Page 1

1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO ARTE

Formação integral para a vida e para o futuro.


A arte como experiência para a expressão dos sentidos A homologação da BNCC trouxe novo sentido ao ensino de Artes no Brasil. A proposta da Base é que os estudantes sejam estimulados, por meio do processo artístico, a expressar os próprios sentimentos, ideias e percepções sobre o mundo. Portanto, torna-se um desafio transformar as aulas em verdadeiras experiências estéticas e formar estudantes críticos, criativos e emocionalmente inteligentes. O material de Arte do Bernoulli, pautado em valores éticos e solidários, tem como principal objetivo aproximar os alunos do universo da arte, estimulando o senso crítico, a sensibilidade e a atuação cidadã.

Com conteúdos organizados de acordo com temas abrangentes e interdisciplinares, a Coleção tem uma abordagem que consolida as seis dimensões do conhecimento segundo a BNCC:

Criação

Crítica

Estesia

Expressão

F


Fruição

Contempla as quatro unidades temáticas propostas pela BNCC:

TEATRO

MÚSICA

Integração de todas elas para ampliar o repertório cultural e gerar interações ricas de sentido para o estudante.

ARTES VISUAIS

DANÇA

A proposta arrojada dos livros se afasta da mera contextualização histórica linear e engessada para trabalhar diversos temas de diferentes culturas e períodos históricos. Isso garante dinamismo ao aprendizado e permite o alinhamento dessa proposição às demandas dos principais processos seletivos universitários do Brasil.

Reflexão

Os dois volumes de Arte do Bernoulli combinam teoria, prática e reflexão para proporcionar uma experiência didática efetiva, autônoma e instigante aos alunos e aos professores.


Conteúdo programático LIVRO CAPÍTULO

1

TÍTULO

1

O mundo pede arte

2

Arte e sociedade

3

Poético do sagrado

4

Autorretrato

5

O corpo na arte

6

A arte na cidade

7

Revendo o mundo com arte

8

Arte reflexo da vida: mídia e consumo

TÓPICOS A arte é uma necessidade Arte: vivência e sobrevivência Arte: sentir e dar sentido O corpo quer falar Dominando o solo: o impulso para a arte através da argila Arte como busca de equilíbrio Arte e resistência Sociedade em movimento, arte em deslocamento O futuro visto pelo retrovisor Transcender o mundo e expressar na arte Entre Deus e os homens Moradas do divino Sagrado e profano Olhando para mim Onde o “eu” se projeta... Retratando o corpo entre os clássicos O corpo ganha novas formas O corpo transgressor Meu corpo, meu suporte de arte As ações do corpo Cidade: construindo o ambiente humano A rua é o palco da vida O futuro da cidade Repaginando a arte Por que não? Arte e consumo Arte e mídia Uma identidade plural

9

Brasil: territórios de arte

Arte: um rito de fé O corpo na arte tupiniquim A cultura do meu chão

2 10

Arte: técnicas e tecnologias

Construindo minha arte Tecnologia na arte Arte e protesto

11

Arte ambiental

Artistas ativistas Do museu para a natureza Arte em defesa do meio ambiente

12

Saberes que se complementam

Encontro de conhecimentos etc. Quando a arte se alia à ciência

Conteúdo programático sujeito a alteração sem prévia comunicação.


Demonstrativo do material


1. Quatro linguagens, uma só arte! Através do aprimoramento dos seus próprios sentidos e de suas habilidades físicas e cognitivas, o ser humano busca realizar transformações no mundo, marcando sua presença e existência. Para isso, criamos linguagens artísticas que expressam sensações sobre nossas experiências vividas, a fim de preservar nossa cultura, hábitos e tradições.

Cognição: Capacidade de construir conhecimento.

Cada povo constrói os próprios caminhos de sua arte. Ela surge de modos tão diversos e peculiares, que seria impossível classificar tanta pluralidade de forma rígida e específica. Porém, é possível definir quatro linguagens muito amplas que abarcam as várias maneiras de nos expressarmos. São elas: as Artes Visuais, o Teatro, a Dança e a Música.

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01

Você conhece o conceito das linguagens da Arte? Observe as imagens do seu material complementar. Cada uma delas está diretamente ligada a uma das quatro linguagens. Escolha quatro das imagens e estabeleça uma relação entre conceito e imagem criando um esquema organizado, colando as figuras próximas aos textos e indicando os conceitos coerentes. ssão Expre ente ntem a min niza a g predo r , que o l a u ionais s vis imen , id is b a u s t s en is, ge imag a n a io ens aind tridim is ou visua ades id il audio possib s a r t ou as. criativ

Expressão corporal de movimentos e gestualidades corporais, organizadas ou espontâneas, que podem estar associadas ao som e à musicalidade.

Expressão sonora, sequenciada ou improvisada, que organiza silêncio e sons obtidos de diversas maneiras.

1. Artes Visuais

2

Bernoulli Sistema de Ensino

2. Dança

e Expressão corporal ada anh mp aco l, gestua ou não do uso da voz, que pode estar associada a uma ou sequência narrativa ao improviso.

3. Música

4. Teatro

SMITIDA, POR NENhuMA fORMA E NENhuM MEIO, SEjA MEcâNIcO, ElETRôNIcO, Ou quAlquER OuTRO, SEM PRévIA AuTORIzAçÃO POR EScRITO PElO SMITIDA lO BERNOullI BERNO I SISTEMA DE ENSINO.

VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

IBIDA A IMPRESSÃO: uSO u ExcluSIvO DO GRuPO BERNOullI. TODOS OS DIREITOS RESERv RESERvADOS vADOS. NENhuMA PARTE P DESTA PuBlIcAçÃO PODE SER REPROD DEST REPRODuzIDA Ou

ARTE | Capítulo 1


PROPOSTA DE CRIAÇÃO As primeiras câmeras fotográficas eram totalmente artesanais. Antes dos processos de automatização e dos recursos digitais, os fotógrafos tinham de conhecer todo o funcionamento das câmeras fotográficas para conseguir criar suas fotografias. Acesse os QR Codes e conheça duas formas de construir máquinas fotográficas artesanais, as famosas Pinholes! Escolha uma das duas técnicas de fotografia e crie um ensaio fotográfico.

Liudmila e Nelson / Domínio Público

TÁ NA MÍDIA

Acesse o QR Code e conheça mais sobre a história do daguerreótipo:

ARTE | Capítulo 1

APLICATIVO

COTIDIANO

Villemard / Domínio Público

Uma série de ilustrações de 1900 representou o mundo contemporâneo que os artistas imaginavam. Em cada pequeno postal há uma cena cotidiana que foi elaborada a partir da seguinte especulação: como será o mundo no ano 2000? Acesse o QR Code e veja quais ilustrações mais se assemelham com a nossa realidade!

E você? Como imagina o mundo daqui a 100 anos? Você consegue perceber a dificuldade em criar uma especulação sobre o futuro no contexto da 4ª Revolução Industrial? Acesse o QR Code e conheça mais sobre o assunto!

Você já ouviu falar de cápsula do tempo? Em geral, são cofres ou caixas que guardam uma porção de objetos, relatos em diversas mídias e tudo o que for considerado interessante para o futuro. A cápsula do tempo é uma tentativa de preservarmos as memórias e conhecimentos que desejamos deixar de herança para as pessoas que possivelmente irão abri-la. Que tal criar a cápsula do tempo da turma? Crie suas mensagens para o futuro, selecione os objetos que deseja preservar, elabore também ilustrações como as da série “Nos anos 2000” e decida junto com toda a turma o local da cápsula e o prazo de abertura. Agora é só esperar...

Getty Images

PROPOSTA DE CRIAÇÃO

Para comemorar os 600 anos de Seul como a capital da Coreia, uma cápsula do tempo foi enterrada com seiscentos itens representando o que era a vida em 1994. Ela será aberta no milésimo aniversário da capital, em 2314.

Bernoulli Sistema de Ensino

IBIDA A IMPRESSÃO: uSO u ExcluSIvO DO O GRuPO GR BERNOullI. TODOS OS DIREITOS RESERv RESERv vADOS ADOS. NENhuMA P PARTE ARTE DEST DESTA PuBlIcAçÃO PODE SER REPROD REPRODuzIDA Ou

VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

3


PROPOSTA DE CRIAÇÃO

BOMBARDEIO DE IMAGENS!

Mosaico: uma técnica múltipla! Para criar um mosaico, é preciso apenas organizar muitos fragmentos, formando uma imagem. A artista americana Mary Ellen Croteau construiu seu autorretrato com tampinhas de garrafa coletadas e reutilizadas. Sua obra é um grande mosaico contemporâneo!

Divulgação

Também é possível usar a tecnologia para produzir digitalmente o seu mosaico. Usando aplicativos como o Mosaic Photo Effects, você pode fragmentar fotos selecionadas e preenchê-las com outras imagens.

Mary Ellen Croteau

CROTEAU, Mary Ellen. Close. 2011. Chicago. Dimensões 2,4 m × 2,1 m.

O livro de Serge Gruzinski, A guerra das imagens: de Cristóvão Colombo a Blade Runner (1492-2019), faz uma interessante análise dos conflitos de poder que alcançam até o universo artístico. Nele, o autor escreve a história de dominação dos povos nativos americanos pelos espanhóis através das obras de arte.

Imagem obtida com aplicativo que simula a técnica do mosaico.

Experimente as duas técnicas: uma artesanal e uma digital! Quais são os desafios de cada uma? Compartilhe os resultados com sua turma e preparem uma exposição com os seus trabalhos. Maremagnum / Getty Images

COTIDIANO O sagrado mora ao lado A religiosidade está presente nas sociedades e muitas vezes se mistura ao cotidiano das pessoas. Mesmo que alguém não tenha uma religião definida, recebe influência direta e indireta das tradições que estão presentes em sua cultura. No final das contas, somos formados por valores, costumes, saberes e crenças muito diversificadas e até difíceis de rastrear as origens. Em sua cidade há elementos arquitetônicos, culturais e cotidianos que estão ligados à religiosidade? Dialogue com sua turma e compartilhem aquilo que observaram.

4

Bernoulli Sistema de Ensino

Igreja de Santa Rita, Paraty, Rio de Janeiro.

As substituições de ícones indígenas pelas imagens cristãs foi uma poderosa arma de domínio cultural. Essa estratégia colonizadora facilitou a disseminação de novos valores e consequente enfraquecimento dos costumes e tradições dos povos nativos.

TRANSMITIDA, POR NENhuMA fORMA E NENhuM MEIO, SEjA MEcâ TRANSMITIDA câNIc câ cO, ElETRôNIcO, Ou quAlquER OuTRO, SEM PRévIA AuTORIzAçÃO POR EScRITO PElO BERNOullII SISTEMA DE ENSINO.

VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

PROIBIDA A IMPRESSÃO: uSO u ExcluSIvO DO GRuPO PO BERNOullI BERNO . TODOS OS DIREITOS RESERv RESERvADOS vADOS. NENhuMA PARTE P DEST PuBlIcAçÃO PODE SER REPROD DESTA REPRODuzIDA Ou

ARTE | Capítulo 1


Ficou com dĂşvidas ou quer saber mais? Entre em contato com o seu consultor pedagĂłgico. Contato: (31) 3029-4949 bernoulli.com.br/sistema

Profile for Bernoulli Sistema de Ensino

Livro de Arte 2020 do Bernoulli para Ensino Médio - 100% BNCC  

Alinhado à BNCC, o livro de Arte do Bernoulli tem como principal objetivo aproximar os alunos do universo da arte, estimulando o senso críti...

Livro de Arte 2020 do Bernoulli para Ensino Médio - 100% BNCC  

Alinhado à BNCC, o livro de Arte do Bernoulli tem como principal objetivo aproximar os alunos do universo da arte, estimulando o senso críti...

Advertisement