Page 1

Como adicionar leitores

Elaborado por Paula Cunha em Setembro de 2013


Ambiente de trabalho Koha Adicionar leitores – 1º passo - selecionar a opção leitores


2º passo - selecionar o tipo de leitor (aluno, funcionário, turma, professor ou instituição)


Aluno – Serve para qualquer aluno que frequente a escola. Professor - O titular de turma, o de apoio ou das AEC'S Funcionário – Nao docentes Turma – serve para requisições para a sala de aula, quando não são nem para os alunos nem para os professores, mas sim para trabalhar na sala. (Exp. Livros do PNL) Instituição – identificamos como instituição outra escola ou a Biblioteca Municipal.


3º passo – preencher todos os campos assinalados como obrigatórios. Caso não tenham informação de algum campo coloquem um zero (0).

Este campo pode ser importante para a estatística


Ver o pr贸ximo slide


O número do cartão refere-se a um documento único, pessoal e intransmissível e permite as seguintes opções:

Este quadro é o penúltimo na ficha do leitor

O nº do documento oficial é precedido por duas ou três letras. No exemplo acima é um Cartão de Cidadão (CC). Nota: É obrigatório colocar as letras


Ver o pr贸ximo slide Ver o pr贸ximo slide


É possivel que apareça em alguns casos que o nº de Cartão de Cidadão já existe, basta que já tenha sido aluno de outra escola do município ou que seja leitor na Biblioteca municipal. Neste caso só tem de entrar na ficha e alterar o campo Biblioteca, colocando a BE correta. Não mexendo na Biblioteca de Origem que é aquela onde foi criado o leitor. No caso de ser um leitor novo os campos Biblioteca e Biblioteca de Origem devem ser iguais, com a identificação da BE que está a criar o leitor. Atenção: por defeito a Biblioteca de Origem é a Biblioteca Municipal. Ver no slide anterior.

Introduzir leitores  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you