Page 29

por Rafaela Silva

N

ão apenas os amantes da música árabe, mas diversas pessoas encantam-se ao ouvir o Dum Dum – TaKaTa – Dum – TaKaTa – Taka de uma percussão árabe. O som inconfundível, que aguça os ouvidos da platéia, leva a dançarina à criação coreográfica, sobretudo, no momento da execução da música, de forma improvisada, mostrando sua entrega total ao som.  A percussão árabe é composta por diversos instrumentos musicais, cada um com seu papel específico na formação de um ritmo. Mas para que haja harmonia é necessária uma perfeita junção sonora. De acordo com Vitor Abud Hiar, no texto Noções gerais de harmonia sonora na percussão libanesa (2003), junção sonora “é a união dos sons produzidos pelos instrumentos em uma execução rítmica”.  Hiar divide o som entre três partes (base, metais e solo), que compõem o trinômio sonoro da percussão árabe.

 No caso da percussão, o solo acaba tendo maior destaque (pode ser dito até maior importância), por conta de seu som inconfundível. No Brasil, o Derbakke é um dos instrumentos de percussão árabe mais conhecido, juntamente com os Snujes e o Daff, fazendo com que existam composições sonoras menos complexas, e utilização de um número menor de instrumentos em uma apresentação.  Como bem afirma Vitor Abud Hiar, conhecer todos os componentes desse trinômio sonoro da percussão árabe não garante uma junção sonora perfeita, mas é um bom começo para esse caminho.

Base: Responsável pela marcação rítmica. A base é formada por instrumentos de sonoridade grave: Mazhar, Dehollah, Tabel, etc. Metais: O Daff e Snujes são responsáveis pela ostentação e potencialização rítmica. Solo: O Derbakke, ou Tabla Egípicia, é o responsável pela construção, embelezamento, variações e encaixe dos ritmos.

JUNHO  2010

29

Fusão cultural #04 - JUNHO 2010  

A Fusão Cultural é uma revista segmentada – pertencente à Bennu Editora Ltda ME (CNPJ: 11.476.103/0001-49) –, destinada a transmitir informa...

Fusão cultural #04 - JUNHO 2010  

A Fusão Cultural é uma revista segmentada – pertencente à Bennu Editora Ltda ME (CNPJ: 11.476.103/0001-49) –, destinada a transmitir informa...

Advertisement