tenham aprendido tanto quanto eu. Acredito que ser professor é trocar experiências diariamente e foi isso que fizemos ao longo do ano!!! Desejo que em 2013 a gente possa se reencontrar!!!

Beijos carinhosos, Bianca Santini

Professora da turma T e da Oficina de Projeto Social


E

ste ano fizemos um belo passeio juntos. Encontramos macacos, onças, uma senhora e sua pedra. Encontramos muitos bonecos e uma boneca que conquistou a bruxa, encontramos com Jesuína (quem lembra?). E quase tudo pode ficar GUARDADO no coração, como boa lembrança. Outras tantas coisas pudemos deixar GUARDADAS nas nossas sacolas de algodão, que foram bordadas e enfeitadas para receber nossos feitos e artes de linha, pano e cor! E por falar em guardar... quem GUARDOU o nome da fruta? Que as estrelas e os vagalumes iluminem os caminhos de todos vocês neste ano novo que vem chegando!!! Com carinho Marcela Carvalho

Professora do Clube de Costura

O

que eu posso dizer além de muito obrigada? Foi sem dúvida um semestre de aprendizado, pois com vocês pude vivenciar a sala de aula com todas as suas delícias e tropeços. Como tive a honra de tê-los como minha primeira turma, esta foi uma experiência que ficará guardada para sempre. Assim, deixo aqui o meu profundo agradecimento e as lembranças das manhãs de brincadeiras e entrega. Beijos, Érica Melo

Professora substituta da Turma C e de Imagem e Ação

Queridos Alunos...

Q

uero agradecer à Vanda e aos alunos pela parceria e pelos momentos especiais que passamos juntos, aprendendo e brincando no castelo. E quero dizer a todos: TODOS VOCÊS SÃO UNS PERNAS DE PAU!!!!!! Beijos, Paulo Mazzoni

Professor de Acrobacia e Perna de Pau

T

á chegando o fim do ano e o tempo de reflexão sobre 2012. Foi um ano de grandes acontecimentos e constatações importantes, dentro e fora da escola. Em relação ao CEAT, fico feliz ao ver a equipe do Integral tornarse um dos carros chefes da escola, com atividades diversificadas, agregadoras, inclusivas e criativas - agregando valores importantes ao projeto geral do CEAT, dialogando com os funcionários e com a comunidade ceatiana, aproximando a escola das comunidades de baixa renda, consolidando seus eventos e idealizando novas ações em todos os sentidos. Tudo isso é motivo de satisfação, alegria e desejo de pertencimento para mim. Obrigada a todos — alunos e companheiros de trabalho.

abraços, Vanda Jacques

Professora de Expressão Corporal / Acrobacia e Perna de Pau

Foi muito bom estar com vocês durante todo este ano Tenham boas férias! Sérgio Augusto Sacramento - Garrincha

Mestre de Capoeira


A

os pequeninos, que uma sementinha de criatividade e digitalidade tenha sido plantada no coração de vocês. Desejo um crescimento de vida sempre cheio de inspirações. Aos jovens alunos, trocamos tantas informações de artes do mundo afora. Que isso, seja a porta de curiosidade para voces continuarem a criar e produzir ao longo da vida.

Beijos, Sandra Sartori

Professora do Estúdio 3D

M

eus queridos peixinhos, alunos de natação. Eu aprendi muito com vocês e adorei todos os momentos. Espero que continuem se exercitando e nadando cada vez mais!

Um beijo , Gustavo Bassan

Professor de Natação Academia Nissei

C

hildren, you're great! Foi muito bom ao longo de todo o ano termos cantado, brincado, contado histórias, preparado receitas, participado de jogos e gincanas... Tudo em inglês! Aprendemos muito juntos e a participação de vocês foi maravilhosa! Thank you very much! I love you!

Kisses, Maria Augusta Romano Lopes

Professora de Inglês da turma B

F

F

oi um ano de muita diversão e de muito trabalho. Que todos nós tenhamos aproveitado ao máximo! Terei na memória cada um de vocês, que entre choros e risadas, me completaram com toda essa energia positiva. Não é possível explicar a gratidão que tenho por ter vivido esse misto de emoções, mas com certeza foi um prazer estar nesse lugar. Que a vida possa mostrar a cada um de você, a maravilha de uma troca tão rica quanto a que eu tive. Ótimo fim de ano pra todos nós!!!

Abraços, Gustavo Henrique Wanderley

Auxiliar do Período Integral

V

ocês me chamam de "gulosa" , mas eu não sou não!!! Vocês bem sabem, que as receitas que preparamos são tão gostosinhas, mas tão gostosinhas, que não dá vontade de p a r a r d e c o m e r . . . Desejo que nossas oficinas tenham despertado o interesse por uma boa alimentação, um cuidar de si e autonomia para suas escolhas alimentares. Preparar a própria comida e poder oferecê-la a quem amamos é uma experiência saborosa. Também desejo que vocês aprendam a fazer muitos quitutes maravilhosos para compartilhar com quem vocês mais amam.

Boas férias e Beijos, Suzete Marcolan

Nutricionista

oi muito bom compartilhar com todos vocês vários momentos agradáveis durante este ano. Desejo a todos boas férias!!!

Beijos, Assilene Bruno

Atendente


Queridos Alunos...

Q

ueria agradecer o empenho de cada um e a vontade de realizar algo em benefício do outro. Mesmo com dificuldades, conseguimos montar um projeto que será útil para divulgar o Bré Art e que tem uma grande importância social. Que para o próximo ano as nossas realizações continuem... Muitíssimo obrigado, Antonio Flavio Ramos

Professor de Empreendedorismo Social

F

oi um ano de experiências e desafios, onde trocamos e aprendemos juntos.

Espero que tenham excelentes férias!

Um beijo, Luciana Amaro

Atendente

2

012 foi um ano de trabalho com grandes desafios, alguns projetos fáceis, outros muito complexos, mas aprendemos a trabalhar juntos. Lembram do nosso assunto sobre ser uma equipe? De construirmos algo para um bem maior onde toda a escola pudesse usufruir? Caminhamos para isso. Pode até ser que, por pequenos detalhes, por coisas que estão longe de nosso alcance, não tenhamos concluído. Tenho certeza que, se dependesse de nossa equipe, estaria tudo pronto. Entretanto, como disse antes, essa equipe terá a oportunidade de olhar para sua construção e dizer EU FAÇO PARTE! Espero que um dia possam olhar para trás e lembrar que todos fizeram parte da vida uns dos outros. Podem ter certeza que vocês fizeram parte da minha vida. Agradeço a frequência do dia a dia, o empenho nas aulas, a compreensão das dificuldades e o respeito, que cada um representa do seu jeito, mas que está lá. Obrigado. Marcelo Ferreira

Professor de Robótica e Jogos Digitais

I

erecê, Miguel, Rafael, Lara e Marta: Gratidão pela paciência, entusiasmo e boa vontade... Vocês são meus melhores professores!!! Espero poder, cada vez mais, fazer Teatro com vocês... Beijo na alma! Dan Marins

Professor de Teatro Popular


Q

ueria que soubessem o quanto foi importante conviver com vocês no primeiro semestre. Dividimos alegria, trabalho, diversão, além de toda a expectativa para a chegada da Rafaela. Foi emocionante ver o quanto se preocuparam comigo na gravidez. Neste momento, estou recarregando minhas baterias para um breve retorno e com muitas saudades de todos.

Um beijo muito carinhoso, Fabricia Alves

Professora turma C e da Oficina de Imagem e Ação

G

osto de colecionar caixinhas. Em cada uma delas costumo colocar o que há de melhor na vida. Reservei uma especial, onde guardei de tudo um tanto. E, de vocês meus amores, guardei um “tantão”! Guardei assim, momentos intensos que vivenciamos juntos neste ano. Dentre eles, recordo que houve risos, broncas, brincadeiras, bate papos, passeios, abraços, colos, beijos, almoços, gentilezas, escolhas, discussões. Enfim, experiências de pura vida... Desejo que vocês também tenham guardado um tanto de mim e dos valores que nos aproximaram. E que desta forma, possam cooperar com o universo dando o melhor de vocês. Mesmo que isso possa nunca ser o bastante, deem o melhor de vocês, assim mesmo. Pois assim como os lírios, podemos nos erguer puros e fortes acima de qualquer circunstância do ambiente. O mais importante são os pensamentos, as ideias que alimentamos e o que guardamos em nossos corações!

Com gratidão e muitos abraços, Yvana Tomsic

O

brigada por compartilharem comigo momentos tão agradáveis. Parabéns pelos grandes esforços para praticarem a Yoga com alegria e amizade uns com os outros Desejo que sejam muito felizes hoje e sempre

Um beijo, Paz e Luz, Namastê Natáia Elian

Professora de Yoga

Coordenadora do Período Integral / Oficinas Integradas

E

ste ano foi muito especial para mim, pois tive a oportunidade de estar junto às três turmas da manhã e pude compartilhar a alegria de criar em nossas Oficinas. Espero que vocês aproveitem bem as férias e retornem em 2013 com bastante energia para vivenciarmos novas descobertas!

Abraços carinhosos e um Feliz Ano Novo Maria do Carmo Ribeiro

Professora da turma D e Professora de Artesanato Ecossocial


D

Turma


T

Turma


CEAT - Centro Educacional Anísio Teixeira Período Integral » 2012 Direção Emilia Maria Fernandes Coordenação do Período Integral Yvana Mayer Campos Tomsic Colaboração Gustavo Wanderley Projeto Gráfico e Edição Yvana Tomsic Revisão de Texto Maria Augusta Romano Lopes Textos Equipe Fotografia Acervo dos Professores, Pais e Gustavo Wanderley Web design Bia Whyte

www.ceat.org.com.br periodointgralceat@terra.com.br

anuário integral  

período integral do CEAT

Advertisement