Issuu on Google+

Boletim Informativo Agrupamento de Escolas D. Pedro I

Escola Básica de Canidelo

8.ª edição janeiro 2013 I distribuição gratuita

“ Mais do que os “velhinhos” queridos e pacientes que brincam, mimam, contam histórias e passeiam com os netos, os avós de hoje têm um papel bem mais comprometedor na vida dos seus netos.” Dra. Lídia Rego (psicóloga clínica)

Os avós na educação dos netos A maioria das famílias de hoje, em que ambos os pais trabalham, confronta-se com a dificuldade de poder conciliar a sua vida familiar com a profissional. Fala-se numa situação em que é imprescindível o apoio de outros para cuidar dos seus filhos enquanto elas trabalham. Muitos dos nossos pais encontram nos avós a melhor solução, uma ajuda muito valiosa, já que podem compartilhar o cuidado dos seus filhos, complementar a sua educação e, desta forma, evitar um gasto económico muito importante que muitas famílias não poderiam superar. Para muitos dos avós não existe limite de tempo. Assim, os pais não têm que sair a correr do trabalho para recolher ou ficar com os filhos. E o mais importante é que os pais sentem-se muito tranquilos e têm a certeza de que os seus filhos vão ficar em boas mãos. Estes avós, segundos pais, converteram-se num recurso imprescindível para algumas famílias atarefadas, num verdadeiro alívio económico e emocional. Contar com a ajuda e a participação dos avós na vida escolar e educativa dos filhos permite encontrar muitas vantagens para todos: estes sentem-se úteis e valorizados, os pais mais tranquilos e os netos felizes pelo acompanhamento e paciência que estes proporcionam. O Diretor, António Duarte

O Natal nas escolas do Agrupamento D. Pedro I Na EB 1/JI de Chouselas, durante o mês de dezembro, decorreram várias atividades relacionadas com esta data festiva, que foram preparando o espaço e motivando para a chegada do Natal. As atividades abrangeram as diversas turmas ou decorreram em turmas isoladas. Exemplo disso foi a construção de uma árvore de Natal com caixas de ovos, que foi colocada no polivalente. Na qualidade de Eco Escola pretendeu-se, com esta iniciativa, implementar o espirito ecológico que a mesma defende e pretende que seja um fio condutor das suas atividades.

Na EB1 /JI de Lavadores, a azáfama foi muita durante todo o mês de dezembro! Os professores estiveram empenhados na realização de um cubo subordinado ao tema “Alegria”, para o projeto de embelezamento das Rotundas de Canidelo. Em simultâneo, participaram também no concurso das massas Milaneza “Arte com Massas”. Foi escolhido um padrão alusivo aos peixes, o que remete para o estuário do Douro, vizinho da escola.

1


Pequeno-almoço na escola

Na EB1 /JI de Lavadores foi oferecido no dia 13 de dezembro um

A partir do início do segundo pe-

lanche aos alunos, que despertou os sorrisos gulosos de todos.

ríodo, oitenta e quatro alunos do

À noite, como vem sendo tradi-

pré-escolar e 1º ciclo, previamente

ção, houve festa de Natal, no Cen-

sinalizados como crianças com ne-

tro Paroquial de Canidelo. Esta foi

cessidade de reforço alimentar, vão

Ainda no âmbito deste projeto,

vivida com entusiasmo, muita músi-

passar a tomar o pequeno-almoço

estão a ser desenvolvidas outras

ca e a magia que a época evoca. A

na escola - leite com cereais.

atividades orientadas pela anima-

chegada do Pai Natal e os seus presentes redobraram este espírito natalício, com muita emoção. Festejou-se também o Dia de

É nosso desejo que o bem-estar de cada uma destas crianças, con-

dora sociocultural Liliana Matias, nos ateliês de expressão plástica.

tribua para o sucesso da sua escola!

Reis, que foi comemorado a 7 de janeiro. Nesse dia, os alunos puderam dar as boas vindas ao novo ano perante a assistência concorrida dos pais e avós. Entoaram uma bonita canção e brilharam com as suas coroas de reis.

Árvore de Natal construída com embalagens de leite

Projeto Eco Escolas 2012/13 A escola básica de Canidelo continua a desenvolver atividades no âmbito do projeto Eco Escolas. No passado mês de dezembro os alunos participaram no concurso “Árvore de Natal Ecológica”, pro-

Lanche de Natal Nos dias 14 e 15 de dezembro, à semelhança do ano anterior, foi oferecido um lanche a todos os alunos que frequentam o préescolar e o 1º ciclo do Agrupamento. Cada criança degustou um pão com fiambre ou queijo, uma miniatura salgada e outra doce. Para acompanhar, um sumo de laranja. No final, cada aluno recebeu um Pai Natal de chocolate.

movido pela Câmara Municipal de Gaia, com o objetivo de fomentar os conceitos assentes na Política dos 5R’s. Cada estabelecimento de ensino procedeu à construção de enfeites para um pinheiro de Natal de grandes dimensões, sobre a forma de fitas, que foram colocadas num mastro, de forma a criar uma árvore.

No dia 4 de janeiro realizou-se o corta-mato escolar, atividade que contou com a participação de trezentos e noventa e seis alunos de ambos os sexos e foi dinamizada pelos docentes de Educação Física, com o objetivo de motivar os alunos para a prática desportiva. As provas foram realizadas de acordo com o escalão dos alunos (Infantis A e B, Iniciados e Juvenis). O percurso foi variado, pretendendo-se que os alunos subissem e descessem rampas, passassem por terra, pisos rápidos e planos, assemelhando-se assim à prova regional que vai decorrer no dia 8 de fevereiro.

A árvore de Natal esteve exposta num local público, com o objetivo final de mostrar à população uma opção de reaproveitamento de materiais recicláveis, estimulando desta forma o espírito ecológico.

2

Corta-mato escolar

Entrega de medalhas (juvenis masculinos)


Declaração Universal dos Direitos Humanos

Ficha Técnica: Equipa Editorial: Isabel Milheiro

Colaboradores: António Duarte Carla Varandas (layout do Boletim)

Propriedade e distribuição: Agrupamento de Escolas D. Pedro I Rua Nova do Fojo — Canidelo 4400-232 Vila Nova de Gaia

Tel..: 227 718 160 Fax: 227 813 042 | 227 718 169 E-mail: jornal@dpedro.net Internet: http://dpedro.net A equipa deste Boletim Informativo agradece a todos os professores que com ela colaboraram, através do envio de informações e fotografias.

Ana Filipa, n.º2, 8ºA


Boletiim Informativo DEZ- JAN