Issuu on Google+

Newsletter Oficial da Associação Bianca | Ano III

JUNHO’ 2012

Animal em Destaque ver pág. 4

FLOR do MAR http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com


EDITORIAL Junho foi um mês duro! Poucas adopções e infelizmente recolhemos imensos cães e gatos. . . Num único fim de semana entraram 13 cães e até ao final da semana seguinte entraram mais uns quantos cães e vários gatos bebés. Neste momento precisamos, e com urgência, de ração para alimentar os nossos animais, e voluntários que possam vir diariamente ajudar nas tarefas do abrigo. Mesmo que não tenha muita disponibilidade, venha ajudar, nem que seja uma manhã. Nem sabe a diferença que fará, não só para os nossos voluntários residentes como para os animais. Toda a ajuda é bem-vinda. Mas nem tudo é negativo! Tivemos o privilégio de ir a algumas feiras e festas para promover e divulgar os nossos animais e o nosso trabalho. Adicionalmente o “Projecto Educação” vai de vento em popa e para acabar em ‘beleza’, alguns cães séniores foram adotados, o que é uma grande vitória. Leiam mais no interior desta newsletter.

Ajude-nos a ajudar!

EVENTOS DIA DA BIANCA No próximo dia 14 de julho, irá realizar-se a nossa festa anual - Dia da Bianca. Desta vez terá lugar na Quinta do Conde, no recinto da Junta de Freguesia. Esta festa já é um marco na nossa associação e é com muito gosto que a iremos realizar. Não perca a oportunidade de ir! Teremos divertidos jogos, bancas de antiguidades, utilidades, rifas, comes e bebes, música ao vivo, demonstração de taekwondo, acrobática, concursos surpresa e muita animação. A entrada é livre! Visite-nos e venha divertir-se.

SABIA QUE. . . A mãe tem um papel fundamental na aquisição da inibição da mordedura e no controlo da atividade motora dos cachorros e, por isso, eles nunca devem ser separados desta até as 8 semanas de vida.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

1


FOMOS ABANDONADOS... A Associação Bianca existe há quase 10 anos e (infelizmente) já conhecemos todas as desculpas e discursos usados por aqueles que se dirigem ao abrigo para descartar um animal. Desde problemas de saúde, mudanças de casa, mudanças de emprego, alergias, divórcios, etc. A verdade é que quem gosta cuida, nada no mundo poderia fazer abandonar o seu companheiro. O nosso abrigo não é a casa ideal para nenhum cão. A Bianca acolhe temporariamente os animais em risco, cuida da sua saúde e bem-estar emocional e promove a sua adoção responsável. Adoção responsável, pois quem não tem condições para adotar não o deve fazer. Estará a stressar o animal, causar-lhe danos psíquicos e a prejudicar a sua vida futura. Se quiser juntar-se à causa, pode visitar-nos aos sábados para uma primeira visita, e conhecer melhor o nosso trabalho. Toda a ajuda é preciosa e necessária.

Laida Clementina

Se não puder adotar, saiba que pode apadrinhar e providenciar o bem-estar ao animal que desejar. Saiba mais em http://www.bianca.pt

Prince

Melita

Kika

Duffy Dora

Iti Riscas

Julie

Titan Kiko

Uma http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

2


FOMOS ABANDONADOS... Blit

Baby

Buzz

Baker

Blake

Debie

Claude

Mylady

Babou

Beauty

Bonit達o

Leila

Bela

Blacky

Bijou Lili

Lippy

Loopy

Lola

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

3


ANIMAL em DESTAQUE TEMA DA CAPA FLOR DO MAR O estado em que a Flor do Mar foi encontrada relembra-nos o caso da Renée, a pequena caniche branca, que mal via e que fora abandonada para morrer. Mas a Flor do Mar, apesar de adorar pessoas e apenas querer colo, estava em piores condições! Foi encontrada por mero acaso no Cabo Espichel, entre a vegetação, infestada de pulgas, carraças e até formigas e sem se mexer, pois tinha duas patas partidas e mal conseguia andar. A sua magreza era tal que impressionava! Tinha apenas 2.700 kg quando deveria ter, pelo menos, 5 kg. Obviamente que não comia há vários dias e quando lhe demos comida devorou sofregamente. Além disso, os seus olhos estavam infetados e não sabemos se Flor do Mar já no abrigo. virá recuperar a visão totalmente. Foi internada com uma grave anemia e as análises revelaram ter leishmaniose. Vamos esperar que tudo se resolva e que a Flor do Mar melhore e encontra uma família que a ame. Veja o video da flor no dia em que chegou ao abrigo: http://youtu.be/FV0SbhD_PvM

ADOÇÕES ESPECIAIS CASTRO O Castro é um cão com perto de 9 anos e é um daqueles cães que praticamente já faz parte da ‘casa’. O Castro é um saudável, lindo e meigo, apesar de não se dar muito bem com outros machos. Nem tudo pode ser perfeito! E Castro Laboreiro e como tal é um cão de grande porte. Adora um bom mimo, ser apaparicado e dar passeios. Mesmo sendo um cão já adulto, lembre-se que estes são mais calmos, já estão educados e também conseguem retribuir o afeto de forma incondicional, principalmente porque sabem o que é não ter um lar. Adote-o! Castro no abrigo. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

4


SOU VOLUNTÁRIA Débora Olá, sou a Débora, tenho doze anos e sou estudante. Sempre tive animais e cada vez tenho mais. Neste momento tenho cães, gatos, porquinhos-da-índia, chinchillas, hamsters, coelhos e pássaros. Uma vez, quando tinha apenas nove anos, a minha mãe levou-me a um abrigo de animais, porque eu gosto muito de animais. Depois descobri que o abrigo tinha site e que se chamava BIANCA. A partir desse dia fiquei com muita vontade de lá voltar. Adoro passear os cães da BIANCA, pois eles precisam de correr e de brincar e nada como um belo passeio para alegrar os animais da associação. Gosto muito de ajudar os animais que têm medo a perderem esse medo e para mais tarde puderem ter um lar. A razão de ser voluntária é saber que estou a ajudar os animais a terem uma vida melhor e serem felizes. Tudo para ver as suas ‘caras’ de felicidade depois de um belo passeio, depois de uma bela brincadeira ou de umas festas. . . Muitos dos animais em Portugal são maltratados,abandonados e por vezes tratados como lixo. . . Gostaria que o abandono, no mínimo, diminuísse e que as pessoas percebessem que os animais podem ser muito bons amigos, até melhores do que os humanos. Também gostaria que não houvesse animais abandonados e todos os que estão em canis fossem adotados. A reprodução de cães e gatos podia diminuir e antes das pessoas adquirirem algum animal deviam pensar bem se nunca o irão abandonar e se vão amá-lo muito, e se vão dar-lhe uma vida em boas condições, água, comida, tecto, espaço para correr, passeios, carinho. . . Gostava que as pessoas que não podem ter animais ou mais animais e que gostem de animais fossem voluntários em canis/abrigos e que antes de comprar vão a um canil, quem sabe se não encontram o cão perfeito. . .

EM MEMÓRIA. . . LUÍSA Gostamos de pensar que faleceu em paz. A Luísa era uma cadela que estava no abrigo há bastante tempo e como era um pouco tímida, nunca foi adoptada. Era uma cadelinha com alguma idade e nunca conheceu uma casa. . . apenas a Bianca onde foi feliz e viveu sempre em liberdade. Uma manhã, chegámos ao abrigo e a Luísa parecia estar a dormir. . . . . . tinha falecido durante a noite. Apesar de tudo tinha um ar descansado e pacífico, talvez por isso gostemos de pensar que faleceu em paz. Minha querida, que descanses em paz. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

5


DICAS Jardins e páteos são ótimos locais para relaxar com a família, incluindo o cão ou gato. No entanto, o seu está apto e seguro para o seu cão? É quase impossível que consiga manter o seu cão sob a sua vigia por isso é importante reduzir os perigos que um jardim pode oferecer ao seu cão. Se bem que a eliminação de todos os potenciais perigos do seu jardim nem sempre é possível, alguns passos e ações ajudam a torná-lo mais seguro e amigos do seu cão e dos seus filhos, também. Aqui vão alguns dicas básicas: Não deixe ferramentas espalhadas; guarde em locais bem fechados os pesticidas e outros químicos, crianças e cães tendem a explorar e brincar com tudo e a ingestão, nem que seja de uma pequena porção de pesticidas, pode ser fatal. Já agora use pesticidas e fertilizantes em moderação! Produtos naturais e orgânicos costumam ser mais seguros e com menor risco de envenenar o seu cão, caso tenha dúvidas consulte uma loja especializada ou pergunte ao seu veterinário. As plantas, apesar de decorativas, pode ser perigosas já que muitas são venenosas para os cães e gatos. Plantas como por exemplo Aloe Vera, Lírios do Vale, Begônias, Narcisos, Tomates, podem fazer muito mal se forem ingeridas. Se tiver árvore de fruta, retire do chão as frutas que caiam, pois em alguns casos os carroços podem ser venenosos quando mastigados como é o caso de nêsperas e pêssegos. Além disso lembre-se de remover todos os cogumelos do chão e paredes já que a maioria são tóxicos. Reduza os perigos ao nível do campo de visão do seu cão, para tal pode sentar-se no chão e procurar elementos perigosos como por exemplo pregos, ramos e raízes torcidas e outros objetos afiados que podem ferir os olhos. Se o seu cão gostar de cavar, arranje um local onde ele o possa fazer em segurança e tente ensiná-lo a fazê-lo apenas no sítio que escolheu. Os cães devem estar sempre prevenidos contra pulgas, carraças e mosquitos com produtos adequados em especial nas alturas de maior calor, pois é quando estes parasitas atuam e reproduzem-se. Se tiver uma piscina, ensine o seu animal a nadar e onde é o local seguro para entrar e sair dela. Todos os anos, milhares de cães morrem afogados pois não conseguem sair da piscina. Evite esta triste situação e ensine o seu cão. Vai ver que não custa nada e pode salvar-lhe a vida. Para extra proteção pode instalar detetores de imersão. Se tiver crianças, algumas destas dicas também pode ser úteis! Faça o ‘teste’ no seu jardim e aproveite melhor e com maior segurança a sua casa.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

6


ENCONTREI UM LAR. . . É sempre com alegria que vemos um animal ser adotado. A adoção deve ser um ato consciencioso, ponderado e voluntário pelo que todas as adoções são previamente analisadas de forma a evitar, por exemplo, que o animal seja devolvido. Assim, tentamos garantir que o animal estará em boas mãos, e terá uma família para toda a sua vida, sendo amado, acarinhado e respeitado como um membro integral da família que sente, reage e sofre como todos nós. E mesmo assim ainda há devoluções. Relembramos que quem não pode adotar pode apadrinhar. Pode sempre ir passear regularmente o afilhado/a, levá-lo/a a tosquias, etc. Assim estará a beneficiar ativamente o seu bem-estar. Eles agradecem! Visite o site http://www.bianca.pt ou envie um email para sesimbra.bianca@gmail.com e saiba mais sobre o apadrinhamento. Se enviar fotos colocaremos no nosso website e nas nossas páginas das redes sociais. Contate-nos para o email sesimbra.bianca@gmail.com!

Nadine

Juliza

Mirelena

Amigo

Jess

Larita

Mala Toca

Shakira

Boris

Ciara

Bikel

Janota

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

Nobel

7


ENCONTREI UM LAR. . .

Martin

Max

Maisie

Maia

NOTÍCIAS do MÊS FEIRA INTERNACIONAL DO ALGARVE No início do mês de junho, a Associação Bianca, tal como todos os anos anteriores, participou na Feira Internacional do Algarve, na Fatacil. Esta feira conta com a presença de diversas associações e insituições nacionais e internacionais e a Bianca faz questão de estar presente e mostrar o seu trabalho. Participámos em alguns concursos e a cadela Melissa ficou em segundo lugar no concurso ‘Os olhos mais bonitos’. É de louvar o esforço e dedicação dos nossos voluntários que estiveram no Algarve todo o fim de semana. Obrigada a todos.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

8


NOTÍCIAS do MÊS

(continuação)

F E S T A D O C O L É G I O “A Q U I N T A” Fomos convidados para participar, no sábado, dia 16 de junho, na festa do colégio “A Quinta de Sintra”. Estivemos com uma banca com alguns artigos de merchandising, bolinhos e sandes. Foi um dia bem passado e divertido. Mais uma vez, os voluntários foram incansáveis e fizeram um excelente trabalho.

FAZENDO ANIMAIS FELIZES Este mês destacamos os dois dossiers com mais de 30 fascículos de ‘O Mundo do Wally’, mais o livro ‘O Grande Atlas do Wally’. Se é fã dos livros de banda desenhada e do Wally não perca esta oportunidade. Todos os livros e fascículos estão em perfeitas condições. Veja outros artigos e utilidades no blog e saiba que, ao adquirir, está a ajudar de forma direta e ativa a nossa Associação. Ajude-nos a ajudar! http://fazendoanimaisfelizes.blogspot.com http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

9


Newsletter Junho de 2012