Page 1

Newsletter Oficial da Associação Bianca | Ano III

MARÇO’ 2012

Animal em Destaque

DONNY ver pág. 4

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com


EDITORIAL Este mês tivemos algumas situações complicadas. A cadela Mimmi foi recolhida após a sua dona ficar incapacitada e a sua tristeza é tal que sofremos só de olhar para ela. . . Os seus olhos denunciam o seu estado de espírito! Na Bianca, por muito amor e carinho que os voluntários deêm, nunca é comparável ao amor e condições que um lar proporciona. E o nosso abrigo não pode ser chamado de casa. Donny foi outro dos casos urgentes com que nos deparámos este mês e que nunca saberemos o que realmente aconteceu. Leia a sua história no interior da newsletter em ‘Animal em Destaque’. Mas nem tudo foi negativo! O Mister está a superar todas as expectativas e a sua evolução é notória a cada dia que passa. Está a crescer e a tornar-se num cão grande, meigo e lindo. Além disso, tivemos a visita de voluntários que viajaram dos seus países de origem, exclusivamente para passar uns dias no nosso abrigo, ajudando, passeando e mimando os nossos protegidos. Poderá ler mais sobre as voluntárias no interior na rubrica “Voluntárias do mês”. E boa leitura!

Ajude-nos a ajudar!

NOVIDADES!! Este mês, o blog dos voluntários teve uma mão cheia de novidades! Além de estarem disponíveis novos artigos doados, temos artigos criados pelos voluntários para promover e ajudar a Associação. São artigos com inscrições personalizadas para a Bianca: o porta-sacos para se colocar na trela quando se passeia o nosso cão na rua, o brinquedo em corda com a inscrição “Gosto de brincar contigo! au au auuu www.bianca.pt” e as novas canecas desenhadas tendo em conta o layout do nosso calendário de 2012 (em destaque no “Fazendo Animais Felizes”). Lembre-se que ao adquirir está a ajudar ativamente a nossa associação. Ajude-nos a ajudar!

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

1


FOMOS ABANDONADOS... A Associação Bianca existe há quase 10 anos e (infelizmente) já conhecemos todas as desculpas e discursos usados por aqueles que se dirigem ao abrigo para descartar um animal. Desde problemas de saúde, mudanças de casa, mudanças de emprego, alergias, divórcios, etc. A verdade é que quem gosta cuida, nada no mundo poderia fazer abandonar o seu companheiro. O nosso abrigo não é a casa ideal para nenhum cão. A Bianca acolhe temporariamente os animais em risco, cuida da sua saúde e bem-estar emocional e promove a sua adoção responsável. Adoção responsável, pois quem não tem condições para adotar não o deve fazer. Estará a stressar o animal, causar-lhe danos psíquicos e a prejudicar a sua vida futura. Se quiser juntar-se à causa, pode visitar-nos aos sábados para uma primeira visita, e conhecer melhor o nosso trabalho. Toda a ajuda é preciosa e necessária. Se não puder adotar, saiba que pode apadrinhar e providenciar o bem-estar ao animal que desejar. Saiba mais em http://www.bianca.pt

Vasco

Polma

Carlin

Donny

Enzo

Carlota

Gana

João Gil

Jane

Vinhas

Kate | Kiara

Lona

Juliza http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

Tico | Teco

2


FOMOS ABANDONADOS... Mimmi

Balzac

Miamor

Estrelinha

DICAS A Primavera chegou e é nesta altura que as lagartas do pinheiro estão mais ativas. Esta lagarta é facilmente identificável uma vez que, quando abandona o ninho no topo das árvores, dirige-se para o solo em fila, razão pela qual também é designada de processionária. A verdade é que é também na Primavera que temos uma maior predisposição para sair de casa e passear os nossos cães no campo. Sempre que passear o seu cão na proximidade de pinheiros esteja atento. Esta lagarta parece inofensiva mas na realidade é perigosa para eles. A curiosidade dos animais leva-os a cheirar e lamber aquilo que não conhecem e este simples gesto pode ser pode ser fatal. As mucosas em contato com esta lagarta ficam gravemente feridas, pode ser necessário amputação de parte da língua ou pode ocorrer obstrução das vias aéreas dos nossos animais. Esteja atento a estas lagartas. Nunca é demais lembrar.

EM MEMÓRIA. . . SEM NOME Este gato vivia na rua há algum tempo e aparentemente era sociável. Nos seus últimos meses de vida, começou a emagrecer e a comer cada vez menos até que o capturámos para o levar ao veterinário. Tinha estomatite e o seu estado era grave e irreversível. Infelizmente, acabou por falecer no veterinário. Que descanse em paz.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

3


ANIMAL em DESTAQUE TEMA DA CAPA DONNY O Donny é cruzado de Pequinois. É sabido que esta raça tem propensão a problemas oculares, dado a sua estrutura craniana, o que pode ser uma das explicações possíveis para o que lhe terá acontecido. Mas na verdade nunca saberemos o que realmente aconteceu, apenas sabemos que foi encontrado num estado lamentável. O seu olho estava saído da órbita e estava, obviamente, com muitas dores. Neste momento sabemos que irá ficar bom e esperamos que consiga arranjar um lar depressa. Foi submetido a uma cirurgia para remoção do olho, mas mesmo assim terá qualidade de vida e poderá fazer a sua vida normal tal como todos os outros cães. Animais com caraterísticas físicas “diferentes”, adaptam-se bem à mudança e apenas precisam de amor, carinho e dedicação tal como todos os outros.

Donny no dia em que foi encontrado.

ADOPÇÕES ESPECIAIS CONDE O Conde foi encontrado na Quinta do Conde com uma enorme corrente ao pescoço. Como não tinha identificação eletrónica nem outro tipo de identificação e ninguem procurou por ele, ficou no nosso abrigo até hoje. É um cão sénior, com perto de 10 anos, mas é um cão saudável apesar de ter perdido algum peso nos últimos meses. É bastante sociável quer com pessoas como com outros animais, adora passear e adora mimos. Dada a sua longa idade, o Conde precisava de ter um lar onde pudesse descansar, receber mimos e fazer algum exercício diário para ajudar a fortalecer as suas articulações. É um cão lindo e meigo e não se percebe como ainda não foi adoptado. Adopte-o!

Conde no abrigo, Fevereiro 2012.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

4


SOU VOLUNTÁRIA Nathalie, Joëlle e Lise Olá, eu sou a Nathalie, da Bélgica. Tenho dois cães e dois gatos. Sempre tive animais desde pequena e foi nessa altura que o meu amor pelos animais nasceu. A primeira vez que me voluntareei para ajudar animais foi no Brasil. Eu trabalhava num abrigo com leões, macacos, preguiças, cães, gatos e muitos outros animais. Foi uma experiência tão agradável que decidi fazer voluntariado todos os anos. Decidi ir para Espanha e foi lá que adoptei o meu cão Lucky. Ele estava no abrigo desde cachorro e eu tirei-o de lá quando ele tinha um ano e meio. Depois disso fiz pesquisas na internet para procurar abrigos em Portugal e apareceu a Associação Bianca. Estava à procura de pessoas que passeassem cães e se há uma coisa que eu gosto de fazer é de levar cães a passear. Adoro as suas caras felizes! É a quarta vez que estou no abrigo da Bianca e continuo a adorar ir para lá. Acabei por adoptar um cão do abrigo. Ela chama-se Clara e é a melhor amiga do Lucky. Sei que ela agora é feliz, depois de uma vida dura nas ruas em Portugal. Por sorte a Bianca encontrou a Clara e a sua ninhada a tempo. Deram-lhe comida, amor e medicamentos . Ainda bem que existem abrigos como a Bianca porque as pessoas em Portugal tratam os animais como objectos. Se não tiverem mais utilidade são atirados para as ruas como lixo. Toda a gente (crianças, adolescentes e mesmo adultos) deveriam ser educados. Esta é a única forma de mudar o futuro dos cães e gatos em Portugal. O Governo devia esforçar-me mais em prol dos animais: apoio financeiro, educação, etc. As pessoas deviam também ser sensibilizadas quanto às implicações de ter um animal. Os animais são para toda a vida, não por apenas um momento. Espero voltar em Setembro. Na verdade estou ansiosa por voltar! Gostaria de fazer um apelo para todos os que lerem esta newsletter. Façam voluntariado o mais que possam. Existem centenas de cães na Bianca, implorando por atenção. Gostaria também de agradecer a toda a equipa que trabalha no abrigo todos os dias em circunstâncias difíceis. Graças a eles os cães e gatos têm uma segunda oportunidade na vida. E todos eles merecem tanto! Um grande abraço, Nathalie. Olá, o meu nome é Joëlle Lievens, tenho 29 anos, sou enfermeira e vivo na Bélgica. O que eu mais gosto de fazer é ajudar os animais. Tenho passado muito tempo num projecto de castração de gatos na bèlgica, faço voluntariado no sea Shepherd a ajudo algumas outras organizações de ajuda aos animais. Os animais são a minha vida! Nem sequer os como! Tenho muitos gatos e, infelizmente, um deles morreu enquanto eu estava a trabalhar na Bianca. Foi e continua a ser muito doloroso. Também tenho 3 cães e 2 cavalos. Todos os animais que tenho são muito especiais e amo-os a todos com http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

5


SOU VOLUNTÁRIA

Continuação

todo o meu coração. Eles são o meu diamante, a coisa mais preciosa que eu tenho. Conheci a Bianca por intermédio da minha amiga Elaine que me pediu para fazer voluntariado. A Bianca é um lugar muito especial porque todas as pessoas que lá trabalham são muito simpáticas e doces para os animais. A higiene é perfeita e os animais têm sempre comida suficiente e água fresca. Tenho muito respeito por todas estas pessoas. Enquanto estive no abrigo eu passeava os animais desde manhã até ao fim do dia, para que eles pudessem relaxar e fazer uma pausa na natureza. Eles adorávam e eram todos tão carinhosos. Por vezes também dávamos banho a alguns animais. Todas as manhã tinhamos uma recepção fantástica por parte dos animais. Existem muitos episódios que me tocaram, especialmente a doçura e simpatia dos cães mesmo após terem passado um mau bocado nas ruas, terem sido abandonados e/ou maltratados. Eles continuam tão carinhosos com as pessoas. São tão gradecidos! Em Portugal as pessoas deveriam aprender mais acerca das condições em que os animais devem viver. Muitos portugueses abandonam os seus animais e deveriam ser responsabilizados por isso. Mas não apenas em Portugal, um pouco por todo o mundo as pessoas deveriam dar melhores condições aos animais. A única forma de melhorar estas condições e de “forma humana”. As pessoas devem ser responsáveis e cuidar e ajudar dos animais com necessidades. É errado vê-los como objetos. Os animais são seres vivos que merecem amor, carinho e atenção. É preciso que as pessoas ajudem de todas as formas que puderem. Há sempre muito trabalho a fazer e toda a ajuda é bem-vinda. As pessoas podem ajudar nos abrigos, mas também podem ajudar animais necessitados se os virem na rua. Abram os olhos e tenham campaixão! Tratem os animais da mesma forma que tratam os humanos porque ele merecem muito melhor do que aquilo que lhes damos neste momento! Obrigada à Bianca por salvar os animais!! O meu nome é Lise, venho da Bélgica e trabalho como secretária para o Estado Belga. Os meus hobbies são ir para a escola de treino e fazer “Agility” com o meu cão. “Agility” é um desporto em que o cão tem de entrar em túneis, saltar obstáculos, andar sobre pequenas coisas e ultrapassar muitos outros desafios num determinado intervalo de tempo. Passear, viajar e ler (quando tenho tempo) são também coisas que adoro fazer. Eu tenho um cão, o Felix, que tem 4 anos e foi adoptado na Bélgica. Também tenho um gato, o Guus de 12 anos. Adoro os http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

6


SOU VOLUNTÁRIA

Continuação

meus animais e faria qualquer coisa por eles. Conhecia a Bianca através da internet. Nós (a Nathalie e eu) estávamos à procura de locais para fazer voluntariado no estrangeiro e a Nathalie encontrou a Bianca. Ela escreveu um e-mail e fomos muito recebidas. Eu passeava os cães e, este ano, até tive a oportunidade de dar banho a alguns deles. Se tivesse mais tempo adoraria escovar os cães, mas penso que eles precisam mais de passeios do que um tratamento spa. Adoro animais, adoro passeá-los. Na Bianca existem espaços óptimos para passeios, a natureza é fantástica. Se pudesse viria cá mais vezes. Em Portugal vemos que muitas pessoas têm cães apenas para mantê-los numa corrente, o que não é bom para os animais. Não existe muita gente a passear os animais. Pelo contrário deixam-nos passear sozinhos e acho que é por isso que muitos animais se perdem. O abuso dos animais é muito comum mas não apenas em Portugal, na Bélgica também existe. Penso que as pessoas deveriam ser educadas a esterilizar os cães e gatos. Todos os anos vejo mais e mais ninhadas na Bianca. E se a identificação eletrónica fosse obrigatória provavelmente seria mais fácil saber quem são os donos dos animais. Gostava de deixar uma mensagem para todos os que gostam de animais irem à Bianca. São mais do que bem-vindos para fazer voluntariado. E as pessoas que trabalham no abrigo são tão prestáveis.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

7


NOTÍCIAS do MÊS C A M PA N H A d e R E C O L H A R AÇ ÃO Nos passados dias 3 e 4 de fevereiro, a Bianca foi convidada pela Administração do Jumbo de Alfragide a estar presente, pela segunda vez, numa campanha de recolha de ração e outros produtos de extrema necessidade, em prol da nossa Associação. Graças a todos que fizeram o seu donativo e a todos os voluntários que incansavelmente estiveram no local todo o fim de semana, os nossos mais de 250 animais têm ração. A Direcção da Associação Bianca aproveita para agradecer o convite da administração do Jumbo de Alfragide assim como aos voluntários presentes pela disponibilidade.

S PA - F I N A L I Z AÇ ÃO No início deste mês ficou concluído o novo espaço no nosso abrigo, o SPA. Este espaço foi concebido para podermos proporcionar melhores condições aos animais que vivem no abrigo e podermos tratar melhor, daqueles que, por motivos de saúde, precisam de banhos semanais. Um passo em frente na melhoria contínua que desejamos para o bem-estar, saúde e qualidade de vida dos nossos protegidos. Spa.

PINTURA DOS CONTENTORES Desde o início do mês de Março que os contentores estão a ser pintados com desenhos alusivos à sua utilidade. Assim, o nosso abrigo está a ser embelezado e neste momento, dois contentores já estão finalizados. Graças ao esforço e dedicação dos voluntários, estamos a progredir não só no bem-estar animal mas também em melhorar visualmente o abrigo. Parabéns a toda a equipa.

Contentor da ração.

IDA À ESCOLA A Bianca foi convidada para estar presente, no dia 29 de Março, na Escola Profissional Gustave Eiffel, Pólo do Lumiar, para participar no evento cujo tema foi Solidariedade e Saúde. Este evento foi organizado pelos alunos finalistas do 3º ano do curso de Técnicas de Comunicação, Marketing e Relações Publicas, no âmbito da disciplina de ”Técnicas e Práticas de Comunicação e Relações Públicas”. Fica aqui o nosso muito obrigada à formadora e aos alunos, pela oportunidade que nos deram de mostrar o trabalho da Associação Bianca. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

8


ENCONTREI UM LAR. . . É sempre com alegria que vemos um animal ser adotado. A adoção deve ser um ato consciencioso, ponderado e voluntário pelo que todas as adoções são previamente analisadas de forma a evitar, por exemplo, que o animal seja devolvido. Assim, tentamos garantir que o animal estará em boas mãos, e terá uma família para toda a sua vida, sendo amado, acarinhado e respeitado como um membro integral da família que sente, reage e sofre como todos nós. E mesmo assim ainda há devoluções. Relembramos que quem não pode adotar pode apadrinhar. Pode sempre ir passear regularmente o afilhado/a, levá-lo/a a tosquias, etc. Assim estará a beneficiar ativamente o seu bem-estar. Eles agradecem! Visite o site http://www.bianca.pt ou envie um email para sesimbra.bianca@gmail.com e saiba mais sobre o apadrinhamento. Se enviar fotos colocaremos no nosso website e nas nossas páginas das redes sociais. Contate-nos para o email sesimbra.bianca@gmail.com!

Mabel

Morgan

Jane

Ruanna

Kiko

Elka

Mimmi

Marlo

Madina

Neka

Takila Mista

Morax http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

9


ENCONTREI UM LAR. . . Natasha

Camilo

Osis

Olaf

EVENTOS VA M O S PA S S E A R O C Ã O - 2 º A n i v e r s á r i o O grupo “Vamos Passear o Cão”, que todos os 1ºs sábados de cada mês se dirigem ao abrigo para passear cães, faz no mês de Abril, mais concretamente no dia 7 de Abril, dois anos. E para comemorar tal feito, haverá bolo! Cada mês que passa, novos voluntários juntam-se ao grupo e diz quem passou pela experiência que é para repetir e há ainda quem diga “Estou tão viciada no "passear o cão"”. Não perca a oportunidade de fazer parte deste grupo. Mesmo que não conheça ninguém será uma boa desculpa para sair de casa, conhecer pessoas bem-dispostas e fazer um pouco de exercício físico. Será também uma forma de melhorar o bem-estar dos nossos cães que têm, assim, a oportunidade de sair da rotina, fazer exercício e receber mimos. Eles adoram. Adira ao grupo e saia do sofá por uma manhã: https://www.facebook.com/events/352991748057210/

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

10


FAZENDO ANIMAIS FELIZES P R O D U T O E M D E S TAQ U E Para este mês destacamos o calendário da Associação Bianca. Estes calendários foram um enorme sucesso e neste momento apenas existem alguns exemplares disponíveis. Não perca a oportunidade de ter um dos nossos calendários! Cada folha de cada mês tem uma foto destacável de animal que se torna num postal que pode enviar a um amigo, familiar ou mesmo um desconhecido! Se se juntar ao grupo Postcrossing - (http://postcrossing.com) poderá enviar postais para todo o mundo e promover o trabalho desta Associação. Veja outros artigos e utilidades no blog e saiba que, ao adquirir, está a ajudar de forma direta e ativa a nossa Associação. Faça a sua encomenda pelo email fazendoanimaisfelizes@gmail.com E boas compras!

http://fazendoanimaisfelizes.blogspot.com

SABIA QUE. . . No próximo dia 4 de Abril irá comemorar-se o Dia Mundial do Animal de Rua, que pretende alertar e consciencializar a sociedade em geral para o flagelo que é o abandono animal em todo o mundo. Estima-se que o número de cães e gatos abandonados anualmente em todo o mundo seja superior a 600.000.000, um número extremamente elevado! Neste dia, relembra-se que os animais também têm direitos, sentimentos e que devem ser tratados com dignidade. Acções de sensibilização para a esterilização de animais, para deste modo diminuir o número ninhadas nascidas anualmente, irão ter lugar um pouco por todo o mundo. Faça a sua parte e divulge a mensagem que este dia transmite. Se todos fizermos um pouco que seja, o global será imenso. Estaremos a contribuir para a mudança na sociedade e para que as gerações futuras sejam sensatas, conscientes e respeitadoras de todos os seres vivos. Junte-se a esta causa! http://strayanimalsday.org

BIANCA NA RÁDIO Já anteriormente mencionámos que a Associação Bianca tem, desde há alguns anos, uma rubrica semanal na rádio SesimbraFM. Desde agosto de 2011 que as emissões radiof ónicas podem ser ouvidas em podcast no site http://soundcloud.com/biancaassociation. As emissões de 2011 já se encontram online e disponíveis para serem ouvidas. Se não conseguiu ouvir a emissão da rádio, pode fazê-lo aqui, gratuitamente e de fácil acesso. Oiça e divulge! http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

11

Newsletter Março 2012  

Edição de Março de 2012 da Newsletter Oficial da Associação Bianca

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you