Page 1


2


OS NOVOS MATERIAIS PARA 2 E 3 ANOS CHEGARAM PARA DEIXAR O TRABALHO COM A COLEÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AINDA MAIS COMPLETO!

“As creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar.” [...] BNCC, pág. 32

Os materiais didáticos para o segmento da Educação Infantil devem viabilizar tal ampliação, funcionando como suportes para que as crianças possam expandir seu olhar para o mundo que as rodeia e possam sentir-se participantes desse universo. Por isso, apresentamos os materiais didáticos para 2 e 3 anos da Coleção Bernoulli Educação Infantil, que veio para completar o nosso atendimento com o mesmo rigor de qualidade, marca comum do Bernoulli Sistema de Ensino.

2

Os materiais foram embasados em uma concepção de infância que percebe a criança como sendo capaz não só de participar do contexto histórico e cultural no qual está inserida, como também de produzi-lo e transformá-lo como seres ativos. A brincadeira e as experimentações vivenciais e sensoriais são, durante toda a proposta, os principais condutores para a construção do conhecimento.

Istockphoto

A Educação Infantil compõe a primeira etapa da Educação Básica. É nesse segmento que as crianças expandem o seu desenvolvimento cognitivo e socioafetivo, por meio de experiências ampliadas para além do contexto familiar.


PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS A Coleção Bernoulli Educação Infantil, incluindo os novos materiais para 2 e 3 anos, apresenta-se como um recurso de apoio ao professor, oferecendo subsídios para a condução de práticas respeitosas às características da criança da faixa etária atendida. O material orienta ricas experiências, que, ao serem vivenciadas, vão contribuindo para a construção da memória do grupo de crianças que compõem as turmas escolares e estimulam o desenvolvimento de habilidades e competências próprias dessa fase da infância. Tais práticas são referenciadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em convergência com os pressupostos dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).

Em consonância com os materiais de 4 e 5 anos, os materiais para 2 e 3 anos da Coleção Bernoulli Educação Infantil são pautados nos eixos estruturantes das práticas pedagógicas descritos no Artigo 9º da DCNEI: INTERAÇÃO e BRINCADEIRA. Tais eixos permitem a construção do conhecimento a partir do caráter dialogal, com propostas lúdicas, por meio da interação com seus pares e com adultos.

Istockphoto

A partir dos eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil, são constituídos seis direitos de aprendizagem, os quais baseiam as propostas da Coleção. São eles: Conviver

Brincar

Explorar

Expressar

Participar

Conhecer-se 3


OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Os temas selecionados para compor a Coleção Bernoulli Educação Infantil foram escolhidos a partir da análise de objetivos para a Educação Básica propostos na Base Nacional Comum Curricular e têm como forma de organização os campos de experiência destacados a seguir. O eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Oralidade e escrita

Formação da identidade, a partir da interação com o meio. Possibilita a convivência em grupo, a construção da noção de coletividade e a percepção do eu, do outro e do nós.

Ampliação de possibilidades psicomotoras por meio da exploração do mundo que rodeia a criança e de sua ação sobre ele. Além disso, linguagem corporal, corpo, gestos e movimentos, está relacionada à origem da capacidade de representação simbólica, tornando presente um objeto ou cena imaginada, imitações por meio dos gestos e a resolução de conflitos.

Reflexões sobre a Língua Portuguesa, por meio da linguagem oral e escrita. Isso desenvolve o pensamento e a imaginação, além de ampliar as possibilidades de interação e participação nas diversas práticas sociais. É abordado o desenvolvimento das quatro competências linguísticas comunicativas: falar, ouvir, ler e escrever.

Traços, sons, cores e formas Trabalho com a nutrição estética, o fazer artístico e a reflexão sobre a arte, proporcionando a exploração de diferentes formas de expressão artística. Há também o acesso a diferentes materiais, recursos tecnológicos e multimídia, o que permite às crianças realizar suas produções por meio de registros gráficos, gestos, sons, traços, danças, mímicas, encenações, canções, de modo singular, inventivo e prazeroso.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações O trabalho com noções matemáticas na Educação Infantil atende às necessidades das crianças de construir conhecimentos em variados domínios do pensamento. Além disso, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizar-se para viver em um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades de raciocínio lógico. Outros aspectos a ser viabilizados são a investigação e a busca pela compreensão do ambiente. Nesse sentido, é possível vivenciar experiências diversas, construir valores, ideias e representações sobre os mais diversos temas e elaborar hipóteses sobre o mundo que as cerca. No campo de experiências, espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, são contemplados temas pertinentes ao mundo social e natural. O trabalho ocorre de forma integrada, respeitando as especificidades dos diferentes campos das Ciências Humanas (História e Geografia) e Naturais (Biologia, Física e Química).

4


POR DENTRO DO MATERIAL Confirmando o foco em uma perspectiva inovadora, fluida e viva, articulada com o brincar e com a interação, a Coleção Bernoulli Educação Infantil se torna ainda mais completa, mantendo a visão na promoção de uma educação de excelência, proposta pelo Bernoulli Sistema de Ensino.

Para isso, é dividida em duas frentes: Material da Criança: Apresentado em fichas destacáveis temáticas e organizadas em uma sequência didática crescente e progressiva em relação ao conhecimento a ser construído. No Material da Criança, em cada proposta, há um resgate do conhecimento prévio e um levantamento de hipóteses, colocando a criança como protagonista e eixo central da atividade. Livro do Professor: Abordando as atividades propostas para as crianças, o Livro do Professor, além de orientar a prática, sugere extrapolações para as propostas, explicita os objetivos de aprendizagem, conduz a conceituação teórica para estas e propõe a avaliação contínua para o trabalho. Para complementar a Coleção, são oferecidos, ainda: Guia da família: Material desenvolvido exclusivamente para as famílias, com dicas, esclarecimentos e orientações, a fim de contribuir para o estabelecimento da relação entre a escola e a família e ajudar os pais ou cuidadores a compreender as rotinas da Educação Infantil, especialmente das turmas de 2 e 3 anos, e a proposta pedagógica do nosso material didático.

Istockphoto

Diário da Criança: Material para o registro da rotina da criança na escola e para interlocução escola-família.

5


ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL Material da Criança

2

ade NDE GRA UMA TURA N E V A

Característica física do material: fichas de papel com alta gramatura e possibilidade de destacar as fichas do espiral por meio de uma linha picotada, que permite o uso de diferentes técnicas (colagem, pinturas, texturização) e que os registros das vivências sejam feitos em ambientes diversificados da escola, expandindo os limites da sala de aula.

Unid

Ainda atentos à importância do diálogo entre a escola e a família, no verso de cada ficha, há um informativo para as famílias sobre a prática associada à atividade.

Unidad

e1

A Coleção 2 Anos propõe um convite ao conhecimento por meio da brincadeira de faz de conta, e, na Coleção 3 Anos, esse convite é feito a partir da brincadeira com elementos pouco estruturados (caixas, tecidos, papel, entre outros).

1, 2, 3 E VAI CO JÁ! A VIAGE M MEÇAR !

Os materiais de Educação Infantil 2 Anos e 3 Anos são organizados em dois volumes anuais, compreendendo um volume por semestre. Eles são divididos em unidades.

Após os registros, as fichas de cada criança podem ser armazenadas na caixa que acompanha o material e enviadas para apreciação das famílias em momentos planejados pelo professor. Também é composto por materiais complementares, que permitem o contato da criança com recursos como adesivos e picotes.

Livro do Professor

6

Istockphoto

Dando continuidade aos ideais de formação docente, o Livro do Professor traz insumos para o trabalho didático, apresentando estratégias que promovem o aprofundamento do trabalho e que servem de instrumentos para a prática docente.


CONECTANDO A CRIANÇA A UM MUNDO DE INFINITAS POSSIBILIDADES. Ana É a professora da Coleção 3 Anos. Animada, encantada e cheia de empolgação.

Para dar continuidade à criação de vínculos e ao trabalho com caráter convidativo e prazeroso para as crianças de 2 e 3 anos, a turma da Coleção Bernoulli Educação Infantil tornase mais completa. Com o intuito de abranger a diversidade étnica, demonstra o convívio harmonioso entre o grupo, possibilitando às crianças se relacionarem e respeitarem a multiplicidade cultural presente na sociedade. Agora são apresentados mais três personagens: João, Luísa e Niara. E as professoras: Laura e Ana. Além de reencontrar o Amir, que convive também na turma de 4 e 5 anos.

v

v Laura É a professora da Coleção 2 Anos. Engraçada, ativa e uma grande contadora de histórias.

Amir É uma criança que gosta de observar e perceber o mundo ao seu redor e questiona sobre ele.

João É uma criança feliz e engraçada. É curioso e atento às possibilidades de invenção.

Luísa

Niara

É uma criança decidida e questionadora. Interessa-se por desafios matemáticos e está sempre disposta a resolver as situaçõesproblemas.

É uma criança doce e meiga. Gosta muito de literatura, em particular, histórias de aventura.

7


SEÇÕES Trocando ideias – Essa seção indica o trabalho com gêneros orais de forma estruturada e com finalidade pedagógica. É o momento do convite à expressão e à demonstração de interesse e participação,bem como do favorecimento do contato com opiniões divergentes, e com o trabalho de ampliação da oralidade.

Aprendendo e se divertindo – Para a criança atendida no segmento da Educação Infantil, são necessários recursos lúdicos que possibilitem a construção do conhecimento de forma mais prazerosa. Nessa seção, são propostos jogos e brincadeiras que ampliam a aprendizagem.

Cantando para aprender – A musicalização no ambiente escolar permite à criança o contato com mais um gênero textual e oral, capaz de auxiliar na construção do conhecimento de forma interativa e lúdica. Nessa seção, são apresentadas canções como mais um recurso pedagógico.

Fazendo arte – O trabalho de nutrição artística na Educação Infantil se faz de grande importância pelo fato de desenvolver na criança a sensibilidade e a percepção não só das obras apresentadas, mas do mundo ao seu redor. Essa empatia possibilita também recursos para ampliar a imaginação, o conhecimento de diversas formas e o respeito pela natureza, por diferentes culturas, além da valorização de sua produção artística e da produção dos colegas.

8

Istockphoto

Recurso digital – Esse ícone indica que há um meio digital, como um game ou uma animação, contextualizado com o conteúdo abordado, como mais um recurso lúdico e didático.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA... 2

Livros

Abordagem do conteúdo

Utensílios diversos a serem explorados

ANOS

Personagens que apresentarão as unidades

Campos de experiências (BNCC) (Organização interdisciplinar)

Colher de pau

Istockphoto

Volume I

Volume II

Os conteúdos e bacia são abordados Papel e por meio de um água tema norteador Peneira e (animais, espaço, lata natureza, entre Rolos de papel outros). Esse e garrafas tema convida Lençol e cabide as crianças à brincadeira de Balde, caneco e faz de conta. panela Para compor Tabuleiro e a brincadeira, sacolas de pano haverá a adoção Pregador de roupa de utensílios e para exploração. escova de dente

Niara

• • • • •

O eu, o outro, o nós. Corpo, gestos e movimentos. Oralidade e escrita. Traços, sons, cores e imagens. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Amir

9


ELEMENTOS NÃO ESTRUTURADOS

Volume I

Volume II

Elementos não estruturados para exploração

Personagens que apresentarão as unidades

Caixa de papelão

João

Os conteúdos Tecido propostos para a faixa etária Latas são organizados com base na Linha, barbante exploração de e fita elementos pouco Tampinhas e estruturados, garrafas e seu trabalho Rolinho de papel conta, como e palito ponto de Terra, pedra, partida, com a argila e areia, criatividade. graveto e folhas Jornal e papel

10

Niara Amir Luísa João Niara Amir

Campos de experiências (BNCC) (Organização interdisciplinar)

• O eu, o outro, o nós. • Corpo, gestos e movimentos. • Escuta, fala, pensamento e imaginação. • Traços, sons, cores e imagens. • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Luísa

Istockphoto

Livros

Abordagem do conteúdo

3 ANOS


Istockphoto

DEMONSTRATIVO DO MATERIAL DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL - 2 ANOS

11


Unidade 2

UMA GRANDE AVENTURA

VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

A página de abertura introduz as crianças ao conhecimento de um personagem e ao tema a ser abordado no decorrer da unidade. Aqui, as crianças foram convidadas a observar o objeto encontrado por Niara no parquinho: um barquinho de papel. Depois, foram orientadas a colar barquinhos de papel com as cores primárias e conversar com os colegas sobre essas descobertas. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES): • (BNCC) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos; • (BNCC) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros; • Descrever imagens; • Dar novos sentidos aos objetos; • Interagir com ideias e opiniões de colegas e também de adultos. A cada abertura de unidade, as crianças são convidadas a conhecer um personagem e a descobrir o contexto que será apresentado no decorrer dela. Estabelece-se, assim, um argumento lúdico, a partir do qual as crianças são chamadas a realizar a leitura e a interpretação de imagens e a inferir sobre a cena apresentada.

NOME:

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 2 - UMA GRANDE AVENTURA

DATA

/

/


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

BRINCANDO COM AREIA!

FICHA 1

AS CRIANÇAS DA HISTÓRIA LIDA PELA PROFESSORA ADORAVAM BRINCAR COM AREIA.

APRENDENDO E SE DIVERTINDO BRINQUE COM A SUA TURMA USANDO AREIA. COLE A SEGUIR UM POUCO DE AREIA, PREENCHENDO O CÍRCULO.

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 2 - UMA GRANDE AVENTURA


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

É importante que as crianças de dois anos vivenciem diferentes sensações, tendo contato com diversos materiais, distintos em suas texturas, pois isso contribui para sua percepção sensorial e para seu autoconhecimento. Nesta proposta, as crianças foram convidadas a brincar com areia, explorando sua textura e características, assim como as crianças da história lida anteriormente pela professora Laura fizeram. Na atividade, elas tiveram a oportunidade de expressar o que sentiram ao tocar a areia e, depois, de registrar o momento vivenciado, fazendo uma colagem com o material. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES): •

(BNCC) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos;

(BNCC) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (sonoridade, textura, peso, tamanho, posição no espaço);

(BNCC) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos;

Expressar-se com clareza. Pensando na constituição de um arranjo curricular abrangente, o material apresenta atividades com o objetivo de dar insumos a constituição das habilidades de forma interdisciplinar. Há atividades introduzidas a partir de contextos literários, que permitem à criança a construir o prazer pela literatura e a criação de possibilidades por meio dela.

NOME:

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 2 - UMA GRANDE AVENTURA

DATA

/

/


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

FICHA 9

FAZENDO ARTE PINTURA GELADA!

COM A SUA TURMA, PROCURE NA ESCOLA UMA TORNEIRA, FONTE OU MESMO UM CHUVEIRO E ESCUTE OS SONS DA ÁGUA.

FAÇA UMA PINTURA USANDO CUBOS DE GELO COLORIDOS.

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 2 - UMA GRANDE AVENTURA

HOJE, AS CRIANÇAS DA TURMA DE NIARA ESTÃO OUVINDO OS SONS QUE A ÁGUA PRODUZ. VOCÊ JÁ ESCUTOU OS SONS DA ÁGUA?


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

Nesta proposta as crianças foram convidadas a passear pela escola percebendo os sons que a água produz ao sair da torneira, ao tocar o chão, em movimento, etc. Elas utilizaram também recursos audiovisuais para escutarem os sons da chuva, do mar e da cachoeira. Depois, receberam a proposta de produzirem cubos de gelos com tinta. Quando os cubos ficaram prontos, cada criança teve a oportunidade de usá-los para pintar o papel, registrando cores e formas. Com a atividade, tiveram uma experiência sensorial rica e relataram o que estavam sentindo usando conceitos como “quente” e “frio”. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES): • (BNCC) Utilizar diferentes materiais, suportes e procedimentos para grafar, explorando cores, texturas e superfícies, planos, formas e volumes; • (BNCC) Expressar-se por meio de linguagens como a do desenho, da música, do movimento corporal, do teatro; • Explorar as características dos objetos; • Utilizar conceitos como “quente” e “frio”; • Perceber os sons presentes no ambiente. O trabalho por meio dos sentidos permite que as crianças explorem diversas texturas e se expressem seus sentimentos e percepções utilizando a criatividade.

NOME:

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 2 - UMA GRANDE AVENTURA

DATA

/

/


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

FICHA 11

FAÇA UM DESENHO DESSE MOMENTO USANDO CANETA HIDROCOR DE VÁRIAS CORES.

Imagens: Istockphoto

JUNTO COM SUA TURMA, FAÇA UM SUCO USANDO ÁGUA E FRUTAS. RISQUE AS FRUTAS ESCOLHIDAS PARA PREPARAR O SUCO.

ÁGUA É SAÚDE

A ÁGUA É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS! COM ÁGUA E FRUTAS, PODEMOS FAZER SUCO. BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 2 - UMA GRANDE AVENTURA


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

Durante esta atividade, as crianças conversaram a respeito do uso da água e de sua importância para os seres vivos. Além disso, experimentaram o preparo de um suco, explorando as características de cada fruta, suas texturas e quantidades. Depois, provaram o suco e relataram a sensação que tiveram. Após essa rica vivência, marcaram as frutas utilizadas e registraram o momento por meio de desenhos. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES): • (BNCC) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (sonoridade, textura, peso, tamanho, posição no espaço); • (BNCC) Contar oralmente objetos, pessoas, livros, etc., em contextos diversos; • (BNCC) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros; • Utilizar a linguagem oral com clareza; • Descrever sensações.

A coleção proporciona atividades que oportunizam novas vivências e incentiva a valorização dos recursos naturais.

NOME:

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 2 - UMA GRANDE AVENTURA

DATA

/

/


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

FICHA 12

DIVERTINDO-SE E CUIDANDO DA ÁGUA!

VAMOS ESCOLHER UMA AVENTURA PARA TERMINAR ESTA UNIDADE. VEJA AS FOTOS A SEGUIR E COMBINE

Imagens: Istockphoto

COM O(A) PROFESSOR(A) UM DESTES MOMENTOS PARA APROVEITAR COM A SUA TURMA.

COLE UM CÍRCULO DE PAPEL EMBAIXO DA IMAGEM QUE REPRESENTOU A AVENTURA ESCOLHIDA.

TROCANDO IDEIAS CONVERSE COM A SUA TURMA SOBRE COMO FOI A BRINCADEIRA. O(A) PROFESSOR(A) VAI ESCREVER O QUE VOCÊ DISSE.

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 2 - UMA GRANDE AVENTURA


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

O uso da água deve ser feito com cuidado e consciência, e, para valorizá-la, as crianças precisam experimentá-la. Nesta proposta as crianças, juntamente com o(a) professor(a), escolheram uma das vivências que aparecem na página para brincarem com água: banho de piscina, banho de balde, banho de mangueira, banho de caneco. Por meio da atividade, tiveram uma oportunidade rica de conviverem e compartilharem objetos e espaços. Depois, relataram como foi o momento, e o(a) professor(a) registrou o que cada criança disse sobre a vivência. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES): • (BNCC) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões; • (BNCC) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos; • (BNCC) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras; • Brincar com o grupo. Segundo a BNCC a brincadeira estimula na criança o desenvolvimento de conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais, além de ampliar as possibilidades de acesso a produções culturais. Tendo esses objetivos em vista, são propostas atividades capazes de proporcionar o fazer lúdico.

NOME:

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 2 - UMA GRANDE AVENTURA

DATA

/

/


Istockphoto

DEMONSTRATIVO DO MATERIAL DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL - 3 ANOS

23


Unidade 1

1, 2, 3 E JÁ! A VIAGEM VAI COMEÇAR !

VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

A página de abertura permite a contextualização do tema que será abordado na unidade. A partir dela, as crianças foram convidadas a levantar hipóteses sobre os personagens do material e as possibilidades que o objeto mostrado é capaz de trazer para a vivência do grupo. Elas também foram incentivadas a observar e conversar sobre o que está representado e, em seguida, a realizar a colagem de adesivos com ilustrações dos demais personagens da turma que auxiliarão no desenvolvimento do trabalho. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES): • (BNCC) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros; • (BNCC) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos; • Descrever imagens; • Dar novos sentidos aos objetos; • Interagir com ideias e opiniões de coleças e também de adultos.

O material propicia o contato com a leitura e a interpretação de imagens, permitindo o trabalho com os recursos como o raciocínio lógico, a fruição e a criatividade.

NOME:

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 1 - 1, 2, 3 E JÁ! A VIAGEM VAI COMEÇAR!

DATA

/

/


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

FICHA 1

OBA! CHEGOU A HORA DE CONHECER O JOÃO E SUA TURMA!

OBSERVE JOÃO BRINCANDO E CONTE PARA SEUS COLEGAS COMO ELE É. AGORA É A SUA VEZ! FALE PARA OS COLEGAS O SEU NOME E O QUE MAIS GOSTA DE FAZER NA ESCOLA. DEPOIS, DESENHE VOCÊ NO QUADRO AO LADO DE JOÃO.

VAMOS BRINCAR TAMBÉM?

TROCANDO IDEIAS JOÃO ESTÁ BRINCANDO COM QUE OBJETO? ALGUMA VEZ VOCÊ JÁ BRINCOU COMO O JOÃO? BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 1 - 1, 2, 3 E JÁ! A VIAGEM VAI COMEÇAR!

JOÃO TEM 3 ANOS E VAI PARA A ESCOLA TODOS OS DIAS. LÁ ELE TEM MUITOS AMIGOS. O QUE JOÃO MAIS GOSTA DE FAZER É CRIAR NOVAS BRINCADEIRAS.


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

A leitura de imagens é uma atividade de extrema importância para a faixa etária de três anos. Nesta proposta, as crianças foram estimuladas a perceber os detalhes da imagem, levantar hipóteses a respeito dela e interpretá-la adequadamente. Elas também foram incentivadas a observar e a experimentar o uso de um material não estruturado – a caixa de papelão –, que traz diversas possibilidades de criação e de brincadeiras. Depois, foram convidadas a compartilhar as descobertas e a se apresentar para os colegas, desenvolvendo, assim, a linguagem oral e a organização do pensamento. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES): • (BNCC) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos; • (BNCC) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros; • Descrever imagens; • Dar novos sentidos aos objetos; • Interagir com ideias e opiniões de colegas e também de adultos; • Identificar algumas características físicas do corpo humano; • Representar a figura humana de forma organizada. As brincadeiras de faz de conta e com elementos poucos estruturados incitam as crianças a exercitar a imaginação e a ressignificar objetos.

NOME:

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 1 - 1, 2, 3 E JÁ! A VIAGEM VAI COMEÇAR!

DATA

/

/


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

FICHA 2

JOÃO TRANSFORMOU CAIXAS EM UM TREM

VAMOS EMBARCAR NESSE TREM TAMBÉM! PARA VIR COM A GENTE, VOCÊ DEVE SE APRESENTAR.

MEU NOME É: COLE AQUI UMA FICHA COM O SEU NOME

MARQUE O NÚMERO QUE MOSTRA A SUA IDADE.

EU TENHO

ANOS PINTE A MÃO QUE REPRESENTA A SUA IDADE:

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 1 - 1, 2, 3 E JÁ! A VIAGEM VAI COMEÇAR!

FAÇA BOLINHAS DE PAPEL E COLE-AS PARA REPRESENTAR A SUA IDADE.


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

A construção da identidade na infância faz parte do processo de desenvolvimento da criança. Aos poucos, ela vai percebendo-se e diferenciando-se do outro. Durante esse processo, a criança recorre à sua história e à sua família para construir a sua identidade. O trabalho com o nome próprio e a idade contribui para o sentimento de pertencimento a um grupo e, ao mesmo tempo, fortalece os vínculos da turma. Além disso, nesta proposta, as crianças foram estimuladas a desenvolver habilidades ligadas à linguagem oral, quando foram convidadas por um adulto a se apresentarem aos colegas, falando das suas características pessoais. Elas tiveram também a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas à educação matemática, ao identificarem a representação numérica relativa à sua idade e ao realizarem a contagem das bolinhas e dos dedos correspondentes à quantidade. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES): • (BNCC) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender; • (BNCC) Utilizar diferentes materiais, suportes e procedimentos para grafar, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes; • (BNCC) Contar oralmente objetos, pessoas, livros, etc., em contextos diversos; • Reconhecer a escrita do nome próprio; • Relacionar números às suas respectivas quantidades; • Representar quantidades.

NOME:

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 1 - 1, 2, 3 E JÁ! A VIAGEM VAI COMEÇAR!

As propostas que partem do contexto das crianças visam permitir a interação com o conteúdo de forma dinâmica. Assim, atividades que valorizam as características próprias introduzem o contato com o letramento e com as noções matemáticas e suas representatividades.

DATA

/

/


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

FICHA 3

FAZENDO ARTE QUEM SÃO OS VIAJANTES DESSE TREM? COLE NO PORTA-RETRATOS UMA FOTO DA SUA TURMA. DEPOIS, RASGUE PEDAÇOS DE PAPEL, USANDO AS PONTAS DOS DEDOS, E DECORE A SUA BORDA.

MOSTRE PARA A TURMA VOCÊ NA FOTOGRAFIA. BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 1 - 1, 2, 3 E JÁ! A VIAGEM VAI COMEÇAR!


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

A escola é também espaço de socialização! Conviver e aprender a se respeitar e a respeitar o outro são habilidades importantes, pois estão ligadas à formação para a cidadania. A riqueza da diversidade que pode ser percebida nos grupos em que a criança convive traz muito crescimento no dia a dia da Educação Infantil. Nesta atividade as crianças foram estimuladas a refletir sobre a convivência e o respeito ao outro e sobre como as regras de convivência são essenciais para trabalhar o respeito aos limites e a forma de cada um lidar com as suas frustrações. As crianças também foram convidadas a construir os combinados do grupo e a registrar o momento por meio da fotografia. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES): • (BNCC) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras; • (BNCC) Desenvolver progressivamente habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros; • Perceber-se como parte do grupo; • Participar de atividades em grupo; • Reconhecer-se em fotografias. A coleção abrange atividades que incentivam a interação com o grupo e que asseguram às crianças a percepção de cidadania, uma vez que elas são membros ativos de um contexto social.

NOME:

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 1 - 1, 2, 3 E JÁ! A VIAGEM VAI COMEÇAR!

DATA

/

/


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

FICHA 4

SOMOS DIFERENTES, MAS TODOS VAMOS JUNTOS

OBSERVE E DESENHE UMA CRIANÇA DA SUA TURMA. UTILIZE CANETA HIDROCOR PRETA PARA DEFINIR OS TRAÇOS E PINTE O DESENHO COM GIZ DE CERA.

VEJA ALGUMAS CRIANÇAS DA TURMA DE JOÃO. ELAS SÃO AMIGAS!

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 1 - 1, 2, 3 E JÁ! A VIAGEM VAI COMEÇAR!


VERSÃO PRELIMINAR: SUJEITA A REVISÃO DE CONTEÚDO, DE LÍNGUA E DE LAYOUT.

A diversidade faz parte da condição humana, e a oportunidade de conviver com ela é uma realidade nas salas da Educação Infantil. Respeitar o outro, que traz consigo além das diferenças físicas, hábitos, preferências, posturas e uma cultura familiar distinta, é desafiador para as crianças. O trabalho com o tema é de suma importância para a construção da cidadania e da empatia. Nesta proposta as crianças foram estimuladas a perceber as características físicas do grupo de forma cuidadosa e respeitosa. Elas foram convidadas também a registrar, por meio do desenho de observação, uma criança da turma atentando aos detalhes e particularidades dela. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES): • (BNCC) Valorizar a diversidade ao participar de situações de convívio com diferenças; •

(BNCC) Desenvolver progressivamente habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;

Representar a figura humana de forma organizada;

Reconhecer e valorizar as caracteríticas próprias e as de seus pares. As atividades oferecem input para a construção da empatia, por meio do apoio à diversidade cultural, da valorização das próprias características e da construção do respeito à pluralidade, evitando atitudes preconceituosas.

NOME:

BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO | UNIDADE 1 - 1, 2, 3 E JÁ! A VIAGEM VAI COMEÇAR!

DATA

/

/


Profile for Bernoulli Sistema de Ensino

Coleção Educação Infantil 2 e 3 anos  

Coleção Educação Infantil 2 e 3 anos  

Advertisement