Page 1

Newsletter Oficial da Associação Bianca | Ano II

DEZEMBRO’ 2011

Animal em Destaque

Juju

ver pág. 4

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com


EDITORIAL A Bianca, é uma Instituição idónea e reconhecida também internacionalmente. Em 2011 consolidou a sua imagem em consequência dos progressos feitos. O ano terminou e o balanço é muito positivo. Olhamos para trás e sabemos que tudo fizemos pelos nossos amigos, que procurámos dar-lhes o melhor de nós. A nossa luta é constante e todos os dias surgem novos casos de ajuda, de animais em risco, etc. Enfim, a mesma história de sempre, só mudam os protagonistas, os cães e gatos que sofrem na pele o abandono e os maus tratos físicos e psíquicos. Mas também tivemos casos de vitória, em que o sentimento final foi de sucesso e, apesar de todo o esforço, suor e trabalho, sabemos que valeu a pena. A René é um exemplo disso assim como tantos outros. Além disso, ganhámos novos amigos além fronteiras, que a um ritmo impressionante, têm vindo a divulgar-nos e a juntar mais seguidores e apoiantes da nossa causa. Toda a ajuda é preciosa e todos os que queiram participar ativamente no bem-estar animal são bem-vindos. E já agora venha conhecer-nos!

Ajude-nos a ajudar!

EVENTOS JA N TA R D E N ATA L

O nosso jantar de Natal já começa a ser uma tradição. Todos os anos na época natalícia, os voluntários, colaboradores, apoiantes e suas famílias juntam-se para conviver, dançar e divertirem-se. E este ano batemos o recorde com mais de 120 pessoas presentes!! Tal como já é também habitual, houve o concurso de sobremesas, que causa sempre muito alvoroço e animação. Além disso, tivemos a presença do Dj Pepper e um espetáculo de magia que maravilhou os presentes. Para o ano esperamos que o jantar conte com mais pessoas, que tenhamos mais animação e que consigamos tornar estes pequenos momentos memoráveis para todos nós.

VA M O S PA S S E A R O C Ã O O último passeio do grupo "Vamos Passear o Cão", contou com inúmeras caras novas e obviamente com membros já recorrentes que foram uma vez e agora não falham um único passeio. Mas neste último passeio, por ter sido no mês do Natal, quase todos levaram um adereço natalício. Se bem que para os cães o Natal é um dia igual aos outros, o grupo tenta sempre arranjar algo que torne o passeio ainda mais divertido e diferente. O próximo passeio foi dia 7 de Janeiro de 2012 e ficou combinado que todos levariam uma coroa ou outro adereço que remeta para o dia de Reis. Não perca a oportunidade de sair de casa, exercitar, conhecer novas pessoas e fazer a boa ação do dia. Passear um cão e dar-lhe a alegria de sair do abrigo e estar na sua companhia! Apareça, será muito bem-vindo! Veja mais detalhes em https://www.facebook.com/groups/vamospassearocao/. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

1


FOMOS ABANDONADOS... A Associação Bianca existe há 9 anos e (infelizmente) já conhecemos todas as desculpas e discursos usados por aqueles que se dirigem ao abrigo para descartar um animal. Desde problemas de saúde, mudanças de casa, mudanças de emprego, alergias, divórcios, etc. A verdade é que quem gosta cuida e nada no mundo poderia fazer alguém abandonar o seu companheiro. Mentalidades mesquinhas, pequenas e primitivas! O nosso abrigo não é a casa ideal para nenhum cão. A Bianca acolhe temporariamente os animais em risco, cuida da sua saúde e bem-estar emocional e promove a sua adoção responsável. Responsável, pois quem não tem condições para adotar não o deve fazer. Estará a stressar o animal, causar-lhe danos psíquicos e a prejudicar a sua vida futura. Felizmente todos podem apadrinhar um animal, mesmo que não possam adotar. Se quiser juntar-se à causa, pode visitar-nos aos sábados, para uma primeira visita, e conhecer melhor o nosso trabalho. Toda a ajuda é preciosa e necessária. Se não puder adotar, saiba que pode apadrinhar e providenciar o bem-estar ao animal que desejar. Saiba mais em http://bianca.pt

Isabelli

Strauss

Flux

Nala

Bob

Kiko

Orfeu

Suma Uki

Lucky

Gerrie

Juju http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

2


FOMOS ABANDONADOS... Goma

Nayma

Nirka

Nobby

Siana

Nadir

Nala

Nugget Nicole

Ernie

Sybil

kira

L I N H A S O L I DÁ R I A | Ligue 760 20 70 60 Ajude a alimentar um animal por dia. (custo: 0.60€ + iva)

EM MEMÓRIA DE. . . A linda e doce Suma foi encontrada abandonada. Era mais uma husky. O seu estado era tão grave que não resistiu. Tinha leshmaniose, insuficiência renal grave, pneumonia e displasia da anca. Descansa em paz Suma!

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

3


ANIMAL em DESTAQUE TEMA DA CAPA JUJU A Juju foi encontrada numa magreza extrema a vasculhar nos contentores do lixo. Procurámos sinais do dono pela zona, por onde andava já há dias, mas ninguém a conhecia. Foi levada para o abrigo da Bianca e foi submetida a análises para a leishmaniose, pois o seu estado inspirava preocupação. Felizmente os resultados foram negativos! O que a Juju tinha era muita fome! Devorava a comida! Mas já está a ganhar peso e dá para notar o quanto gosta de pessoas. Fiéis como só os cães sabem ser, a Juju é de uma lealdade extrema e de uma doçura incansável. Conseguissemos nós humanos ter um pouco da lealdade destes seres, não haveria animais abandonados e maltratados. Aguarda adoção responsável.

Juju no abrigo.

ADOPÇÕES ESPECIAIS MIRBESSA A Mirbessa é uma cadela que está connosco há muito tempo e já é sénior. Tem alguns problemas de saúde, mas nada de complicado. Tudo o que ela precisa é de um comprimido por dia, para auxiliar a função da tiróide, e mais nada. A Mirbessa é um anjo, muito meiga, sociável e carinhoso, tanto com pessoas como com outros cães, e é também muito gulosa. Anda livremente no abrigo e adora receber mimos e dar passeios. É um daqueles casos em que não compreendemos como nunca foi adotada, sendo tão afetuosa. O inverno torna-se complicado para ela, com a chuva e o frio, e a Mirbessa merecia realmente um lar onde pudesse viver confortavelmente. Adote-a!

Mirbessa no abrigo, Agosto 2011.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

4


SOMOS VOLUNTÁRIOS Rosanne e Maarten “Nós somos a Rosanne e o Maarten. Somos estudantes, temos 23 anos e vimos da Holanda. Temos um cão chamado Yellow, um gato, um aquário cheio de peixes e um cavalo. Se tivessemos mais espaço em casa iríamos de certeza levar connosco um cão da Bianca, mas de momento não podemos. Ambos adoramos animais e eu (Rosanne) sou paraveterinária e trabalho numa ambulância de animais na Holanda. Queríamos viver noutro país por algum tempo e conhecermos melhor o mundo ao mesmo tempo que trabalhávamos com animais! E então encontrámos a Bianca na internet! Lemos tantas histórias horríveis acerca da forma como os cães (e os gatos) são tratados em Portugal e achámos ótimo o facto de podermos fazer algo e ajudarmos a sério. Esta foi a nossa segunda visita. A Bianca é uma organização fantástica. Todos os cães são tratados de igual forma, independentemente do tamanho, saúde ou estado físico. Todos recebem a atenção que precisam. Mesmo que o dinheiro não seja muito a Bianca não pára de dar a todos os animais o cuidado necessário. Também ficámos impressionados com a forma como o abrigo cresceu a partir do nada ao longo dos últimos 7 anos. Obrigado(a) a todos na Bianca. Um dos episódios que mais nos marcou aconteceu com a René. Ela tinha acabado de chegar do veterinário e estava encostada no fundo da jaula. Tinha uma infeção grave nos olhos pelo que não conseguia ver nada e estava muito assustada. A forma como a Ana tirou a René da jaula, com tanto amor e atenção, e a encostou contra o seu peito, tocou-nos realmente. A René estava inacreditavelmente assustada, mas após alguns minutos começou a relaxar. Foi incrível de ver! Os animais são melhor tratados na Holanda do que em Portugal, embora achemos que na Holanda muitas pessoas esperam demasiado tempo para levarem os seus animais ao veterinário quando eles estão doentes. Mas o número de animais abandonados não está nem perto dos que encontramos em Portugal. Levamos muitas boas memórias destes 4 meses que cá estivémos. Uma destas memórias é o Dique, um dos nossos cães favoritos na Bianca. Ele está sempre deitado na sua casota e raramente sai de lá para ninguém, excepto nós! Escovámo-lo imenso. No início ele não gostava muito mas ao fim de algum tempo deitava-se de costas e começou mesmo a gostar! É tão bom quando um cão assustado começa a relaxar e a confiar em nós! Gostariamos apenas de dizer para continuarem com o bom trabalho! E vemo-nos na próxima vez!”

L I N H A S O L I DÁ R I A | Ligue 760 20 70 60 Ajude a alimentar um animal por dia. (custo: 0.60€ + iva)

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

5


NOTÍCIAS do MÊS BEBEDOUROS Incluídos nos novos parques, estão os bebedouros automáticos, que começaram agora a ser colocados. Mas temos já em mente colocá-los em todos os canis. É arrojado mas também fundamental. Assim o trabalho diário no abrigo torna-se mais simples e os cães agradecem!!

Bebedouro.

N OVO S PA R Q U E S Desde o início da construção do abrigo que temos o projeto de tornar o abrigo o mais agradável e confortável possível para os animais que lá vivem. Por isso, e apesar de alguns projetos demorarem algum tempo a serem finalizados, novos parques estão a ser construídos. Queremos que todos os animais que estão neste momento com correntes fiquem em liberdade num parque. É, sem dúvida, um projeto muito ambicioso! É necessária mão-de-obra e materiais, que envolvem sempre custos. Mas nada é impossível e na Bianca sabemos que conseguimos. Começámos num terreno baldio, sem condições nenhumas e hoje em dia temos um espaço agradável e organizado. Conseguiremos melhorá-lo ainda mais com a ajuda de todos. Se quiser ajudar, envie um email para sesimbra.bianca@gmail.com.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

Parque.

6


ENCONTREI UM LAR. . . É sempre com alegria que vemos um animal ser adotado. A adoção deve ser um ato consciencioso, ponderado e voluntário pelo que todas as adoções são previamente analisadas de forma a evitar, por exemplo, que o animal seja devolvido. Assim, tentamos garantir que o animal estará em boas mãos, e terá uma família para toda a sua vida, sendo amado, acarinhado e respeitado como um membro integral da família que sente, reage e sofre como todos nós. E mesmo assim ainda há devoluções. Relembramos que quem não pode adotar pode apadrinhar. Pode sempre ir passear regularmente o afilhado/a, levá-lo/a a tosquias, etc. Assim estará a beneficiar ativamente o seu bem-estar. Eles agradecem! Visite o site http://www.bianca.pt ou envie um email para sesimbra.bianca@gmail.com e saiba mais sobre o apadrinhamento.

Lola Albino

Se enviar fotos colocaremos no nosso website e nas nossas páginas das redes sociais. Contate-nos para o email sesimbra.bianca@gmail.com!

Ernie

Blackie

Houdini

Sundae Betsy

Kira Latoia

Pingo

Shnauzy

Rita

Nugget http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

Nobby

7


ENCONTREI UM LAR. . .

Ava

Nirka

Veny

Fifi

Nala Sabu

Tamarindo

Veda

L I N H A S O L I DÁ R I A | Ligue 760 20 70 60 Ajude a alimentar um animal por dia. (custo: 0.60€ + iva)

FAZENDO ANIMAIS FELIZES P R O D U T O E M D E S TAQ U E Este mês destacamos o livro educativo do Dragão. Este livro conta e explica como os dragões vivem, comem e como o seu corpo funciona. Ideal para oferecer a uma criança, jovem ou mesmo um adulto que seja apaixonado por dragões. Mas existem muitos mais livros, dvd's e outros artigos no blog. Certamente irá gostar de algum. Lembre-se que ao comprar está a ajudar. Faça a sua encomenda pelo email http://fazendoanimaisfelizes.blogspot.com

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

8


DICAS Um cão cansado é um cão feliz! Esta afirmação não podia ser mais verdadeira. O tédio é um dos problemas mais comuns nos nossos animais de companhia e é frequentemente a raíz de muitos problemas comportamentais tais como destruir coisas em casa, ladrar constante ou mesmo automutilação. Os animais precisam de ser mentalmente estimulados. Se nos gatos temos a facilidade de construir em casa circuitos com brinquedos para eles caçarem e locais para se esconderem, com os cães temos de ser mais ativos. Por isso jogue com o seu cão, faça exercício com ele, ensine-lhe coisas! Não se limite a passeá-lo enquanto fala ao telefone! Ele quer a sua atenção não apenas a sua companhia! Faça os seus animais felizes!

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

9

Newsletter Portuguesa da Associação Bianca  

Versão Portuguesa da newsletter mensal da Associação Bianca de 2011 Nº 33

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you