Page 1

REDES SOCIAIS Blog e Linkedin

Bianca Moura da Costa Everton Alves Almeida Wasley Viana de Souza

Betim, 2011.


Bianca Moura da Costa Everton Alves Almeida Wasley Viana de Souza

Redes Sociais Blog e Linkedin

Pesquisa Dirigida apresentada à disciplina de Informática Básica do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial CETEM Betim.

Orientador: Ítalo Diego

Betim, 2011 2


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................ 04 2. REDES SOCIAIS .................................................................................... 06 2.1 Blog................................................................................................. 07 2.2 Linkedin .......................................................................................... 10 3. CONCLUSÃO ......................................................................................... 12 4. REFERÊNCIAS ...................................................................................... 13

3


1.0 INTRODUÇÃO

Quando as pessoas ouvem o termo "rede social", pensam automaticamente em redes sociais online. Também conhecidas como sites de rede social, elas foram uma explosão em termos de popularidade. Sites como o Myspace e o Linkedin estão entre os sete dos 20 Websites mais visitados no mundo, e o site de relacionamentos criado pelo Google, o Orkut, acabou virando o predileto dos brasileiros. Para muitos usuários, principalmente aqueles que ficam muito conectados e que fazem parte da chamada, as redes sociais online não são apenas uma maneira de manter contato, mas um modo de vida. Muitos dos recursos das redes sociais online são comuns para cada um dos mais de 300 sites de rede social existentes atualmente. A capacidade de criar e compartilhar um perfil pessoal é o recurso mais básico. Essa página de perfil normalmente possui uma foto, algumas informações pessoais básicas (nome, idade, sexo, local) e um espaço extra para que a pessoa informe suas bandas, livros, programas de TV, filmes, hobbies e Websites preferidos. A maioria das redes sociais na Internet permite postar fotos, vídeos e blogs pessoais na sua página de perfil. Mas o recurso mais importante das redes sociais online é encontrar e fazer amigos com membros de outro site. Na sua página de perfil, esses amigos aparecem como links, assim os visitantes podem navegar facilmente na sua rede de amigos online. Cada rede social online possui regras e métodos diferentes de busca e contato com amigos potenciais. A Linkedin, que é a rede social online mais popular para profissionais de negócios, permite que você busque cada um dos membros do site, e você também tem acesso aos perfis completos e informações de contato dos seus contatos já existentes, ou seja, as pessoas que aceitaram o convite para participar da sua rede (ou que convidaram você para participar da rede delas). No entanto, seus contatos podem 4


apresentá-lo a pessoas que estão distantes de você duas ou três posições na rede maior da Linkedin. Ou você pode pagar um adicional para entrar em contato direto com qualquer usuário por meio de um serviço chamado InMail. Um blog se define como uma web que se atualiza de una forma periódica, onde cronologicamente vão aparecendo artigos de diversos tipos, desde opiniões a notícias, truques, receitas e em geral todo tipo de temáticas. Outra característica dos blogs é que os artigos publicados, que costumam se chamar "Post" (o plural seria posts), aparecem os mais novos primeiro na página. Ou seja, segundo se publica algo aparece no portal em primeiro lugar e à medida que se publicam novos artigos, se colocam os primeiros deslocando os mais antigos para baixo. Habitualmente, cada blog está dedicado a uma temática em concreto, porém pode haver alguns de vários

temas

misturados.

5


2.0 REDES SOCIAIS

A internet é uma rede mundial de computadores e pessoas. Não existe nada mais eficiente de que as redes sociais para interação dessas pessoas. Tudo que fazemos online nos remete a uma comunicação com outrem, o envio de um e-mail, sala de bate papo, fórum, chat, jogo online e principalmente as redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook, Linkedin, dentre outras). O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores.

Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos. O Japão, por exemplo, está desenvolvendo uma tecnologia para celular, quando duas pessoas de mesmo perfil se aproximar fisicamente em algum lugar específico, os celulares vibrarão.

As Redes Sociais são o meio onde as pessoas se reúnem por afinidades e com objetivos em comum, sem barreiras geográficas e fazendo conexões com dezenas, centenas e milhares de pessoas conhecidas ou não.

Contatos são contatos, estejam eles online ou no "mundo real". A velha frase "não é o que você sabe, mas quem você conhece" é verdadeira - quanto mais pessoas você conhecer, melhor. Talvez aquele seu velho amigo do ginásio esteja começando um novo negócio e precise da sua expertise. Definitivamente, conhecimento é poder. Já dizia Aristóteles, "O homem é, por natureza, um ser social". As pessoas necessitam uma das outras para viverem em plenitude e as redes sociais são apenas o reflexo desse desejo humano.

6


2.1

BLOG

Blogs são serviços que oferecem ferramentas para possibilitar que internautas comuns publiquem seus próprios textos na internet.

O blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira (o). Uma das características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais. Outra característica dos blogs é a frequência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).

A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog para é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado. Quando surgiram, os blogs tinham caráter puramente recreativo, eram usados como “diários virtuais”, on-line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunham suas idéias, narravam o que acontecia em suas vidas. Com o tempo os blogs foram se tornando espaço de disseminação de idéias e informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizá-los também. Os blogs tornaram-se o “endereço virtual” de muitas pessoas e empresas e perdeu o status inicial de “diário”, tornando-se, além de tudo, fonte de obtenção de informações,

ferramenta

de

trabalho

e

auxílio

de

diversos

profissionais, 7


especialmente jornalistas, repórteres e professores. Além de publicar conteúdo pessoal, profissional, informativo e educativo, os blogs viraram também ferramenta de divulgação artística, possibilitando a publicação de material desenvolvido por artistas independentes como poetas, desenhistas, escritores e fotógrafos, antes impossibilitados de mostrar seu trabalho. A popularização dessa ferramenta foi tamanha que até as empresas passaram a utilizá-la como ferramenta de comunicação. A maioria das empresas, mesmo aquelas que não atuam diretamente na internet já mantém blogs para se comunicar com funcionários e clientes. Pessoas comuns ou famosas, empresas pequenas, médias ou grandes, todos compartilham da blogosfera, o mundo dos blogs. Nesse espaço, alguns blogueiros se destacam e ficam famosos, ganham dinheiro ou simplesmente externam suas idéias a quem quiser conhecê-las. A característica mais marcante da blogosfera é interação entre os diversos espaços. Em cafa blog existe uma lista com link (ligação) para outros blogs “indicados” pelo autor ou pelo próprio blogger. Quando o blogger gera essa lista automaticamente, são utilizados diversos critérios para um blog aparecer na lista, alguns dos mais comuns são mostrar os blogs mais visitados ou os mais recentemente atualizados.

Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs.

8


9


2.2

LINKEDIN

O Linkedin é um site de negócios que possui o formato de uma rede de relacionamento. Por este motivo, muitos se referem a Linkedin como uma rede social.

Linkedin é uma rede social online para contatos profissionais. Foi fundada em dezembro de 2002 e lançada em Maio de 2003. É diferente de outros sites de rede social, como o Myspace e o Facebook porque foi criado especialmente para relacionamentos profissionais - encontrar um emprego, descobrir malas diretas, entrar em contato com possíveis parceiros de negócios - e não apenas para fazer amigos ou compartilhar fotos, vídeos e músicas. Em Novembro de 2007, ela tinha mais de 16 milhões de usuários registrados, abrangendo 150 indústrias e mais de 400 regiões econômicas (como classificado pelo serviço). 10


O principal objetivo do site é reunir profissionais, através de uma listagem abrangente ou mesmo detalhada de vários contatos, sendo pessoas ou empresas. Desta forma, permitindo a interatividade entre os profissionais. O Linkedln já possuía uma grande aceitação pelos brasileiros, porém, com o lançamento da versão em português em 2010, o número de usuários vêm crescendo diariamente. Estima-se que há mais de dois milhões de usuários ativos no país. O Brasil, por sua vez, passou a pertencer ao grupo de países que mais pratica “networking” no serviço.

Assim, quem prima por bons contatos empresariais ou mesmo pretende entrar na área empresarial, não pode ficar de fora desta rede social. Em uma listagem direta ou indireta o pretendente a uma vaga no ramo empresarial poderá encontrar alguma bela oportunidade de emprego. Da mesma forma, as empresas estão atentas aos perfis dos profissionais existentes. As pessoas nessa lista são chamadas de conexões. Os usuários podem convidar qualquer um (seja um usuário Linkedin ou não) para tornar-se uma conexão. Esta lista de conexões pode então ser usada de vários modos: •

Uma rede de contatos acumulada, constituída de suas ligações diretas, de segundo grau, terceiro e assim por diante facilitam com que você possa conhecer alguém através de seus contatos mútuos.

Isso

pode

ser

usado

para

encontrar

trabalhos,

pessoas

e

oportunidades recomendadas por qualquer um na sua rede de contatos. •

Empregadores podem listar trabalhos e buscar por candidatos potenciais.

Todos os candidatos a emprego podem rever o perfil de contratação e descobrir qual dos seus contatos existentes poderia apresentá-lo aos empregadores.

11


3.0 CONCLUSÃO

As Redes sociais podem ser benéficas ou prejudiciais, dependo da forma como a usamos. São um meio de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário. O Linkedin, o Myspace dentre tantos, são o portal para a comunicação. O blog é uma ferramenta prática e popular de trabalho que pode ser utilizada como diário virtual, além de outras vantagens. A familiaridade com que manipulamos as redes sociais faz com que acreditemos que tais coisas sempre existiram. Certamente são o futuro, ampliando-se

indefinidamente

a

cada

dia

que

passa.

12


4.0 Referências bibliográficas

http://h30458.www3.hp.com/br/ptb/smb/941786.html.

Acesso

em

20/08/2011 •

http://pt.beezzer.com/linkedin/ticket/como-funciona-o-linkedin.

Acesso

em 20/11/2011 •

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-sao-redes-

sociais/45628. Acesso em 20/11/2011 •

http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/.

Acesso

em

20/11/2011 •

http://www.interney.net/blogfaq.

php?p=6490966.

Acesso

em

20/11/2011 •

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/internet/o-que-e-o-linkedin.com.

Acesso em 20/11/2011

13


Redes Sociais: Blog e Linkedin  

Este trabalho tem o tema de Redes Sociais focado nas duas redes:Blog e Linkedin.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you