Page 1

BOLETIM MENSAL DO RCRJ RIO COMPRIDO

FEVEREIRO 14

Mensagem do Presidente do Rotary International – Ron D. Burton Caros rotários, No mês de fevereiro, 109 anos atrás, Paul Harris e três amigos fundaram o primeiro Rotary Club. O objetivo era simples: criar um local propício para amizades entre pessoas que acreditavam nos mesmos valores. Com o tempo, a filosofia do Rotary amadureceu e os seus ideais passaram a englobar projetos humanitários, ética profissional e compreensão internacional. Com o crescimento do Rotary, Paul Harris imaginou um mundo em que os conflitos eventualmente desapareceriam graças aos contatos pessoais e à aceitação das diferenças alheias. Ele achava que se as pessoas se unissem num espírito de amizade e tolerância, perceberiam o quanto tinham em comum. Paul Harris teve a sorte de viver para ver o ideal rotário se propagar em dezenas de países. Toda as semanas, em 34.000 comunidades, a sua visão perdura em cada reunião de Rotary Club. Mas em nenhum lugar do mundo essa visão é tão viva quanto durante a nossa Convenção anual No evento, por alguns dias, vemos o mundo imaginado por Paul Harris: homens e mulheres de diferentes nacionalidades, culturas e religiões unidos para promover a paz, ajudar o próximo e desfrutar de companheirismo. É uma experiência inesquecível pela qual Jetta e eu esperamos ansiosamente todos os anos. Cada Convenção é diferente, e todas se tornam uma memória que guardamos com carinho. Este ano, terei o privilégio de presidir a 105ª Convenção do Rotary International em Sidney, de 1º a 4 de junho. A dinâmica cidade é a porta de entrada entre ocidente e oriente, e o local ideal para sediar a Convenção. Sidney é extremamente diversificada, de grande riqueza cultural e histórica, e uma das minhas cidades favoritas. Animada e tranquila ao mesmo tempo, é um lugar onde me sinto em casa e sempre encontro algo diferente para ver ou fazer.

Família Rotária celebra os 109 anos do Rotary – Transformando Vidas!

Em 2014, junte-se a nós para celebrar nossos sucessos, fazer planos para o futuro e descobrir novas maneiras de Viver Rotary, Transformar Vidas.

.

Companheiros do RCRJ Rio Comprido no 1° Encontro da Equipe da Governadoria 14/15


O Companheiro Shmuel Datum do RCRJ Rio Comprido foi o expositor do “Fórum da Comissão de Projeto e Prestação de Serviços” no RCRJ Grajaú.

Participação dos companheiros do RCRJ Rio Comprido nos treinamentos para o período do Governador 2014 / 2015 - Pedro Durão realizados dia 22 de fevereiro na UNISUAM: GATS - Treinamento de Governadores Assistentes e Capacitação da Equipe e Planejamento Estratégico

RC RJ Maracanã RCRJ São Cristovão


Companheira Elizabeth Tayar, Presidente do RCRJ Rio Comprido, durante sua viagem profissional, em Visita aos Rotary Clubes : RC Belém Norte e RC Belém Nazaré – Pará

Dia 03 / 02 Abertura: A presidente Elizabeth Tayar deu inicio a 24º reunião plenária às 12:35 hs solicitando uma saudação à Bandeira Brasileira. A mesa Presidencial não foi composta em função do número reduzido de companheiros presentes, sendo a mesma conduzida como reunião de companheirismo. Assuntos Desenvolvidos na Reunião: A presidente Elizabeth Tayar participou a todos sobre a realização pelo Distrito 4570 no evento a ser promovido em parceria com Instituto Ecológico Aqualung - Dia mundial da Limpeza ( Clean up the world ) que será realizado em data a ser agendada onde haverá um mutirão de voluntários na limpeza de uma praia a ser escolhida. Os companheiros Shmuel Datum, Elizabeth Tayar e Zélia Eharaldt comprometeram-se em contribuir financeiramente para a realização do evento. Destacou também sobre os projetos em que o RC RJ Rio Comprido está participando 1) Aquisição de Equipamentos de Cozinha para o Inst. Conselheiro Macedo em parceria com os Rotary Clubes: Maracanã, Meier, Rio de Janeiro e Urca 2) Judô – Centro Cultural nosso futuro em parceria com os Rotary Clubes: Maracanã, Mercado São Sebastião, Bras de Pina e Botafogo 3) Degue – Comunidade da Maré em parceria com os Rotary Clubes: Rio de janeiro e Madureira 4) Banco de Muletas em parceria com o Rotary Clube Bonsucesso 5) Alfabetização em parceria com o Rotary Clube Bonsucesso. Com a palavra a companheira Clara Silva do RCRJ Bras de Pina informou que haverá a o Baile dos Sonhos 2014 e o RCRJ Rio Comprido apadrinhou uma debutante para tornar um sonho possível. Encerramento: A presidente Elizabeth Tayar agradeceu a presença dos companheiros rotarianos do clube e dos visitantes presentes e solicitou que todos de pé saudassem a Bandeira Brasileira e as 13:45 hs declarou por encerrada a reunião. Compºs do Clube presentes: Elizabeth Tayar, Roberto Flávio de Carvalho e Silva e Suzana Mendes. Compºs Visitantes presentes: Associada honorária do RCRJ Rio Comprido, compª Alba Regina G. Ferreira (RC RJ Maracanã) e Clara Silva ( RC RJ Bras de Pina )


Dia 10/02 Abertura: A presidente Elizabeth Tayar, ausente em viagem profissional, solicitou que o Companheiro Roberto Flávio conduzisse a 25º reunião plenária que teve seu início às 12h35min com uma saudação a Bandeira Brasileira. Assuntos Desenvolvidos na Reunião: A reunião de companheirismo aconteceu no andar térreo do Restaurante LaMole em função de estar sendo realizada manutenção preventiva nos equipamentos de ar condicionado do mezzanino onde as reuniões são realizadas.

Encerramento: O companheiro Roberto Flávio de Carvalho agradeceu aos companheiros presentes. Em seguida declarou por encerrada a reunião. Compºs do Clube presentes: Roberto Flávio de Carvalho e Silva e Suzana Mendes. Compºs Visitantes presentes: Associados honorários do RCRJ Rio Comprido, compª Alba Regina G. Ferreira ( RCRJ Maracanã ) e Companheiro Albano Sá ( Presidente 2013-2014 do RCRJ Mercado São Sebastião). Dia 17/02 Abertura: A presidente Elizabeth Tayar, ausente em viagem profissional, solicitou que o Companheiro Adelino Vicente Rosa conduzisse a 26º reunião plenária que teve seu início às 12h40min com uma saudação a Bandeira Brasileira. Assuntos Desenvolvidos na Reunião: O companheiro Adelino Vicente Rosa conduziu a reunião plenária, iniciou a reunião solicitou que a companheira Dulce Matos fizesse o protocolo e a secretaria da tarde informando as notícias do Distrito. A reunião recebeu a visita do Companheiro Wilson Cardoso , do RCRJ Pilares, que solicitou a palavra para convidar o RCRJ Rio Comprido para ser parceiro no projeto que eles estão desenvolvendo: "Olimpíada do Saber", onde caberá ao Clube convidar instituições de ensino que desejam indicar seus alunos para participarem. Serão disponibilizados prospectos que tratam do assunto que sera o material a ser utilizado para apresentar nas instituições . Encerramento: O companheiro Adelino V. Rosa agradeceu aos companheiros presentes e comprometeu-se a passar as informações sobre o projeto à Presidente Elizabeth Tayar e também divulgá-lo pelo grupo RCRJ Rio Comprido para a ciência de todos. Em seguida declarou por encerrada a reunião. Compºs do Clube presentes: Adelino V. Rosa, Dulce de Matos e Yonice dos Santos. Compºs Visitantes presentes: Associada honorária do RCRJ Rio Comprido: compª Alba Regina G. Ferreira ( RCRJ Maracanã ), companheira Amália Sena ( RCRJ Tijuca ), Companheiros Messias Guimarães Filho ( RC RJ Recreio dos Bandeirantes ) e Wilson Cardoso ( RCRJ Pilares ).

Dia 24/02 Abertura: A presidente Elizabeth Tayar iniciou a 27º reunião plenária às 12h45min solicitando a todos que de pé saudassem a Bandeira Brasileira. A mesa Presidencial não foi composta pois o mezanino onde a reunião é realizada mais uma vez encontrava-se indisponível para manutenção e a mesma foi realizada no andar térreo do restaurante LaMole tendo a Presidente sentada à cabeceira para que a reunião transcorresse como companheirismo. Assuntos Desenvolvidos na Reunião: A presidente Elizabeth Tayar iniciou a reunião destacando que, após o recebimento do documento encaminhado pelo Rotary Internacional, caberá ao RCRJ Rio Comprido informar seu voto para a indicação de Diretor de RI. O documento seguirá via e-mail para todos os companheiros que deverão analisar o currículo de cada candidato e responder com seus votos em ordem de preferência. O mesmo será computado para que na reunião do dia 17/03 a cédula seja preenchida, na presença dos companheiros presentes na reunião, assinada pela


Presidente e Secretário, para envio em envelope padronizado ao Rotary internacional. A Governadora Assistente Cleonice Datum reforçou as instruções de preenchimento da cédula, atentando para não haver rasuras. Foi passada a palavra aos companheiros: Adelino V. Rosa que informou sobre a visita do Companheiro do RC RJ Pilares Wilson Cardoso sobre a participação no projeto "Olimpíada do Saber", Shmuel Datum que informou que estabeleceu primeiro contato com o Instituto Renascer, Zélia Eharaldt passou informações sobre a criação da Comunidade Distrital, prometendo trazer mais conteúdo para a próxima reunião para maior entendimento de todos. O companheiro Virginio Vieira pediu a palavra para falar sobre a Caravana do Sorriso, ação coordenada pela companheira Cristiane Tavares. Solicitou a participação do clube na confecção das camisas mas, devido aos inúmeros projetos alavancados nestes período, a Presidente informou que não seria possível a ajuda financeira através do clube. Prontificaram a ajudar os companheiros Shmuel Datum, Cristiane Tavares e Zélia Eharaldt com a quantia de R$ 500,00 cada um. A Presidente Elizabeth Tayar prontificou-se em emprestar duas tendas para o evento. A Companheira do RC de Copacabana e Governadora Assistente do RCRJ Rio Comprido Cleonice Datum informou que seu Clube participará do evento fornecendo água mineral para aproximadamente 4.000 pessoas e ficou acertado que no evento haverá espaço para a colocação de Banners dos cluber de Rotaray parceiros. A Companheira Clara Silva passou às mão do futuro Presidente, Virginio Vieira, o material recebido no GATS. Encerramento: A presidente Elizabeth Tayar informou que em função do Carnaval, não haverá reunião no dia 03 de março, desejando a todos boa diversão ou descanso neste feriado. Em seguida solicitou que todos de pé saudassem a Bandeira Nacional declarando por encerrada a reunião. Compºs do Clube presentes: Adelino Vicente Rosa, Cristiane Couto Tavares, David Luiz Ferreira, Dulce de Matos, Elizabeth Tayar, Shmuel Datum, Suzana Mendes,Virginio Vieira, Yonice dos Santos e Zélia Eharaldt. Compºs Visitantes presentes: Governadora Assistente do RCRJ Rio Comprido Cleonice Datum ( RC de Copacabana ), Associados honorários do RCRJ Rio Comprido: compª Alba Regina G. Ferreira ( RCRJ Maracanã ) e companheira Clara Silva ( RC RJ Bras de Pina ).

08 · Dia Internacional da Mulher 08 . Carnaval 14 · Dia dos Animais 21 · Dia Universal do Teatro 21 · Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

21 . Dia internacional da síndrome de down. 21 . Dia Mundial da Floresta 22 . Dia Mundial da Água 27 · Dia do Circo 30 . Dia Mundial da Juventude


A FORMA MAIS EFICAZ DE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS DA BOCA É REMOVENDO A PLACA BACTERIANA ATRAVÉS DA AÇÃO MECÂNICA DA ESCOVA DE DENTE E DO FIO DENTAL. UTILIZE UMA ESCOVA DE CERDAS MACIAS E TROQUE-A COM FREQUÊNCIA. AH! E NÃO SE ESQUEÇA DE USAR O FIO DENTAL PELO MENOS UMA VEZ AO DIA.” “

Dra. Cristiane Tavares

5 Razões para ser Rotariano: 1 - Amizade Em um mundo cada vez mais complexo, o Rotary satisfaz a uma das necessidades mais básicas dos seres humanos: a de companheirismo. Esta é uma das duas razões pelas quais o Rotary foi fundado em 1905. 2 - Contatos Profissionais Este foi o segundo motivo do surgimento do Rotary. Toda a pessoa precisa de uma rede de contatos. O Rotary representa um corte transversal das profissões de uma comunidade, pois os Rotários estão envolvidos em todos os ramos comerciais e profissionais, e ajudam-se uns aos outros. 3 - Crescimento Pessoal O envolvimento com o Rotary favorece o crescimento pessoal na área de relações humanas. 4 - Experiência em Liderança O Rotary é uma organização que congrega lideres e pessoas de sucesso. Servir em cargos rotários é sinônimo de maior experiência em liderança. A pessoa aprende como motivar, influenciar e liderar aqueles que já são líderes. 5 - Oportunidade para Servir Rotary é formada por clubes dedicados à prestação de serviços. O seu interesse máximo é a humanidade, o seu produto de maior valor é a dedicação ao servir. Os melhores motivos para se tornarem Rotários são a oportunidade de ajudar os nossos semelhantes e o bem-estar que resulta das nossas ações.

Boletim fevereiro 14  

Boletim de Fevereiro de 2014 do RCRJ Rio Comprido

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you