Issuu on Google+

Newsletter Oficial da Associação Bianca | Ano III

FEVEREIRO’ 2012

Animal em Destaque

REGINNA ver pág. 4

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com


EDITORIAL O mês de Fevereiro terminou e mais uma vez o número de animais abandonados superou o número de adoptados e tivemos inclusivamente a devolução do Miko. . . Mas a equipa da Bianca não pára e o trabalho continua dentro e fora do abrigo. Um dos nossos objetivos é o desenvolvimento de ações de educação social na área animal e este mês, em colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra, realizámos um workshop sobre comunicação animal. Saiba mais no interior desta edição. A socialização dos nossos animais, numa perspectiva de facilitar a sua adoção, é algo que consideramos de extrema importância, pelo que iniciámos o processo de socialização de mais dois animais do abrigo, a Lucky e a Gabriela. Alguns dos nossos cães encontram-se no abrigo há muito tempo, sem que nunca tenham conhecido um lar. Para esses reservamos a rubrica “Adoção Especial”, em que a estrela deste mês é o Ulisses. Conheça-o um pouco melhor! Um dos animais que encontrámos este mês é a Reginna, uma linda menina com uma ninhada. Veja a sua história na rubrica “Animal em Destaque”! Não perca também a Dica do mês, a entrevista com a nova voluntária Mirjam e o produto em destaque no blog dos nossos voluntários. Boa leitura!

NOTÍCIAS do MÊS Wo r k s h o p d e C o m u n i c a ç ã o A n i m a l No passado dia 17 de fevereiro, a Bianca levou a cabo um workshop sobre a temática da Comunicação Animal, que teve lugar nas instalações da Câmara Municipal de Sesimbra. O evento dirigiu-se aos voluntários da Bianca e trabalhadores da Câmara Municipal de Sesimbra que trabalham diretamente com os animais. O objetivo do workshop foi dar a conhecer os princípios básicos da comunicação animal, como abordar um animal, como interpretar os sinais de calma que o animal nos transmite, os erros mais comuns, etc. Quem gosta de animais teve neste evento uma oportunidade de os compreender melhor para os poder ajudar. Ricardo Viegas foi o formador e responsável pelo programa deste workshop, que foi um sucesso.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

1


FOMOS ABANDONADOS... A Associação Bianca existe há quase 10 anos e (infelizmente) já conhecemos todas as desculpas e discursos usados por aqueles que se dirigem ao abrigo para descartar um animal. Desde problemas de saúde, mudanças de casa, mudanças de emprego, alergias, divórcios, etc. A verdade é que quem gosta cuida, nada no mundo poderia fazer abandonar o seu companheiro. O nosso abrigo não é a casa ideal para nenhum cão. A Bianca acolhe temporariamente os animais em risco, cuida da sua saúde e bem-estar emocional e promove a sua adoção responsável. Adoção responsável, pois quem não tem condições para adotar não o deve fazer. Estará a stressar o animal, causar-lhe danos psíquicos e a prejudicar a sua vida futura. Se quiser juntar-se à causa, pode visitar-nos aos sábados para uma primeira visita, e conhecer melhor o nosso trabalho. Toda a ajuda é preciosa e necessária. Se não puder adotar, saiba que pode apadrinhar e providenciar o bem-estar ao animal que desejar. Saiba mais em http://www.bianca.pt

Morgan

Reginna

Axel

Che

Ciara

Blacky

Cuca

Estrelinha

Millie

Grifo

Melissa

Miko

Micky

Lula

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

2


FOMOS ABANDONADOS... Mica

Mimmi

Marcy

Marlo

Mabel

Madina

Mista

Morax Taiti

Osti - Olaf

Roni

Takila Talla

Diva

Gema

Katys

DICAS No inverno, com o tempo frio e chuvoso, muitos gatos refugiam-se por cima das rodas ou mesmo nos motores dos automóveis para se proteger. Não custa nada abdicar de um minuto para verificar se tem algum gato escondido no seu carro. Veja sobre as rodas e faça barulho no capot antes de iniciar viagem. Passe a mensagem, é importante alertar! http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

3


ANIMAL em DESTAQUE TEMA DA CAPA REGINNA A Reginna é mais uma das muitas cadelas abandonadas. E o mais grave é que não estando esterilizadas, têm, com toda a certeza, as crias na rua, podendo chegar a duas ninhadas por ano, o que resulta em dezenas de crias abandonadas. Estas, por sua vez, reproduzem-se e, em pouco mais de 2 ou 3 anos, serão grandes matilhas, que vagueiam pelos montes, pinhais, aldeias, centros industriais, praias, bermas de estrada, e ninguém se lembra como começou. . ."era uma vez uma cadela que foi abandonada, e com medo de tudo e de todos nunca se deixou apanhar. . ." A Reginna foi encontrada na Quinta do Conde, num descampado, onde fez uma toca para abrigar os bébés. Felizmente não tem medo de pessoas e é muito "dada". É uma excelente mãe, carinhosa. Adora os nossos mimos. A Reginna teve sorte, mas quantas não têm? Centenas, milhares!!

Reginna no abrigo.

ADOPÇÕES ESPECIAIS ULISSES O Ulisses é o cão mais idoso que temos no abrigo neste momento. Tem mais de 12 anos e viveu toda a sua vida na rua, na Lagoa de Albufeira, um local onde se têm verificado muitos abandonos. Como a idade é um estatuto, o Ulisses tem as suas manias e uma boa dose de rabugice. Mas quem não tem, certo? Nem sempre se dá com os outros cães e necessita de tempo para ganhar confiança. Mas depois deixa que lhe toquem e até gosta de receber festas e de ser passeado. Apesar de ser um cão sénior o Ulisses é um animal em quase tudo saudável tendo apenas que tomar um medicamento para o coração. O Ulisses merecia ter uma casa onde pudesse descansar e repousar até ao final da sua vida. Adote-o!

Ulisses no abrigo, Janeiro 2012.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

4


SOU VOLUNTÁRIA Mirjam Sou a Mirjam, nasci na Holanda e vivo em Roma, Itália. Queria escapar à minha vida atarefada em Itália e encontrei a Associação Bianca através de um site holandês. Na minha vida eu cresci com cães e cheguei a trabalhar num canil, e foi a partir daqui que a ideia nasceu: trabalhar num abrigo, no qual os animais apenas querem o nosso amor e atenção. E combinado com isto tenho também a oportunidade de aprender português, o que é útil no meu trabalho. Eu considero a Bianca uma excelente organização em todos os sentidos. No abrigo tudo se encontra bem organizado, as limpezas, todos os animais recebem alimentação, água, medicamentos e visitas ao veterinário no tempo devido, através de horários bem estabelecidos. E o pessoal trabalha arduamente com toda a sua paixão e amor. Mas acima de tudo existem 3 senhoras que lideram e dão a sua vida (ao mesmo tempo que têm de gerir a sua vida quotidiana) dia e noite para ajudar os animais abandonados e mal tratados. Elas tornam a organização num todo bem sucedido: um ótimo abrigo, o site, a newsletter mensal, campanhas de angariação de fundos, etc. Neste momento ainda não tenho nenhum episódio a partilhar. Apenas estou na Bianca há 10 dias e sinto-me ainda assoberbada por tudo o que vejo. Apesar de tudo tenho me divertido muito e o amor que recebo dos animais é fantástico. Tanto quanto sei, na Holanda os animais são tratados como membros da família. Em Itália os cães também permanecem na família, contudo, muitas vezes não são permitidos dentro de casa. Em relação aos animais abandonados não tenho muita ideia embora com certeza a situação não será tão má como em Portugal. Levo daqui muito boas memórias: os cães são extremamente queridos, o pessoal é muito prestável e paciente, as responsáveis pela Associação têm me tratado como amigas, a natureza é linda, calma e pacífica. Sinto-me como se estivesse num retiro. Eu não consigo compreender como é que as pessoas podem ser tão irresponsáveis com o animais. As pessoas que não têm respeito pelos animais não podem ter respeito por si mesmas. Adotar e cuidar de um animal requer tempo, paciência, uma atitude consequente, amor e vontade de os educar apropriadamente. Mas é divertido e dá prazer termos mais um membro da família. Acima de tudo ensinar às crianças a se relacionarem com os animais é a única forma de as ensinar a viver num mundo melhor. Pense bem antes de decidir ter um animal, mas se o fizer não se arrependerá. No início é necessário muito esforço (como em tantas outras coisas) mas uma vez adaptados um ao outro ganhará um amigo para a vida.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

5


ENCONTREI UM LAR. . . É sempre com alegria que vemos um animal ser adotado. A adoção deve ser um ato consciencioso, ponderado e voluntário pelo que todas as adoções são previamente analisadas de forma a evitar, por exemplo, que o animal seja devolvido. Assim, tentamos garantir que o animal estará em boas mãos, e terá uma família para toda a sua vida, sendo amado, acarinhado e respeitado como um membro integral da família que sente, reage e sofre como todos nós. E mesmo assim ainda há devoluções. Relembramos que quem não pode adotar pode apadrinhar. Pode sempre ir passear regularmente o afilhado/a, levá-lo/a a tosquias, etc. Assim estará a beneficiar ativamente o seu bem-estar. Eles agradecem! Visite o site http://www.bianca.pt ou envie um email para sesimbra.bianca@gmail.com e saiba mais sobre o apadrinhamento. Se enviar fotos colocaremos no nosso website e nas nossas páginas das redes sociais. Contate-nos para o email sesimbra.bianca@gmail.com!

Lavanda

Ruby

Boris

Matias

Príncipe

Micky Kopel

Pocahontas

Luna

Millie

Irina

Blacky

Lava

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

Samurai

6


ENCONTREI UM LAR. . . Mica

Dallas Selina

Lunna

Stella

Nicole

Kopel

Simone Sibele

Beny

Isabelly

Sisko

Salindra Stanly

Sumatra

Sitandra

EVENTOS

C A M PA N H A d e R E C O L H A R AÇ ÃO

Após o sucesso da campanha de recolha de alimentos realizada em Janeiro no Jumbo de Alfragide, no Centro Comercial Allegro, a Bianca foi novamente convidada pela administração do Jumbo a fazer nova Campanha de Recolha de Ração nos dias 3 e 4 de Março. Toda a ajuda é necessária e mais do que bem-vinda para alimentar diariamente os mais de 250 cães que temos ao nosso cuidado. Mesmo que não possa contribuir com muito, se todos derem pouco, no total conseguiremos uma grande ajuda e os nossos animais agradecem. Apareça e faça a sua contribuição. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

7


FAZENDO ANIMAIS FELIZES P R O D U T O E M D E S TAQ U E Para este mês destacamos a coberta de bule, disponível no blog dos voluntários. Esta coberta mantém o bule do chá ou café quentinhos, ajudando a combater o inverno rigoroso e as noites frias que atravessamos. Veja outros artigos e utilidades no blog e saiba que ao adquirir está a ajudar de forma direta e ativa a nossa Associação. Faça a sua encomenda pelo email fazendoanimaisfelizes@gmail.com E boas compras! http://fazendoanimaisfelizes.blogspot.com

EM MEMÓRIA. . . TA L O O Talo foi abandonado nas imediações do nosso abrigo num domingo. Era um cão jovem, sociável, com perto de 2 anos e aparentemente saudável. No entanto, ao fim de pouco tempo de estar no abrigo, começou a definhar, a perder imenso peso até que teve de ser internado, onde ficou mais de 2 meses. Infelizmente, nunca recuperou e acabou por falecer.

BELAMY

A Belamy chegou ao abrigo num estado muito degradado, magra e doente. Depois de algum tempo no veterinário, teve alta e acabou o tratamento no abrigo, onde era feliz e amada. Infelizmente e sem que suspeitássemos, começaram a surgir bolhas cutâneas que mais tarde foram identificadas como um cancro de pele. Apesar de estar bem disposta e animada, as bolhas começaram a ser cada vez maiores e em maior número e teve de ser internada onde acabou por falecer.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

8


Newsletter Fevereiro