Page 1

Newsletter Oficial da Associação Bianca | Ano II

OUTUBRO’ 2011

Animal em Destaque

Koda

ver pág. 4

Ajude-nos a Ajudar. Ligue para 760 20 70 60 (linha de valor acrescentado: 0.60€ + iva) http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com


EDITORIAL O mês de Outubro chegou ao fim e mais uma vez lhe trazemos as mais recentes notícias sobre a Associação Bianca e o seu trabalho. Pusemos mãos à obra desenvolvendo novos eventos e iniciando novos projectos. No Abrigo despedimo-nos de alguns dos nossos amigos que encontraram novas famílias, e de outros cuja partida nos despedaçou o coração. Neste mês entraram também muitos novos animais no abrigo. Mais uma vez resgatámos ninhadas de cachorrinhos e temos estado a cuidar deles e das suas mães até que a sorte lhes sorria. Começámos também a nossa batalha contra a perigosa lagarta do pinheiro, montando ninhos para atrair os seus predadores naturais. Outubro foi também o mês das campanhas e do Dia do Animal, comemorado em Lisboa, e onde a Bianca marcou presença. As campanhas têm sido um sucesso e os nossos animais são os felizes contemplados. E com o Natal à porta estamos a organizar o Jantar de Natal anual e temos novos artigos no blog dos voluntários “Fazendo Animais Felizes”. Delicie-se com os novos calendários e T-shirts e saiba mais acerca do Jantar de Natal no interior desta edição. E recordamos que continuamos a precisar de ração, tanto seca para os adultos como em patê para os cachorros. Já agora venha conhecer-nos!

Ajude-nos a ajudar!

EVENTOS COMEMORAÇÃO DO DIA DO ANIMAL

No fim de semana de 8 e 9 de Outubro, voluntários da Associação Bianca participaram nas comemorações do Dia Mundial do Animal que teve lugar no Jardim de Belém, em Lisboa. Diversas Associações de todo o país reuniram-se para comemorar este dia, em homenagem a S. Francisco de Assis, admirado pela sua grande bondade com todos os seres vivos, em especial com os animais. O seu culto está associado à proteção dos animais.

JA N TA R D E N ATA L Todos os anos a Associação Bianca organiza um jantar de Natal para juntar todos aqueles que, através desta instituição, apoiam a causa animal. Este ano o jantar será no dia 3 de Dezembro no Restaurante “Tenda Mágica” em Fernão Ferro - Sesimbra. Teremos espectáculos de magia, concurso de sobremesas e música com o DJ Peper. Venha divertir-se e ajudar a Associação Bianca. Saiba mais sobre o evento em https://www.facebook.com/event.php?eid=187126071364917

E X P O S I Ç ÃO VO L U N TA R I A D O A CMS, com o patrocínio da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, vai realizar uma exposição sobre voluntariado que irá estar patente no Auditório Conde Ferreira, de 2 a 5 Novembro. Nesta exposição estarão representadas várias instituições do distrito de Setúbal, e seus projectos de voluntariado. A Bianca irá estar presente, com uma tela dedicada ao voluntariado desenvolvido por esta Associação. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

1


FOMOS ABANDONADOS.. Temos tido meses difíceis este ano e Outubro não foi excepção. Entraram no nosso abrigo muitos animais adultos, alguns dos quais em condições de saúde deploráveis. Adicionalmente, este mês foi marcado pela entrada de várias ninhadas de cães uma das quais deixada para morrer numa caixa de papelão dentro de um contentor do lixo. O trabalho que tivemos entre mãos este mês foi árduo, mas compensador. Veja as fotos dos novos amiguinhos do Abrigo e esteja à vontade para se apaixonar por um deles! Se pensa adoptar contacte-nos para sesimbra.bianca@gmail.com. Se não puder adoptar, saiba que pode apadrinhar e providenciar o bem-estar ao animal que desejar apadrinhar. Saiba mais em http://bianca.pt

Luanna Toca

Nisha

Ella

Leão

Blacky

Savanna Amadeo

Betsi

Gabriella

Koda

Anali

Nadine http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

2


FOMOS ABANDONADOS...

Amira

Amazona

Camel

Amator Monet

Aninhas

Shnauzy

Manta

Darwin

Nyna

Maya

James Bond

NOVIDADE.. Joana Duarte, a actriz que é Embaixadora da Associação Bianca, é o rosto das novas t-shirts femininas que o grupo de voluntários “Fazendo Animais Felizes” criou para a Associação. Obrigado Joana. Além disso tenho 4 novos pins com o desenho ‘Não somos descartáveis’ e fotos de alguns animais. Pode encomendar através do email do grupo fazendoanimaisfelizes@gmail.com

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

3


ANIMAL em DESTAQUE TEMA DA CAPA KODA e os seus CACHORROS Koda era mais uma cadela de rua que vagueava pela zona da Quinta do Conde e que engravidou como todas as cadelas de rua, tendo ido dar à luz numa zona isolada. E foi no mato entre silvas e arbustos, numa toca bem profunda que a voluntária foi encontrar a Koda com os seus cachorros. Esta situação não é obviamente favorável nem para a mãe nem para os filhos e por isso tiveram de ser resgatados. Foi preciso muita paciência para conquistar a confiança da Koda e depois conseguir chegar ao cachorros dentro da toca. Um trabalho herculiano e moroso, mas necessário. Hoje, mãe e filhos estão no nosso abrigo, confortáveis e devidamente vigiados e tratados. Sem este resgate, estes cachorros cresceriam selvagens, reproduzindo-se sem controlo e contraindo doenças. Muito provavelmente não teriam oportunidade de ser adoptados e viver numa casa com amor e carinho.

Koda no abrigo.

ADOPÇÕES ESPECIAIS NODI O Nodi está no nosso abrigo desde o início da Associação. Foi um dos nossos primeiros cães quando ainda nem instalações físicas tinhamos. E por cá ficou, apesar de ser um cão incrivelmente bonito, meigo e adorar mimos. Mas como sempre procuram cachorros e cães mais pequenos. Os adultos, esses, vão ficando. Nodi é um cão quase sénior, sociável e saudável. É um macho dominante e não se dá muito bem com outros machos, uma característica muito pequena e insignificante em comparação com a vida e bem-estar de um ser vivo, não acha? Adopte-o! Nodi no abrigo, 2011.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

4


EU SOU VOLUNTÁRIO Sra. Erica “Sou a Erika, tenho 75 anos, estou reformada e era secretária de administração. Sou casada, tenho 3 filhos e 4 netos. Todos os meus 5 cães vieram da rua, 4 deles da Bianca. Sempre que o tempo permite faço jardinagem, o meu habitat é a Natureza. O facto de fazer voluntariado deve-se à minha cadela, no ano de 1989, quando me apercebi que uns animais têm tudo e outros nada. Estou em Sesimbra há 17 anos e pouco a pouco juntei-me a amigas que faziam voluntariado e ajudavam animais. Acho importante que os cães sintam a nossa presença, parar ao pé deles, e "conversar" um pouco com eles. Gosto de fazer voluntariado, levar animais ao Sra. Erica no abrigo. veterinário quando é preciso, limpar as casotas deles, sacudir os cobertores que os aquece no tempo frio, enfim, há sempre trabalho para fazer. E quem gosta de estar ao ar livre junta o útil ao agradável. Apesar do esforço por parte das Associações para alterar as atitudes das pessoas, há ainda uma grande resistência em esterilizar os animais. Para mim grande parte dos problemas vem daí. Gostaria de deixar aqui uma mensagem: ajudem os excluídos da sociedade a ter uma vida digna. Centenas deles estão na Bianca, à espera duma festinha. Espero um dia dizer ‘missão cumprida’. Juntem-se a nós.” A Associação Bianca agradece a todos os voluntários que com o seu esforço, tempo e vontade, ajudam a causa animal e providenciam o bem estar e a felicidade aos animais.

A VOZ DA RÁDIO

ONLINE

A partir de agora, mesmo que não consiga ouvir a emissão em streaming da rubrica da Bianca na Rádio Sesimbra FM, pode ouvir em podcast no site Soundcloud na conta oficial da Associação Bianca: http://soundcloud.com/biancaassociation Aqui encontrará todas emissões desde o início de Setembro. Além disso não se esqueça de ouvir o nosso programa na Sesimbra FM em 103.9 FM, todas as 3ªs feiras às 15h15min.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

5


NOTÍCIAS do MÊS COLOCAÇÃO DE NINHOS O nosso abrigo encontra-se rodeado de pinheiros pelo que todos os anos são vistas lagartas-do-pinheiro que são extremamente perigosas para os nossos animais. No fim-de-semana de 8 e 9 de Outubro, foram colocados vários ninhos para atrair o Chapim, que é um predador natural da lagarta-do-pinheiro. Este era um projecto antigo que, apesar de nunca ter ficado esquecido, tinha vindo a ser adiado pelo aparecimento de projectos mais urgentes. Em breve iremos ter mais uns ninhos colocados para atrair mais Chapins e evitar que os nossos cães possam ter qualquer contacto com estas lagartas.

Voluntário a colocar os ninhos.

FEIRAS DE ADOPÇÃO E RECOLHA DE RAÇÃO O início do mês de Outubro foi sem dúvida preenchido! Logo no primeiro fim de semana do mês fizemos uma campanha de adopção e recolha de ração no Jumbo Natureza em Almada e no fim de semana seguinte tivemos outra feira, desta vez no Pingo Doce da Quinta do Conde. Ao todo conseguimos reunir imensos donativos em ração seca e patê. Estes donativos são muito importantes e sem eles seria muito difícil para a Bianca proporcionar uma melhor alimentação aos seus animais. Por isso agradecemos a todos os voluntários que estiveram presentes nas feiras, a todas as pessoas que efetuaram donativos e às administrações do Jumbo Natureza e do Pingo Doce por nos receberem tão bem e permitirem a realização destas feiras.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

Voluntários na feira.

6


ENCONTREI UM LAR. . . A ligação entre o Homem e os seus animais é inegável. Cães e gatos não só nos fazem companhia, como nos dão conforto emocional e, acima de tudo, amor incondicional. Adoptar um animal com responsabilidade dá-nos tudo isto! E só temos de abrir o nosso coração e o nosso lar e deixá-los entrar. Estas são as fotos dos animais adoptados no mês de outubro, animais aos quais uma segunda oportunidade de felicidade se abriu no seu caminho. São histórias felizes por isso não se iniba e sorria de felicidade!

Miza

Se nos adoptou um animal, pode contar-nos como ele cresceu, como é a sua personalidade e até mesmo contar-nos alguma história que o tenha marcado. Se enviar fotos colocaremos no nosso website e nas nossas páginas das redes sociais. Contacte-nos para o email sesimbra.bianca@gmail.com!

Samora

Salli

Tulipa

Shark

Estrela

Pérola Negra

Mia

Nini

Wolfie Staffi

Amadeo

Cristiano

Messy

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

7


ENCONTREI UM LAR. . .

Leão

Milu

Malvina

Louise

Bekam

Bowie Amator

Gabriela

Amira

Anali

Girassol

Tiffany

EM MEMÓRIA DE. . . Quando o Babe chegou ao abrigo da Bianca nem queriamos acreditar. Um Cocker Spaniel idoso, muito meigo, com um grande tumor na boca. Viemos depois a saber que também sofria de otites crónicas e estava a perder a visão. O Babe nunca chegou a ser adoptado. . . Podemos dizer que fizemos de tudo para o fazer feliz. Descansa em paz querido Babe!! Vamos sempre amar-te!

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

8


DICAS de SEGURANÇA VIAGEM SEGURA Quando viajar de carro com o seu animal lembre-se de lhe colocar o cinto de segurança (ou caixa transportadora no caso dos gatos). Os animais não estão isentos de sofrer graves consequências em caso de acidente. Por outro lado estará a garantir também a segurança do condutor, evitando que o animal salte para o banco da frente. Em qualquer loja de animais encontra trelas próprias para o efeito. E nunca se esqueça, se a viagem de carro for longa, páre de duas em duas horas para que ele possa fazer as necessidades e beber água. Bons passeios em família!

FAZENDO ANIMAIS FELIZES P R O D U T O E M D E S TAQ U E Este mês damos destaque ao novo calendário 2012 feito especialmente para a Associação Bianca. Este calendário tem a particularidade de ser dois em um visto que, para além de ser um calendário dito normal, a foto de cada animal é destacável e transforma-se num postal. Cada postal está devidamente numerado e a cor da fita é aleatória! Até ao final do ano alguns artigos estarão em promoção pelo que, se desejar comprar algum, é melhor apressar-se! Se tiver dúvidas ou quiser encomendar algo, escreva para: fazendoanimaisfelizes@gmail.com. E boas compras!

http://fazendoanimaisfelizes.blogspot.com

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

9

Newsletter Portuguesa de Outubro da Associação Bianca  

Versão Portuguesa da newsletter mensal da Associação Bianca de Setembro de 2011 Nº 31

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you