Page 1

VANGUARDAS EUROPEIAS

Depois de exposto o tema “Vanguardas Europeias”, com o auxílio de uma apresentação Power Point, consulta de livros, pesquisa na internet, foi elaborada uma ficha síntese destes movimentos e proposto aos alunos que escolhessem uma obra de um dos artistas estudados para analisarem segundo uma ficha guião de análise de uma obra pictórica e posteriormente fazerem uma reinterpretação dessa mesma obra.


MOVIMENTOS DE VANGUARDA – RUPTURA E INOVAÇÃO As transformações tecnológicas por que o mundo passou no começo do século XX, modificaram as maneiras de o homem perceber a realidade. O automóvel, o avião, o cinema deslocaram e aceleraram o olhar do homem moderno. A par dessas transformações, surgem várias manifestações artísticas – Fauvismo, Expressionismo, Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, que ficariam conhecidas como “vanguardas europeias” e que conjugadas, dariam origem ao Modernismo. Efectuam um corte com as formas tradicionais de representação, sendo a arte figurativa, progressivamente abandonada. Movimento Expressionismo

Artistas

Principais características

-Van Gogh -Munch -Kirchner -Schiele -Otto Dix

- Cores violentas. - Pinceladas largas. - Figuras deformadas.

Fauvismo

-Gauguin -Matisse -Roualt -Derain

- Cores vivas e contrastantes independentemente da cor natural do objecto retratado. - Largas manchas de cor. - Intensidade da cor prevalece sobre a forma, que é grosseira.

Cubismo (desenvolvido inicialmente em França entre 1907 e 1914)

-Cézanne -Picasso -Braque -Gris

- Corte decisivo com a noção de espaço naturalista e com a técnica da perspectiva. - Representação dos objectos “achatados”na tela. - Aparência geométrica das formas. - Diversas vistas em simultâneo do mesmo objecto. - Cores planas, não modeladas.

Futurismo (surgiu em Itália em 1909 com o manifesto literário do poeta Marinetti. Mais tarde estes princípios foram adoptados ao manifesto dos pintores futuristas em 1910)

-Balla -Boccioni -Carrá -Delaunay -Duchamp

- Recusa da herança cultural do passado e criação de uma nova arte baseada na velocidade, nas tecnologias modernas (transportes e comunicações). - Composições dinâmicas. - Representações do movimento. - Representação de diversas imagens simultâneas do mesmo objecto em posições que variam progressivamente (influência do cinema e da fotografia).

Abstraccionismo

-Kandinsky -Mondrian -Klee

- Rejeição das formas figurativas. - As formas geométricas, cores, linhas adquirem um valor independente da realidade. - Representação não de objectos que podemos identificar, mas de impulsos estéticos, sentimentos ou emoções. - Ligação à música.

Surrealismo (iniciado em Paris cerca de 1924)

-Max Ernst -Magritte -Salvador Dali -Chagall

- Influência das teorias psicanalíticas de Freud. - Descrição do surreal, o inconsciente. - Cenas provocantes, ilógicas, difíceis de interpretar. - Criaturas estranhas e fantasmagóricas, objectos do quotidiano. - Imagens que vão da serenidade do sonho, à inquietação dos pesadelos.

(desenvolveu-se sobretudo na Alemanha e Países Nórdicos de 1905 a 1930)

Estilo de pintura intenso, apaixonado, muito pessoal, de grande intensidade dramática. A tela é vista como um meio para a expressão das emoções.


GUIÃO PARA ANÁLISE DE UMA OBRA PICTÓRICA Ficha técnica Título Autor

(colocar imagem da obra)

Data Dimensão

Ficha biográfica do autor

(colocar retrato do autor)

Ficha temática, descritiva e interpretativa da obra Tema

Descrição e interpretação da obra

Ficha de recursos estilísticos – contexto histórico (época) e estilo artístico (características)

Nome:_________________________________________________Nº:_______Turma:_______


REINTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA DE ARTE

(Trabalhos realizados pelos alunos)


Esqueleto fumando um cigarro, 1886 Vincent van Gogh


Auto-retrato - Pablo Picasso


O Grito – Eduard Munch


Metamorfose de Narciso – Salvador Dali


O olho - Magrite


Contrasting sounds - Wassily Kandinsky


Figure at window – Salvador Dali


Ceara com ciprestes – Van Gogh


Bathing Woman – Joan Miró


Ponte de Charing Cross, 1906 - AndrĂŠ Derain


Vanguardas europeias  

Projecto Cruzar Saberes BECRE 2009/2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you