Issuu on Google+

revista

imagine


revista

imagine

O universo da arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde sempre se fez com relação ao seu lugar no mundo. A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico seu caráter de criação e inovação. Essencialmente, o ato criador, em qualquer dessas formas de conhecimento, estrutura e organiza o mundo, respondendo aos desafios que dele emanam, num constante processo de transformação do homem e da realidade circundante. O produto da ação criadora, a inovação, é resultante do acréscimo de novos elementos estruturais ou da modificação de outros. Regido pela necessidade básica de ordenação, o espírito humano cria, continuamente, sua consciência de existir por meio de manifestações diversas. Escolhemos o tema arte pois acreditamos que encontraremos arte em qualquer lugar e nos desafiamos a encontrá-la no Centro Universitário Estácio do Ceará, eis que o resultado foi satisfatório.

editor /benjamin arquelano /reportagem por andreia nogueira andressa rios dhiovanna barroso edigar gomes zinara silveiro

fortaleza/2014

2


/ sumário 4 / a arte e a formação acadêmica 6 / ilustrarte / entrevista com dhiovanna barroso 8 / a arte enquanto vida / entrevista com claudia sampaio

3


a arte e a formação acadêmica Desde muito pequenos somos

instigados a saber o que seremos ao crescer. E sempre existe aquele dilema de fazer algo de que se goste... e caso goste de artes? Vamos lhe apresentar alguns cursos que tem em sua essência a arte.

Designer Gráfico

é a criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. No campo digital, elabora websites. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade e birôs de computação gráfica e produtoras.

Arquitetura e Urbanismo

é um dos principais cursos ligados á arte na Estácio. Com uma duração de cinco anos. Apresenta disciplinas artísticas como: história da arte, história da arquitetura, modelagem digital, ateliê de projeto, interiores residenciais, ateliê de paisagismo. O profissional da arquitetura pode atuar em diversas áreas, prestando consultoria em áreas de urbanismo, como construção civil, interiores de residências, paisagismo.

Design de Interiores no curso os estudantes aprendem e desenvolvem a arte do planejamento e arranjo de ambientes, sejam eles os mais diversos, conciliando conforto, praticidade e o visual. Com a duração de cinco semestres e aulas de expressão e representação gráfica, estética e história da arte contemporânea, entre outros, o curso capacita os alunos para o vasto mercado de trabalho, que abrange desde o planejamento de salas comerciais a residências e espaços em locais públicos.

Lab. de desenho/Centro Universitário Estácio do Ceará/Via Corpvs.

4


B

“ usca mostrar a identidade da pessoa na forma de se vestir. E geralmente o estilo de roupa que a pessoa veste pode definir bastante a identidade visual dela. Ou ela pode tá somente se adequando a moda. Mas é basicamente um curso que abrange vários meios de ser um designer da moda. Tipo, depois que eu comecei a entender mais sobre a moda, consegui enxergar não só a moda limpa e seca. Mas várias coisas na arte que eu nunca imaginei que se relacionavam a moda no ato de vestir.” Janaina Alves, 18 anos, estudante de moda.

Design de Moda estilistas ou designers de moda são profissionais responsáveis pela criação, desenho e confecção de peças do vestuário. Além do trabalho de criação, são também habilitados a escolher tecidos e padronagens, modelar, cortar e costurar, supervisionar a produção. Buscam mostrar a identidade da pessoa na forma de se vestir. E geralmente o estilo de roupa que a pessoa veste pode definir bastante a identidade visual dela. Laboratório de Modelagem/Cen. Universitário Estácio do Ceará.

Laboratório de Modelagem/Centro Universitário Estácio do Ceará.

5


ilustrarte

Dhiovana Barroso, mais conhecida como Dhiôw, estuda Jornalismo

na Estácio. É ilustradora e sonha em juntar a arte da informação com a arte dos desenhos. Sempre foi uma criança a frente do seu tempo, desde pequena gosta de Van Gogh e diz que sua maior influencia artística é Leonilson, artista plástico cearense consagrado no mundo inteiro.

Dhiovanna em intervenção uma de suas Barroso. obras. O barco. Obra plásticaartística da artista com cearense Dhiovanna


“Um mundo sem arte é um mundo triste, sem cor, temos que valorizar tudo que torna o mundo melhor” Pra você, qual a importância da arte na formação das pessoas? A arte muda as pessoas, uma formação artística ensina você a ver o mundo por um lado mais humano, mais pessoal. Ensina você a se expressar, a por pra fora coisas que nunca sairiam em palavras. Como ela influencia na sua forma de pensar e agir? A arte me ensinou a me expressar sem precisar usar uma única palavra, a pensar por mim mesma e a agir de acordo com o que eu sinto. Ela me ensinou que posso pensar com minha própria cabeça.

Qual o seu maior sonho, como artista? O sonho de qualquer artista é poder viver só da arte. Mas isso é bem difícil, muitas vezes temos mais de um trabalho. Geralmente nos tornamos professores pra podermos repassar tudo que sabemos, e esse é meu sonho, ensinar o que eu sei pra outras pessoas e ensina-las a usar todo o seu potencial.

Sobre a pouca importância que Dhiovanna Barroso, ilustradora. a sociedade dá aos artistas em geral, por que você acha que isso acontece? A sociedade só valoriza o que produz bens materiais. A arte produz bens, Como você acha que o mundo mas bens pra alma, pro coração. seria hoje se a arte fosse mais Muitas vezes o artista é chamado valorizada? Seria mais bonito, mais humano. de vagabundo, preguiçoso, mas nós Um mundo sem arte é um mundo trabalhamos pesado sim, mas tratriste, sem cor, temos que valorizar balhamos com nossas expressões. tudo que torna o mundo melhor.

Dhiovanna e seus pincéis.

Sereia. Dhiovanna Barroso.

7

Intervenção entre a artista e a arte.


a arte enquanto vida Claudia Sampaio, professora há 12 anos da Estácio, dá aulas vol-

tadas pra arte nos cursos de Designe de Interiores, Moda e Arquitetura. Formada em Industria da Madeira e pós graduada em Arte Multimídia, professora de Analise e Composição Visual, História da Arte e Oficina de Criatividade, Claudia sabe a importância da educação artística na formação do estudante.

Obra da artista plástica cearense Claudia Sampaio exposta no MAC do Dragão do Mar.


“O ensino da arte é imprescindível na formação do designe, do publicitário, do jornalista ou em qualquer área que trabalhe com criação, quanto maior o repertório cultural, melhor será a formação desse aluno”

Claudia, como começou seu contato com a arte? O fazer artístico sempre esteve presente na minha vida, desde a infância, mas foi com 19 anos que realmente tive contato com as artes visuais. Como foi esse inicio? Com 19 anos comecei a ter contato com Carlos Fiorenttini, grande artista plástico de Belo Horizonte, e tive a grande felicidade de dividirmos o mesmo atelier. Foi ai que percebi que o que eu fazia desde a infância tinha um potencial estético e comecei a investir nisso. A partir daí vieram as oportunidades de realizar varias exposições. Depois disso fui morar na França. Lá eu morei em Versailles, Paris e Grenoble. Nessa ultima cidade fiz exposições no Centro CRAterre. Nesse meio tempo fui aceita na escola de Belas Artes de Versailles. Quais seus últimos trabalhos? Pretende continuar trabalhando com arte? Minhas ultimas exposições aconteceram no MAC, museu de arte contemporânea do Centro Dragão do Mar de arte e cultura, sob a curadoria do Bitu Cassundé, são elas Crônicas do Devir e a Casa Enquanto Vida. Também trabalho na área de curadoria, mas a arte sempre vai estar presente em tudo que eu fizer.

Como foi sua estadia na escola de belas artes? Quando fui aceita estava acontecendo a Guerra do Golfo e eu estava sem residência, então tive que voltar para Fortaleza, perdendo minha vaga e uma exposição. Fiquei muito triste e quando voltei pra cá acabei me mudando pra Manaus, recebi um convite pra ver a festa de Parintins durante 7 dias e acabei ficando 7 anos. Lá comecei a trabalhar no instituto de pesquisas ambientais, mas nunca deixei o fazer artístico. Quando voltou pra Fortaleza? Voltei pra Fortaleza com 29 anos. Aqui continuei meu trabalho, rotu- Claudia Sampaio, artista plástica. lado de Contemporâneo, fiz exposições no salão de abril, consegui apoio do Itaú cultural e consegui fazer exposições na Alemanha e na França. Há mais ou menos 10 anos estou trabalhando com uma nova perspectiva artística, juntando vida e arte na Casa Intervenção, um espaço voltado inteiramente pra arte e pra classe artística. Claudia relatando sua trajetória.

Arte plástica exposta no MAC.

Claudia Sampaio, artista plástica.

9 Claudia, artista plástica cearense.


Revista Imagine