Page 1

Newsletter Oficial da Associação Bianca | Ano III

ABRIL’ 2012

Animal em Destaque

EMILIO

ver pág. 4

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com


EDITORIAL O mês começou relativamente calmo. Alguns animais abandonados, outros foram adoptados e parecia que iamos ter um mês tranquilo. Infelizmente perto do final do mês, perdemos 3 animais, tudo numa só semana. Começou com a querida Parra, dias depois a Daissy e no final dessa semana a Fuzzy. Foi sem dúvida uma semana triste. O Mister está a ser socializado e para isso contámos com a grande ajuda da voluntária holandesa Joyce que o levou para casa durante uma semana e avançou na sua socialização. Poderá saber mais sobre a Joyce na rubrica “Voluntária do Mês” desta newsletter. E tivemos a sorte de receber diversas voluntárias estrangeiras. Duas delas ficam cá cerca de um mês! São sem dúvida uma grande ajuda para tratar e mimar os mais de 250 animais que vivem no nosso abrigo. E boa leitura!

Ajude-nos a ajudar!

FAZENDO ANIMAIS FELIZES O bazar é composto por artigos doados que são posteriormente vendidos e toda a verba resultante é doada na íntegra à Associação Bianca. O artigo em destaque deste mês é um tapete de arraiolos. É mais um desses casos em que os voluntários e simpatizantes da Bianca fazem peças lindas para serem vendidas. O tapete é feito em cores vivas e modernas que ficam bem em qualquer casa. Veja outros artigos e utilidades no blog e saiba que, ao adquirir, está a ajudar de forma direta e ativa a nossa Associação. Lembre-se que ao adquirir está a ajudar ativamente a nossa associação. Ajude-nos a ajudar! http://fazendoanimaisfelizes.blogspot.com

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

1


FOMOS ABANDONADOS... A Associação Bianca existe há quase 10 anos e (infelizmente) já conhecemos todas as desculpas e discursos usados por aqueles que se dirigem ao abrigo para descartar um animal. Desde problemas de saúde, mudanças de casa, mudanças de emprego, alergias, divórcios, etc. A verdade é que quem gosta cuida, nada no mundo poderia fazer abandonar o seu companheiro. O nosso abrigo não é a casa ideal para nenhum cão. A Bianca acolhe temporariamente os animais em risco, cuida da sua saúde e bem-estar emocional e promove a sua adoção responsável. Adoção responsável, pois quem não tem condições para adotar não o deve fazer. Estará a stressar o animal, causar-lhe danos psíquicos e a prejudicar a sua vida futura. Se quiser juntar-se à causa, pode visitar-nos aos sábados para uma primeira visita, e conhecer melhor o nosso trabalho. Toda a ajuda é preciosa e necessária.

Emma

Se não puder adotar, saiba que pode apadrinhar e providenciar o bem-estar ao animal que desejar. Saiba mais em http://www.bianca.pt

Yuma

Emilio

Janine

Jasmine

Joel

Iankie

Jonas

Johny

Sarah Vivi

Riva

Sérgio

Pocky

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

2


FOMOS ABANDONADOS... Brad

Ariana

Buba

EM MEMÓRIA. . . DAISSY A Daissy foi abandonada perto do abrigo com outras 3 cadelas. Apenas conseguimos apanhar duas, ela e a Estrella. A Daissy tinha alguns problemas de saúde antigos e apesar da sua idade tentámos sempre melhorar a sua qualidade de vida. Uma das patas da frente teve de ser amputada e fizémos o controlo da sua condição cardíaca. Inicialmente era muito tímida mas com o tempo ficou muito mais sociável e adorava mimos! Infelizmente, e apesar da medicação diária, teve um ataque cardíaco a caminho do veterinário e faleceu. Que descanses em paz querida.

PA R R A A Parra era uma cadela sénior, que estava no nosso abrigo há imenso tempo. Era uma cadela calma, meiga e que não gostava de confusões. Apenas queria estar no seu canto descansada. Uma manhã quando chegámos ao abrigo a Parra tinha morrido. Na autópsia, descobriu-se que tinha um tumor gigante no baço. Faleceu sem encontrar um lar onde pudesse descansar e ter a paz que tanto desejava.

FUZY A Fuzy era uma cadela jovem, muito viva e energética que adorava correr. Por isso mesmo naquele dia quando vimos que estava a vomitar e apática, percebemos que algo se passava com ela. Foi de imediato ao veterinário e o resultado dos exames não podia ser pior. Ela tinha um tumor no fígado e metastases por todo o corpo. Acabou por falecer no veterinário. Descansa em paz querida Fuzy.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

3


ANIMAL em DESTAQUE TEMA DA CAPA EMILIO O Emilio foi encontrado cego e com o seu pêlo num estado horrível. É cruzado de Shiht-zu, é ainda jovem, tem cerca de 2 anos e é um cão simpático e afável. Como não sabemos o seu historial, não sabemos se a cegueira é de nascença ou se foi resultado de alguma infeção. Sabemos que neste momento não tem tratamento e ficará - muito provavelmente cego toda a vida. No entanto, um cão cego é feliz e, como já referimos anteriormente em outros casos semelhantes, estes cães cegos aprendem facilmente a lidar com a sua nova condição física e adaptam-se muito bem. Precisam de um pouco mais de atenção durante os passeios e saídas à rua para evitar que choquem com os objetos. Precisam, mais do que tudo, amor como todos os outros.

Emilio no abrigo.

ADOÇÕES ESPECIAIS ELFO O Elfo é um cão senior, super meigo e sociável que foi encontrado perto do nosso abrigo numa madrugada. Quando os voluntários chegaram de manhã, lá estava ele a vaguear. Foi recolhido e foi ficando. É um cão pequeno, adora mimos, ser escovado e não gosta muito de passeios longos. Dado a sua idade, precisava de ter descanso e de ter um lar quentinho e confortável. Adote-o!

Elfo no abrigo.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

4


SOU VOLUNTÁRIA Joyce Koers Olá, o meu nome é Joyce Koers e sou holandesa. Tenho dois cães, 3 gatos e 2 coelhos na minha casa. Um dos meus cães veio da Grécia pois foi abandonado lá. O meu outro cão trouxe de um abrigo muito mau na Polónia. Os meus gatos vieram de um abrigo holandês e os coelhos também foram adotados. Desde pequena que tenho uma grande paixão pelos animais e queria trabalhar com eles. Infelizmente tive de começar a trabalhar aos 16 anos, e em nada relacionado com animais. Comecei por lavar carros numa garagem e mais tarde tornei-me mecânica de automóveis. No entanto, nunca perdi a vontade de trabalhar com animais e aos meus 27 anos comecei a estudar nessa área. Gostei muito e foi nessa altura que comecei a fazer voluntariado na Holanda. Após ter terminado o curso procurei um trabalho na área e apesar de ter sido difícil encontrei emprego no hotel para animais. Dado que este emprego requer que trabalhe aos fins-de-semana, parei de fazer voluntariado na Holanda por falta de tempo. No meu emprego também cuidamos de cães que vêm de Portugal e Espanha e ficam lá até encontrarem um lar definitivo. Entretanto tomei conhecimento da Dierenhulp Mirbessa e falei com a Thea sobre a possibilidade de fazer voluntariado na Bianca. Um mês mais tarde fui para Portugal. Fiquei muito feliz e surpreendida com o facto de ver todos os cães felizes e meigos, com comida, água e um espaço limpo para dormirem. Fiquei muito feliz por ver isso, pois um ano antes estive na Polónia e o abrigo onde estive era muito mau. Fiz queixa do abrigo a várias organizações e espero que as minhas queixam surtam efeito. Isso é um dos aspetos que mais gosto da Bianca, todos os animais são bem tratados e as pessoas são muito simpáticas e respeitam os animais. E isso dá-me a sensação de que posso fazer qualquer coisa para ajudar também. É por isso que já é a 5ª vez que cá venho e espero conseguir voltar duas vezes ao ano. As memórias que levo são sempre boas e vou para casa com uma boa sensação pois sei que os animais estão em ‘boas mãos’ na Bianca. A mensagem que deixo a todos é que se conseguirem fazer voluntariado, façam-no. Não se vão arrepender.

BIANCA NA RÁDIO Já anteriormente mencionámos que a Associação Bianca tem, desde há alguns anos, uma rubrica semanal na rádio SesimbraFM. Desde agosto de 2011 que as emissões radiof ónicas podem ser ouvidas em podcast no site http://soundcloud.com/biancaassociation. As emissões de 2011 já se encontram online e disponíveis para serem ouvidas. Se não conseguiu ouvir a emissão da rádio, pode fazê-lo aqui, gratuitamente e de fácil acesso. Oiça e divulge! http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

5


NOTÍCIAS do MÊS A N I V E R S Á R I O D O G R U P O “ VA M O S PA S S E A R O C Ã O ” Foi com muita emoção que se festejou o segundo aniversário do grupo “Vamos Passear o Cão”, com direito a bolo e outras guloseimas. Contámos com inúmeras pessoas novas que quiseram participar nesta data especial e que, agora, dizem que não irão faltar ao próximo passeio. Se também quer participar neste grupo, saiba que o próximo está marcado para o dia 5 de maio às 10h da manhã. Junte ao grupo no facebook: https://facebook.com/groups/vamospassearocao

N O VA E M B A I X A D O R A Desde abril que Rita Redshoes é uma das nossas embaixadoras. Senhora de uma grande voz e com uma admirável presença em palco, Rita Redshoes aceitou apoiar a nossa causa sem pensar duas vezes. Desde já agradecemos a sua disponibilidade e desejamos-lhe o maior sucesso.

Rita Redshoes

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

6


ENCONTREI UM LAR. . . É sempre com alegria que vemos um animal ser adotado. A adoção deve ser um ato consciencioso, ponderado e voluntário pelo que todas as adoções são previamente analisadas de forma a evitar, por exemplo, que o animal seja devolvido. Assim, tentamos garantir que o animal estará em boas mãos, e terá uma família para toda a sua vida, sendo amado, acarinhado e respeitado como um membro integral da família que sente, reage e sofre como todos nós. E mesmo assim ainda há devoluções. Relembramos que quem não pode adotar pode apadrinhar. Pode sempre ir passear regularmente o afilhado/a, levá-lo/a a tosquias, etc. Assim estará a beneficiar ativamente o seu bem-estar. Eles agradecem! Visite o site http://www.bianca.pt ou envie um email para sesimbra.bianca@gmail.com e saiba mais sobre o apadrinhamento. Se enviar fotos colocaremos no nosso website e nas nossas páginas das redes sociais. Contate-nos para o email sesimbra.bianca@gmail.com!

Carlota

Talla

Nuki

Silvana

Kiara

Nini Deeks

Estrelinha

Carlin

Rinaldi

Lola

Lapa Rimaldi

Risoto http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

Gema

7


ENCONTREI UM LAR. . .

Dinah

Denie

Cuca

Miko

Belga

Bob

João Gil

Miko

Boris

Emma

Marcy

Axel

DICAS Quando se adota um cão nunca pensamos que podemos perdê-lo. A verdade é que mesmo com toda a atenção em relação aos perigos há situações que, sem darmos conta ou termos hipótese de reagir, podem levar o nosso animal a soltar-se e fugir. Deixamos aqui algumas dicas de podem ajudar na prevenção desta situação. Sempre que vier à rua com o seu cão, verifique se a coleira e/ou corpete estão bem colocados, de forma a que, mesmo que algo aconteça e o cão se debata, não tire-os facilmente. Evite que ele ande sem trela em locais públicos. Para além de ser proibido, o seu controlo - em caso de perigo - é quase nulo. Ajuda muito ensinar o seu cão a obedecer à sua voz em todas as situações, não apenas em casa. Caso o cão se solte, não ralhe com ele quando ele voltar para junto de si, pois estará a fazer com que ele pense que se voltar será repreendido e na próxima vez que a situação acontecer, terá mais dificuldade em fazê-lo voltar.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

8


EVENTOS CAI SOLIDÁRIO O Centro de Animação para a Infância da Cercizimbra criou, em colaboração com a Bianca, um projeto designado "CAI solidário com a Associação Bianca". Desde março que um conjunto de ações têm vindo a ser desenvolvidas: visitas ao abrigo para passear animais, ações de sensibilização nas escolas e jardins de infância, recolha de alimentos e de inseticidas, workshops intitulados “Construção de mantas” e “Construção de ninhos”, entre outras. Em março e abril, dezenas de crianças visitaram a Bianca e ficaram apaixonadas pelo projeto. Em abril a Bianca já se deslocou ao Jardim de Infância da Cotovia e à Escola Básica 2 e 3 de Santana. A Cercizimbra e a Bianca estão de parabéns mas, acima de tudo, estão as crianças e os animais.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

9

Newsletter Abril 2012  

Edição de Abril de 2012 da Newsletter Oficial da Associação Bianca

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you