Revista Imagine

Page 9

“O ensino da arte é imprescindível na formação do designe, do publicitário, do jornalista ou em qualquer área que trabalhe com criação, quanto maior o repertório cultural, melhor será a formação desse aluno”

Claudia, como começou seu contato com a arte? O fazer artístico sempre esteve presente na minha vida, desde a infância, mas foi com 19 anos que realmente tive contato com as artes visuais. Como foi esse inicio? Com 19 anos comecei a ter contato com Carlos Fiorenttini, grande artista plástico de Belo Horizonte, e tive a grande felicidade de dividirmos o mesmo atelier. Foi ai que percebi que o que eu fazia desde a infância tinha um potencial estético e comecei a investir nisso. A partir daí vieram as oportunidades de realizar varias exposições. Depois disso fui morar na França. Lá eu morei em Versailles, Paris e Grenoble. Nessa ultima cidade fiz exposições no Centro CRAterre. Nesse meio tempo fui aceita na escola de Belas Artes de Versailles. Quais seus últimos trabalhos? Pretende continuar trabalhando com arte? Minhas ultimas exposições aconteceram no MAC, museu de arte contemporânea do Centro Dragão do Mar de arte e cultura, sob a curadoria do Bitu Cassundé, são elas Crônicas do Devir e a Casa Enquanto Vida. Também trabalho na área de curadoria, mas a arte sempre vai estar presente em tudo que eu fizer.

Como foi sua estadia na escola de belas artes? Quando fui aceita estava acontecendo a Guerra do Golfo e eu estava sem residência, então tive que voltar para Fortaleza, perdendo minha vaga e uma exposição. Fiquei muito triste e quando voltei pra cá acabei me mudando pra Manaus, recebi um convite pra ver a festa de Parintins durante 7 dias e acabei ficando 7 anos. Lá comecei a trabalhar no instituto de pesquisas ambientais, mas nunca deixei o fazer artístico. Quando voltou pra Fortaleza? Voltei pra Fortaleza com 29 anos. Aqui continuei meu trabalho, rotu- Claudia Sampaio, artista plástica. lado de Contemporâneo, fiz exposições no salão de abril, consegui apoio do Itaú cultural e consegui fazer exposições na Alemanha e na França. Há mais ou menos 10 anos estou trabalhando com uma nova perspectiva artística, juntando vida e arte na Casa Intervenção, um espaço voltado inteiramente pra arte e pra classe artística. Claudia relatando sua trajetória.

Arte plástica exposta no MAC.

Claudia Sampaio, artista plástica.

9 Claudia, artista plástica cearense.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.