Page 1

BALANÇO SOCIAL 2017 1


2


ÍNDICE pág.

04

pág.

Empresa

pág.

24

Conexão Social

pág.

38

Valorização de Pessoas

pág.

54

Negócios

pág.

62

Conhecimento

78

Bethacon

pág.

84

O Legado

pág.

88 Go Betha

Benefícios

pág.

74

pág.

92 Eventos

3


4


EMPRESA

5


MENSAGEM DA DIREÇÃO

Conselho Consultivo da esquerda para a direita: Oscar Balsini, Guilherme Balsini e César Smielevski

6


GUILHERME BALSINI

A história da Betha Sistemas é marcada por muito trabalho, esforço e, principalmente, por inúmeras conquistas. E a exemplo dos demais, o ano de 2017 foi um período de crescimento e de reconhecimento. Um dos pontos altos foi a nossa participação no evento de ética promovido pelos filósofos Clóvis de Barros Filho e Mário Sérgio Cortella. Fomos convidados a integrar uma mesa-redonda com outras grandes empresas brasileiras, o que nos mostra que estamos no caminho certo. Ter ética e ser reconhecido por isso é um diferencial no mercado, especialmente quando se trabalha com gestão pública. O ano também foi marcado pela consolidação do Bethacon como um evento completo. A participação de usuários e clientes nos deu ainda mais força para planejar as próximas edições, sempre alinhadas aos propósitos da empresa. O lançamento do Prêmio Cláudio Balsini, dentro da programação do Bethacon, também fortaleceu a nossa missão enquanto especialista em gestão pública, valorizando o gestor que realmente investe no seu município, motivando-o e reforçando valores importantes. No período, não deixamos de investir em programas que

valorizam o colaborador, a exemplo do Realiza Betha. Por meio dele, realizamos o sonho de um profissional da empresa, além de estimular a empatia e a colaboração no ambiente de trabalho. Também colocamos em prática a Centralização do Suporte, visando a padronização do atendimento ao cliente e a otimização do trabalho nas filiais da empresa. Continuamos fortalecendo o nosso trabalho junto às revendas, pois grande parte do sucesso da Betha se deve a isso. Crescer junto delas é a nossa grande aposta, e assim pretendemos cobrir todo o território nacional. No decorrer do ano, a flexibilização também nos apontou que estamos no caminho certo, uma vez que, por meio dela, oferecemos mais mobilidade e velocidade no atendimento telefônico e, principalmente, no atendimento às necessidades do produto. Em 2017 crescemos cerca de 18%, mantendo a média dos últimos anos. E isso é reflexo das apostas que fizemos na nossa equipe, nos valores e nos investimentos, além do pensamento da diretoria de possuir uma empresa perene. O sucesso que obtivemos em 2017 e nos anos anteriores

só foi possível graças a uma série de peças de um grande quebra-cabeças. E assim queremos continuar evoluindo. Em 2018, pretendemos iniciar a construção da nova sede da empresa, que dará mais comodidade e motivação aos colaboradores. Além disso, a linha cloud está se consolidando no mercado, oferecendo aos clientes ainda mais novidades, produtos diferenciados e alta tecnologia. Não haverá limite para inovação. As expectativas são as melhores possíveis. Pretendemos continuar crescendo na casa dos dois dígitos, sempre oferecendo o melhor ao nosso cliente e colaborador. Afinal, foram eles que nos trouxeram até aqui e com eles continuaremos nossa caminhada.

7


8


HISTÓRIA

9


LINHA DO TEMPO 1985

10

Os engenheiros Cláudio Balsini e César Smielevski uniram seus conhecimentos vislumbrando fazer parte de um novo e promissor mercado: a informática. Ao abraçar essa ideia, criaram a Betha Assessoria e Desenvolvimento em Informática Ltda. Na época eles ofereciam o serviço de hospedagem de dados e desenvolviam alguns sistemas para folha de pagamento, estoque, contabilidade, entre outros. Nessa fase, os principais clientes eram do setor varejista.

1989

Um novo software foi desenvolvido para a área contábil da Prefeitura de Nova Veneza (SC), o Betha Sapo. Nesse momento foi identificada uma nova oportunidade: a necessidade das prefeituras na área de processamento de dados.

1995

Neste ano, a Betha encerra suas atividades no setor varejista e concentra todos os esforços no desenvolvimento de sistemas que atendiam aos setores público e privado.

1998

A empresa passa a focar apenas na gestão pública, fazendo mudanças de programação e aperfeiçoando seus sistemas. Os setores de suporte e de desenvolvimento concentravam-se em pesquisas e novas tecnologias.


2005

2008

2011

2015

2017

César e Cláudio passam a integrar o Conselho Consultivo, enquanto Guilherme Balsini assume a presidência da empresa. Nesse ano as linguagens de programação foram trocadas e a Betha lançou seu primeiro sistema para Windows.

A Betha lança sua nova linha de produtos Fly, desenvolvidos dentro dos conceitos de web 2.0 e computação em nuvem, dispensando a necessidade de instalação dos softwares.

Janeiro marcou o lançamento da Universidade Corporativa Betha, criada para oferecer treinamentos dinâmicos a fim de garantir o aprendizado contínuo dos serviços Betha para clientes, colaboradores e parceiros.

A Betha Sistemas completou 30 anos de pioneirismo e inovação, transformando o mercado com a qualidade de seus produtos e conferindo um crescimento contínuo para a empresa.

A empresa lança uma solução completa de produtos cloud desenvolvida com tecnologia de ponta e em parceria com grandes players do mercado de nuvem pública. Assim aumenta ainda mais a segurança e a disponibilidade dos produtos aos clientes.

11


MISSÃO, VISÃO E VALORES

12


MISSÃO Atender o mercado de software para a gestão pública, garantindo a satisfação dos clientes, colaboradores, sócios, parceiros e melhorando a interface entre sociedade e servidor público.

VISÃO Ser líder no Brasil em soluções WEB para administração pública, destacando-se na qualidade dos produtos e serviços.

VALORES Integridade: Agir de forma justa, honesta e transparente. Satisfação dos Clientes: Oferecer produtos e serviços de qualidade e que possuam o melhor custo-benefício. Inovação: Pesquisar constantemente e aplicar novas tecnologias e conceitos. Responsabilidade Social: Participar de ações que propiciem melhoria na qualidade de vida da comunidade. Melhoria Contínua: Fazer sempre o melhor, para que melhorias sejam implantadas na estrutura ou produto da empresa e nas relações interpessoais. Valorização das pessoas: Criar um ambiente agradável de trabalho, onde se possa crescer profissional e pessoalmente e ser reconhecido pelo seu desempenho. 13


MAPA DE ABRANGÊNCIA

14


RR

AP

SÃO LUÍS FORTALEZA

AM

PA

MA

RN

CE

MANAUS

PB PI

AC RIO BRANCO

PE AL

TO

RO

SE SALVADOR

MT

BA DF GO

Filial

RIO VERDE

UBERLÂNDIA

MS

Revenda

BELO HORIZONTE

VITÓRIA

CAMPO GRANDE MONTE ALTO

LONDRINA

RESENDE STO ANTÔNIO DO PINHAL SOROCABA

MANDAQUAÇU

FRANCISCO BELTRÃO

CURITIBA

ES

RIBEIRÃO PRETO

CASCAVEL

Matriz

MG

RJ

SP

PR

RIO DO SUL CHAPECÓ

CAXIAS DO SUL

PALHOÇA

SC

CRICIÚMA

PORTO ALEGRE

RS

15


POWER NUMBERS

16


+

3.600

36

clientes

+

492.000

produtos

+

85

milhĂľes de reais em faturamento

usuĂĄrios em todo o Brasil

914 municĂ­pios

564

colaboradores diretos

07 filiais

380

colaboradores das revendas autorizadas

21 revendas

17


A Betha Sistemas acredita que uma gestão pública inteligente é conectada, digital e informatizada. E por isso investe continuamente em tecnologia, levando mais eficiência ao gestor público por meio da estrutura e da solidez de sistemas que vêm evoluindo ao longo dos anos.

18


e -N

Com

o ta

Pat r i

Frot

A l mox

pra

as

ar i f

ad

s

ni o

o

ia

ia

ár

rim

P. P

Ou vi

do

ri a

or

ur a

Fat

al

Pro

cur

ad

ol o

t oc

ec

a

Saúde

GOVERNMENT RESOURCE PLANNING

in

us

to

s

s

I nt

ell

Es

co

E ige

nce Le g is l a ç ã o

l

c du

ã

Pro

s fes

Pa

is

or

e

os

us

C

t

o

-B es

io

es

BI

l Bib

a

uto

Pro

nto

So ci a l Saúd e D o m icilia r S aúde C i d a dã o F i l a d e Esp er a

de t ab i l i da Con e j am e n t o P lan urari a Teso le Financeiro ntro o C

lha

RH

Po

ial

o l ha

oc

aF

ntu

i nh eS

GRP

Po

M

Trib

Fo

s

n i co letrô E ro nc i a Liv parê s n eb Tra ão W d a C id

Al

un

Leg is l a ti v o

19


CASES BETHA Contribuir com uma melhor gestão dos municípios brasileiros, assim como com a construção de um país melhor. Estes são alguns dos objetivos da Betha Sistemas. Possuindo uma solução completa para os órgãos públicos municipais, a empresa oferece insumos para uma administração eficiente e integrada, sempre atendendo às exigências legais e otimizando o trabalho do servidor. Como consequência, facilita o dia a dia do cidadão, oferecendo-lhe benefícios que impactam em diversos aspectos da sua vida.

20


“Eu recebi vários e-mails e mensagens parabenizando a iniciativa. Os pais gostaram muito, eles não precisaram mais dormir na fila para tentar uma vaga sem garantia alguma.” Alex Tardetti - Educação de São Lourenço do Oeste (SC), sobre a solução de Educação.

Os resultados obtidos por meio da ferramenta foram significativos. E além dos benefícios aos servidores, o cidadão também ganhou muito, já que agora possui um comprovante em mãos para cobrar dos responsáveis caso a solicitação atrase ou não seja atendida.” Peulo Leonar - Prefeito de Wenceslau Braz (PR), sobre a solução de Protocolo.

“Essa informatização permite a descentralização de agendamentos de consultas e a otimização do tempo do cidadão, uma vez que ele não precisa se deslocar até o centro da cidade para solicitar um especialista. Além disso, passamos a evitar a formação de filas nas unidades básicas de saúde” Gilberto Gonçalves - Coordenador geral da Central de Marcações de Santa Cruz do Sul (RS), sobre a solução de Saúde.

21


ENTREVISTA

DIRLEI MARTINELLO

22


Aprendi a estar junto dos colaboradores, mas sabendo delegar. Isso passa confiança para eles trabalharem. Dirlei Martinello Era dezembro de 1994 quando o recém-graduado em Ciências Contábeis, Dirlei Martinello Gomes, entrava na Betha Sistemas para pedir uma vaga de emprego. Sem indicação, sem conhecer ninguém, o jovem possuía apenas o currículo em mãos, uma experiência de estágio e muita vontade de aprender. Sem esperar, foi encaminhado para a sala de um dos fundadores da Betha, Cláudio Balsini, com quem teve uma longa conversa. Didaticamente, Balsini explicou o que fazia um técnico de Suporte e Implantação, suas principais atividades e rotinas. Dirlei ouvia, atento, sem saber que no dia seguinte já iniciaria na nova função. “Eu não tinha conhecimento sobre o funcionamento da área pública ou sobre os sistemas da Betha. Mesmo assim fui contratado, logo nos primeiros dias já comecei a atender os clientes por telefone e poucas semanas depois fui para a estrada”, lembra. Foram seis anos como técnico, implantando as soluções da empresa em diferentes regiões do Brasil, até que surgiu a oportunidade para atuar como analista de Negócios na área de Desenvolvimento. Neste momento nasceu também um novo gestor. Conforme o passar dos anos, Dirlei começou a formar equipes especializadas na então estrutura de Assessoria Técnica da Betha; a gerir setores ligados aos produtos e à Central de Testes; a cuidar

do suporte às revendas e filiais, montando times de apoio externo para as implantações. “Em 2014 o Desenvolvimento foi reestruturado e eu assumi a coordenação da Estratégia de Produtos Contábil, função que ocupo até hoje”, explana. Trabalhando com gestão de pessoas há cerca de 17 anos, Dirlei conta que as oportunidades dadas pela Betha, junto à sua vontade de buscar cada vez mais conhecimento, foram essenciais para trilhar uma bela carreira na organização. “O contato que tive com o doutor Cláudio e com o nosso diretor-presidente, Guilherme, me fez seguir sempre em frente. Fui aprendendo ao longo dos anos, com eles e com os demais colegas, a não ser tão centralizador como eu era, a estar junto dos colaboradores, mas delegando as tarefas. Acredito que isso transmite confiança para eles, mostra que têm liberdade para trabalhar e que eu realmente acredito naquilo que fazem”, comenta. Liderando, hoje, cerca de 20 profissionais, o coordenador conta que para ser gestor não há fórmula mágica. “A gente vai aprendendo com as experiências, com o passar dos anos”, diz, ao completar: “costumo dar feedbacks, conversar individualmente. Gosto de me colocar no lugar do outro, de comunicá-los sobre o que acontece na empresa durante as reuniões de resultados ou em

outros momentos. Não perco as oportunidades de atualização oferecidas pela Betha, leio muito, faço pesquisas, cursos. Acredito que este é o segredo do sucesso”.

NADA ACONTECE POR ACASO Dirlei acredita que nada acontece por acaso. Que estar na empresa há mais de 20 anos é resultado de muito comprometimento e dedicação. “Uma série de coisas aconteceu neste período, trazendo confiança tanto para a Betha - que passou a acreditar ainda mais no meu trabalho - quanto para mim, que vi como a Betha era sólida e correta”, diz, ao lembrar: “eu estive à disposição sempre que foi necessário. Fiquei um mês direto em Mato Grosso para abertura de mercado, visitando as cidades do interior de ônibus. Ia para São Paulo dirigindo a cada 15 dias, ficando nessa rotina por aproximadamente um ano. Em Brasília também permaneci por mais de três meses a serviço da empresa. E assim construí a minha carreira. A Betha viu o quanto eu estava comprometido com o trabalho e continuou acreditando em mim. Por isso hoje estou aqui, buscando sempre o melhor e tentando passar meu conhecimento para cada colaborador da equipe”, completa. 23


24


CONEXÃO SOCIAL

25


ENTREVISTA

BRÁULIO DE BONA

26


Participar de um ato tão nobre renova nossas energias e nos enche de esperança de que é possível construir uma cidade, um país e um mundo melhor. Bráulio de Bona Há cinco anos a Primavera de Enzo de Bona inicia de forma diferente. Com as mãos sujas de terra, ele ajuda a plantar flores e a embelezar o jardim de instituições beneficentes do município de Criciúma. Filho do diretor de Administração e Finanças da Betha, Bráulio Alcir de Bona, Enzo participa anualmente do programa Primavera Consciente, desenvolvido pela empresa com o intuito de despertar a consciência ambiental e social entre os colaboradores. O resultado? Famílias integradas, diversão e, acima de tudo, o sentimento de dever cumprido. É isso o que diz o diretor da empresa. Para ele, participar da atividade é prioridade na agenda da família. “Sempre prestigiamos a ação e consideramos essa experiência muito importante. Em uma das edições, por exemplo, plantamos uma árvore no Bairro da Juventude, e aquela passou a ser a nossa árvore. Estamos acompanhando o seu crescimento ano a ano e isso, além de proporcionar uma ótima sensação, fortalece nosso vínculo com a instituição”, diz Bráulio, ao lembrar que “além de toda a consciência ambiental que envolve o programa, existe outra questão igualmente importante, que está ligada

ao social. Ajudar o Bairro da Juventude a cumprir sua nobre missão é muito gratificante. E envolver a família neste contexto tem um significado enorme para mim”. Bráulio lembra, ainda, que a ação é um forte estímulo para que os colaboradores façam o bem, olhem para o próximo e percebam o valor que a natureza tem. “Quem participa uma vez retorna nos anos seguintes, porque vivencia a importância do programa. É uma atividade que exige pouco, mas com reflexos positivos enormes”, pontua, ao ressaltar a iniciativa da empresa, considerada por ele como exemplar. “O Primavera Consciente faz parte do calendário de eventos da empresa e conta com investimentos previstos no orçamento corporativo anual, não estando restrito apenas ao ato de plantar. Participar de um ato tão nobre renova nossas energias e nos enche de esperança de que é possível construir uma cidade, um país e um mundo melhor”, completa.

27


Empresa Amiga Solidária A Betha Sistemas recebeu, das mãos do prefeito de Criciúma, o certificado de Empresa Amiga Solidária por destinar parte do valor do seu Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do município. A doação está diretamente ligada a um dos valores trabalhados fortemente na empresa, que é a Responsabilidade Social. A ideia é auxiliar o máximo de pessoas, oferecendo-as um futuro saudável e repleto de oportunidades.

Campanha do Agasalho Com a chegada do Inverno e das baixas temperaturas, colaboradores da Matriz, Desenvolvimento e filial Criciúma uniram-se em torno da Campanha do Agasalho da empresa, doando roupas e cobertas para as pessoas mais necessitadas. As peças arrecadadas foram entregues à Cruz Vermelha e Equipe Multi-Institucional do município, que fizeram a entrega nas regiões mais carentes da serra Sul-catarinense.

28


Patrocínios e Doações Pelo quarto ano consecutivo a Betha abriu inscrições para projetos referentes às Leis de Incentivo Fiscal. Com o objetivo de auxiliar instituições que prestam relevantes serviços à comunidade, o programa destina parte dos impostos recolhidos pela organização às ações selecionadas. Em 2017, 15 projetos foram beneficiados.

Observatório Social Com a intenção de auxiliar na melhora da gestão e da aplicação dos recursos públicos, a Betha Sistemas é parceira do Observatório Social de Criciúma, entidade que atua como órgão fiscalizador e observador no município.

Certificado Green IT A Betha recebeu da Furukawa - fabricante mundial de soluções de infraestrutura e de comunicações - a certificação Green IT, um agradecimento pela preocupação com a reciclagem e a destinação correta de resíduos eletrônicos. Para receber o certificado, a Betha encaminhou à Furukawa mais de 3 mil metros de cabos, ou seja, 98 quilos de materiais de rede estruturados, resultantes em grande parte de locais desativados e reformas de algumas salas. A ação evitou que 49 quilos de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros.

29


PARCERIA COM O BAIRRO DA JUVENTUDE A Betha Sistemas tem uma ligação muito forte com o Bairro da Juventude. São diversos programas e ações realizados em parceria com a instituição, que têm como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida, com igualdade de oportunidades para todos independente das dificuldades sociais. O Bairro atende, hoje, a cerca de 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, em período integral, de mais de 80 bairros de Criciúma. Realizando um trabalho belíssimo no município, a Betha Sistemas sente-se orgulhosa em poder contribuir com a formação destas centenas de crianças e adolescentes.

30


Conheça as atividades desenvolvidas pela Betha em parceria com o Bairro: Ligados na Rede Um misto de emoção e alegria. E em meio a tantos sentimentos diferentes, mais uma turma de 50 alunos do Bairro da Juventude se formou no curso de programador Ligados na Rede, desenvolvido gratuitamente pela Betha em parceria com a instituição. Com o objetivo de difundir a inclusão digital e a formação profissional, o programa oferece aos alunos aulas sobre computação e linguagem de programação, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Cidadãos Ligados na Rede O programa Cidadãos Ligados na Rede chegou à 10ª turma em 2017, formando mais 13 alunos que saíram preparados para enfrentar um mercado de trabalho dinâmico e competitivo. Em um total de 300 horas-aula, os estudantes aprenderam a lógica da programação, banco de dados, linguagem Java, programação orientada a objetos, criação de serviços para web, além de passar por outras disciplinas. Conforme os professores, ao concluir o curso cerca de 70% dos participantes já estão trabalhando na área.

31


Doce Gesto Dia das Crianças Colaboradores da Matriz, Desenvolvimento e filial Criciúma da Betha foram recebidos com apresentações de dança e teatro em mais uma edição do Doce Gesto de Dia das Crianças. Durante a ação, cerca de 220 alunos de 10 turmas do ensino infantil foram presenteados com brinquedos. Carrinhos, bonecas e máquinas de bolhas de sabão fizeram a alegria da criançada.

32


Doce Gesto de Páscoa A doçura da Páscoa foi levada ao Bairro da Juventude em mais uma edição do Doce Gesto de Páscoa. Entregando doces e, principalmente, muito carinho aos alunos da instituição, 19 colaboradores da Betha passaram pelas turmas do segundo, terceiro e quarto ano do ensino fundamental. Ocorrendo desde 2011, o objetivo do programa é fortalecido a cada ano: ele desperta a solidariedade e o amor ao próximo, promovendo momentos de alegria não apenas para os pequenos, mas também para os profissionais que se emocionam com cada edição da ação.

33


Prêmio Destaque em Matemática Em 2017 a Betha lançou o Prêmio Destaque em Matemática, realizado com o objetivo de reconhecer os alunos do Bairro da Juventude melhores classificados na prova de Matemática aplicada anualmente pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Com base na avaliação, a empresa divulgou o melhor aluno de cada turma, do quinto ao nono ano, totalizando 12 homenageados. Surpresos com a novidade, como premiação eles receberam uma medalha, uma mochila e uma viagem para o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC e para a Arena Grêmio.

34


Papais Ligados na Rede A Betha Sistemas oferece melhores condições de futuro não apenas aos alunos do Bairro. Desde 2005, este propósito se estende também aos pais dos estudantes, por meio do programa Papais Ligados na Rede. Em 2017, durante cinco meses, 12 pais e mães tiveram acesso à educação digital e a tecnologia por meio de um curso de Informática Básica. Eles receberam noções sobre o funcionamento do computador, Internet, Windows e pacote Office, contribuindo tanto com o âmbito pessoal quanto com o profissional dos estudantes.

Selo Amigos do Bairro da Juventude A Betha faz parte da campanha “Amigos do Bairro da Juventude”, que consiste no uso de um selo em produtos e serviços industrializados ou comercializados, visando a canalização de recursos e destinação de determinado valor à entidade. A empresa acredita nas ações realizadas pelo Bairro, e além das doações financeiras, busca estar perto dos estudantes sempre que possível.

35


Primavera Consciente Com a terra úmida do amanhecer e temperaturas agradáveis típicas da época do ano, cerca de 150 pessoas, entre colaboradores da Betha e familiares, participaram de mais uma edição do Primavera Consciente. O programa é realizado com o intuito de disseminar a consciência social e ambiental, além de realizar a integração entre os participantes, dando as boas-vindas à estação mais colorida do ano. Durante a manhã, adultos e crianças recarregaram as energias plantando flores ornamentais na praça que fica em frente ao novo Complexo Esportivo do Bairro da Juventude. Para cada colaborador que participou da ação, a empresa doou uma quantia à instituição, que recebeu, desta vez, o total de R$ 2,5 mil.

36


Natal para Todos O Papai Noel chegou ao Bairro da Juventude com o saco cheio de presentes, doces e o principal, com muito amor e carinho nas vésperas do Natal de 2017. O programa Natal para Todos, desenvolvido com a ajuda dos colaboradores da empresa, apadrinha alunos do ensino fundamental da instituição, levando felicidade na época mais solidária do ano. No total, 73 alunos do primeiro ano foram presenteados.

37


38


VALORIZAÇÃO DE PESSOAS

39


ENTREVISTA

ANDRÉIA CARDOSO

40


Já aprendi muito, mas sei que ainda tenho muito a conhecer e a crescer aqui dentro. Andréia Cardoso O reconhecimento pelos mais de 20 anos dedicados à empresa veio na festa de fim de ano de 2017, diante de todos os colaboradores da Matriz, Desenvolvimento e Filial Criciúma. A analista de Homologação e Normas, Andréia Cardoso Dias Pacheco, recebeu das mãos do diretor de Administração e Finanças, Bráulio Alcir de Bona, mais uma placa do “Faz Tempo”, programa que tem o objetivo de valorizar os profissionais que estão há mais de cinco anos na organização. Emocionada, ela relembrou todos os momentos já vividos na Betha, o aprendizado adquirido e a convivência com profissionais de diferentes setores. “Muito do que sou e praticamente tudo o que tenho hoje devo à empresa. Depois de 20 anos de trabalho, posso falar com segurança que esta é a minha segunda casa. Já aprendi muito, mas por conhecer a Betha e entender que ela nunca para, sei que ainda tenho muito a crescer aqui dentro”, alega. Quando Andreia foi contratada, tinha como função principal a organização das Notas Fiscais, na época um trabalho completamente manual. “Eu fui entrevistada pelo próprio Cláudio Balsini – fundador da empresa - e disse a ele que estava pronta para aprender, mas não sabia se a Betha estava disposta a me dar este tempo”, lembra, ao dizer que “mesmo assim ele acreditou em mim e na minha vontade.

Fiquei 13 anos no Administrativo, fui para a área de produtos, depois para o P&D e voltei para o Administrativo em 2013. No ano seguinte o Setor de Padronização foi criado, fiz o processo seletivo e aqui estou até hoje”, conta a analista. Para ela, as ações de valorização proporcionadas pela Betha mostram o quanto a empresa se preocupa com seus profissionais. “Já me senti reconhecida quando tive a oportunidade de vir trabalhar aqui mesmo sem possuir experiência na área. Lembro com carinho que, durante os últimos 20 anos, passei por momentos pessoais muito difíceis, como a separação dos meus pais e o falecimento do meu irmão, e os gestores souberam levar a situação, souberam fazer eu me sentir acolhida”, comenta, ao completar: “quando a gente entra em uma empresa, começa a se lapidar profissionalmente conforme a convivência, as experiências. E as oportunidades que a Betha me deu com o passar dos anos me transformaram na Andréia de hoje. Sei que ainda tenho muito a desenvolver, principalmente por fazer parte de um setor relativamente novo, mas também sei que a empresa vai me dar o aporte necessário para que isso aconteça”, finaliza.

41


Programa Realiza Betha Acreditar em um sonho é a melhor maneira de torná-lo realidade. Com este pensamento a Betha Sistemas lançou, em 2017, o Realiza Betha, programa que visa a valorização do profissional, dando a ele a chance de realizar algo que, muitas vezes, parece estar bastante distante. Na primeira edição, a ação premiou, com o valor de até R$ 10 mil, o analista Marcel de Souza Borges, que pôde comprar os óculos de grau e de sol ideais para amenizar seus problemas de visão. Com o Realiza, a empresa reforça seus valores de integridade e valorização das pessoas, mostrando que elas realmente são seu principal alicerce.

42


Vida em Equilíbrio Equilibrar a vida profissional e pessoal, oferecendo momentos de lazer, integração e diversão a cada colaborador. Com este intuito o programa Vida em Equilíbrio foi criado em 2011 e, desde então, vem fortalecendo o seu sucesso a cada edição. Por meio dele, os profissionais são convidados a saírem da rotina em atividades diferenciadas. Em 2017, por exemplo, 385 colaboradores participaram e escolheram entre harmonização de vinhos e cervejas, cursos de gastronomia, passeios a parques aquáticos e de diversão, entre outros.

43


Aniversário de Tempo de Empresa Celebrar mais um ano de dedicação, de troca de conhecimentos e de parceria. Este é o objetivo ao entregar para cada colaborador uma camiseta personalizada sempre que ele completa um novo ano de trabalho na empresa. A homenagem é feita pelo gestor, como forma de agradecer e reconhecer o seu empenho durante o período.

Faz Tempo Para chegar ao posto de especialista, a Betha sempre precisou de profissionais extremamente qualificados. E para valorizá-los, criou o Faz Tempo, programa que enaltece os colaboradores a cada cinco anos de trabalho ininterruptos na organização. Como reconhecimento, eles recebem placas colecionáveis, crachás diferenciados e aumento no subsídio do plano de saúde, podendo chegar até a 100%.

44


Dia da Mulher e Dia do Homem As datas comemorativas sempre são lembradas de forma especial na Betha. Não poderia ser diferente com o Dia do Homem e o Dia da Mulher. Em 2017, todos os colaboradores foram presenteados. No dia 8 de março, as mulheres receberam um espelho de mesa e uma necessaire, que lembravam a individualidade de cada uma. Já no dia 15 de julho, foi a vez dos homens receberem uma caneca de café inspirada nos games.

Massagem relaxante A massagem relaxante restabelece as energias e revigora os colaboradores durante o horário de trabalho. A atividade é realizada por profissionais e tem a duração de 15 minutos, aliviando tensões, bloqueios, cansaço e auxiliando na correção postural.

45


Outubro Rosa e Novembro Azul Os meses de Outubro e Novembro chegaram junto de mais uma campanha de prevenção contra os cânceres de mama e de próstata na Betha Sistemas. Durante o período, foram realizadas ações internas de envio de e-mail marketing e distribuição de bottons aos colaboradores, objetivando a disseminação de práticas simples e que são essenciais para o diagnóstico precoce, como o autoexame de mama e visitas anuais ao urologista.

Off Criativo Nada melhor que uma pausa durante o trabalho para fazer um lanche, dar uma volta particular ou, simplesmente, espairecer um pouco. Este é o objetivo do Off Criativo, que consiste em um espaço livre de 15 minutos, tanto de manhã quanto à tarde, para o colaborador aproveitar da maneira que quiser. E o melhor? Não há impacto na folha de pagamento!

46


Ginástica Laboral Alongar, integrar, relaxar. Estes são alguns dos benefícios da ginástica laboral, ação que ocorre duas vezes por semana na Matriz, filiais e área de Desenvolvimento da Betha. Além de promover um momento de diversão, a atividade também atua na melhora da concentração e da postura, na redução de inflamações e de traumas.

Dia dos Pais e Dia das Mães Amor maior que o de mãe ou de pai não existe! E para celebrar este sentimento incondicional a Betha homenageou todos os seus colaboradores que têm filhos. Para comemorar, tanto no dia delas, em maio, quanto no deles, em agosto, foi entregue uma necessaire personalizada evidenciando a importância que eles têm tanto em casa quanto na empresa.

47


Você na Plateia Quem não gosta de curtir um cineminha ou uma partida de futebol? Como forma de agradecimento aos colaboradores, a Betha Sistemas disponibiliza ingressos mensais para cinema e quando tem jogos de futebol na cidade onde há Betha por meio do programa “Você na Plateia”. As entradas são sorteadas e garantem aos profissionais momentos de diversão fora do horário de trabalho.

48


Seu Dia Nada melhor do que aproveitar o aniversário ao lado da família e dos amigos, sem se preocupar com as tarefas do trabalho. Assim acontece com os colaboradores da Betha. Com o “Seu Dia”, eles ganham folga no aniversário, podendo aproveitálo da melhor maneira. Este é um presente da empresa para cada profissional, como forma de agradecimento e de valorização por tudo que ele faz pela organização.

49


Cargos e Salários Remunerar os seus colaboradores conforme as práticas de mercado é o principal objetivo do benefício Cargos e Salários. Por meio dele, cada colaborador tem a sua remuneração realmente alinhada à função que ocupa. Além disso, a Betha apresenta regras e caminhos para progresso dentro da empresa, sempre utilizando critérios profissionais e impessoais.

Pesquisa de Clima Anualmente é realizada a Pesquisa de Clima na Betha Sistemas. Utilizando a metodologia Great Place To Work (GPTW), os gestores podem medir e avaliar a satisfação dos colaboradores, visando implementar melhorias e soluções nos processos e ambiente organizacional.

50


PPR Os colaboradores são os principais responsáveis pelos resultados alcançados pela empresa. Com base nisso, nada mais justo que disponibilizar anualmente uma participação dos lucros e resultados obtidos no ano anterior. O valor é variável e está diretamente ligado ao atingimento das metas globais e setoriais da Betha.

Presente de Fim de Ano Para fechar o ano com chave de ouro, a empresa reconhece as equipes com presentes diferenciados. Em 2017, os colaboradores puderam escolher uma entre quatro opções: cadeira de praia com portacopo, mochila, kit pizza ou cesta de Natal

51


Festa de Fim de Ano Celebrar os resultados! Com este espĂ­rito, os colaboradores de todas as unidades da empresa reuniram-se em suas respectivas festas de fim de ano para comemorar 2017. Junto dos gestores e colegas de trabalho, eles compartilharam e relembraram os bons momentos vivenciados ao longo do ano.

Festa Dia do Trabalhador TambĂŠm com o intuito de comemorar, todos os profissionais da empresa reuniram-se com suas equipes para celebrar o Dia do Trabalhador. As festas tiveram o objetivo de integrar os colaboradores e relembrar as conquistas da empresa.

52


Bem Indica Ter os melhores profissionais do mercado é uma das prioridades da Betha Sistemas. E pensando nisso, a empresa disponibiliza o benefício do Bem Indica. Por meio dele, os colaboradores podem recomendar algum conhecido para determinada vaga e, caso seja selecionado, ele receberá um bônus acrescido na folha de pagamento. Vigente desde 2013, o benefício contou com 454 indicações em 2017. Destas, 21 foram efetivadas.

53


54


BENEFÍCIOS

55


Auxílio Creche Os papais e as mamães da Betha que possuem filhos de até seis anos estudando em escola particular contam com o benefício do Auxílio Creche. Mensalmente eles recebem o valor de R$ 125 para auxiliar nas despesas dos pequenos, garantindo aos colaboradores mais comodidade e tranquilidade no trabalho. Em 2017, 83 profissionais receberam o auxílio.

56


Seguro de Vida Prezar pelo seu maior patrimônio: a vida. É este o objetivo do seguro de vida garantido pela Betha Sistemas aos seus profissionais. Com 100% de cobertura, o benefício é mais uma segurança ao colaborador que tanto se dedica à empresa.

57


Convênio com farmácias Desconto na próxima folha de pagamento e promoções especiais estão entre os benefícios do convênio firmado pela Betha Sistemas com as farmácias Sesi, Pague Menos e Droga Raia. Por meio dele, os colaboradores garantem as compras no estabelecimento de sua preferência, pagando apenas no mês seguinte.

Vacina contra a gripe Com a chegada das baixas temperaturas aumenta também a necessidade de se proteger contra a gripe. Pensando nisso, a Betha disponibiliza o subsídio de 50% no valor da vacina para todos os colaboradores. A imunização geralmente inicia no mês de maio, conforme a chegada do medicamento aos laboratórios conveniados à empresa.

58


Cartões Refeição e Alimentação Mensalmente os colaboradores da Betha recebem um valor que pode ser dividido entre os vales alimentação e refeição, conforme necessidade e preferência de cada um. O benefício é aceito em uma série de estabelecimentos, que vão de supermercados a lanchonetes, postos de gasolina a lojas de conveniência.

Plano de Saúde Nada é mais valioso do que estar com a saúde em dia, se sentir bem e disposto. Por conta disso, a Betha auxilia com 65% do valor do plano de saúde de seus colaboradores. Assim eles podem realizar as consultas e procedimentos médicos necessários com a certeza de que a empresa estará ao seu lado.

59


Convênio para Ensino Superior A Betha atingiu o posto de especialista em sua área de atuação por contar com profissionais extremamente qualificados. E para que o nível de conhecimento se mantenha alto, possui convênios com 14 instituições de ensino superior que oferecem aos colaboradores descontos entre 10% e 30% no valor da mensalidade de graduações e especializações.

Plano Odontológico Além da saúde do corpo, a Betha também se preocupa com a saúde bucal dos seus colaboradores e dependentes. O plano odontológico oferecido pela empresa tem cobertura para cônjuges ou companheiros, filhos de até 21 anos (ou 24, se universitários) e dependentes legais, garantindo acesso a tratamentos em diversas regiões do país. Não há restrições ao número de consultas.

60


Convênio com Sesc e Sesi Por meio do convênio com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Betha Sistemas oportuniza momentos de lazer, diversão e cuidados com a saúde aos seus colaboradores. No Sesi, por exemplo, é possível ter acesso às clínicas odontológicas e médicas, academia, escolas de ensino infantil e fundamental, cursos de educação continuada e farmácia. Já o Sesc oferece cursos e oficinas, turismo social, biblioteca, academia, clínica odontológica e escolas.

Dispositivos Eletrônicos Em uma empresa de desenvolvimento de software, nada mais justo que oferecer aos colaboradores novas experiências por meio da tecnologia. Por conta disso a Betha Sistemas lançou, em 2017, o programa de empréstimo de dispositivos eletrônicos, que permite que o solicitante fique com o equipamento por até 15 dias, com possibilidade de renovação. Opções como o oculus Rift de realidade virtual, relógio Apple Watch e Garmin e Chromecast estão entre as disponíveis.

61


62


CONHECIMENTO

63


ENTREVISTA

TIAGO WAIDE

64


“A ideia da Certificação é compartilhar conhecimento. Tiago Waide

A Certificação Profissional Betha foi criada com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos colaboradores, oportunizando uma experiência ainda melhor aos clientes. E foi pensando nisso que o analista de Suporte Tiago Gustavo Waide se inscreveu em todas as edições desde que entrou na empresa, há pouco mais de quatro anos. Hoje, ele é o colaborador que mais possui aprovações nas provas, totalizando 12 certificações. E o motivo de tanto esforço? Tiago mesmo responde: “Pra mim não é questão de números, de quantidade, mas sim de conhecimento. Sou certificado em diferentes sistemas e regras de negócio, e isso comprova que estou qualificado para atender o cliente da maneira que ele merece”, comenta. Tiago entrou na Betha como analista de Suporte e Implantação, na filial Caxias do Sul, em dezembro de 2013, e em 2017 passou a atuar no Centro de Suporte Betha (CSB), em Palhoça, prestando suporte aos clientes das filiais Uberlândia, Palhoça e Caxias do Sul. “Sempre que inicia a inscrição para a Certificação, leio o edital e estudo os assuntos que serão abordados. Em Caxias, tínhamos o costume de nos reunir, revisar todas as rotinas e esclarecer as dúvidas que iam surgindo. Isso servia não apenas

para o ambiente profissional, mas para a vida como um todo, já que a ideia era sempre de compartilhar conhecimento”, explana. Ainda de acordo com o analista, a Certificação desencadeia um movimento de toda a empresa, tanto na preparação das questões, quanto na aplicação, correção e, principalmente, no esforço de cada participante. “Os colaboradores se organizam para o momento da prova, é impressionante. Eu a vejo como um termômetro que mede o nosso entendimento sobre aquilo que a Betha oferece ao mercado. Nem sempre os clientes utilizam todas as rotinas do sistema, no entanto devemos conhecê-las por completo”.

dia na vertical Saúde da Estratégia de Produtos, na área de Desenvolvimento. “Foi uma experiência única auxiliar na criação dos requisitos do sistema, entender e compreender o trabalho que está por trás de cada produto, ver o ponto de vista e a necessidade de clientes de outras regiões, e não apenas da minha. Hoje, graças ao Job Rotation, consigo ser ainda mais criterioso na análise dos casos, compreendendo as tratativas e os trâmites”, conta, ao completar: “é um programa incrível que eu indico para todos os colaboradores. Quem puder participar, com certeza ganhará muito”.

PARTICIPAÇÃO NO JOB ROTATION GARANTE NOVAS EXPERIÊNCIAS Além das certificações, Tiago foi um dos participantes do Job Rotation, programa que propõe a troca de atividades com outro colaborador, no período de um mês, para aumentar as experiências dentro da empresa, mas em departamentos diferentes. Em janeiro de 2016 ele acompanhou de perto o dia a

65


Biblioteca Ler amplia horizontes, possibilita novas experiências e, o principal, enriquece conhecimentos. Com a biblioteca da Betha, os colaboradores podem viajar entre os 668 livros, 914 revistas, 176 apostilas e 111 DVD’s disponíveis, além de ter acesso gratuito a conteúdos digitais e a e-books por meio de um Kindle. Os materiais são emprestados por 15 dias, podendo ser renovados por até três vezes se não houver fila de espera.

Desenvolvimento de Lideranças A fim de estreitar cada vez mais o relacionamento entre gestores e colaboradores, a Betha Sistemas oferece uma série de eventos e treinamentos que desenvolvem as competências técnicas e comportamentais dos líderes. Exemplo disso é o Líder Betha, que visa potencializar as habilidades dos participantes, criando um ambiente organizacional ainda melhor.

66


Certificação Profissional Betha Para testar o conhecimento dos colaboradores sobre os produtos e negócios da empresa, a Betha desenvolveu, em 2011, a Certificação Profissional Betha. O programa ocorre a cada seis meses e qualifica cada vez mais os colaboradores nas áreas de atuação da organização. Em 13 edições, foram contabilizadas 927 aprovações e muito conhecimento adquirido.

Código de Conduta Ética Ser ético não é apenas cumprir normas e regras. É realizar ações de forma que os resultados sejam percebidos como contribuição do bem comum. E para orientar os colaboradores no dia a dia na empresa, a Betha disponibiliza o Código de Conduta Ética, documento onde estão reunidas as principais condutas que devem ser seguidas no ambiente organizacional. Por meio dele, são alinhados os conceitos e compromissos com aquilo que a organização acredita.

67


Job Rotation Desde 2016 em funcionamento, o programa Job Rotation oportuniza atividades diferenciadas aos colaboradores de todas as unidades da empresa. Por meio dele, os profissionais passam 30 dias em outro departamento e, geralmente, em outra cidade. Lá eles conhecem a organização por outra perspectiva e, o principal, percebem que o trabalho realizado por cada um é responsável pelo sucesso de todos.

Integração dos novos colaboradores O primeiro dia de trabalho é bastante intenso para o novo colaborador. E antes de iniciar as tarefas na empresa, é necessário que ele faça a Integração no formato EAD. Durante o dia, ele assiste à apresentação no seu próprio computador, conhecendo assim a história da empresa, sua estrutura, benefícios, linhas de produto, cultura, Código de Conduta Ética, e outras informações importantes. Ao fim da Integração, ele participa de um quiz sobre tudo o que viu até ali, com o objetivo de memorizar ainda mais o que a organização tem a oferecer.

68


Somos Betha Conhecer os departamentos da Matriz e Desenvolvimento, assistir a apresentações dos gestores da empresa e visitar pontos turísticos de Criciúma. Essas são algumas das atividades do Somos Betha, programa bimestral que reúne até 30 colaboradores de todas as unidades da empresa em uma imersão sobre a Betha. A iniciativa integra e alinha opiniões dos participantes, melhorando a comunicação interna e o relacionamento entre eles.

Treinamentos Para manter uma equipe altamente qualificada e capacitada, é necessário investir em treinamentos em todas as áreas. Por isso o investimento da Betha é tão alto neste quesito. Somente em 2017, R$ 616.184,52 foram investidos em cursos e treinamentos internos, externos e EAD. Foram mais de 26 mil horas-aula, que totalizam mais de 7.330 participações em treinamentos.

69


Universidade Corporativa Betha A Universidade Corporativa Betha, voltada a clientes, colaboradores e revendas autorizadas, prioriza o ensino a distância com uma equipe de instrutores especializada. Entre as atividades desenvolvidas pela equipe estão os treinamentos dinâmicos e, consequentemente, de maior fixação, oferecendo insumos para um aprendizado constante e fortalecendo, de forma simultânea, conhecimento e desenvolvimento profissional. Os cursos são fundamentais para capacitar os colaboradores sobre produtos e negócios e ainda oferecer serviços de qualidade para clientes e parceiros.

Certificação Geek Valorizar quem busca conhecimento externamente. Este é o objetivo da Certificação Geek, ação lançada em 2016 que premia os colaboradores que obtiverem Certificações Profissionais nacionais e internacionais. O programa é baseado em um quadro de relevância, e quanto maior a pontuação de cada uma das certificações, maior o prêmio. Desde que foi lançado, o programa já reconheceu 56 colaboradores, certificados em 68 provas. Mais de R$ 200 mil foram distribuídos entre eles.

70


TOTAL INVESTIDO EM GESTÃO DE PESSOAS Conexão Social

R$ 320.599,81

Valorização de Pessoas

R$ 4.176.869,22

Conhecimento

R$ 616.184,52

Investimento Total

R$ 5.113.653,55

71


72


73


74


NEGÓCIOS

75


ENTREVISTA

CARLOS MANSO

76


Queremos continuar crescendo e, sabemos, com a ajuda da Betha, isso será possível. Carlos Manso Com uma filosofia de trabalho baseada na transparência, agilidade e preços competitivos, a Prodasp Informática, revenda autorizada da Betha Sistemas, consolidou-se no mercado paranaense de gestão municipal ao oferecer soluções para os tradicionais problemas encontrados na administração. Fundada em 1989 com o objetivo de prestar serviços de digitação de contabilidade, folha de pagamento, processamento e emissão de faturas de água, emissão de guias de IPTU e taxas, a empresa iniciou seus trabalhos com quatro prefeituras, alocando computadores para os clientes e, aos poucos, descentralizando serviços. Conforme o Diretor Comercial da Prodasp, Carlos Manso, foi em 2007 que, ao avaliar o mercado da informatização pública e o desenvolvimento próprio de sistemas de gestão, surgiu a ideia de firmar parceria com uma empresa que proporcionasse maior competitividade no Estado. Foi assim que entrou em cena a Betha Sistemas. “Percebemos que era a melhor opção e começamos as negociações. Aquele foi um ano difícil, pois migramos todos os softwares dos nossos clientes para a solução Betha, e com muito trabalho vencemos esta etapa. Por meio da parceria, conquistamos novos clientes, implantamos diversos sistemas que não possuíamos e, com isso, tivemos um crescimento vertiginoso ao longo dos últimos 10 anos”, aponta.

Hoje contando com 20 colaboradores e uma área de atuação de 29 municípios, a Prodasp planeja continuar o trabalho que vem realizando, retendo a atual carteira e proporcionando aos clientes um atendimento de excelência. “Estamos focados na capacitação dos colaboradores, por meio dos treinamentos desenvolvidos pela Universidade Corporativa Betha, e pretendemos nos adaptar às inovações que a empresa vem desenvolvendo na linha cloud. Assim continuaremos oferecendo uma ampla gama de serviços e soluções, garantindo a satisfação dos gestores públicos e, consequentemente, facilitando a vida dos cidadãos”, pontua Manso. Com um crescimento de 22% no faturamento no último ano, a Prodasp recebeu o prêmio “Revenda Destaque” da Betha em 2017, reiterando sua missão de trabalhar cada vez mais e melhor em benefício da gestão pública. “Essa parceria nos beneficia muito, pois a empresa possui uma política muito bem definida e, de forma justa, possibilita à revenda uma área de atuação maior conforme o seu crescimento. Queremos continuar crescendo e, sabemos, com a ajuda da Betha, isso será possível”, expõe ele.

77


78


BETHACON

79


BETHACON17 BATE TODOS OS RECORDES O evento Bethacon chegou à sua 9ª edição e, em 2017, bateu todos os recordes: de público, de palestras e de horas de conteúdo. Cerca de 500 pessoas de todas as regiões do país reuniram-se na sede da Associação Empresarial de Criciúma, nos dias 30 e 31 de agosto, para assistir a cases, palestras de negócios, de novidades e as nacionais. Os destaques da edição ficaram por conta de Clóvis de Barros Filho, que discorreu sobre “A vida que vale a pena ser vivida”, Marcos Piangers, falando sobre “Inovação – 80

uma espiada no futuro”, e do francês Yann Duzert, que apresentou formas de negociação e governança colaborativa. Durante o evento, os participantes tiveram acesso a conteúdos e conhecimentos voltados exclusivamente para quem atua na área de gestão pública municipal. A intenção, conforme a diretoria da empresa, era justamente essa: de oportunizar uma reciclagem profissional, encontrar novas formas de pensar e atuar, ver que é possível realizar um trabalho que agregue valor às cidades e aos cidadãos.


Fico emocionado ao lembrar de toda a história do Bethacon e ver no que o evento se transformou. Queremos que ele se torne referência em conteúdo, em aperfeiçoamento para o servidor público municipal. Como esta é uma área carente de eventos que focam em tecnologia, tendências, lançamentos e negócios, decidimos investir para transformá-lo no maior do Brasil voltado ao gestor público e realizado por uma empresa privada.”

Guilherme Balsini

Diretor-presidente da Betha Sistemas

81


BETHA LANÇA PRÊMIO CLÁUDIO BALSINI 82


Valorizar servidores e gestores públicos que lutam por um município mais justo, democrático e repleto de oportunidades para os cidadãos. Este é o objetivo do Prêmio Cláudio Balsini, lançado pela Betha Sistemas durante o Bethacon17. Na oportunidade, foram homenageados os municípios brasileiros melhores classificados em quatro índices de gestão: Escala Brasil Transparente, Índice Firjan de Gestão Fiscal, Índice Firjan de Desenvolvimento Humano Municipal e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O prêmio foi criado com o intuito de reconhecer o trabalho realizado pelos gestores, que têm uma tarefa tão difícil frente aos seus municípios. Ele avalia o desempenho de cada cidade brasileira, independente se é cliente da Betha ou não, oportunizando benfeitorias significativas à comunidade. Para chegar ao resultado final, foi necessário cruzar os números de todos os 5570 municípios do país. Após este cálculo, foram ranqueados os 10 primeiros colocados de cada uma das cinco categorias (até 10 mil habitantes, de 10 mil a 20 mil habitantes, de 20 mil a 50 mil habitantes, de 50 mil a 100 mil habitantes, e acima de 100 mil habitantes).

83


84


O LEGADO

85


2017 foi ano de troca de gestão. E para dar as boas-vindas aos novos prefeitos, a Betha lançou a campanha “O Legado”, como forma de motivá-los a construir o futuro de suas cidades com ainda mais consciência e sabedoria. O primeiro vídeo divulgado pela empresa foi baseado na história real de três exprefeitos brasileiros. Representantes da regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste do país, os políticos contaram como foi o período em que estiveram à frente das prefeituras, os principais feitos de seus mandatos e o que mais marcou enquanto chefes do Executivo. Além deles, familiares também falaram sobre o sentimento de ter alguém tão especial na família, assim como os momentos de ausência por conta dos compromissos políticos. Dando continuidade à campanha, durante todo o ano personalidades nacionais gravaram vídeos sobre como deixar um bom legado à população. Entre eles, Clóvis de Barros Filho, João Cordeiro, Martha Gabriel, Alexandre Youssef, e outros.

86


“A cidade inteligente é aquela que tem a tecnologia a serviço do cidadão, da sustentabilidade dos processos e sistemas e da inclusão social. A tecnologia dá voz às pessoas, e a cidade moderna é aquela que sabe como responder a essas demandas” Alexandre Youssef

“Os grandes governantes tomam decisões minuto a minuto, decisões transformadoras do mundo, decisões que poderiam ser outras, mas que naquele momento foram entendidas como as mais justas e convenientes para todos que estão interagindo. E o mundo não será mais o mesmo quando esses governantes deixarem as suas governanças” Clóvis de Barros Filho

“Para deixar uma administração de referência a outras prefeituras, é preciso colocar o ‘eles’ na frente do ‘eu’, ou seja, primeiro a comunidade, depois o partido; primeiro o cidadão, depois o prefeito. Esse interesse genuíno em servir vai fazer uma grande diferença na história de qualquer município” João Cordeiro

87


88


GO BETHA

89


GO BETHA: UM DIA PARA ALINHAR METAS E ABORDAGENS COMERCIAIS Go Betha Online 13 de janeiro - Online

Go Betha Presencial 07 de abril - Criciúma/SC

Go Betha Presencial 01 de setembro - Criciúma/SC

90


Periodicamente a Betha reúne em Criciúma toda a sua força de vendas, tanto de filiais quanto de revendas, durante o Go Betha, para alinhar o seu planejamento comercial e as formas de abordagem. O objetivo do evento é de conhecer as reais necessidades do mercado para oferecer aos clientes as soluções que melhor se adaptam às suas rotinas. Em 2017, o Go Betha presencial ocorreu nos meses de abril e setembro, na sede da Associação Empresarial de Criciúma

(Acic), e contou com a participação da Allcon Consultoria, do Rio Grande do Sul, especializada em otimizar o resultado das organizações. Na oportunidade, o diretor Comercial da empresa, Anderson Felício, contou que a ideia era reforçar as estratégias para a organização continuar crescendo. “Dessa forma conseguimos nos destacar no mercado, mostrando os benefícios das nossas soluções. Se os participantes se engajarem, saberemos que a nossa missão foi cumprida e que a empresa irá muito mais longe”.

Durante os eventos, os participantes assistiram a apresentações, realizaram dinâmicas e atividades individuais e coletivas. Discutiram planejamento, indicadores de performance, prospecção, técnicas de aprimoramento pessoal e profissional. Por meio de exemplos, também entenderam na prática as melhores formas de atender o cliente, identificando suas dores e o que ele realmente precisa. 91


92


EVENTOS

93


Em 2017 a Betha participou de uma série de eventos com o objetivo de fortalecer a marca no mercado, assim como de difundir as suas soluções para uma gestão pública integrada e eficiente. Entre eles, destacaram-se:

MARÇO XV Congresso Catarinense de Municípios/ XIII Expofecam 14 a 16 de março - Joinville/SC O evento reuniu uma série de atividades sobre administração pública, como palestras, oficinas e debates. Durante os dois dias foram expostos alguns dos maiores desafios encontrados pelos gestores municipais.

MAIO 34º Congresso Mineiro de Municípios 09 a 11 de maio - Belo Horizonte/MG

17ª Convenção dos profissionais da contabilidade do Estado do Paraná 17 a 19 de maio de 2017 - Foz do Iguaçu/PR 94


Encontro social de lideranças políticas 20 de maio - Lavras/MG

JUNHO 13º Congresso de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais - Fecam 20 a 22 de junho de 2017 - Florianópolis/SC

JULHO 37º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul Famurs 05 e 06 de julho - Porto Alegre/RS A 37ª edição do evento abordou a defesa por mais autonomia das cidades e maior transparência de recursos da União para as prefeituras, com o intuito de tornar a gestão pública local ainda mais eficaz.

51º Congresso Estadual da Artafam 10 a 13 de julho - Torres/RS

95


AGOSTO Bethacon 17 30 e 31 de agosto - Criciúma/SC Em 2017, o Bethacon se consolidou como um dos maiores eventos do Brasil organizados pela iniciativa privada e voltados exclusivamente à gestão pública municipal. Centenas de pessoas de todo país acompanharam a programação diversificada.

SETEMBRO XXX Contesc - Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina 20 a 22 de setembro - Balneário Camboriú/SC Maior evento contábil do Estado de Santa Catarina, a Contesc contou com uma programação técnica, com palestras e painéis, além de momentos de cultura e de confraternização.

Startup Weekend Criciúma 29/30 de setembro e 01 de outubro - Criciúma/SC

96


OUTUBRO Curso de capacitação para gestores de Regime Próprio e Previdência Social (RPPS) do Estado do Maranhão 19 e 20 de outubro - São Luiz/MA

EXPOMAIS 25 e 26 de outubro - Criciúma/SC

NOVEMBRO 37º Congresso de Técnicos Contabilistas e Orçamentistas Públicos - Acopesp 07 a 10 de novembro - Serra Negra/SP

1º Encontro sobre Ética nos Negócios 24 de novembro - São Paulo/SP A Betha foi convidada pelos filósofos Clóvis de Barros Filho e Mário Sérgio Cortella a participar de uma mesa-redonda durante o 1º Encontro sobre Ética nos Negócios. O evento reuniu grandes empresas e personalidades de renome nacional e discutiu, sobretudo, a ética nas organizações.

97


WORKSHOPS Por ser especialista no desenvolvimento de software, e sabendo que o conhecimento é a base de tudo, a Betha Sistemas organizou, no decorrer do ano, uma série de workshops voltados aos servidores públicos municipais. Foram realizados:

Soluções para a Educação Pública

Workshop sobre Custos

23 de fevereiro - Amerios - Maravilha/PR

19 de abril - Granfpolis - Florianópolis/SC

Soluções para a Saúde Pública

Eficiência na gestão da saúde municipal

23 de fevereiro - Curitiba/PR

16 de maio - Amvap - Uberlândia/MG

Soluções para melhorar a eficiência na gestão escolar

Como melhorar a gestão contábil e patrimonial em seu município

29 de março- Amplasc - Campos Novos/SC

98

16 de maio - Amvap - Uberlândia/MG


Gerando prestação de contas do Siope, Siops e Sinconei 17 de maio - Amesc - Araranguá/SC

Gerando prestação de contas do Siope, Siops e Sinconfi 22 de maio - Amurel - Tubarão/SC

Soluções para a Educação Pública 23 de maio - Curitiba/PR

Soluções para a Educação Pública 01 de junho - Rio do Sul/SC

A gestão dos recursos públicos mais eficiente 29 de junho - Amarp - Videira/SC

Primeiros passos para a implantação do eSocial 22 de novembro - Amures - Lages/SC

Primeiros passos para a implantação do eSocial 01 de dezembro - Hotel San Diego - Uberlândia/MG

99


EDITO Conselho Editorial

Guilherme Balsini - Diretor-Presidente César Smielevski - Conselho Consultivo Oscar Balsini - Conselho Consultivo Aldo Garcia - Diretor de Produtos e Serviços Braúlio de Bona - Diretor de Administração e Finanças Anderson Felício - Diretor Comercial Jefferson Ricardo de Bem - Gerente de Recursos Humanos

Direção Geral Mônica Fernandes Pinheiro Bento - Coordenadora de Marketing

Coordenação Samira Pereira - Marketing Betha Sistemas Aniela Wozniak Argenta - Marketing Betha Sistemas 100


ORIAL Conteúdo Editorial Juliana Madaloso Rafael Fascin - RH Betha Sistemas Jecimare dos Santos Cachoeira - ADM Financeiro Betha Sistemas Cleiton Rodrigues - Gerente Administrativo Financeiro

Projeto Gráfico Agência Gigante

Fotos Banco de imagens e arquivo Betha Sistemas Patricia Roldão - Marketing Betha Sistemas 101


e

102

Balanço Social Betha Sistemas 2017  
Balanço Social Betha Sistemas 2017