Page 1

Módulo I – formação básica Coordenação do Curso de Administração Pública


Apresentação Caro docente Estamos iniciando o primeiro módulo da Formação Básica para os docentes do Curso de Administração Pública da UAB/UNEB. Nesse módulo foi produzido para auxiliá-lo nos primeiros passos da edição da sua disciplina no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Aqui você terá acesso às principais ferramentas de edição do AVA e as suas principais formas de utilização. Boas interações e mão à obra.

Formação Docente EAD Coordenação do Curso de Administração Pública


Antes de entrarmos no conteúdo específico desse módulo precisamos entender que cenário é essa no qual estamos inseridos.

Fazemos parte de uma sociedade que vive e se relaciona em rede, que está conectada todo o tempo pelos meios de comunicação. Não podemos pensar a aprendizagem desconectada desse cenário. É preciso repensar as práticas pedagógicas na atualidade. Não dá para ensinar da mesma forma como há 20 anos atrás. O mundo mudou. As pessoas mudaram. Cada vez mais jovens e adultos da atualidade utilizam-se da tecnologia para produção de novas linguagens, novas formas de se comunicar e novas formas de aprender.


Para início de conversa é bom entendermos o que é a Educação à distância? Na modalidade de educação a distância, professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo. Esta modalidade de educação é efetivada através do intenso uso de tecnologias de informação e comunicação, podendo ou não apresentar momentos presenciais (MORAN, 2009)


Pensando bem, esse não é um assunto tão novo assim:

1904 o Jornal do Brasil registra, na primeira edição da seção de classificados, anúncio que oferece profissionalização por correspondência para datilógrafo.

1978 a Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura de São Paulo, assinaram um convênio para a realização de um projeto pioneiro de teleducação: o Telecurso 2º Grau. Pela primeira vez, uma rede comercial de televisão – a TV Globo – era usada para um projeto educativo. O Telecurso 2º Grau foi pioneiro no  fomento à educação supletiva e a distância no Brasil.  As   aulas  também  foram transmitidas  pelo rádio. Embora tenha sido estruturado de modo a ser compreendido e acompanhado por qualquer pessoa, o projeto tinha como público alunos com mais de 21 anos que pretendiam fazer os exames supletivos oficiais para obter o certificado de ensino médio.

1941 surge o Instituto Universal Brasileiro, segundo instituto brasileiro a oferecer também cursos profissionalizantes sistematicamente. Fundado por um ex-sócio do Instituto Monitor, já formou mais de 4 milhões de pessoas e hoje possui cerca de 200 mil alunos; juntaram-se ao Instituto Monitor e ao Instituto Universal Brasileiro outras organizações similares, que foram responsáveis pelo atendimento de milhões de alunos em cursos abertos de iniciação profissionalizante a distância. Algumas dessas instituições atuam até hoje. Ainda no ano de 1941, surge a primeira Universidade do Ar, que durou até 1944.

1923 um grupo liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette-Pinto criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que oferecia curso de Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia. Tinha início assim a Educação a Distância pelo rádio brasileiro.


Dentro do contexto atual, as aulas a distância costumam utilizar diversos espaços de aprendizagem. Desses o que mais vem sendo utilizado é o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Vamos entender como ele funciona: O AVA é uma Sala de aula virtual, acessada através de uma rede local ou uma rede web e composta por um conjunto de recursos eletrônicos destinados a subsidiar a comunicação e o gerenciamento das informações. Esse ambiente pode oferecer cursos abertos ou fechados, compartilhar conteúdos didáticos, favorecer trabalhos colaborativos na rede, promover atividades interativas e a postagem de tarefas. Na maioria das universidades, o AVA é o principal espaço de aprendizagem, abrangendo os conteúdos do curso, canais de interação entre os participantes (estudantes, professor e tutores), atividades interativas e colaborativas através da web.


Todo Ava precisa estar inserido em uma plataforma de gerenciamento da aprendizagem, mais conhecido por LMS. O sistema adotado pela UAB é o Moodle. O Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) – é uma ferramenta de gestão de cursos a distância, também chamada de LMS (Learning Management Systems), que significa Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem. Ele foi criado para apoiar o educador na implementação de cursos online, conhecidos como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Ele é um software livre de apoio à aprendizagem. Seu conceito foi criado em 2001, pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. O Moodle pode ser instalado em diferentes sistemas operacionais (Unix, Linux, Windows, Mac OS), sendo necessário um servidor web, para que os usuários acessem os cursos na Internet.


Principais características É uma plataforma pensado estruturalmente para aprendizagem. Viabiliza a implantação de ambientes educacionais e corporativos de treinamento, capacitação e aprendizagem Baseia-se na pedagogia sócio-construtivista. Está traduzido em mais de 70 idiomas Vem sendo etilizado em mais de 110 países Possui mais de 31 milhões de usuários no mundo


Essa é a primeira página do AVA. Agora vamos conhecer algumas das ferramentas disponíveis no Moodle.


Conhecendo as ferramentas

Clicando em Participantes você terá acesso a todos os estudantes, tutores e professor inseridos no AVA.

Clicando em Atualizar Perfil você poderá editar o seu perfil com informações que todos os participantes do Moodle UNEB terão acesso.


Conhecendo as ferramentas

No box Atividades você ao clicar em uma das opções (fóruns, glossário e recursos) ficará aparente uma listagem caso eles tenham sido criados.

No Calendário os principais eventos ficarão sinalizados.


Conhecendo as ferramentas

No campo Meus Cursos você pode identificar todos os cursos que esteja inserido.

No campo Usuários Online você visualizará todos os participantes do AVA que estejam online naquele momento e pode enviar mensagens síncronas para ele.


Conhecendo as ferramentas O box de Administração do AVA é muito importante. Além de ativar a edição do AVA, você pode configurálo, acessar os arquivos e relatórios.


Agora Vamos conhecer algumas ferramentas de Edição do moodle: Acrescentando recursos: Inserir rótulos (texto, imagem e vídeo) Linkar arquivos e sites Acrescentando atividades: Criar tarefas (modalidade avançada e envio simples) Configurar um fórum (tipos de Fórum)


Acrescentando Recursos Na janela Acrescentar Recursos do AVA existem opções flexíveis para editar e customizar o seu ambiente virtual. Dentre elas, a mais importante e mais funcional é a opção – INSERIR RÓTULO. Com ele você insere texto, imagem e vídeo no AVA, além de organizar a informação em blocos editáveis. Outro recurso muito importante é o LINK A UM ARQUIVO OU SITE, que permite inserir arquivos em diversos formatos e links rápidos a sites hospedados fora do Moodle. É sempre bom lembrar que antes de inserirmos os recursos eles precisam ser pensados de forma estratégica, quanto a sua disponibilização e utilização no Ambiente Virtual. Então vamos lá conhecer esses dois recursos.


Para editar o AVA antes de tudo é preciso ativar a Edição


Vá na janela acrescentar recurso e selecione – inserir Rótulo.


Ao selecionar o rótulo abrirá um editor de texto onde você poderá inserir seu texto, imagem ou vídeo. Caso você queira inserir uma imagem o procedimento é muito parecido. Basta selecionar o ícone do quadro.

Após inserir o seu texto e formatá-lo clique no botão salvar. O editor do Moodle tem as mesmas funcionalidades de um editor como o Word. Você pode alinhar, mudar a cor, mudar a fonte quanto ao tipo e o tamanho.


Ao clicar no ícone do quadro uma janela para seleção da imagem irá abrir.

Você poderá escolher entre as imagens que já estão no arquivo do seu AVA.

Ou clicar em Selecionar arquivo para inserir uma imagem do PC, notebook ou pen drive.

Não esqueça de dar um nome a sua imagem no espaço Texto Alternativo e clicar em OK.

Selecione sua imagem e clique em enviar.


Para inserir um vídeo incorporado (EMBED) no seu AVA.

Você precisar primeiro buscar um vídeo em um site de compartilhamento tipo Youtube. Clique em compartilhar e depois em incorporar. Vai aparecer o código HTML do vídeo.

Você deverá copiar esse código.


Para inserir o código HTML do vídeo é necessário primeiro clicar nesse botão

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/R8UomipLmxc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Após inserir o código no espaço de edição clique novamente no ícone para sair do código HTML.


Agora vamos inserir um link de um arquivo ou site no AVA.

Vรก em acrescentar recurso e selecione LINK A UM ARQUIVO OU SITE


Essa é a página para inserir links web e arquivos de diversos formatos. Para iniciarmos dê um nome ao seu link. Depois, copie o endereço da página web que quer criar o link e insira em Localização. Selecione Salvar e pronto o seu link já está inserido


Para inserir link a um arquivo, no lugar de inserir uma página web em Localização, clique em Escolher ou enviar um arquivo.


Você poderá escolher entre as imagens que já estão no arquivo do seu AVA. Clique em escolher e automaticamente seu arquivo terá um link no AVA

Ou procurar no seu PC, notebook ou pen drive.


Acrescentando Atividades Existem algumas opções de atividades disponíveis no Moodle. As mais conhecidas são fórum de discussão e formulário de postagem de tarefa. O Moodle, ainda oferece muitas outras possibilidades, como salas de bate-papo (comunicação síncrona), glossário interativo, formulário de pesquisa e opinião (Pesquisas de avaliação, Escolhas, Questionários), entre outras. Nesse primeiro momento nós trabalharemos com os tipos de fóruns e os tipos de tarefas. É sempre bom lembrar que antes de criar uma atividade ou exercício no AVA é necessário pensar a sua dinâmica no processo de ensino-aprendizagem, valorizando a interação dos estudantes, experiência de colaboração, a dinamização do conteúdo e estímulo à autonomia no processo de aprendizagem, dentre outros aspectos pedagógicos.


Fóruns Os fóruns são canais de comunicação assíncronos entre professor, tutor e alunos. Os fóruns mais simples em configuração são os mais utilizados: Mural de Avisos ou Fórum de Notícias: espaço para divulgação de informações relevantes para todo o grupo. Apenas professores e tutores emitem as mensagens. Fórum Livre ou Fórum de Interação: espaço de comunicação aberta, em que estudantes, professores e tutores criam tópicos de discussão. Metaforicamente, pode ser associado ao “corredor” da universidade, no qual todos compartilham informações, dicas, fazem críticas etc. Fórum de dúvidas: espaço destinado a dúvidas gerais, tanto quanto ao conteúdo, como também às atividades propostas, recursos didáticos, aspectos técnicos etc.


Agora Vamos criar um fórum de interação.

Vá em acrescentar atividade e selecione fórum


Dê um nome ao seu Fórum. Para os fóruns básicos a melhor configuração de Tipo de Fórum é o GERAL.

Detalhe aqui as informações do seu fórum. As regras de convivência.


Caso você precise especificar um período para o funcionamento do seu fórum, muitas vezes quando eles são pontuados, você deverá selecionar um TIPO DE AGREGAÇÃO para sua nota, nesse caso eu escolhi a nota máxima. Você ainda vai precisar Limitar a avaliação das mensagens ao período que ela ficar disponibilizada. Ao selecionar essa opção o espaço para configurar data de inicio e termino do fórum fica disponível para edição.


Você ainda pode atualizar o fórum nesta mesma página e caso queira pode configurá-lo para receber suas mensagem também no e-mail.

Para acrescentar tópicos clique no fórum e quando está página abrir clique em acrescentar um novo tópico de discussão.


Tarefas no Moodle Ao acrescentar uma Tarefa você deve selecionar o seu TIPO. Uma Tarefa pode ser :

Ao selecionar o tipo de Tarefa Envio de Arquivo Único, se o prazo de submissão estiver aberto, o aluno pode enviar nova versão do arquivo, caso o professor/tutor ainda não tenha comentado a tarefa e mesmo que não seja permitido NOVO ENVIO.

Modalidade avançada: o estudante poderá enviar mais de um arquivo, contendo a sua atividade. Texto online: o estudante escreve sua atividade no próprio ambiente, em um espaço para edição de texto. Envio de arquivo único: o estudante poderá enviar um arquivo contendo a atividade. Atividade offline: em fase de pesquisa.


Editando seu Perfil

No PERFIL de cada usuário visualiza-se: apresentação pessoal do participante, dados cadastrais, incluindo o e-mail de contato, “tipo” do usuário e último acesso. O professor/tutor também pode visualizar os cursos que o aluno está inscrito. Você ainda pode mudar sua senha e acessar suas mensagens.


Participantes Em PARTICIPANTES é possível consultar a lista de usuários cadastrados neste AVA, verificar Cidade/Município, Último acesso e ainda visualizar o PERFIL do usuário, clicando em seu NOME.


Mensagens

O recurso de Mensagens é ideal para troca de mensagens entre DOIS PARTIPANTES. Através da opção Buscar, da janela de mensagens, você pode localizar QUALQUER usuário cadastrado no Moodle, mesmo aqueles que participam de outros cursos diferentes do seu. Após localizar clique no nome do Participante para digitar a sua mensagem.


Mensagens

Na Janela de Mensagens vocĂŞ tambĂŠm pode: - Bloquear um participante; - Acrescentar o participante localizado em sua lista de contatos; - Verificar o HistĂłrico das mensagens trocadas com este participante.


Vamos Exercitar Professor, você terá duas semanas para testar essas ferramentas no seu AVA. Em caso de dúvidas, vá ao Fórum Tira Dúvidas da Formação continuada e crie um tópico com a sua dúvida. Nos vemos no AVA de Integração Coordenação Docentes. Desejamos boas interações e um semestre de muita construção de conhecimento. Formação Docente EAD Coordenação do Curso de Administração Pública

Formação básica módulo 1  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you