Issuu on Google+

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA


CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA


PALAVRA DO DIRETOR A condução das atividades na Betha Sistemas sempre foi orientada por um conjunto de valores que refletem em nossos elevados padrões éticos, resultando na credibilidade e confiança que temos junto aos nossos clientes, parceiros e colaboradores. O código de Conduta Ética da Betha Sistemas vem para consolidar aquilo que tanto prezamos em nossa empresa. Continuamos a edificação da integridade, da ética, do bem comum através de boas condutas, através do empenho e do comprometimento em fazê-las presentes em nosso dia a dia. Este Código deve ser visto como um manual para orientar as nossas ações cotidianas na Betha Sistemas. Todas as nossas decisões devem estar alinhadas com os princípios e diretrizes aqui definidos. Com este documento, ratificamos a importância de todos os colaboradores, gestores e diretoria da Betha Sistemas em seguir as práticas determinadas neste Código, a fim de consolidarmos os valores estabelecidos pela nossa empresa. Guilherme Balsini, Diretor Presidente

04

05


NOSSA HISTÓRIA Em 1985 a tecnologia começava a apontar no país como algo que vinha para ficar. Visionários, os sócios Cláudio Balsini e César Smielewski resolveram unir suas especialidades com a intenção de fazer parte do novo e promissor mercado: a informática. Ao longo destes 30 anos a Betha Sistemas reúne histórias repletas de conquistas e superações. O resultado de todo o trabalho e dedicação é a posição da empresa como uma das maiores desenvolvedoras de software para gestão pública no país. A Betha Sistemas possui a matriz instalada em Criciúma/SC e está presente em todo o Brasil através das suas filiais e revendas. Os profissionais da empresa desenvolvem soluções, incorporam melhorias e criam conexões com o futuro, deixando tudo mais fácil. A Betha trabalha para agilizar a vida de diversos servidores públicos, criando soluções para o planejamento de cidades, aperfeiçoando a tecnologia com olhar humano. A empresa é feita de pessoas para pessoas, fator que reflete também na comunidade. As ações sociais são outra marca forte da Betha Sistemas que entende a importância de levar o tempo dos seus colaboradores e o conhecimento até as instituições parceiras. Para a Betha, o conhecimento tem que ser acessível para gerar excelência aos clientes, colaboradores e parceiros.

0006

07 07


NOSSO NEGÓCIO Desenvolver e comercializar software de gestão para administrações públicas municipais, estaduais e federais, prestando suporte técnico.

NOSSA MISSÃO Atender o mercado de software para a gestão pública, garantindo a satisfação dos clientes, colaboradores, sócios e parceiros, melhorando a interface entre sociedade e servidor público.

NOSSOS VALORES Integridade: Agir de forma justa, honesta e transparente.

Satisfação

dos

Clientes:

Oferecer produtos e serviços de qualidade e que possuam o melhor custo-benefício.

Inovação: Pesquisar constantemente e aplicar novas tecnologias e conceitos.

NOSSA VISÃO DE FUTURO Responsabilidade Social: Participar de Ser líder no Brasil em soluções WEB para administração pública, destacando-se na qualidade dos produtos e serviços.

ações que propiciem melhoria na qualidade de vida da comunidade.

Melhoria Contínua: Fazer sempre o melhor, para que melhorias sejam implantadas na estrutura ou produto da empresa e nas relações interpessoais.

Valorização das Pessoas: Criar um ambiente agradável de trabalho, onde se possa crescer profissional e pessoalmente e ser reconhecido pelo seu desempenho. 08

09


ÍNDICE Apresentação.................................................................. 12 Relação colaboradores................................................... 14 Diversidade e assédios................................................... 15 Propriedade intelectual e confidencialidade.................. 16 Conflito de interesses...................................................... 16 Patrimônio....................................................................... 18 Presentes,brindes e eventos.......................................... 19 Sindicatos....................................................................... 20 Atividades políticas......................................................... 20 Álcool e drogas............................................................... 22 Postura da gestão........................................................... 23 Relação com clientes...................................................... 24 Relação com as revendas.............................................. 25 Relação com concorrentes............................................. 26 Relação com a comunicação e as mídias sociais.......... 26 Relação com fornecedores............................................. 29 Relação com a comunidade........................................... 31 Relações com o setor público........................................ 32 Relação Anticorrupção................................................... 34 Gestão do código de conduta ética................................ 35

10

11


APRESENTAÇÃO A Betha Sistemas convive com diversos públicos, várias gerações simultaneamente e, portanto, precisa alinhar seus conceitos e definir suas condutas. Ser ético não é simplesmente cumprir normas e regras, é muito mais que isso, é realizar ações de forma que os resultados sejam percebidos como contribuição para o bem comum. Através do código de conduta ética alinhamos nossos conceitos e afirmamos nosso compromisso naquilo que acreditamos. Neste documento você encontra as principais condutas que devem orientar seu dia a dia em suas relações na Betha Sistemas.

12

13


1. RELAÇÃO COM COLABORADORES Princípio ético: A Betha Sistemas busca constantemente promover um ambiente sadio e de bem estar aos seus colaboradores e acredita que o comprometimento e a coerência são fundamentais para contribuição do bem comum e espera de seus colaboradores:

O engajamento de todos, gestores e colaboradores, que compartilhem de princípios e valores, que transmitam através de suas atitudes a confiança, a lealdade e a credibilidade em um comportamento profissional exemplar. O fortalecimento da imagem interna e externa da Betha Sistemas, caracterizando através da sua conduta, a ética, a seriedade e o comprometimento na busca incessante do bem comum.

1.1. DIVERSIDADE E ASSÉDIOS A Betha Sistemas repudia e não permite quaisquer abordagens, insinuações, comentários, ações e atitudes discriminatórias, sejam de ordem ideológica, religiosa, sexual, moral ou étnica. Fica assegurado que nos processos de seleção (interna e/ou externa), crescimento profissional ou demissões que os critérios utilizados estarão unicamente relacionados às competências técnicas e comportamentais.

14

15


1.3. CONFLITO DE INTERESSES

1.2. PROPRIEDADE INTELECTUAL E CONFIDENCIALIDADE

Dentro das dependências da empresa é vedada a qualquer pessoa, colaborador ou não, a comercialização e divulgação de quaisquer produtos e/ou serviços.

Os colaboradores devem manter absoluto sigilo em relação às informações privilegiadas, os estudos, projetos, programas, códigos, registros de dados de toda e qualquer área da empresa.

Não é permitida a utilização do endereço e/ou dependências da Betha Sistemas para o recebimento de correspondência e/ou encomendas particulares.

O uso e a divulgação de informações confidenciais é crime, passível de punições cíveis e penais.

O colaborador deve vestir-se de forma condizente ao ambiente profissional, mantendo sempre a boa apresentação pessoal.

Só poderão ser realizadas palestras, cursos, manifestações públicas, apresentações, entre outros, que abordem assuntos relacionados à Betha Sistemas com conhecimento e autorização do Diretor da área. As informações do negócio da Betha Sistemas são sigilosas e confidenciais e não podem ser reveladas a terceiros.

16

A empresa não permite que o colaborador preste serviços e/ou realize alguma atividade direta ou indireta a concorrentes, revendas e/ou negócios assemelhados ao da empresa.

As relações nos ambientes da Betha Sistemas, entre parentes como pais e filhos, marido e mulher, irmãos e namorados devem ser pautadas pela discrição e não interferir na tomada de decisão e no desempenho das atividades.

17


A Betha Sistemas não permite gestos de intimidade entre seus colaboradores, mesmo aos que possuem algum tipo de relacionamento afetivo como namorado (a), marido, esposa entre outros nos ambientes de trabalho, em eventos e nas festividades promovidas pela empresa. Os recursos de acesso à informação e comunicação como e-mail, internet, telefones, computadores, celulares, entre outros, devem ser utilizados para fins profissionais. A empresa poderá auditar e/ou monitorar o uso destes. O comportamento e a conduta social do colaborador em ambientes externos a empresa deve primar pelos princípios de boa reputação, obrigatoriamente quando estiver representando a mesma.

1.4. PATRIMÔNIO Os colaboradores devem zelar pelo patrimônio da empresa como equipamentos, máquinas, produtos, veículos, entre outros.

Ao utilizar os ambientes comuns, como refeitórios, lounges, banheiros, salas de reunião entre outros, os colaboradores devem zelar pela organização e cuidados, tendo como princípio o respeito mútuo.

1.5. PRESENTES, BRINDES E EVENTOS Deve-se evitar o recebimento de presentes (cestas de natal, bebidas, ingressos, entre outros) de clientes, fornecedores e revendas. Caso isso ocorra os mesmos devem ser encaminhados ao departamento de Marketing. É permitido o recebimento de brindes promocionais e institucionais, isto é, sem valor comercial (canetas, blocos, agendas, calendários e entre outros). Deve ser comunicado com antecedência ou posteriormente ao gestor imediato a participação em almoços, jantares, festas de confraternização, e outros eventos onde as despesas serão custeadas por clientes ou revendas. Não é permitida a participação em almoços, jantares, festas de confraternização, e outros eventos onde as despesas serão custeadas pelo fornecedor.

18

19


1.6. SINDICATOS A Betha Sistemas preza pelo bom relacionamento com associações, grupos de trabalho e/ou sindicatos dos quais seus colaboradores participam.

1.7. ATIVIDADES POLÍTICAS A opção política partidária de cada colaborador deve ser respeitada, sendo vedada qualquer forma de constrangimento, estabelecendo assim, uma relação de respeito mútuo e fortalecimento da democracia. Aos colaboradores da Betha Sistemas, não é recomendada a filiação a partidos e/ou a candidatura a cargos políticos, bem como manifestações política partidárias, considerando, depoimentos, publicações e exposições. Não é permitido aos colaboradores realizar campanha ou propaganda política nas dependências e veículos da empresa.

20

21


1.8. ÁLCOOL E DROGAS

1.9. POSTURA DA GESTÃO

A Betha Sistemas não permite o consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas durante o expediente de trabalho, considerando as atividades internas e externas ao ambiente da Empresa.

Não é permitida a contratação de pessoas que possuam parentesco com os gestores da Betha Sistemas (Diretores, Gerentes e Coordenadores), conforme o documento “BT-POL-I-001: Recrutamento e Seleção”.

Não se tolera o abuso no consumo de bebidas alcoólicas em ocasiões festivas promovidas pela empresa, nos relacionamentos sociais com os clientes e revendas como festas, comemorações e eventos.

A autonomia e o poder de decisão, delegado pela empresa aos cargos de gestão (Diretores, Gerentes e Coordenadores) não habilita ou permite o uso destes em benefício próprio direta ou indiretamente ou à outras pessoas. O reconhecimento e o mérito serão concedidos pelo gestor à sua equipe através do documento “BT-POL-I-006: Progressão por Mérito”. O gestor deve proporcionar igualdade de oportunidades, crescimento e desenvolvimento profissional para os colaboradores da sua equipe com imparcialidade. Compete ao gestor da Betha Sistemas estimular o trabalho em equipe, o respeito e o comprometimento nas relações profissionais.

22

23


2. RELAÇÃO COM CLIENTES Princípio ético: A Betha Sistemas zela por sua credibilidade e pela qualidade dos seus produtos e serviços, sendo assim, seu relacionamento com clientes é pautado através do respeito, da transparência e da honestidade. No relacionamento com clientes, as sugestões e críticas são tratadas com imparcialidade. Para isso, são disponibilizados canais de comunicação e ferramentas de avaliação. A Betha Sistemas garante honestidade e clareza sobre as informações e características de seus produtos em suas negociações com os clientes diretos e revendas. A Betha Sistemas tem como compromisso garantir a qualidade nas orientações técnicas aos nossos clientes diretos e revendas.

As informações e dados dos clientes diretos e indiretos da Betha Sistemas são tratados de forma confidencial. Na relação com os clientes e revendas é garantida a execução dos compromissos comerciais firmados.

3. RELAÇÃO COM AS REVENDAS Princípio ético: O relacionamento da Betha Sistemas com as revendas parceiras é orientado pela transparência e imparcialidade, promovendo relações comerciais efetivas e duradouras. A Betha Sistemas trata suas revendas de forma justa independente do seu faturamento. Na relação com as revendas parceiras a Betha Sistemas garante o cumprimento do contrato de comercialização de licença de uso dos aplicativos Betha. A Betha Sistemas assegura sigilo sobre as informações confidenciais das revendas parceiras e exige destas a mesma conduta.

24

25


4. RELAÇÃO COM CONCORRENTES Princípio ético: Considerando que a concorrência leal é salutar para o desenvolvimento do negócio, o relacionamento da Betha Sistemas com seus concorrentes é baseado no respeito mútuo. A Betha Sistemas respeita seus concorrentes e busca superá-los através da qualidade de seus produtos e da competência nos atendimentos realizados.

5. RELAÇÃO COM A COMUNICAÇÃO E AS MÍDIAS SOCIAIS Princípio ético: A Betha Sistemas acredita que a comunicação é fator essencial para o sucesso da empresa e satisfação dos envolvidos, por isso preza pela transparência, clareza e ética.

Os comunicados internos e externos, pertinentes a cada setor podem ser encaminhados pelos mesmos, mas devem estar de acordo com o padrão de comunicação Betha Sistemas e validados pelo departamento de Marketing. Todos os comunicados institucionais e as publicações em mídias sociais são de responsabilidade e autoridade do departamento de Marketing, assim, as divulgações externas só podem ser realizadas pelo departamento de Marketing, conforme documento: "BT-POL-G-005: Canais de Comunicação. Não são permitidos aos colaboradores pronunciamentos, declarações, boatos, fotos, publicações e outras formas de comunicação que possam prejudicar a imagem da Betha Sistemas. Não é permitido o registro fotográfico dos ambientes da Betha Sistemas sem autorização do departamento de Marketing.

Os pronunciamentos e entrevistas externas em nome da empresa devem ser efetuados através do departamento de Marketing.

26

27


6. RELAÇÃO COM FORNECEDORES Princípio ético: O relacionamento da Betha Sistemas com seus fornecedores é pautado pela transparência e imparcialidade, tratando-os de forma igualitária, livre de qualquer favorecimento, garantindo oportunidades para todos. A Betha Sistemas busca selecionar fornecedores sólidos, competentes e idôneos que cumpram as exigências legais, trabalhistas, tributárias e ambientais. A Betha Sistemas requer de seus fornecedores qualidade nos produtos e serviços, confiabilidade técnica, preço adequado, integridade nas informações e eficiência no atendimento. Na relação com seus fornecedores a Betha Sistemas garante sigilo sobre as informações confidenciais e exige destes a mesma conduta. As relações pessoais entre fornecedores e colaboradores da Betha Sistemas não podem interferir nas negociações.

28

29


7. RELAÇÃO COM A COMUNIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL Princípio ético: A promoção e o incentivo à atitudes construtivas que promovam a melhoria na qualidade de vida da comunidade é fomentada pela Betha Sistemas através de um dos seus valores, a responsabilidade social. A Betha Sistemas promove e incentiva a participação de seus colaboradores em ações de responsabilidade social. A Betha Sistemas mantém parcerias com entidades filantrópicas que garantam seriedade e honestidade no trabalho desenvolvido junto à comunidade. Os programas e ações de responsabilidade social que a Betha Sistemas promove, oportunizam e melhoram as condições de vida dos envolvidos e da comunidade. A Betha Sistemas demonstra seu comprometimento em melhorar a vida das pessoas e da sociedade com seus produtos, contribuindo de forma ética e responsável para o desenvolvimento do país.

30

31


8. RELAÇÕES COM O SETOR PÚBLICO Princípio ético: A Betha Sistemas mantém um relacionamento profissional com o setor público, respeitando todas as leis, cumprindo seus deveres e obrigações de forma ética e responsável. A Betha Sistemas não realiza nenhum tipo de contribuição, doação, prestação de favores ou presentes a servidores e/ou entidades públicas com a intenção de favorecimento. A Betha Sistemas respeita a autoridade do setor público, agindo de forma ética e transparente no fornecimento das informações solicitadas. A Betha Sistemas é imparcial a partidos políticos, mantendo um relacionamento com os órgãos públicos de forma cordial, isenta e profissional.

32

33


9. RELAÇÃO ANTICORRUPÇÃO

10. GESTÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

Princípio ético: A Betha Sistemas tem compromisso no combate à corrupção em todas as suas formas, para tal, age de forma ética, transparente e profissional em todas as suas negociações e relações.

Este documento deve-se tornar fonte de consulta para ações e dúvidas de conduta.

A Betha Sistemas não tolera qualquer forma de corrupção ativa ou passiva, tais como, extorsão ou suborno, na tentativa de influenciar negócios, ou obter qualquer vantagem indevida. A Betha Sistemas conduz suas negociações com clientes e revendas de forma legal e ética, garantindo seu compromisso no combate a corrupção.

É dever de cada colaborador da Betha Sistemas contribuir para que o mesmo seja cumprido e respeitado. O colaborador que violar o Código de Conduta Ética estará sujeito à sanção. Em caso de dúvidas, sugestões ou denúncias, reportar-se ao Comitê de Ética através do e-mail: codigo.etica@betha.com.br.

O Comitê de Ética é composto pelos membros: • Diretor de Administração e Finanças • Diretor de Produto • Gerente Comercial • Gerente de RH

34

35


É responsabilidade do Comitê de Ética: • Avaliar continuamente as condutas do documento e atualizá-las; • Deliberar sobre dúvidas e interpretações do Código de Conduta Ética;

CANAL ANÔNIMO AJUDA A FORMALIZAR DENÚNCIAS. Através do novo canal de comunicação você pode realizar denúncias sobre possíveis irregularidades na empresa. Basta acessar o Canal Anônimo e redigir sua denúncia.

• Aplicar sanções no caso do não cumprimento das condutas;

Acesse o link: Canal Anônimo

• Receber e avaliar as denúncias via canal de comunicação, codigo.etica@betha.com.br; • Garantir o anonimato e a ética em relação às denúncias. Todos os colaboradores são convidados a apresentar ideias e sugestões que visem à melhoria contínua e o aprimoramento do nosso Código de Conduta Ética.

Contamos com a participação e a contribuição de cada colaborador para fazermos do nosso Código de Conduta Ética um exemplo de boas condutas.

36

37


Código de Conduta Ética Betha Sistemas