Issuu on Google+

Balanรงo Social 2015


Índice Empresa 3

4 Mensagem da Direção 6 Nossa História 8 Nossos Números 2015 10 Nossas Linhas de Produtos 12 Palavra de quem faz: Aldo Garcia

19

13

14 Palavra de quem faz: Franciele Sabino da Silva 16 Nossas Ações

Valorização de Pessoas 20 Palavra de quem faz: Rodmar Frasseto 26 Nossos Benefícios

29

35

Conexão Social

Conhecimento 30 Palavra de quem faz: Ezequiel Garcia 31 Nossos Projetos

Oportunidades de Negócios 36 Palavra de quem faz: Walton Franco Pacheco 37 Nossos Negócios 38 Participação em Eventos 2015

39

Créditos


Empresa


4

Mensagem da

Direção Trinta anos de história, dificuldades e conquistas. Chegamos em 2016 com a certeza do dever cumprido e com a felicidade de completar três décadas propagando o conhecimento entre milhões de usuários espalhados pelo Brasil. Essa comemoração não é apenas nossa, mas de cada colaborador que dedica preciosas horas do seu dia em nossa empresa. O ano difícil de 2015 economicamente no Brasil, não nos impediu de progredir. Nosso crescimento no faturamento foi de 9,4% em relação a 2014. A Betha Sistemas buscou se adaptar ao mercado e alcançar números positivos, que demonstraram o profissionalismo e a dedicação de cada colaborador da empresa. Muito mais do que gerar lucro, buscamos estar inseridos na comunidade, trabalhando em prol de cada pessoa que busca o conhecimento e também possibilitando que muitos profissionais encontrem sua carreira em nossos programas sociais. Em 2015, tivemos o imenso prazer de conquistar o Prêmio Ser Humano, por meio do projeto Papais Ligados na Rede, e beneficiar centenas de pessoas com ações semelhantes. Novos projetos surgem a cada ano e nos deixam mais orgulhosos. O programa Somos Betha é um sucesso e, em 2015, possibilitou integração e troca de experiência entre cola-

Guilherme Balsini Diretor Presidente Balanço Social 2015

boradores. O evento Bethacon reuniu cerca de 300 participantes, entre eles inúmeros clientes que conferiram palestras importantes. Nas próximas edições do Bethacon, o foco será voltado ainda mais para soluções e boas práticas dos clientes. Outro orgulho da Betha é o projeto Cloud, que ganhou corpo em 2015, e que trará benefícios para os clientes, como redução de custos, diminuição significativa das manutenções de TI e agilidade nos chamados de atendimento; para os usuários, com a facilidade de uso e possibilidade de trabalhar com tecnologia de ponta; e para a empresa, criando um leque de negócios; dentre outras que ainda não podemos comentar. Agradecemos imensamente a ótima aceitação do nosso primeiro Balanço Social 2014 e garantimos que cada leitor irá encontrar nas próximas páginas desse material informações que demonstram o carinho e a dedicação aplicados pela empresa em todos os seus projetos e ações. O Conselho de Administração acredita no sucesso da Betha Sistemas, na gestão eficiente e nos colaboradores engajados por projetos cada vez mais ousados. Para os próximos anos, vislumbramos novos caminhos que nos permitirão continuar a busca pelo conhecimento, que é o nosso grande diferencial.


5

“Vislumbramos novos caminhos que nos permitirão continuar a busca pelo conhecimento, que é o nosso grande diferencial.”

Conselho de Administração Betha Sistemas César Smielevski, Guilherme Balsini e Oscar Balsini


6

Nossa

História O ano era 1985 e um promissor mercado se configurava: o da informática. A tecnologia batia à porta e era impossível não perceber os rápidos avanços feitos na área e as proporções que os novos sistemas tomavam. Cláudio Balsini, um experiente engenheiro, e César Smielevski, recém-formado em computação, vislumbraram as inúmeras possibilidades que surgiam e criaram a Betha Assessoria e Desenvolvimento em Informática Ltda, oferecendo o serviço de hospedagem e processamento de dados. Os anos passam e, após perceber a necessidade de sistemas de qualidade no setor público e registrar um faturamento de 90% nesse segmento, em 1998 a Betha concentra todos os esforços no desenvolvimento de soluções para administrações públicas, contadores e servidores públicos. Com isso, a empresa torna-se referência em melhorias para o planejamento de cidades, possibilitando aperfeiçoamento e tecnologias que contribuem para uma gestão transparente e eficiente. Entre os projetos mais recentes está o Balanço Social 2015

Cloud, que ganhou força em 2015 e tem o objetivo de transformar os sistemas atuais em produtos totalmente na web. Protocolo, e-Nota, Saúde, Social e Patrimônio são alguns que já operam no novo formato. O próximo passo é disponibilizar os demais, como Compras, Contabilidade, Tributos e Folha, para comercialização. O novo desafio da Betha tem um investimento de R$ 40 milhões, 200 TB de armazenamento e 592 mil horas trabalhadas em requisito, código e teste. Após 31 anos, celebrados em 2016, os sócios comemoram a acertada decisão tomada no longínquo ano de 1985 e colhem os frutos de muito trabalho, dedicação e conquistas. O pioneirismo e a inovação permitem que a Betha seja uma das maiores desenvolvedoras de software para gestão pública no país. Além do lado empresarial, a Betha valoriza os colaboradores e comunidades em que está inserida. Pequenos gestos podem exercer grandes mudanças. É assim que a Betha reconhece cada profissional, cliente, parceiro e comunidade, sem perder o foco na excelência e qualidade dos produtos e serviços.


7

Temos uma

Nossa

Negócio

Missão

Visão do Futuro

Desenvolver e comercializar software de gestão para administrações públicas municipais, estaduais e federais, prestando suporte técnico.

Atender o mercado de software para a gestão pública, garantindo a satisfação dos clientes, colaboradores, sócios, parceiros e melhorando a interface entre sociedade e servidor público.

Ser líder no Brasil em soluções WEB para administração pública, destacando-se na qualidade dos produtos e serviços.

Nosso

Nossos

Valores Integridade

Inovação

Agir de forma justa, honesta e transparente.

Pesquisar constantemente e aplicar novas tecnologias e conceitos.

Melhoria Contínua

Satisfação dos Clientes

Valorização de Pessoas

Responsabilidade Social

Fazer sempre o melhor, para que melhorias sejam implantadas na estrutura ou produto da empresa e nas relações interpessoais.

Oferecer produtos e serviços de qualidade e que possuam o melhor custo/benefício.

Criar um ambiente agradável de trabalho, onde se possa crescer profissional e pessoalmente e ser reconhecido pelo seu desempenho.

Participar de ações que propiciem melhoria na qualidade de vida da comunidade.


8

Nossos

Números 2015

RR

7 9,18 20 36 filiais

nota de satisfação dos clientes

revendas

mil usuários

Balanço Social 2015

MANAUS

AM MANAUS

RIO BRANCO

RO

RIO BRANCO

colaboradores das revendas autorizadas

892 3865 municípios

AM

produtos em portfólio

62,1 347 350 512 milhões em faturamento

RR

clientes

RO

M

MT

MS

colaboradores diretos

MS

Filial Revenda


9

Presença em

21 Estados Brasileiros

AP

AP

PA

MA

PA

MA

RN

CE

RN

CE

PB

PB

PI

PI

MACEIÓ

TO

PE MACEIÓ

SE

TO

MT

PE AL

SE

SALVADOR

BA DF SALVADOR

GO

DF

UBERLÂNDIA

S

BA

MG

RIO VERDE

VITÓRIA

BELO HORIZONTE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

CAMPO GRANDE

GO

ES

MONTE RIBEIRÃO ALTO PRETO

RESENDE

RIO VERDE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

LONDRINA MANDAQUAÇU

CURITIBA

FRANCISCO BELTRÃO

MG

PR

UBERLÂNDIA

CAMPO GRANDE

PALHOÇA

CRICIÚMA CAXIAS DO SUL

VITÓRIA

BELO HORIZONTE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

RIO DO SUL

CHAPECÓ

RJ

SP

CASCAVEL

SC

ES

MONTE RIBEIRÃO ALTO PRETO

PORTO ALEGRE

RESENDE

RS LONDRINA

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

MANDAQUAÇU

SP

CASCAVEL CURITIBA

FRANCISCO BELTRÃO

CHAPECÓ

PR

RIO DO SUL PALHOÇA

CRICIÚMA CAXIAS DO SUL

PORTO ALEGRE

RS

SC

RJ

AL

A Betha Sistemas está presente em 21 Estados brasileiros, sendo 892 municípios. Os produtos desenvolvidos com alta tecnologia estão implantados em 3865 instituições com um total de 347 mil usuários. A Betha proporciona que administrações públicas possam realizar suas transações com total transparência, por meio de produtos de qualidade e que transmitem segurança aos usuários.


10

Nossas Linhas de

Produtos Nossos sistemas são planejados para facilitar a Gestão Pública. Por serem integrados, evitam retrabalho e automatizam tarefas na administração municipal. Com confiança no que é melhor para todos, oferecemos segurança e contribuímos para o desenvolvimento de um Brasil melhor.

e-Nota Fly Possibilita praticidade na emissão de notas fiscais eletrônicas. O sistema, que conta com 540 clientes no Brasil, emitiu 28 milhões de notas em 2015. O e-Nota é utilizado pela Prefeitura Municipal de São José/SC.

Procuradoria

Educação O Sistema integra todas as instituições de ensino municipais, compartilhando suas informações com a Secretaria da Educação e auxiliando na gestão dos assuntos pedagógicos referentes a alunos, professores e turmas cadastradas na rede. Mais de 645.000 alunos estão no sistema.

Produção Primária

Outros produtos da linha:

Tributos Proporciona o gerenciamento e fiscalização nas questões imobiliárias e mobiliárias. Em todo o Brasil, 540 clientes utilizam esta ferramenta que é usada por mais de 3.460 usuários.

Outros produtos da linha: Transparência Fly Cidadão Web Servidor Público Educa Web

Outros produtos da linha:

Fatura Ouvidoria Protocolo Fly Livro Eletrônico

Legislativo O sistema facilita o armazenamento e controle de processos legislativos nas Câmaras de Vereadores. Outros produtos da linha: Legislação

Balanço Social 2015

Escola EducaWeb Biblioteca


11

Compras O sistema permite agilidade na realização das atividades referentes às compras e licitações. Em 2015, mais de 1.677 clientes utilizavam este produto, totalizando 6.700 usuários. A Prefeitura Municipal de Barbacena/ MG é cliente da Betha e utiliza o sistema Compras. Outros produtos da linha: Estoque Frotas Patrimônio Fly

Folha O sistema oferece agilidade e eficiência ao elaborar a remuneração dos servidores de um órgão público. Em 2015, 1.459 clientes utilizavam este produto, totalizando 3.690 usuários. O sistema facilita a gestão de folha de pagamento da Prefeitura Municipal de Araguaína/TO. Outros produtos da linha: Recursos Humanos Ponto

Outros produtos da linha: Custos

Outros produtos da linha: Planejamento

Pontual Fly Servidor Público

O BI - Business Intelligence Fly é um ambiente eficiente de inteligência e diagnóstico de dados, que traz facilidade na tomada de decisões por meio da análise gráfica dos custos municipais.

Contabilidade - SAPO Permite acompanhamento completo e seguro da execução orçamentária e contábil para o planejamento de um município. São mais de 23 bilhões em orçamento administrados pelo sistema. Em 2015, 2.884 clientes utilizavam o Contabilidade - SAPO com um total de 9.990 usuários. O Contabilidade - SAPO é utilizado na Prefeitura Municipal de Chapecó/SC.

Social Fly

Controle Financeiro Tesouraria

Saúde Fly É a humanização do atendimento aos pacientes, permitindo agilidade no tratamento da saúde. Em 2015 foram registrados 4.696.482 atendimentos no sistema. A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul/RS utiliza

o sistema de Saúde em sua gestão. Outros produtos da linha: Saúde Domiciliar Social Fly


12

“Estou satisfeito? Não. Eu ainda quero mais. Isso me move.” Crescimento e aprendizado são duas palavras que não faltam no dicionário do Diretor de Produtos e Serviços, Aldo Garcia. Com 20 anos de história na Betha, comemorados em abril deste ano, ele garante “a Betha é minha segunda casa”. A trajetória começou em 1996 - quando Garcia foi entrevistado por um dos fundadores da empresa, Claudio Balsini – para ser motorista, ocupando o lugar do irmão, que havia sido promovido. A partir de então, a ascensão foi contínua e o profissional trabalhou em inúmeras áreas – Departamento de Suporte, TI, Comunicação, Comercial – até conquistar a vaga de Diretor de Produtos e Serviços. Nesses anos de empresa, Garcia enfrentou diferentes desafios, mas um em especial marcou o período. “Fui convidado a criar a filial Curitiba e essa foi a decisão mais difícil que tomei na minha carreira, pois além de um grande desafio profissional, me mudei para uma nova cidade com minha esposa e minha filha de três anos”, conta. Entre as conquistas na empresa, Garcia tem orgulho em frisar que teve importante contribuição na abertura da filial Curitiba; implantação de um processo comercial,

Aldo Garcia Balanço Social 2015

Diretor de Produtos e Serviços

que garantiu atingir as metas comerciais; foi responsável pelo primeiro centro de treinamento da empresa e esteve à frente das principais metas quando estabelecido o PPR. “Tem duas ações que considero mais essenciais: a negociação com parceiros atuais, que trouxe um saldo positivo à empresa, e o atual resultado na área de Desenvolvimento, que significou muito para mim como profissional e acredito que para a maioria dos colaboradores da área”, destaca. A Betha também proporcionou o encontro de Garcia com a esposa. Eles se conheceram enquanto os dois trabalhavam na empresa e hoje têm duas filhas. “A Betha proporcionou tudo o que sonhei. Sou muito grato aos sócios que sempre me deram bons conselhos e à empresa que possibilitou a realização dos meus sonhos. Além disso, agradeço ao tempo de trabalho na Betha, o que me deu a oportunidade de errar e aprender, me tornando o profissional e a pessoa que sou hoje”. Isso é muito? Não para Aldo Garcia. “Estou satisfeito? Não. Eu ainda quero mais. Isso me move.”


ConexĂŁo Social


14

“Me sinto orgulhosa por saber que a empresa se importa com a qualificação profissional dos seus colaboradores” O primeiro emprego ninguém esquece. Conseguir a tão sonhada independência financeira e a valorização profissional é um grande passo para a vida adulta. Essa é a realidade de muitos jovens brasileiros e assim também iniciou a carreira de Franciele Sabino da Silva. Em outubro de 2009, ela chegava à Betha para o seu primeiro dia na empresa. A vaga de Jovem Aprendiz na área de codificação não chegou de forma fácil. Para alcançar o posto, Franciele buscou especialização. Por meio do projeto Ligados na Rede, parceria da Betha com o Bairro da Juventude, a jovem mostrou habilidades e interesse na área. “Fiz o curso de Programador de Computador. Participar do projeto abriu as portas para que eu encontrasse o caminho da profissionalização”, destaca. Começar em um novo local de trabalho é um desafio e Franciele encontrou nos profissionais da Betha muito mais que colegas de trabalho. “Desde o primeiro dia a equipe me auxiliou, pois eu não tinha experiência. Isso tornou o meu dia a dia muito mais agradável. Além disso, outro ponto positivo são as oportunidades de crescimento profissional que a Betha proporciona”. Na empresa, Franciele despertou a atenção dos colegas de trabalho e conquistou uma

Franciele Sabino da Silva Balanço Social 2015

Assistente de Testes II

nova vaga. Atualmente como Assistente de Testes II, ela busca constantemente estar atenta a todas as demandas do cargo para crescer cada dia mais. “A área de testes chamou minha atenção e, ao surgir a oportunidade, me candidatei à vaga. Hoje posso dizer que trabalhar na Betha é muito gratificante”, ressalta. Como comprovação do trabalho desenvolvido na Betha Sistemas, Franciele foi agraciada com a Certificação Internacional na área de Testes, a Certified Tester Foundation Level (CTFL). Esse certificado é destinado às pessoas envolvidas em testes de software. “Me sinto orgulhosa por ter conseguido uma certificação na minha área de atuação e por saber que a empresa se importa com a qualificação profissional dos seus colaboradores. É motivador para que se consiga novas conquistas e, acima de tudo, obter mais conhecimento”, destaca. O projeto Ligados na Rede surgiu em 2004 e é uma grande oportunidade para jovens conquistarem uma profissão na área de tecnologia. Atualmente, o projeto atende jovens e adultos em cursos de programação de computadores, crianças em informática básica e pais de alunos do Bairro da Juventude.


15

Conexão Social 2015 Cidadãos Ligados na Rede Doce Gesto | Dia da Criança Doce Gesto | Páscoa Ligados na Rede Natal para Todos Observatório Social Papais Ligados na Rede Primavera Consciente Selo Amigos do Bairro da Juventude Patrocínios e Doações pelas Leis de Incentivo Fiscal do Governo

Investimento Total

R$ 210.208,35


16

Nossas

CAMPANHA DO AGASALHO

Ações

A tradicional Campanha do Agasalho da Betha ganhou uma nova proporção em 2015. Além das entidades beneficiadas, os moradores da cidade de Xanxerê, atingida por um tornado no mês de abril, receberam doações dos colaboradores. Para que isso fosse possível, a Betha antecipou a data de início da campanha e possibilitou que mais pessoas fossem contempladas com os donativos. Neste ano, a ação teve o lema “Inverno do bem: bem para você, bem para o próximo”.

Colaboradores, clientes e parceiros são essenciais para o ótimo desempenho da Betha. Essa união possibilita que a empresa avance e vislumbre novos horizontes, com confiança e determinação. Para retribuir a dedicação de cada um, a Betha desenvolve ações sociais que envolvem a comunidade e todos que, de alguma forma, estão conectados com a empresa. Essas iniciativas, descritas a seguir, foram reconhecidas nacional e internacionalmente com prêmios e menções honrosas, além de levar alegria, conhecimento e inspiração para os envolvidos. Balanço Social 2015

CIDADÃOS LIGADOS NA REDE Aberto a toda comunidade com idade superior a 16 anos, o Cidadãos Ligados na Rede oferece cursos avançados para Programador de Computadores, na modalidade de Qualificação Profissional. Com seis anos de atuação, já formou sete turmas. Em 2015 foram formados 10 profissionais. O programa também foi agraciado com o prêmio Ser Humano, pela ABRH-SC, na categoria Responsabilidade Social e também Internacional Prêmio Oscar Alvear Urrutia, na Categoria Socioambiental.

DOCE GESTO O sorriso de uma criança é uma dádiva e fazer a alegria dos pequenos é muito gratificante. O projeto Doce Gesto, criado em 2011, deixa a Páscoa e o Dia das Crianças ainda mais saborosos e divertidos. Para fazer a festa com a garotada, os colaboradores da Betha distribuem chocolates e brinquedos nas duas datas. Em 2015, 542 crianças foram atendidas.


17 LIGADOS NA REDE O programa Ligados na Rede permite a inclusão digital e a formação profissional de estudantes, em cursos gratuitos de computação e linguagem de programação. A ação qualifica o jovem para o mercado de trabalho, formando 53 em 2015. Reconhecido com Prêmio Ser Humano de Santa Catarina, pela ABRH-SC, na Categoria Socioambiental.

NATAL PARA TODOS

EMPRESA AMIGA SOLIDÁRIA A Betha foi agraciada em 2015 com o certificado Empresa Amiga Solidária FIA. A premiação é uma forma de reconhecer as doações realizadas ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

A Betha Sistemas possibilita que o Natal de centenas de pessoas seja ainda mais feliz por meio do programa Natal Para Todos. A ação envolve os colaboradores com apadrinhamento de crianças, adolescentes e idosos de instituições beneficentes das regiões que a Betha atua. Além de apadrinhar, os colaboradores doam presentes e aquecem o coração com solidariedade e carinho. Em 2015, 198 pessoas, de seis entidades, foram beneficiadas.


18

PRIMAVERA CONSCIENTE

OBSERVATÓRIO SOCIAL

A cidade ganha cores, fragrâncias e ar puro com o projeto Primavera Consciente. Para que cada jardim fique ainda mais colorido, os colaboradores e seus familiares são convidados a plantarem flores e árvores nas instituições beneficentes parceiras de Criciúma e região. Desde 2010, quando foi criado, o projeto já atendeu entidades como Bairro da Juventude, Casa Guido e Instituto Diomício Freitas.

Com o objetivo de ser um auditor dos gastos públicos, o Observatório Social é um aliado da sociedade. Os observatórios são compostos por um grupo de pessoas, sem vínculo partidário, que auxiliam de forma técnica e sem emitir juízo de valor. A Betha Sistemas apoia no custeio do Observatório Social de Criciúma.

PAPAIS LIGADOS NA REDE Com 10 anos de história, o programa Papais Ligados na Rede oferece aos pais de crianças e adolescentes atendidos pelo Bairro da Juventude acesso à educação digital e tecnologia, com curso gratuito de informática básica. O projeto, que tem duração de cinco meses e carga horária de 40 horas, já formou 13 turmas, e conquistou em 2015 o prêmio Ser Humano, pela ABRH-SC, na categoria Projetos Socioambientais.

Balanço Social 2015


Valorização de Pessoas


20

“Essas demonstrações me ajudaram a enfrentar a doença e por isso tenho muito que agradecer o carinho recebido”

Quando o supervisor técnico Rodmar Frasseto foi diagnosticado com nefropatia por IGA não imaginava que teria ao seu lado muito mais do que colegas de trabalho. Ao saber do problema e que precisaria de um transplante renal, descobriu também a preocupação que a empresa e os colegas tinham com o seu bem-estar e saúde. “Fiquei surpreso com as mensagens de apoio e incentivo. Todo esse carinho me fez sentir uma pessoa especial. Essas demonstrações me ajudaram muito a enfrentar a doença e por isso realmente tenho muito que agradecer o carinho recebido.” E uma das tantas histórias de amizade e ajuda permanece na memória do supervisor. A irmã de Frasseto precisava realizar exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para ser a doadora, mas o processo demoraria muito. Foi assim que ele teve uma grande surpresa, jamais esperada. “Uma pessoa (que prefiro não falar o nome) de enorme coração doou a quantia em dinheiro para que os exames pudessem ser feitos mais rapidamente. Com isto o transplante poderia ser realizado e diminuiria a minha angústia

Rodmar Frasseto Balanço Social 2015

Supervisor Técnico

com as hemodiálises”, relembra. No dia do transplante novas emoções o aguardavam. Além de obter sucesso na cirurgia, foi surpreendido pelas inúmeras mensagens de carinho e incentivo nas redes sociais. “Em momentos como esse a gente percebe o quanto a empresa se importa com o bem estar de seus colaboradores”, destaca. O caso tão especial de amizade chamou a atenção dos funcionários da Fundação Pró-Rim, hospital onde ele fez o procedimento. Lá foi realizada uma reportagem sobre as mensagens recebidas. Frasseto já está na Betha há 16 anos e feliz profissionalmente. Após passar por diferentes setores – técnico em suporte, analista de suporte técnico II e III –, pretende permanecer como supervisor técnico por um longo período. Após todas as manifestações de apoio, só tem a agradecer o carinho e preocupação de todos. “É como se eu estivesse em casa. É a minha segunda família e tudo que conquistei em minha vida tem o nome da Betha envolvido. Os momentos difíceis só me motivaram a ter mais vontade de voltar ao trabalho nessa empresa que amo.”


21 BEM INDICA

30 ANOS DE BETHA Três décadas de dedicação, conquistas e superação. A história que se iniciou em 1985 e completou 30 anos em 2015 traduz a perseverança e adaptações que transformaram a Betha em uma grande empresa. Para comemorar a data tão expressiva, uma campanha institucional foi criada com o mote “30 motivos para se orgulhar da empresa em que você trabalha”. O período serviu para motivar os colaboradores a conhecerem melhor a empresa, seus benefícios e sua história.

ANIVERSÁRIO DE TEMPO DE EMPRESA Como forma de agradecer a dedicação e parceria dos profissionais que trabalham na companhia, a Betha presenteia os colaboradores no aniversário de tempo de empresa, com camisetas personalizadas com um tema especial. Cada gestor é responsável pela entrega no dia em que completa aniversário na Betha.

Por meio do programa Bem Indica o colaborador pode encontrar profissionais qualificados no mercado de trabalho e sugerir à empresa. Se a indicação cumprir todos os requisitos, o colaborador recebe uma quantia de R$ 350,00. Em campanhas específicas, o valor da bonificação pode chegar a R$ 2 mil por indicação. Em 2015, foram recebidas 261 indicações.

CARGOS E SALÁRIOS O projeto de cargos e salários prevê uma remuneração ao colaborador alinhada às práticas de mercado referentes à função ocupada na empresa, além de respeitar a equidade interna. A Betha procura apresentar regras e caminhos para o progresso do colaborador, por meio de critérios que possibilitem à empresa agir de forma profissional e impessoal.


22

DIA DA MULHER E DIA DO HOMEM Os colaboradores da Betha são homenageados nos Dias da Mulher e do Homem com presentes especiais.

FESTA DE FINAL DE ANO Final de ano é tempo de confraternizar e comemorar os feitos realizados. Com o ano novo que se inicia, é momento de renovar as esperanças, agradecer pelas conquistas e almejar novas metas.

FESTA DO DIA DO TRABALHADOR Celebrar as conquistas e agradecer a oportunidade de estar inserido no mercado de trabalho, exercendo uma profissão. Esses são os principais objetivos do Dia do Trabalhador, momento muito comemorado na Betha, que reconhece o empenho e valoriza cada colaborador.

DIA DAS MÃES E DIA DOS PAIS Mães e pais merecem muito mais que abraços e beijos nos seus dias. Pensando nisso, nas datas comemorativas (Dias das Mães e Dia dos Pais) a Betha entrega um presente especial para cada colaborador. Uma forma singela de agradecer o carinho e cuidado dedicados aos filhos.

Balanço Social 2015


23 MERITOCRACIA PROGRESSÃO POR MÉRITO HORÁRIO FLEXÍVEL

GINÁSTICA LABORAL Melhora da postura, redução de inflamações e traumas, reforço da autoestima e aumento na capacidade de concentração são algumas das vantagens proporcionadas pela ginástica laboral, oferecida às equipes duas vezes por semana. Nesses momentos os colaboradores têm a oportunidade de integrar-se socialmente e relaxar, com exercícios que diminuem a fadiga e problemas de saúde.

A flexibilização de horário é uma das orientações dos sindicatos locais seguida pela Betha. A empresa possibilita o remanejamento de acordo com a rotina diária, na entrada e saída do expediente e no intervalo de almoço. A única preocupação é que se respeite os horários limites como, por exemplo, a uma hora de almoço.

MASSAGEM RELAXANTE Uma pausa durante o dia para reestabelecer as energias é importante e a Betha disponibiliza uma atividade revigorante que alivia as tensões, bloqueios, auxilia nas correções posturais e cansaço. A massagem relaxante é realizada em 15 minutos por um profissional especializado e basta fazer o agendamento prévio para desfrutar do benefício.

A Betha entende que valorizar o seu maior patrimônio, as pessoas, é o caminho certo rumo ao sucesso. Por isso, concede aumento salarial ao colaborador como forma de reconhecimento. A progressão por mérito está vinculada à análise de desempenho que a empresa realiza duas vezes ao ano. Neste período, os colaboradores são avaliados por seus superiores em cada departamento e setor.


24 PESQUISA DE CLIMA A pesquisa de clima busca avaliar e medir a satisfação dos colaborares com o objetivo de implantar melhorias e soluções nos processos e ambiente organizacional. Para realizar a pesquisa, a Betha utiliza a metodologia do Great Place To Work (GPTW).

OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL OFF CRIATIVO Um descanso na rotina é imprescindível para o bom funcionamento do trabalho. Por isso, a Betha criou o Off Criativo, onde o colaborador tem 15 minutos, durante a manhã e a tarde, para lanchar, descansar ou realizar alguma atividade. A ação é uma forma de incentivar a concentração e disposição dos colaboradores, sem impacto na folha de pagamento. Em 2015 foram mais de 19 mil horas dedicadas ao projeto.

Balanço Social 2015

Outubro Rosa e Novembro Azul são datas que não passam despercebidas na Betha. A empresa realiza campanhas de conscientização sobre a importância de fazer os exames para evitar câncer de mama e de próstata.

PRESENTE DE FINAL DE ANO O esforço dedicado à empresa durante o ano é recompensado em dezembro. Os colaboradores recebem um presente como forma de agradecimento. Por meio de uma pesquisa, eles podem sugerir opções e receber algo muito especial.


25

VIDA EM EQUILÍBRIO Sair da rotina é a proposta do projeto Vida em Equilíbrio. Com atividades que vão da gastronomia ao esporte radical, a ideia é desafiar os colaboradores, com atividades que promovam interação e motivação. Entre as atividades já desenvolvidas estão surf, dança de salão, stand up paddle, passeio ciclístico, gastronomia, degustação de vinhos, degustação de cervejas, mergulho, rafting, eco aventura e kart. A ação ganha novos adeptos a cada ano.

VOCÊ NO ESPORTE SEU DIA Aniversário é tempo de celebrar e a Betha concede folga nesse dia para seus colaboradores, para que cada um possa aproveitar a data da melhor forma possível. O projeto Seu Dia envolveu 3.693 horas de folga em 2015.

Torcer pelo time do coração na arquibancada é ainda mais emocionante e a Betha oferece ingressos para que os colaboradores possam assistir às partidas de pertinho. Todas as unidades são contempladas e as filiais que não possuem times na cidade, recebem ingressos para assistir a outros esportes. São 24 carteirinhas sorteadas , sendo 10 em Criciúma e duas em cada filial. O Você no Esporte sorteou, em 2015, 413 colaboradores.


26

Nossos

Benefícios Além de proporcionar crescimento profissional, a Betha busca a valorização do colaborador por meio de diversas ações e benefícios. As atividades refletem diretamente na qualidade de vida e na remuneração do profissional. Confira:

AUXÍLIO CRECHE Para maior comodidade das crianças e tranquilidade dos pais, a empresa oferece o auxílio creche, que abrange pais com filhos até seis anos, estudantes de colégios particulares. A ajuda é destinada por criança e, em 2015, teve 44 colaboradores beneficiados. Em outubro, o benefício passou para R$ 105,00 por mês.

CONVÊNIO COM FARMÁCIA CARTÃO ALIMENTAÇÃO E REFEIÇÃO Mensalmente os colaboradores recebem o cartão Alimentação/Refeição. Em 2015 100% dos colaboradores foram beneficiados.

Balanço Social 2015

A Betha conta com convênio em duas redes de farmácias, SESI e Pague Menos, para que os colaboradores possam realizar as compras e descontar na folha de pagamento. O SESI Farmácias conta com mais de 79 lojas em 39 municípios de Santa Catarina e a Farmácia Pague Menos possui mais de 400 operações em todo o Brasil.


27

CONVÊNIO PARA O ENSINO SUPERIOR Os colaboradores interessados em frequentar um curso superior contam com o convênio da Betha com instituições de ensino parceiras, entre elas a Faculdade ESUCRI e Faculdades Anhanguera. Os descontos variam de 10 a 30%.

PLANO DE SAÚDE A saúde precisa estar em primeiro lugar. Por isso, a Betha auxilia com 65% do plano de saúde para seus colaboradores.

CONVÊNIO COM SESI E SESC A Betha possui convênio com Serviço Social da Indústria (SESI) e com o Serviço Social do Comércio (SESC) e disponibiliza diferentes benefícios. No SESI, o colaborador tem à disposição clinica odontológica e médica, academia, escola (Educação Infantil e Ensino Fundamental), cursos de educação continuada e farmácia. Já no SESC é possível frequentar academia, escola (Educação Infantil e Ensino Fundamental), cursos e oficinas, clínica odontológica, biblioteca e turismo social (hotéis e pousadas).


28

PLANO ODONTOLÓGICO

SEGURO DE VIDA

VACINA CONTRA A GRIPE

A Betha disponibiliza aos colaboradores e dependentes (companheiros ou cônjuges, filhos até 21 anos ou 24 anos e universitários, e dependentes legais) tratamento dentário em todo o Brasil. O plano odontológico não tem restrição no número de consultas.

Preocupar-se com o bem estar da família e pessoal é fundamental nos dias de hoje. O Seguro de Vida está disponível a todos os colaboradores da Betha.

A chegada do inverno traz as baixas temperaturas e as tão temidas gripes. O colaborador que tiver interesse em prevenir a doença consegue um subsídio de 50% no valor da dose. A vacinação acontece sempre que o medicamento estiver disponível nos laboratórios das regiões em que a Betha está presente.

Valorização das Pessoas 2015 Balanço Social 2015

Ações e Eventos

R$ 213.564,18

Bem-Estar

R$ 208.726,05

Benefícios

R$ 2.926.878,47

Recrutamento e Seleção

Investimento Total

R$ 8.220,82

R$ 3.357.389,52


Conhecimento


30

“Quando desejamos alcançar um objetivo, precisamos saber que os caminhos não são apenas flores, mas também não são apenas espinhos.” Quem acompanha o dia a dia na empresa e confere as habilidades demonstradas pelo gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Ezequiel Garcia, na área de Desenvolvimento, nem imagina que o início da carreira não foi fácil. Quando Ezequiel começou a trabalhar na Betha tinha apenas 15 anos e já sonhava com um futuro promissor. Sem ter ao menos sapatos para iniciar no primeiro dia – Garcia vendeu a bicicleta tão sonhada para poder comprar um par de calçados –, o menino não se intimidou com a grandeza da empresa ou a dificuldade do trabalho. “Comecei como auxiliar de escritório e em pouco tempo aprendi a lidar com planilhas, sistemas de contas, mas meu sonho era atuar no setor de Desenvolvimento”, conta o gerente. Mesmo sem possuir um computador, na época item raro nas residências, Garcia buscou nos livros o conhecimento e dedicou boa parte do tempo livre para aprender cada detalhe de programação, mesmo sem nem conhecer o sistema de operação do equipamento. Após nove meses de empresa, veio o reconhecimento e o adolescente teve a oportunidade de ingressar na tão sonhada vaga. O cargo trouxe novas responsabilidades e uma busca constante por mais conhecimento. “Foi uma mudança muito feliz na minha vida. O aprendizado na área

Ezequiel Garcia Balanço Social 2015

Gerente de P&D

ainda era escasso, mas recebi um livro escrito em italiano, trazido por Guilherme Balsini da Itália, e praticamente devorei a obra em uma semana”, recorda. Buscar o conhecimento sempre foi o objetivo de Garcia. Mesmo após o dia de trabalho e escola, ele estudava quando encontrava livros disponíveis sobre o assunto. Responsável pelo desenvolvimento e melhorias de diferentes programas, ferramentas, soluções de problemas e rotinas, o gerente trabalhou em praticamente todos os sistemas da Betha. “Em cada mudança, lá estava o Ezequiel, dia e noite, fazendo de tudo para se tornar um especialista no assunto”. Uma nova oportunidade surgiu quando os setores Desenvolvimento Web e Desenvolvimento Desktop foram unificados e criou-se o P&D, grande fase para o profissional. Atualmente, Garcia é técnico em Processamento de Dados, bacharel em Ciências da Computação e pós-graduado em Melhoria de Processo de Software. “Quando desejamos alcançar um objetivo, precisamos saber que os caminhos não são apenas flores, mas também não são apenas espinhos. Precisamos ter a consciência de que é necessária muita persistência, dedicação e fé para que o bom resultado possa ser alcançado”.


31

Nossos

Projetos O conhecimento faz a diferença e a Betha prioriza a excelência de seus colaboradores, clientes e parceiros. Por isso, oferece cursos e especializações que incentivam o aprendizado contínuo e apoia os profissionais que buscam no estudo a possibilidade de realizar mudanças. Os projetos desenvolvidos na empresa garantem aprendizado intelectual e profissional e possibilitam crescimento na carreira.

BIBLIOTECA Ler amplia os horizontes, desenvolve a criatividade e enriquece o conhecimento. Na Betha, os colaboradores têm à disposição uma biblioteca com 613 livros, 173 apostilas, 111 DVD’s e 895 revistas. O espaço acessível para os profissionais da matriz e desenvolvimento apresentou números significativos em 2015: 133 pessoas utilizaram a Biblioteca e realizaram 357 solicitações de empréstimos.

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA Ética não é apenas cumprir normas e regras, é realizar ações de forma que os resultados sejam percebidos como contribuição para o bem comum. Na Betha Sistemas, por meio do Código de Conduta Ética, alinhamos nossos conceitos e afirmamos nosso compromisso naquilo que acreditamos.


32 DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS O Programa de Formação de Lideranças busca explorar as competências dos gestores e desenvolver habilidades voltadas à gestão de pessoas. Por meio de treinamentos específicos, os profissionais trabalham as competências emocionais, o autoconhecimento e a aptidão para detectar os pontos fortes da equipe.

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL Para comprovar as habilidades dos colaboradores, a Betha realiza o programa de Certificação Profissional, onde são aplicados exames nas áreas de negócio e sistema dos principais produtos da empresa. Assim é possível avaliar o conhecimento e oportunizar qualificação nas soluções Betha. O programa, que está em sua 8ª edição, está disponível a todos e teve aprovação de 70 colaboradores.

PALESTRAS NACIONAIS

INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES A integração reúne os novos colaboradores para um período de entendimento das diretrizes da Betha, onde conhecem a empresa e os departamentos, recebem informações importantes sobre os negócios e cumprem atividades legais no RH. A integração acontece uma vez por mês, na matriz, e em 2015 reuniu 73 profissionais.

Balanço Social 2015

Duas palestras nacionais, realizadas durante o Bethacon, surpreenderam os participantes e provocaram reflexões profundas sobre o mercado de trabalho. O psicólogo João Cordeiro ressaltou a importância de pensar e agir como dono, assumindo responsabilidades e entregando resultados, atitude chamada por ele de Accountability. Já Waldez Ludwig foi o responsável por encerrar o evento com uma palestra que trouxe irreverência e bom humor, sem perder o foco na importância da inovação para a administração das empresas públicas. As palestras possibilitaram novos conhecimentos e formas de pensar, resultando em profissionais mais capacitados.


33

SOMOS BETHA A troca de experiências entre colaboradores é essencial para o bom andamento do trabalho. Pensando nisso, criou-se o programa Somos Betha, onde, todos os meses, colaboradores de filiais, matriz e Universidade Corporativa se reúnem para uma integração. Durante dois dias, os profissionais têm a oportunidade de conhecer os gestores, novos colegas, departamentos da matriz e a área de desenvolvimento, além de assistir a uma palestra com o diretor presidente da Betha. Em 2015, primeiro ano de atuação, o projeto já contemplou 170 colaboradores.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA A educação é prioridade e a Universidade Corporativa Betha busca oferecer a clientes, colaboradores e parceiros os melhores e mais dinâmicos treinamentos para garantir o aprendizado contínuo dos produtos desenvolvidos na empresa. Atualmente, a Universidade conta com cursos à distância e equipe de instrutores especializada. Em 2015 foram realizadas 3827 matrículas em treinamentos assíncronos (gravados) e 357 síncronos (online).

Conhecimento 2015 Investimento Total

R$ 419.848,80


34

Somos todos

Betha

Balanรงo Social 2015


Oportunidades

de Negรณcios


36

“Nossa parceira é uma empresa honesta, que procura sempre ter o melhor produto para oferecer, investindo em tecnologia, pessoal treinado e novas sociedades.” A união de forças sempre resulta em melhores resultados. Há 19 anos, a parceria entre a Betha Sistemas e a empresa Custom Sistemas comprova essa afirmação. A história de companheirismo e qualidade em serviços iniciou em 1997, em uma visita realizada pelo diretor técnico da Custom, Walton Franco Pacheco, à Fenasoft, evento de tecnologia da Informação, em São Paulo. Em busca de conhecimento, novas ferramentas e parcerias, Walton visitou o estande da Betha na feira e se interessou pelo sistema de folha de pagamento desenvolvido pela empresa. “Era a primeira operação em Windows que eu encontrava, além de ser de fácil acesso e bem completa. Então resolvi substituir o sistema antigo e, mesmo com um início difícil para migração de dados, lançamentos e treinamentos, foi um sucesso”, conta. Dois anos após o início da parceria, um novo desafio foi proposto e a Custom foi convidada para representar clientes da área pública no Rio de Janeiro. Como já diz a frase: desafio feito é desafio aceito. Assim os representantes da empresa buscaram novas opiniões e aceitaram a parceria.

Walton Franco Pacheco Balanço Social 2015

Diretor Técnico da Custom Sistemas

“Não tínhamos conhecimento na área pública, mas sabíamos da seriedade da parceria e do apoio que teríamos para enfrentar as novas etapas”, relembra Pacheco. Atentos às principais novidades de mercado, a empresa atualiza constantemente as formas de vendas, com equipe técnica qualificada e buscando alternativas para oferecer ao cliente, princípios que caminham lado a lado com a Betha. “Nossa parceira é uma empresa honesta, que procura sempre ter o melhor produto para oferecer, investindo em tecnologia, pessoal treinado e novas sociedades. A empresa nos apoia em treinamento, disponibiliza ferramentas de trabalho, auxilia no comercial, além de levar em consideração a nossa opinião.” Atualmente, a Custom Sistemas atua em 92 municípios do Rio de Janeiro, em diferentes órgãos públicos como prefeituras, câmaras, fundos de saúde e previdência, além da área privada. “Para o futuro projetamos manter nossa parceria, nos adaptando para aproveitar as oportunidades que a Betha nos proporciona e nos fortalecer cada vez mais no estado fluminense, além de aproveitar outros mercados disponíveis”, frisa Pacheco.


37

Nossos

Negócios

Em 2015 a estrutura comercial da Betha Sistemas contou com uma equipe de 20 consultores de negócios que atuaram diretamente no contato com clientes, além de 15 especialistas em direito, gestão de vendas e administração. O grupo é responsável pelo processo comercial da Betha, documento detalhado das atividades da área, e pela tabela de preços, respeitada em cada negociação. O resultado foi o crescimento anual da empresa.

PRESENÇA EM EVENTOS

PROGRAMAS DE CANAIS

Estar presente e mostrar-se atuante para o mercado de trabalho é fundamental para o desenvolvimento do trabalho. A Betha Sistemas participa, constantemente, de feiras e eventos que possibilitam proximidade com o público alvo e exposição de produtos. Essas ações demonstram a preocupação da empresa com o bom relacionamento e busca de resultados.

O programa de canais é a ligação entre a empresa e suas revendas. Com isso, é possível estabelecer uma relação de confiança que gera mais produtividade e vendas. A Betha Sistemas, preocupada em estreitar ainda mais os laços com seu canal de distribuição, criou o Programa de Canais visando proteger o seu canal das ameaças do mercado e dar o suporte necessário para o aproveitamento das oportunidades.

BETHACON A Convenção Nacional – BethaCon 2015 reuniu cerca de 300 participantes entre colaboradores e clientes que tiveram a oportunidade de conferir 24 palestras ministradas por especialistas na área de gestão pública. Além disso, puderam acompanhar duas conferências nacionais, uma com João Cordeiro, considerado o “mensageiro da responsabilidade”, que falou sobre Accountability, e outra com Waldez Ludwing, que discorreu sobre Inovação. Com o tema “Caminhando juntos para novas perspectivas”, a Convenção contou com abertura oficial do Diretor Presidente Guilherme Balsini. Essa foi a primeira vez que o evento foi aberto aos clientes e atingiu o objetivo de buscar novas formas de pensar o software para gestão pública.

Investimentos 2015 Conexão Social Valorização das Pessoas Conhecimento

Investimento Total

R$ 210.208,35 R$ 3.357.389,52 R$ 419.848,80

R$ 3.987.446,67


38

18 a 20

Participação em

Eventos 2015

de março

16 e 17 de abril

29

de abril

18

de junho

30

de junho

Reunião Técnica Contábil

Criciúma|SC

Seminário Técnico Contábil

25

Cuiabá|MT

Brasília|DF

Congresso CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

União da Vitória|PR

de agosto Apresentação Saúde e Custos

27

Criciúma|SC

de agosto Como aumentar a arrecadação do município

Balanço Social 2015

Francisco Beltrão|PR

Betha Day Revenda MGS - A eficiência da Saúde e Assistência Social na Gestão Pública

Porto Alegre|RS

6a9

Torres|RS

de julho

35º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS

49º Congresso da ARTAFAN

13

Rio do Sul|SC

22

Riberão Preto|SP

de julho

e Soluções para APLIC TCE/MT

de agosto

de maio

Florianópolis|SC

II Seminário Regional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público – Região Sul

1e2

de agosto Workshop - Elaboração de Orçamento

6a8

18 a 20

28

de maio

17

de julho

19

de julho

Caxias do Sul|RS

de agosto Apresentação BI e Custos

4a7

XIII ExpoFecam

Florianópolis|SC

XI Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais + VI Seminário Estadual De Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social

Maringá|PR

Betha Day Revenda Prodasp A eficiência da Educação na Gestão Pública

Criciúma|SC

de julho

4

Florianópolis|SC

de setembro

9 a 13

Apresentação das linhas Pessoal e Arrecadação e dos produtos BI e Custos

Betha Day Revenda CSM - WorkShop PCASP X AUDESP

Águas de Lindóia|SP

de novembro

36º Congresso de Técnicos Contabilistas e Orçamentistas Públicos - ACOPESP

25 a 27

Criciúma|SC Bethacon

de novembro

29 e 30 de julho

22 e 23

Palhoça|SC

Inauguração Filial Palhoça

Taubaté|SP

Betha Day Revenda CASP Vale PCASP X AUDESP – Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Ribeirão Preto|SP

4º Seminário de Gestão Pública Fazendária

Maringá|PR

de outubro II Fórum Paranaense de Contabilidade aplicada ao Setor Público

15

Campos Novos|SC

18

Tubarão|SC

de dezembro

de dezembro

Workshop - Encerramento e Início de Exercício - Filial Criciúma

Workshop - Encerramento e Início de Exercício - Filial Criciúma


39

Conselho Editorial

Guilherme Balsini - Diretor Presidente César Smielevski - Conselho de Administração Oscar Balsini - Conselho de Administração Bráulio de Bona - Diretor de Administração e Finanças Aldo Garcia - Diretor de Produtos e Serviços Valcemir Ponciano - Gerente Comercial Jefferson de Bem - Gerente de Recursos Humanos

Direção Geral

Mônica Fernandes Pinheiro Bento - Coordenadora de Marketing

Conteúdo Editorial

Ailian Leacina Bento Bongiolo - Analista de RH Adriana Silva e Ariana Peroni - Adriana Silva Comunicação & Conteúdo

Projeto Gráfico e Editorial

Marcela Bantle - Adriana Silva Comunicação & Conteúdo

Fotos

Patrícia da Rosa Roldão - Analista de Marketing

Betha Sistemas Ltda. - Matriz

Rua João Pessoa, 134 - 1º andar - Centro Criciúma - SC / CEP 88801-530 Fone: (48) 3431-0733 www.betha.com.br



Balanço Social 2015 - Betha Sistemas