Page 1

Newsletter Oficial da Associação Bianca | Ano IV

Animal em Destaque

KING

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

JANEIRO’ 2013


EDITORIAL O primeiro mês deste ano já acabou e, como sempre, o trabalho na Associação Bianca não pára de crescer. A crise tem sido o grande bode expiatório para justificar abandonos injustificáveis. Tivemos muitos novos animais a chegar ao abrigo, mas, felizmente, temos podido contar com amigos que adotam animais para toda a vida ou se disponibilizam para os acolher temporariamente. O King é um pequeno cachorro a quem a negligência dos donos lhe custou uma pata. Felizmente conseguimos socorrê-lo a tempo de lhe salvar a vida e neste momento encontra-se no nosso abrigo numa recuperação milagrosa. Veja a história do King na rubrica “Animal em Destaque”. Temos novos artigos no blog dos vountários. Não perca a oportunidade de visitar o blog e adquirir as novas canetas e sacos, ajudando-nos com este pequeno gesto. A Camarim é uma das cadelas que há mais tempo se encontra no nosso abrigo, e neste mês apresentamo-la na rubrica “Adopção Especial”. Tivemos também novos eventos do “Projecto Educação”, novas dicas e muito mais. Leiam mais no interior desta newsletter.

Ajude-nos a ajudar!

SABIA QUE. . . Raças pequenas e miniatura estão mais propensas para a doença periodontal já que o espaço inter-dentário é mais pequeno? Introduza o hábito de escovar os dentes ao seu animal e faça disso algo agradável de forma a que consiga escovar-lhe os dentes regularmente.

FAZENDO ANIMAIS FELIZES Este mês selecionamos o conjunto de DVDs da série “CSI Miami”. Uma oportunidade única para ter a primeira temporada inteira! Veja outros artigos e utilidades no blog e saiba que, ao adquirir, está a ajudar de forma direta e ativa a nossa Associação. http://fazendoanimaisfelizes.blogspot.com

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

1


FOMOS ABANDONADOS... A Associação Bianca existe há 10 anos e (infelizmente) já conhecemos todas as desculpas e discursos usados por aqueles que se dirigem ao abrigo para descartar um animal. Desde problemas de saúde, mudanças de casa, mudanças de emprego, alergias, divórcios, etc. A verdade é que quem gosta cuida, nada no mundo poderia fazer abandonar o seu companheiro. O nosso abrigo não é a casa ideal para nenhum cão. A Bianca acolhe temporariamente os animais em risco, cuida da sua saúde e bem-estar emocional e promove a sua adoção responsável. Adoção responsável, pois quem não tem condições para adotar não o deve fazer. Estará a stressar o animal, causar-lhe danos psíquicos e a prejudicar a sua vida futura. Se quiser juntar-se à causa, pode visitar-nos aos sábados para uma primeira visita, e conhecer melhor o nosso trabalho. Toda a ajuda é preciosa e necessária.

Clara

Se não puder adotar, saiba que pode apadrinhar e providenciar o bem-estar ao animal que desejar. Saiba mais em http://www.bianca.pt

Pipinha

Napoleão

Benji

Royal

Pierre

Lamia Nimas

Nata

Puffy

Purina

Titan Senior

Ninna

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

2


FOMOS ABANDONADOS...

Pakito

Sessi

King

HOT STUFF Este mês temos novidades fresquinhas no blog ‘Fazendo Animais Felizes’. Os novos sacos, bem giros, e as canetas do grupo “Friends of Bianca”. Cada saco custa 2,5 europatas e cada caneta 1,5 europatas. Serão um sucesso.

Ninna http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

3


ANIMAL em DESTAQUE

TEMA DA CAPA

KING O King foi entregue aos cuidados da Associação Bianca pelo próprio dono depois de ter sido atropelado 8 dias antes e o dono apenas ter colocado uma gaze na pata e ter esquecido o ‘problema’. A gaze ali ficou por 8 dias, sem qualquer tipo de cuidado. Uma situação que teria sido resolvida com pouco esforço transformou-se numa situação horrível e desumana. A pata do King gangrenou e o cheiro era de tal forma intenso que provocava náuseas. Foi levado imediatamente ao veterinário e as notícias não foram as melhores. . . a situação era irrecuperável e a pata teve de ser amputada. O King nunca se queixou, ladrou. . . nada. Um amor de cão que com apenas 3 meses já sofreu imenso. A sua recuperação está bem encaminhada, já teve alta e encontra-se no nosso abrigo. Aguarda adoção responsável por uma família 5 estrelas.

ADOÇÃO ESPECIAL CAMARIM A Camarin foi encontrada há já alguns anos na Lagoa de Albufeira, com bebés, numa toca feita no mato. Parecia uma fera, nem nos podíamos aproximar. Depois, com comida e muita paciência, conseguimos ganhar a sua confiança. Colocámos os cachorros no carro e ela acabou por entrar também. Foram para um "hotel" uma vez que naquela altura a Bianca não tinha abrigo para os cães. Os cachorros foram todos adoptados e a Camarin foi esterilizada. Agora vive no nosso abrigo, mas desconfia de estranhos, principalmente de homens. Ela lá terá as suas razões. . . Mas é uma doce! Merece um lar definitivo e donos com alguma paciência para quebrar a sua timidez.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

Camarim a passear.

4


NOTÍCIAS do MÊS Nova Embaixadora A escritora norte americana Diana Gabaldon é a nova embaixadora da Bianca. Diana Gabaldon é autora do galardoado livro da saga Outlander que é já o bestseller do New York Times. As novelas Outlander são descritas, pela revista Salon, como "a mais inteligente história de ficção jamais escrita por uma licenciada em ciências com antecedentes no scripting da banda desenhada "Tio Patinhas”. Diana Gabaldon decidiu apoiar o nosso trabalho e vestir a t-shirt da Bianca :) Obrigada!

V I S I TA S A E S C O L A S Durante todo o mês de janeiro a Bianca e a médica veterinária municipal, Drª Liliana, visitaram a Escola Básica de Sesimbra e a Escola do Meco. Esta atividade visa formar e educar crianças e jovens para o bem estar animal e a problemática do abandono e maus tratos. As crianças aprenderam como se deve tratar os animais e os cuidados a ter. A nossa Clarinda fez as delicias da criançada e também adorou ser mimada por dezenas de alunos.

C A M PA N H A R E C O L H A R AÇ ÃO - J U M B O N AT U R E Z A No passado fim de semana de 26 e 27 de Janeiro, a Associação Bianca esteve presente no Jumbo Natureza de Almada, para mais uma campanha de recolha de ração e outros donativos que tanta falta fazem no nosso abrigo. A Bianca agradece à administração do Jumbo Natureza a oportunidade de termos levado para o abrigo algumas centenas de kilos de ração, entre outros donativos e, claro, a todos os voluntários que se disponibilizaram para estar no local durante várias horas.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

5


NOTÍCIAS do MÊS MAU TEMPO CAUSA ESTRAGOS Na noite de 18 de janeiro, o mau tempo causou estragos no nosso abrigo. Felizmente foram só danos materiais e um grande susto. Um pinheiro enorme caiu derrubando 2 canis e estragando o telheiro de um outro. Os animais encontravam-se bem apesar de assustados. Fica aqui o nosso agradecimento à Proteção Civil!

DICAS Com o frio intenso e queda de neve que se tem feito sentir nalguns locais, o cuidado com os nossos animais deve ser redobrado. Deixamos aqui algumas dicas importantes. O etilenoglicol é um liquído usado como anticongelante em carros (e também frigoríficos domésticos). É extremamente venenoso, mas os cães e gatos parecem gostar do seu sabor. Mantenha este veneno sempre fora do alcançe dos seus animais e caso suspeite de envenenamento não espere para o levar ao veterinário. Se for passear na neve calce o seu animal ou proteja as almofadas das patas com vaselina. Existem botas apropriadas que evitam feridas e gretas dolorosas. Se for apanhado num nevão com o seu animal, mantenha-o à trela. A neve pode afectar o sentido do faro do seu cão e desorientá-lo. Alguns animais sentem também muito frio. Existem casacos próprios muito bonitos para que os possa proteger. Tenha as precauções necessárias e disfrute dos passeios na neve.

EM MEMÓRIA. . . Senior Alguns animais chegam aos nossos cuidados tarde de mais. . . os voluntários são poucos e não temos mãos a medir. O Sénior foi um desses casos. Foi encontrado num estado muito débil, em choque e com a coluna vertebral muito danificada. Faleceu no veterinário. Que tenhas o teu descanso, velhote. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

6


SOU VOLUNTÁRIO Armando Rodrigues Chamo-me Armando Rodrigues, sou da Quinta do Conde e tenho 38 anos. Tenho três Pitbulls, dois machos e uma fêmea adoptada na Bianca. Desde sempre me interessei por animais. Infelizmente, quando era mais novo os meus pais não permitiam que tivesse animais de estimação. A partir do momento em que tive a minha liberdade e comecei a fazer a vida por mim, andei sempre na companhia de animais, principalmente cães. O que me motiva enquanto voluntário é essencialmente ajudar os animais, directa ou indirectamente. Ajudar para tentar que eles tenham mais algum conforto e felicidade. Gosto de pensar que tudo o que eu faço os vai tornar mais felizes e lhes dar melhores condições e sei que eles também o fariam por mim, se pudessem. Infelizmente já assisti ao vivo a um atropelamento de um cãozinho na estrada. Ele atravessou a estrada e o condutor que ia a minha frente apanhou-o em cheio sem sequer travar e nem se dignou a parar para ver o que tinha feito. Mais à frente abordei a pessoa e fiquei com uma revolta tão grande, por ver o desprezo da pessoa em relação ao sucedido. Isso marcou-me e fez-me ver ainda mais a ignorância das pessoas em relação aos animais. Em relação à Bianca os melhores episódios são quando lá vou e pergunto por determinado patudo e me respondem que já não está lá, que foi adoptado. Fico com um misto de tristeza e alegria, porque por um lado já não vejo o patudo, por outro alegra-me que tenha encontrado uma família e um lar e que de certeza estará muito mais feliz. Ajudar os animais que se encontram no abrigo, ver a alegria com que nos recebem, olhar para eles e ver que mesmo agindo por instinto, o primeiro sentimento com que nos recebem é alegria. Sentir a felicidade deles quando lhes damos um simples biscoito ou pomos a trela neles e os vamos passear e ver neles a satisfação de liberdade, nem que seja por uns instantes. A família mais próxima ajuda no voluntariado também. A condição dos animais em Portugal é má. . . muito má. . . Todos os dias se conhecem casos de animais abandonados, mal tratados, mortos e as pessoas continuam a sair impunes das situações. Sendo os animais considerados membros da família, até porque existem regras atrás de regras para quem quer ter um animal de estimação (seguros, taxas para a junta de freguesia, licenças, vacinas que são obrigatórias por lei), enfim, uma panóplia de obrigações, já estava na altura deste País defender os direitos dos animais e aplicar severas punições para quem os abandona e maltrata. Se é crime roubar e matar, porque não há-de ser crime maltratar e matar os animais? Vivem na nossa sociedade e são seres vivos como nós. A mensagem que deixo aqui é, não abandonem nem maltratem os animais. Nós domesticámos os animais há milhares de anos atrás, para nos ajudarem nas tarefas do quotidiano. Actualmente são os nossos melhores amigos, são os únicos que nunca nos vão desiludir. São os únicos que nos recebem com a maior das alegrias ao fim do dia, tenha o dia corrido bem ou mal. Temos a obrigação moral e não só de os ajudar, porque eles dependem totalmente de nós. Abandonar, maltratar, mantê-los presos por trelas dias a fio sem as mínimas condições. . . Se os papéis se invertessem, será que as pessoas gostariam de estar na pele deles? http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

7


ENCONTREI UM LAR. . . É sempre com alegria que vemos um animal ser adotado. A adoção deve ser um ato consciencioso, ponderado e voluntário pelo que todas as adoções são previamente analisadas de forma a evitar, por exemplo, que o animal seja devolvido. Assim, tentamos garantir que o animal estará em boas mãos, e terá uma família para toda a sua vida, sendo amado, acarinhado e respeitado como um membro integral da família que sente, reage e sofre como todos nós. E mesmo assim ainda há devoluções. Relembramos que quem não pode adotar pode apadrinhar. Pode sempre ir passear regularmente o afilhado/a, levá-lo/a a tosquias, etc. Assim estará a beneficiar ativamente o seu bem-estar. Eles agradecem! Visite o site http://www.bianca.pt ou envie um email para sesimbra.bianca@gmail.com e saiba mais sobre o apadrinhamento. Se enviar fotos colocaremos no nosso website e nas nossas páginas das redes sociais. Contate-nos para o email sesimbra.bianca@gmail.com!

Lucy

Pirata

Junior

Viva Beauty

Peta

Alive

Tiana Olinda

Bethovan

Rebecca

Clark Simas

Alec

Josie

Titan

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

8


ENCONTREI UM LAR. . .

Lina

Lino

Mary

Lyoko

LEMBRAM-SE DE MIM? Esta rubrica é dedicada às notícias dos animais adotados. Este mês é sobre a Lunna adotada em 2012. Obrigada à família que deu um lar a esta "menina". “A Lunna já está connosco há quase 1 ano. Em outubro de 2011 tivémos de nos despedir da Romy, a nossa Maltese. Isso causou-nos uma grande tristeza e pensámos que não seríamos capazes de amar tanto um cão como ela. Já estamos casados há quase 45 anos e mesmo no início do nosso casamento tivemos o nosso primeiro cão. O meu marido e eu crescemos rodeados de cães, por isso já tivémos de nos despedir de alguns de cães. Agora, com 68 anos, pensámos que não queríamos mais passar por isso. Mas não conseguimos evitar. A nossa filha adora cães e adotou 2 cães vindos de Espanha. Nós vimos como ela, com muita paciência e amor, fez com que se tornassem cães lindos. Ela disse-nos que, se quisessemos ter outro cão, ela tomaria conta dele se nós deixassemos de o conseguir fazer. Então começámos a procurar na internet e encontrámos a Mirbessa. Foi uma coincidência porque não conhecíamos esta organização. E no meio de tantos cães amorosos que precisavam de uma nova casa, vimos a Lunna. No video vimos como ela era tímida. Ela estava sempre atrás quando davam biscoitos aos cães. Decidimos que queríamos cuidar dela. Nunca tivemos dúvidas. Tinha de ser ela. Foi como se tivessemos sido guiados até ela. E agora temos uma cadela pequena e linda, muito doida. Vimos a Lunna aprender a apreciar a vida. Ela é curiosa, obediente e divertida (rimo-nos muito com os comportamentos malucos dela). Ela gosta muito do jardim, adora passear na praia, os cães dos vizinhos e os pássaros no campo por detrás da nossa casa. Ela está a ficar mais independente e a confiança dela está a crescer. Nas primeiras semanas pensámos que ela não conseguia ladrar mas agora comporta-se como um cão de guarda. Consegue ser muito ruidosa! Cães podem ser amigos fantásticos mas o que a Lunna acrescenta é o sentimento de que estamos muito gratos por fazer isto por ela.”- Jan and Jannie Vos http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

9

Newsletter PT Jan2013  

Edição de janeiro de 2013 da Newsletter Oficial da Associação Bianca.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you