Issuu on Google+


Boletim BE Editor: Equipa da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores Rua Pedro Nunes 3030-199 Coimbra Telefone -239 791230 Fax - 239 405140 Correio eletrónico – be.cre.quintadasflores@gmail.com http://www.bibliotecaesqf.blogspot.pt/ http://www.esqf.pt/

Design gráfico: Biblioteca Escolar – Marília Batalha Edição nº2 2º Período Ano letivo 2013/2014

2 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

4

FORMAÇÃO PORDATA/RBE

5

MUNDO BRILHANTE

6

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

7

TEATRO “O PRÍNCIPE NABO”

8

ENCONTRO COM ELISABETE JACINTO

9

ENCONTRO COM A ESCRITORA SÓNIA LOURO

10

CONCURSO DE LEITURA EXPRESSIVA

11

ADIVINHA QUEM VEM CONTAR…

12

POESIA AMBULANTE

13

CONCURSO DE LEITURA – 2º CICLO

14

LEITORES TOP MAIS

15

CONCURSO CONCELHIOS

16

3 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


Parabéns aos seis alunos que passaram à 2º Fase do Concurso Nacional de Leitura deste ano, promovido pelo Plano Nacional de Leitura em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares!

Secundário Ana Catarina Pastilha - 10ºA André Pinheiro - 10ºA Rita Sousa - 12ºD

3ºCiclo Eduardo Nunes - 7ºB Filipa Caeiro - 7ºC Joana Carvalho - 9ºA

4 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


Decorreu no dia 13 de janeiro, na nossa escola, uma sessão de formação sobre a PORDATA, Base de Dados Portugal Contemporâneo, dinamizada pelo formador da Pordata Renato Antunes, que orientou os alunos presentes (11º E) na consulta e rentabilização deste site de grande qualidade e excelência, que se torna extremamente útil nos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos nas diversas disciplinas. Esta formação inseriu-se no âmbito do Concurso PORDATA-RBE 2013/2014, uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.

5 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


No dia 17 de janeiro tivemos na nossa escola, mais uma vez, o Dr. Alfredo Leite, do Projeto Mundo Brilhante, para realizar sessões de motivação para a leitura de algumas obras: O rapaz de bronze para o 5º ano, O cavaleiro da Dinamarca para o 7º e Felizmente há luar para o 12º ano. Os alunos puderam desenvolver uma reflexão sobre estas obras durante as sessões que têm sempre uma dinâmica muito especial e fomentam também o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos.

6 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


O

Dia

Memória Holocausto,

Internacional

das

Vítimas

em do

comemorado

anualmente no dia 27 de janeiro, foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 2005. Nesse mesmo ano, o Parlamento Europeu estabeleceu também o dia 27 de janeiro como o dia Europeu de Memória do Holocausto. A BE evocou este período, que foi dos mais negros da história da humanidade, através de um momento de leitura do livro Fumo, da autoria de Antón Fortes, com ilustrações de Joanna Concejo. A leitura foi feita pelo aluno João Carlos Costa, do 12ºJ, que igualmente fez o cenário envolvente na zona de leitura informal da BE. Este cenário permaneceu durante toda a semana, assim como uma exposição bibliográfica, pretendendo promover a educação dos alunos sobre este terrível período da história. !

7 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


No dia 18 de fevereiro, as turmas do 5º e 6º anos da nossa escola e as turmas do 5º ano da Escola Drª. Maria Alice Gouveia assistiram, no Grande Auditório, à peça de teatro "O Príncipe Nabo", de Ilse Losa, apresentada pela Companhia Profissional de Teatro AtrapalhArte, de Coimbra.

Esta atividade foi organizada no âmbito de uma parceria entre as bibliotecas das duas escolas, em articulação com as professoras de Português destes anos de escolaridade. Num espetáculo cheio de humor, os alunos puderam seguir as atribulações dos pedidos da mão da princesa Beatriz pelos seus pretendentes e das suas sucessivas recusas, até ser obrigada a casar com um músico pobre, o que a leva a refletir sobre a comparação dos dois mundos tão distintos. Alguns alunos e professores foram chamados a intervir na peça e a diversão foi generalizada. Parabéns à Companhia AtrapalhArte!

8 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


No dia 20 de Fevereiro tivemos entre nós a piloto todo-o-terreno Elisabete Jacinto que partilhou as suas aventuras, conquistas e percalços com os alunos das turmas do 7º e 8º anos da nossa escola e da escola Dra. Maria Alice Gouveia, numa atividade dinamizada em parceria pelas bibliotecas das duas escolas. A apresentação da nossa convidada esteve a cargo de algumas alunas do 7º A da nossa escola e o livro Irina no Master Rali foi apresentado por duas alunas da Escola Dra. Maria Alice Gouveia, assim como a leitura de um poema que lhe foi dedicado, da autoria de uma dessas alunas. Elisabete Jacinto falou da organização e das dificuldades das provas em que tem participado, com especial destaque para o Dakar: a alimentação, a higiene pessoal, as condições climatéricas, a segurança... Falou também dos seus livros Irina no Master Rali e Os Portugas no Dakar, vol. 1 e 2 (BD), em co-autoria com o ilustrador Luís Pinto Coelho, onde conta muitas das aventuras que tem vivido, tendo ficado em todos os presentes bem viva a mensagem de que nunca se deve desistir perante as adversidades e de que, com muito trabalho, se consegue alcançar tudo o que se sonha.

Agradecemos a Elisabete Jacinto a sua disponibilidade em aceder ao nosso convite e desejamos-lhe muitos sucessos futuros!

9 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


Depois de nos ter apresentado o seu livro O Cônsul Desobediente sobre Aristides Sousa Mendes em 2011, a escritora Sónia Louro apresentou-nos desta vez, no dia 7 de março, o seu último romance biográfico Amália: o romance da sua vida. Depois da apresentação de Sónia Louro por um aluno do 10ºB, duas alunas do 10ºA declamaram dois poemas de David Mourão-Ferreira que foram cantados por Amália, acompanhadas por um colega à guitarra, seguindo-se mais um momento musical por um aluno do 12ºB. Sónia Louro trouxe-nos então episódios da vida de Amália Rodrigues, alguns pouco conhecidos, acompanhando Amália pelos sete cantos do mundo, onde despertou paixões e deixou multidões rendidas à sua voz, demonstrando a grandiosidade e dimensão da fadista em Portugal e, desde muito cedo, no Mundo. A terminar, mais um momento musical por três alunos do 12ºB. Agradecemos à escritora Sónia Louro a disponibilidade e simpatia com que acedeu ao nosso convite, proporcionando-nos um melhor conhecimento desta grande fadista, de voz tão excecional e vida tão extraordinária!

10 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


No dia 19 de março, decorreu o Concurso de Leitura Expressiva deste ano letivo, para os alunos dos 2º e 3º Ciclos e Secundário. Cada um dos participantes procedeu à leitura de um texto poético e de um texto narrativo com empenho, entusiasmo e muita qualidade. A tarefa do júri (professoras Fátima Taborda, Florbela Moura e Marília Batalha) não foi nada fácil e o resultado final foi o seguinte: 2º Ciclo 1º lugar - Laura Martins, 5º C 2º lugar - Carolina Alves, 5º B 3º lugar - Natacha Fernandes, 5º C 3º Ciclo 1º lugar - Laura Arede, 7º B 2º lugar - Mariana Alte da Veiga, 9º A 3º lugar - Joana Barroca Dias, 7º A Ensino Secundário 1º lugar - Carlos João Santos, 12º B 2º lugar - Gustavo Afonso, 11º B 3º lugar - João Carlos Costa, 12º J

11 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


Na Semana da Leitura, entre 17 e 21 de março, convidámos alguns professores para, em visita surpresa a algumas turmas, lerem um conto, poema ou excerto de um livro, celebrando assim a Leitura e motivando os alunos para a descoberta de autores, livros e novos sentidos. Tivemos assim as professoras Clara Moura, Graça Trindade e Licínia Regateiro em visita a turmas do 6º, 7º e 10º anos, respetivamente com leituras de Manuel António Pina, Miguel Torga e Herberto Helder, e os professores José Vieira Lourenço e José Pedro Fernandes em visita a turmas do 11º ano, com leituras de António Gedeão e Carlos Reis. Agradecemos aos nossos convidados por terem aceite o nosso desafio e pelos momentos marcantes que proporcionaram aos nossos alunos!

12 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


Na Semana da leitura, e mais especificamente no Dia Mundial da Poesia, a poesia deambulou pela nossa escola. Numa iniciativa da Biblioteca Escolar e do Núcleo de Jornalismo da Associação de Estudantes, algumas turmas do 5º, 9º, 10º e 11º anos viram as suas aulas interrompidas por momentos divertidos e pedagógicos de poesia! Boas leituras…também de poesia!

13 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


Inspirando-se no Concurso Nacional de Leitura, a equipa da BE organizou, pela primeira vez este ano letivo, um Concurso de Leitura para os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira fase realizou-se no dia 12 de março, tendo sido apurados 9 alunos, que participaram na segunda fase no dia 2 de abril para apurar os três finalistas. As três alunas vencedoras foram, Beatriz Gomes, Maria Francisca Ferreira e Teresa Serra, todas do 6ºA. Parabéns!

14 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


Como já é hábito, a BE atribuiu um certificado e um prémio às alunas que mais livros requisitaram no segundo período: As nossas Leitoras TOP Mais do 2º período são: 

Natacha Fernandes - 5ºC

Laura Tavares Nunes – 5º B

15 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


A aluna Carlota Houart, do 12ºA, vencedora dos Concursos de

Poesia Há Poesia na Escola e de Escrita Criativa A Liberdade… formas de sentir na fase de escola, obteve o 2º lugar em ambos os concursos na fase concelhia. Os nossos parabéns à Carlota!

16 Biblioteca Escolar - Janeiro 2014


Boletim da be 2º período