Page 1

www.cbe.co.mz

O IPEME presente na 50ª edição da FACIM disponibilizando o “Serviço de Assistência PME”, incentiva a criação de “Ligações empresariais” para a Inclusão das PME's.

bil i

Pag.20

a

O INEFP em Gaza, cuja previsão é formar 3 mil profissionais, investe em futuros gestores de pequenos negócios para fazer face ao auto-emprego.

Espaço PME

stenta

INEFP INEFP Pag.16

o Su d n

Suplemento INEFP

espons a b oR il i nd

INSTITUTO NACIONAL DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

e desenvolve d da

de da

Jornal Quinzenal | 22 de Setembro de 2014 | Ano IV | 59ª Edição | Preço: 5,00 MT

Ap

oi

Porquê escolher a CBE Southern Africa Para além de possuir uma equipe de consultores nacionais e internacionais altamente qualicados, a CBE Southern Africa está representada a nível nacional através dos seus escritórios em cinco províncias.

Mil empregos na Base Logística de Pemba CBE implantada em Palma Marcámos mais uma etapa na nossa história com a implantação de um novo escritório em Palma, Cabo Delgado, para servir a indústria de petróleo e gás.


Olhos postos em Palma A província nortenha de Cabo Delgado, umbilicalmente ligada aos recursos energéticos, na qual há também ocorrência de jazigos de minerais como mármore, níquel, grafite, rubi e ouro, está no roteiro dos homens de negócios nacionais e estrangeiros. Com a “música do momento” - descobertas da bacia do Rovuma, o Estado está fazendo a sua parte, correndo contra o tempo para conseguir tirar proveito do gás e do petróleo, cuja primeira exportação está marcada para 2018. Foi assim que em Pemba, capital de Cabo Delgado tesmunhou-se recentemente, ao l a n ç a m e nto d a p r i m e i ra p e d ra p a ra a construção da Base Logística de Pemba, que vai prestar serviços de apoio à indústria de transformação de gás e petróleo que será montada brevemente, no distrito de Palma, pelas norte-americana Anadarko e italiana Eni. As obras de construção da infraestrutura arrancam, efectivamente, em Janeiro de 2015 e espera-se que estejam prontas para servir os mega-projectos que operam na bacia do Rovuma a partir de 2016. O projecto não pode avançar agora porque ainda estão a ser feitos os estudos de engenharia e de impacto ambiental, que poderão ser aprovados em Novembro do corrente ano. O certo é que o projecto da empresa Portos de Cabo Delgado (PCD), sociedade constituída pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos e pela companhia Portos e Caminhos de Ferro de

Moçambique, a quem o Governo concessionou os terminais portuários e logísticos de Pemba e Palma por um período de 30 anos, é uma realidade. É nesta esfera que a CBE Southern Africa, empresa especializada em Recursos Humanos antecipa-se, posicionando-se no “teatro das operações” em Palma, com o fim último de servir a índustria de petróleo e gás, na dispobibilização de mão-de-obra qualificada, entre outros serviços ligados a consultoria em Recursos Humanos. A inauguração do escritório da CBE em Palma, no dia 22 de Agosto de 2014, foi testemunhada pelo administrador local, Pedro Jemusse que, no momento, prometeu prestar todo apoio possível para que a CBE leve a “bom porto” as suas actividades. No mesmo acto, os representantes da ENI, Anadarko, entre outras empresas já posicionadas em Palma mostraram a sua satisfação pela implantação da CBE naquele ponto do país.

TETE Av Eduardo Mondlane, talhão 14 Tel.: +258 25 22 47 25 Cell: +258 82 10 21 842 Cell: +258 84 26 83 115

NACALA PORTO Rua do Hotel Maiaia nº 16 Cell: +258 82 72 98 995

Registo nr. 017/GABINFO - Dec/2010 Sede - Centro de Escritórios do Hotel Rovuma Carlton Rua da Sé nr. 114 , 1 o andar Celular: +258 82 3621110 E-mail: cbe@tvcabo.co.mz Director: Nuno Sidónio Editor: Celso Pechisso

A inauguração dos escritórios da CBE em Palma foi testemunhada pelo administrador local, Pedro Jemusse

Redactores: Celso Pechisso e Aissa Catamo Comercial e Marketing: Eunice Ferreira (+258 82361110, E-mail: cbe.eunice@tvcabo.co.mz) Assessor Jurídico: Sélio Comiche Design: Celso Ngoca Tiragem: 3000 exemplares Impressão: Laeveld Lowveld Media

PEMBA Bairro Cimento, Rua 12, cidade de Pemba; Cell.: +258 84 301 4124

PALMA Vila de Palma Rua do Incularino, proximo ao BCI Cell: +258 86 617 7861


DESTAQUE DA EDIÇÃO

Base Logística de Pemba prevê mil empregos

Pouco mais de mil novos empregos serão criados durante a primeira fase de construção do Centro de Logística Integrada de Pemba, cujo arranque está previsto para Janeiro de 2015. A primeira fase de implementação do projecto inclui a construção de um cais com cerca de 300 metros; vias de acesso; rede de esgotos; área para armazenamento de equipamento e oficinas mecânicas, bem como instalações para produção e montagem de equipamento submarino. Segundo o director executivo da empresa Portos de Cabo Delgado (PCD), André da Silva, nesta fase de construção serão criados novos postos de trabalho, entre outros benefícios indirectos que serão geradas de forma indirecta em muitas famílias moçambicanas. Estamos a falar de 200 postos de trabalho permanentes e os restantes serão sazonais. O p r o j e c t o d a B a s e L o g í s t i c a d e Pe m b a compreende quatro fases e está avaliado em cerca de um bilião de dólares americanos, sendo que a primeira, estimada em 150 milhões de dólares, será concluída em 2016. Na cerimónia do lançamento da primeira pedra da base logística de Pemba, o Presidente Armando Guebuza, disse que o país entrou numa "etapa

DICAS DE EMPREGO Como singrar no teste de aptidão para emprego

1- Procure na internet por diferentes tipos de testes, voltados para a sua área e, pratique. Com esse tipo de prática você ganha agilidade e conhecimento para realizar os testes reais com qualidade e no tempo determinado pelo recrutador. 2- Antes de começar a responder um questionário ou seja, qualquer que seja o tipo de teste, tente manter a calma. Respire fundo, repasse as intruções e só ai comece. 3- Assegure-se de que você entendeu perfeitamente tudo o que está sendo requisitado no seu teste. Não tenha vergonha de perguntar se você entendeu a coisa certa. 4- Divida bem o tempo que você tem disponível. Uma boa dica é começar pelo que você sabe. 5- Muitas vezes esse tipo de teste é aplicado no ambiente de trabalho. Portanto, esqueça aquelas pessoas que podem ser futuras colegas de trabalho. Preste atenção apenas naquilo que precisa saber.

Quadros nacionais na Base Logística de Pemba

determinante" para o início da produção de gás em 2018, com o arranque formal da construção da base logística de hidrocarbonetos no norte do país. Refira-se que a Base Logística do Porto de Pemba, terá no mesmo local, um porto comercial, armazéns, oficinas de reparação de equipamentos, áreas de empilhamento, oficinas especializadas para fazer revestimentos de tubos usados na indústria, oficinas de produção e montagem de equipamento submarino, escritórios, hospital, área residencial, infra-estruturas de acomodação, lazer e desportivas, entre outras instalações. A empresa ENH Logistics Services Integradas (ENHILS), com acções maioritariamente detidas por Moçambique, através da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), detém o direito de construir e operar a Base Logística de Pemba em parceria com Orlean Invest. A Orlean Investe é mais uma empresa estrangeira que entra no país para viabilizar este projecto. Às empresas moçambicanas, caberá aliar-se à ENH Integrated Logistics Services (ENHILS) para fornecer pequenos serviços.

Vai arrancar um ano antes do início de operação da base logística de Pemba, um plano de formação dos moçambicanos. Trata-se de um pacote de formação para quadros nacionais que vão trabalhar, directamente, na base logística de Pemba. Neste âmbito, um grupo de 25 pessoas serão treinadas anualmente, na Nigéria e Angola. E os mesmos, voltarão a M oçambique para treinar outros moçambicanos. Esta prática vai continuar, à medida que o projecto for desenvolvido”, disse o presidente do Conselho de Administração da ENHILS, Eduardo Naiene, falando em torno da formação de quadros nacionais, de modo a muni-los de conhecimentos para que sejam capazes de estar à frente dos grandes projectos.

03


PUBLICIDADE

Southern Africa

04


VAGAS

Data limite de candidatura: 17 de Outubro de 2014

Data limite de candidatura: 10 de Julho de 2014

Ref: 998

· · · ·

Técnico de automação Requisitos da vaga: · · ·

Nível técnico médio em Electrónica, Telecomunicações ou Informática; Mínimo de 5 anos de experiência na área; Fluente na língua portuguesa e inglesa.

No mínimo 1 ano de experiência na área administrativa; Conhecimentos de inglês intermediário; Habilidades de comunicação oral e escrita; Preferência por candidatos residentes em Tete.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 983

Técnico de Segurança no Trabalho I Requisitos da vaga:

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 979

·

Representante de vendas

· · ·

Requisitos da vaga: · · ·

Nível Médio ou Superior; Mínimo de 2 anos de experiência em funções similares; Fluente na língua portuguesa e inglesa.

Nível técnico médio profissional em Mecânica, Electricidade, Gestão; Mínimo de 2 anos de experiência na área administrativa; Habilidades de comunicação oral e escrita; Preferência por candidatos residentes em Tete.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 984

Técnico de Procurement

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Requisitos da vaga: Ref: 980

Mecânico de Máquinas pesadas

· · · ·

Requisitos da vaga: · · ·

Nível médio geral; Mínimo de 3 anos de experiência; Fluente na língua portuguesa.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 2 Ref: 981

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 985

Planeador de Manutenção

· ·

Estabelecer, manter e melhorar o plano de Manutenção de Escavadeiras Hitachi EX5500 e Ex8000; Manter histórico preciso de todas as manutenções feitas nos equipamentos; Coordenar com Supervisor de Manutenção e agendar meios e pessoal para as manutenções programadas.

Contabilista Requisitos da vaga: · · · · ·

Descrição de Tarefas: ·

Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas; Domínio do pacote excel; Domínio da língua inglesa; Pelo menos 3 anos de experiência na área.

Licenciatura em Contabilidade; Domínio do pastel V12 e do pacote Excel; Fluente na língua inglesa; Pelo menos 3 anos de experiência na área; O candidato deve estar registrado na Ordem dos Contabilistas.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 986

Administrador Hospitalar

Requisitos da vaga: Requisitos da vaga: · ·

Formação superior ou média em Mecânica industrial; Pelo menos 5 anos de experiência em Planeamento de manutenção de escavadeiras.

· · · ·

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 982

Assistente Administrativo II Requisitos da vaga: ·

Nível superior completo nas áreas de Economia, Contabilidade e Auditoria, Economia e Gestão, Gestão empresarial;

Licenciatura em Gestão Hospitalar; Conhecimentos do pacote Excel, programa 5S; Experiência em Gestão de Unidade Sanitária Privada; Pelo menos 2 anos de experiência na área.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 987

Técnicos de Enfermagem Requisitos da vaga: ·

Ensino técnico médio na área de Enfermagem materna- infantil;

05


VAGAS · · · ·

Domínio do pacote Excel; Conhecimentos da língua inglesa; Preferência por candidatos com certificados BLS; Pelo menos 2 anos de experiência no sector privado.

Ref: 996

Requisitos da vaga: · · · ·

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 2 Ref: 988

Supervisor de Enfermagem Requisitos da vaga: · · · ·

Ensino técnico em Enfermagem; Domínio do pacote Excel; Pelo menos 5 anos de experiência no sector privado; Conhecimentos do programa 5S e PCI.

Ensino técnico médio na área de farmácia; Domínio do pacote excel; Conhecimentos da Língua inglesa; Pelo menos 3 anos de experiência na área.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 997

Director Técnico de Farmácia Requisitos da vaga: · · ·

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 989

Técnico de farmácia

Fiel de Armazém

Técnico médio na área de farmácia; Domínio do pacote Excel; Experiência na área.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Requisitos da vaga: · · ·

Nível médio; Domínio do pacote Excel; Pelo menos 3 anos de experiência na área.

Ref: 998

Requisitos da vaga: · · · · ·

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 990

Motorista Requisitos da vaga: · · · · ·

Nível médio; Habilitações para serviços públicos; Conhecimentos de mecânica (básica ou média); O candidato deve ter carta de condução para serviços públicos; Pelo menos 5 anos de experiência.

Ref: 999

· · · ·

Requisitos da vaga: Ensino técnico em Higiene e Segurança no Trabalho; Domínio do pacote Excel; Conhecimentos da língua inglesa; Pelo menos 3 anos de experiência.

Ref: 1000

· · · · ·

Requisitos da vaga: Nível técnico médio; Domínio do pacote Excel; Conhecimentos de Sage Payrole; Pelo menos 5 anos de experiência.

Ref: 1001

·

Requisitos da vaga:

Coordenar as acções de programas específicos de Recursos Humanos.

Requisitos da vaga:

Nível médio; Domínio do pacote Excel; Conhecimentos da língua inglesa; O candidato deve ter carteira de registo profissional.

· · · · · ·

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 994

Coordenador de Recursos Humanos Descrição de Tarefas:

Auxiliar Administrativo

· · · ·

Nível técnico médio; Domínio do pacote excel; Pelo menos 5 anos de experiência; Candidato com certificação do uso de BS12o e BC2300 (Mindray) Carteira profissional.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 993

Técnico de laboratório Requisitos da vaga:

Técnico de Recursos Humanos

· · · ·

Nível médio na área de Secretariado executivo; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Conhecimentos de informática na óptica do utilizador; Domínio da língua inglesa e portuguesa.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 6

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 992

Recepcionista Requisitos da vaga:

Técnico de Manuntenção

· · · ·

Licenciatura em Medicina com especialidade de ginecologia; Experiência profissional na área; Domínio da Língua inglesa; Carteira profissional; Conhecimentos de informática na óptica do utilizador.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 991

Médico Ginecologista

Auxiliar administrativo SOC

Licenciatura em Psicologia, Gestão de Recursos Humanos ou outra área relevante; Experiência mínima de 3 anos em função similar; Conhecimentos de inglês nível intermédio; Conhecimentos avançados do office e SAP (vantagem); Capacidade crítica, de iniciativa análise e resolução de problemas; Boa capacidade de comunicação (oral e escrita).

Local de trabalho: Beira | Vagas Disponíveis: 1 Requisitos da vaga: Ref: 1002

· · · ·

Nível médio; Domínio do pacote Excel; Conhecimentos da língua inglesa; Carteira de registo profissional.

Requisitos da vaga: · · · · ·

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 995

Supervisor SOC

Técnico médio na área de Higiene e Segurança no trabalho; Domínio do pacote Excel; Pelo menos 5 anos de experiência na área; Conhecimentos da língua inglesa.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1

06

Diplomado em Recursos Humanos ou Economia do Trabalho; Pelo menos 3- 4 anos de experiência na área; Especializado em conflitos no trabalho; Conhecimentos de informática na óptica do utilizador; Fluente nas línguas inglesa e portuguesa.

Local de trabalho: Beira | Vagas Disponíveis: 1

Requisitos da vaga: · · · ·

Director Corporativo de RH

Ref: 1003

Gestor do Centro de Educação Comunitária Requisitos da vaga: · · ·

Nível médio ou licenciatura em Gestão ou Turismo; Experiência de pelo menos 5 anos em turismo e hotelaria; Experiência em logística e compras;


VAGAS

· · · · · ·

Experiência em registos e elaboração de relatórios; Conhecimentos avançados como utilizador do MS Word, incluindo internet; Capacidade para trabalhar sob pressão e num ambiente multicultural; Ter conhecimentos básicos de manutenção de infraestruturas turísticas será umavantagem; Carta de condução com experiencia de pelo menos 5 anos de condução. Ter nacionalidade moçambicana.

Local de trabalho: Beira | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 1004

Auxiliar de Maquinista Requisitos da vaga: · · · · ·

Nível técnico médio de escolaridade; Pelo menos 2 anos de experiência na área; Bom relacionamento interpessoal; Habilidades para trabalhar em equipa; Conhecimentos básicos da língua inglesa.

Local de trabalho: Beira | Vagas Disponíveis: 1

Ref: 1005

Assistente de Marketing a Retalho Descrição de Tarefas: · · · · · ·

Candidato capacitado na análise de dados e elaboração de relatórios financeiros; Responsável pela administração de projecto Capex; Responsável pela gestão de crédito; Coordenar eventos locais e promoções para departamento; Fazer a gestão das despesas de marketing; Responsável por fazer o extrato de SAP/ relatórios Bex.

Requisitos da vaga: · · · ·

Formação média ou superior; Experiência mínima de 2 anos na área; Conhecimentos de informática na óptica do utilizador; Bons conhecimentos de Inglês serão uma vantagem.

Local de trabalho: Maputo | Vagas Disponíveis: 1

07


VAGAS Ref: 1006

Assistente de Marketing-Comercial

Ref: 1011

Requisitos da vaga:

Descrição de Tarefas: · · · ·

· ·

Fazer a análise de dados e elaboração de relatórios financeiros; Apoiar na gestão de crédito; Fazer o processamento de pedidos do cliente; Coordenar eventos locais e promoções para o departamento.

· · · ·

Nível Superior em Comunicação,Marketing, Informática, Comércio ou Gestão de Negócios; Fluente nas línguas inglesa e portuguesa; Conhecimentos de informática na óptica do utilizador; Capacidade de trabalhar sobre pressão; Disponibilidade imediata.

Nível básico de escolaridade; Experiência mínima de 5 anos em operação -ambiente de construção civil, portuário e/ ou logística; Possuir certificação de operação com gruas; Conhecimentos de Inglês é uma vantagem.

· ·

Requisitos da vaga: ·

Operador de Grua-Torre

Local de trabalho: Nacala | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 1012

Promotor de Venda Descrição de Tarefas: ·

Elaborar cotações; abrir e fechar contratos; elaborar cartas de cobrança; atendimento ao cliente- vendas; substituir viaturas em caso de avaria ou sinistro; Controlar o estado de viaturas (limpeza interior/exterior, revisões e reparações).

Local de trabalho: Maputo | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 1007

Engenheiro de qualidade

Requisitos da vaga:

Requisitos da vaga: · · · · ·

Formação Superior em Engenharia; Pelo menos 5 anos de experiência na área; Candidato com dois anos de experiência na área de controle de qualidade na construção civil; Conhecimentos de gestão de qualidade; Habilidade de comunicação oral e escrita.

· · · ·

Nível de escolaridade: Ensino médio; Conhecimentos de informática na óptica do utilizador; Conhecimentos de inglês; Carta de condução.

Local de trabalho: Nampula | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 924

Operadores de escavadeira CAT 330D

Local de trabalho: Maputo | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 1008

Requisitos da vaga:

Técnico(a) Sénior de Recursos Humanos

· · · ·

Descrição de Tarefas: · · · · · · ·

Assegurar o pagamento de remunerações e outros abonos numa óptica mensal; Assegurar o cadastro individual dos colaboradores; Assegurar o cumprimento das obrigações legais; Gerir as ausências dos colaboradores (Férias, Faltas); Elaborar e gerir os contratos de trabalho; Gerir movimentações de pessoal, promoções e remunerações de colaboradores; Assegurar e promover o acolhimento de novos colaboradores.

Local de trabalho: Pemba/ Palma Vagas Disponíveis: 10 Ref: 925

· · · · · · · ·

Formação superior na área de Gestão, Gestão de Recursos Humanos e afins; Experiência de 2 a 3 anos em processamento salarial em empresas de grande dimensão; Experiência relevante em funções generalistas de Recursos Humanos; Bom domínio do sistema HrM e/ou SAP (factor eliminatório); Bom domínio de Excel e PowerPoint; Capacidade de planeamento e organização; Capacidade analítica e de resolução de problemas; Capacidade de trabalhar sob pressão; Rigor, confidencialidade e disponibilidade.

· · · ·

Ref: 926

· · · · ·

· · · ·

Ref: 927

Operadores de tractor- esteira D7R/D9R Requisitos da vaga: · · · ·

Nível médio de ensino; Experiência mínima de 5 anos como operador; Conhecimento das línguas inglesa e portuguesa; Disponibilidade imediata.

Local de trabalho: Pemba/ Palma Vagas Disponíveis: 3

Ref: 928

Para concorrer a esta vaga envie a sua candidatura para os endereços electrónicos: cbe.helio@tdm.co.mz ou cbe.mmatsinhe@tdm.co.mz Ref: 1010

Nível médio de ensino; Experiência mínima de 5 anos como operador; Conhecimento das línguas inglesa e portuguesa; Disponibilidade imediata.

Local de trabalho: Pemba/ Palma Vagas Disponíveis: 3

Ensino Técnico Médio Profissional em eletrotecnia, telecomunicações, informatica; Mínimo de 7 anos de experiência na área de automação; Configurações básicas de equipamentos de rede CISCO; Conhecimento em instalação e especificação de patchpanels, DIO, racks, cabling e fibras ópticas; O candidato capacitado para desenhar projectos de redes locais e de longa distância.

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1

Operadores de carregadora Loader 950H Requisitos da vaga:

Técnico de Automação III Requisitos da vaga:

Nível médio de ensino; Experiência mínima de 5 anos como operador; Conhecimento das línguas inglesa e portuguesa; Disponibilidade imediata.

Local de trabalho: Pemba/ Palma Vagas Disponíveis: 20

Local de trabalho: Maputo | Vagas Disponíveis: 1 Ref: 1009

Operadores de camiões ADT- CAT 725/ 730 Requisitos da vaga:

Requisitos da vaga: ·

Nível médio de ensino; Experiência mínima de 5 anos como operador; Conhecimento das línguas inglesa e portuguesa; Disponibilidade imediata.

Operador de guindaste Requisitos da vaga: · · · ·

Director Comercial

Nível médio de ensino; Experiência mínima de 5 anos como operador; Conhecimento das línguas inglesa e portuguesa; Disponibilidade imediata.

Requisitos da vaga: · · · · ·

Licenciado em Marketing, Gestão de Empresas ou áreas afins; Domínio das línguas inglesa e portuguesa; Conhecimentos de marketing e técnicas de vendas; Conhecimento básico sobre gestão e contabilidade; Conhecimentos de informática na óptica do utilizador.

Local de trabalho: Pemba/ Palma Vagas Disponíveis: 1

Ref: 929

Mecânicos de equipamento pesado Requisitos da vaga:

Local de trabalho: Nampula | Vagas Disponíveis: 1 · ·

08

Nível técnico médio de ensino; Experiência mínima de 5 anos como operador;


VAGAS · ·

Conhecimento das línguas inglesa e portuguesa; Disponibilidade imediata. · ·

Local de trabalho: Pemba Vagas Disponíveis: 5 Ref: 930

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Auxiliares de mecânica Ref: 938

Requisitos da vaga: · · · ·

Eletricista- Auto

· · · · ·

Ref: 939

Soldador

Electricista instalador Requisitos da vaga:

Nível técnico médio de ensino; Experiência mínima de 5 anos na área; Fluente nas línguas inglesa e portuguesa; Disponibilidade imediata.

· · · · ·

Local de trabalho: Pemba/ Palma Vagas Disponíveis: 1 Ref: 932

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Capacidade de trabalhar em equipa; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Conhecimento de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Requisitos da vaga: · · · ·

Canalizador Requisitos da vaga:

Nível técnico médio de ensino; Experiência mínima de 2 anos na área; Conhecimento das línguas inglesa e portuguesa; Disponibilidade imediata.

Local de trabalho: Pemba/ Palma Vagas Disponíveis: 5 Ref: 931

Pelo menos 3 anos de experiência na área; Conhecimento de Inglês é uma vantagem.

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Trabalho em equipa; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Conhecimento de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Ref: 940

Bombeiro

Requisitos da vaga: Requisitos da vaga: · · · ·

Grau académico: Nível médio; Experiência mínima de 5 anos na área; Conhecimento das línguas inglesa e portuguesa; Disponibilidade imediata.

· · · · ·

Local de trabalho: Pemba/ Palma Vagas Disponíveis: 1

Ref: 933

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Wash plant mechanics Requisitos da vaga: · · · ·

Ref: 941

Helpers for wash plant

Paramédico Requisitos da vaga:

Grau académico: Nível Médio; Experiência mínima de 5 anos na área; Fluente nas línguas inglesa e portuguesa; Disponibilidade imediata.

· · · · ·

Local de trabalho: Pemba/ Palma Vagas Disponíveis: 4

Ref: 934

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Trabalho em equipa; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Conhecimento de Inglês é uma vantagem.

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Trabalho em equipa; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Conhecimento de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Ref: 942

Montador de chapas de isolamento

Requisitos da vaga: · · · ·

Requisitos da vaga:

Grau académico: Nível médio; Experiência mínima de 2 anos na área; Fluente nas línguas inglesa e portuguesa; Disponibilidade imediata.

· · · ·

Local de trabalho: Pemba/ Palma | Vagas Disponíveis: 4

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Conhecimento de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5 Ref: 935

Gestor de Recursos Humanos

Ref: 943

Requisitos da vaga: · · · · ·

Ref: 936

Requisitos da vaga:

Bacharel ou Licenciatura em Recursos Humanos, Gestão de Negócios, Gestão de Transportes, Engenharia Mecânica, Psicologia Organizacional ou áreas afins; Conhecimentos de procedimentos de HST; Fluente na língua inglesa (fala e escrita); Experiência mínima de 3 anos na área de recursos humanos; Idade compreendida entre 25- 40 anos de idade.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 1

· · · ·

Ref: 944

Ref: 937

· · · · ·

Nível Médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e escrita; Capacidade de trabalhar em equipa; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Conhecimentos das línguas Inglesa e portuguesa.

Mecânico-montador Requisitos da vaga: · · ·

Nível técnico médio em mecânica; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Capacidade de trabalhar em equipa;

Especialista de ensaios não destrutivos Requisitos da vaga:

Requisitos da vaga:

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Nível básico ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Pelo menos 2 anos de experiência na área; Conhecimento de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Mestre-de-obras

· · · · ·

Responsável/Zelador de Ferramentas

Nível Médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Capacidade de trabalhar em equipa; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Conhecimento de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5 Ref: 945

Técnico de HST Requisitos da vaga: · · · ·

Nível superior em Higiene e Segurança no Trabalho, Recursos Humanos ou áreas afins; Habilidades de comunicação oral e escrita; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Inglês e Português fluente.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

09


VAGAS Ref: 946

Especialista de soldadura

Pintor

Ref: 954

Requisitos da vaga: · · · ·

Requisitos da vaga:

Possuir certificado de soldagem reconhecido internacionalmente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Conhecimento de Inglês é uma vantagem.

· · · · ·

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Trabalho em equipa; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Ter conhecimentos de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5 Ref: 947

Soldador Básico

Encarregado de manutenção de equipamentos

Ref: 955

Requisitos da vaga:

Requisitos da vaga: · · · · ·

· · · · ·

Habilidades de comunicação oral e Escrita; Trabalho em equipa Nível básico ou equivalente; Pelo menos 2 anos de experiência na área; Conhecimento de Inglês é uma vantagem

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5 Ref: 948

Estivadores

Ref: 956

Ajudante- Montador Mecânicos

Requisitos da vaga: · · · ·

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Trabalho em equipa; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Ter conhecimentos de Inglês é uma vantagem.

Requisitos da vaga:

Habilidades de comunicação oral e Escrita; Trabalho em equipa; Pelo menos 2 anos de experiência na área; Ter conhecimentos de Inglês é uma vantagem.

· · · · ·

Nível básico ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Pelo menos 2 anos de experiência na área; Trabalho em equipa; Ter conhecimentos de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5 Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5 Ref: 949

Mecânico de Equipamento e estrutura de Aço

Ref: 957

Ajudante- Instalador eléctrico

Requisitos da vaga: · · · · ·

Requisitos da vaga:

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Trabalho em equipa; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Conhecimento de Inglês é uma vantagem.

· · · · ·

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5 Ref: 950

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Montador de andaimes Requisitos da vaga: · · · · ·

Ref: 958

Ajudante de canalizador

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Trabalho em equipa; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Ter conhecimentos de Inglês é uma vantagem

Requisitos da vaga: · · · · ·

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Ref: 951

Requisitos da vaga:

Tolerân ci zero a a actos corrupçde ão Den

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Ter conhecimentos de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5 Ref: 952

· · · ·

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Ter conhecimentos de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5 Ref: 953

Jateador de areia Requisitos da vaga: · · · ·

Nível médio ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Pelo menos 3 anos de experiência na área; Ter conhecimentos de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

10

ncie: 82362u1 110

Operador de empilhadora Requisitos da vaga:

Nível básico ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Pelo menos 2 anos de experiência geral da tubulação / canalização; Nível básico ou equivalente; Ter conhecimentos de Inglês é uma vantagem.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 5

Operadores de guindaste aéreo

· · · ·

Nível básico ou equivalente; Habilidades de comunicação oral e Escrita; Trabalho em equipa; Pelo menos 2 anos de experiência geral dos problemas e instrumentos eléctricos; Ter conhecimentos de Inglês é uma vantagem.

Caro candidato (a)! Aqui as Vagas são Gratuitas NOTA:

A entrega do Currículo Vitae e/ou o registo na nossa Base de Dados não lhe dá acesso automático ao emprego. Os candidatos às vagas disponíveis são sempre selecionados de acordo com os requisitos definidos pela entidade empregadora.


OFERTAS DO ERCADO

Formador/Consultor/Auditor AQS (ambiente,qualidade e segurança)

·

Local de Trabalho: Maputo

Requisitos do Cargo: · ·

· · · · ·

· ·

·

Elaborar e procedimentar os requisitos das normas e acompanhar a sua implementação; Colaborar na definição das políticas da empresa relativa à prevenção de riscos e planear e implementar o correspondente sistema de gestão; Desenvolver processos de avaliação de riscos profissionais e implementá-los, Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de protecção; Participar na organização do trabalho; Promover a informação e a formação dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho; Promover a integração da prevenção nos sistemas de comunicação da empresa, preparando e disponibilizando a necessária informação específica; Dinamizar processos de consulta e de participação dos trabalhadores; Executar as actividades de segurança e higiene no trabalho, assegurando o enquadramento legal aplicável a cada actividade;

· · ·

instalações e equipamentos; Fazer esboços e traçar com rigor, examinar a qualidade do trabalho executado, zelar pela conservação dos equipamentos; Coordenar, supervisionar e controlar a execução das actividades relacionadas com a serralharia da empresa; Estabelecer, manter e operacionalizar a relação institucional com órgãos e entidades; Propor directrizes e normas que visem o aperfeiçoamento da execução das actividades; Manter informada a direcção de manutenção e obras hidráulicas o estado de conservação e manutenção das instalações, obras hidráulicos contratos com terceiros e acordos.

Requisitos da Vaga: · · · · · ·

Nível Básico Geral; Residência em Xai-Xai será uma vantagem; Conhecimento técnico-profissionais; Ter boa capacidade de comunicação; Ter idade compreendida entre 21-35 anos; Disponibilidade imediata.

Para concorrer a vaga da Regadio do Baixo Limpopo envie o seu cv, duas fotos tipo passe e referências para o endereço: Av. Samora Machel, r/c Xai- Xai.

Director de Operações

Requisitos da Vaga: · ·

· · · · · ·

Local de Trabalho: Nampula

Bacharel ou Licenciatura na área de Engenharia/ Segurança; Pós- Graduação em Segurança, Higiene e Segurança no Trabalho, Implementação e Gestão de SGQ, Implementação e Gestão de SGA será uma vantagem; Experiência comprovada em funções de implementação da ISO9001, ISSO14001, OSHAS18001 ou outros sistemas normativos; Experiência comprovada em acções de formação nas respectivas áreas; Experiência comprovada na realização de auditorias; Capacidade de auto organização; Gosto pelo trabalho em equipa; Dinamismo, capacidade de comunicação.

Para concorrer a vaga da EnergyWorks envie o seu CV para o Endereço electrónico: info@energyworks.co.mz Electricista Auto Local de Trabalho: Xai-Xai

Requisitos do Cargo: ·

Assegurar a instalação de orgãos eléctricos em instalações, equipamentos e outras pertencentes a verificação do bom funcionamento das

Requisitos da Vaga: · · · · · · · · · · ·

Formação superior, preferencialmente em Marketing, Logística ou outra área afim; Mais de 5 anos de experiência de trabalho em função similar; Experiência em gerir pessoas e mercadorias de grandes valores; Bons conhecimentos de Microsoft Office (Word, PowerPoint, Outlook e Excel); Experiência em operações em localizações remotas; Fluência nas línguas inglesa e portuguesa (fala e escrita); Boa capacidade de planeamento e organização; Espírito crítico e boa capacidade de resolução de problemas; Boa capacidade de planeamento e organização; Boa capacidade de adaptação e de resistência ao stress; Boa capacidade de comunicação responsável, Idóneo, Dinâmico e Pró- Activo.

Para concorrer a vaga da Nett Moçambique envia a sua candidatura para o endereço Nett Moçambique, Lda Av. Eduardo Mondlane n°326, Centro Comercial Nampula, 1° andar Loja 30 Tel: 00258 26 214 042 Cel: 00258 84 309 2206 ou/ e para o email: recrutamento.mz@gruponett.com Nampula

11


PUBLICIDADE

ANÚNCIO DE VAGAS A CBE Southern Africa está a recrutar profissionais para uma empresa do grupo A”do ramo de construção civil nas seguintes áreas:

Engenheiro Civil Arquitecto Engenheiro Civil - AutoCAD AutoCAD Draughtsman Medidor Orçamentista Técnico Planificador de obras (MS Project)

Assessor Jurídico Gestor de Procurement Administrador do Site Gerente de Higiene e Segurança no Trabalho Director de Qualidade /Orçamentista Office Manager

Local de trabalho: Pemba - Cabo Delgado NOTA: Todos os candidatos devem comunicar-se fluentemente em Inglês.

Os candidatos interessados devem enviar as suas candidaturas para o escritório da CBE em Pemba, sito no Bairro Cimento, Rua 12 e/ou para os endereços electrónicos: cbe.atorres@tdm.co.mz ou cbe.oissufo@tvcabo.co.mz Conectando, Desenvolvendo, Accelerando

FAÇA PARTE DA NOSSA BASE DE DADOS

A CBE Southern Africa está recrutar pessoal para fazer parte da Base de Dados para posteriormente serem colocados à disposição dos seus clientes. Se tem experiência em uma das áreas abaixo, candidate-se e faça parte da nossa Base de Dados. Operador- Mestre de Obras; Operador – (Especializado; Fricção); Técnico deTubulação – Mestre de Obras Geral; Soldadores (Combinação; Processo Especial); Operador de Plataforma; Operador Hidraúlico); Electricista; Operador (energia) – Aprendiz de Ofício;

Pedreiro; Serralheiro (Barras de Reforço em Aço; Estrutura); Carpinteiro – Aprendiz de Ofício; Constructor de Moinhos; Montador de Caldeiras – Aprendiz de Ofício; Montador de Andaimes; Instrumentista Montador; Prova de Fogo/ Pintura/ Isolamento.

Cadastre–se na nossa Base de Dados em www.cbe.co.mz E/ou envie o CV para cbe@tvcabo.co.mz

12


PROGRAMA DE ESTÁGIOS

Inicia a sua carreira aqui…

Inicia a sua carreira aqui... O estágio é uma das formas através da qual se obtém experiência e os primeiros contactos com o mercado de trabalho. O estágio, pode determinar a carreira ou a actividade que se quer desenvolver. Por isso, aposte no envio de candidaturas espontâneas.

Programa de Estágios CBE Frequento presentemente, o 3° ano do curso de Contabilidade no Instituto Superior Dom Bosco. Através do programa de estágio da CBE busco por uma oportunidade na minha área de formação, quer seja numa instituição pública ou privada. Em caso de interesse ou recolha de mais informações a respeito do meu CV, mantenhome à disposição.

Candidato: Luís Tole, 23 anos de idade Email: widenstole@gmail.com

Programa de Estágios CBE Através do programa da CBE busco por uma oportunidade de estágio na minha área de formação quer seja numa instituição pública ou privada. Sou estudante do curso de contabilidade no Instituto Superior Dom Bosco. Presentemente estou no 3º ano de frequência. Estou disponível para facultar mais informações a respeito do meu perfil, através do endereço electrónico abaixo.

Candidato: Rogério Dilman Mucavele, 21 anos de idade Email: rogeriodilman@gmail.com

Programa de Estágios CBE Sou estudante do curso de Gestão de Empresas no Instituto Superior Dom Bosco. Estou à busca de uma oportunidade que me permita pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula, bem como o contacto real com o mercado laboral. Em caso de interesse ou recolha de mais informações a respeito do meu perfil, favor contactar.

Candidato: Frenk Alcidio da Conceição Wile, 21 anos de idade Email: frenk.wile@yahoo.com

Programa de Estágios CBE Sou estudante do 3° ano do curso de Contabilidade no Instituto Superior Dom Bosco. Neste momento busco por uma colocação, com vista a trabalhar e crescer profissionalmente. Em caso de interesse ou recolha de mais informações a respeito do meu CV, favor contactar através do endereço electrónico abaixo.

Candidato: Felisberto Manuel, 22 anos de idade Email: felisbertomanuel@gmail.com

Programa de Estágios CBE Actualmente frequento o 3° ano do curso de Gestão de Empresas no Instituto Superior Dom Bosco. Através do programa da CBE busco por uma oportunidade de estágio na minha área de formação quer seja numa instituição pública ou privada. Em caso de interesse ou recolha de mais informações a respeito do meu CV, favor contactar através do endereço abaixo.

Candidata: Yolanda Mustafa Ngoenha, 26 anos de idade Email: yolandamustafa74@gmail.com

Programa de Estágios CBE Neste momento estou a frequentar o 3° ano do curso de Gestão de Empresas no Instituto Superior Dom Bosco. Através do programa de estágio da CBE busco por uma colocação, onde possa trabalhar e crescer profissionalmente. Em caso de interesse ou recolha de mais informações a respeito do meu cv, favor contactar.

Candidata: Ailina Julia Parkin, 31 anos de idade Email: ailina.parkin@gmail.com

13


REPORTAGEM DE FUNDO

Celebrar 20 anos instalando-se em Palma

As comemorações do vigésimo aniversário da CBE Southern Africa juntam o últil ao agradável – a inauguração o cial do novo escritório em Palma, Cabo Delgado, acto realizado no passado dia 22 de Agosto de 2014. Houve festa e muito glamour... Rua do Incularino: bandeira com fundo branco içada num mastro à meia altura dos palmares de Palma, flutua exibindo a marca CBE à qualquer trausente que circula pela principal rua daquele distrito que desponta para o futuro. Estamos a falar da vila de Palma, onde a CBE acaba de se instalar, diga-se de passagem, de “pedra e cal”. Reza a história que desde a sua criação em 1994, a CBE Southern Africa passou por um rápido processo de expansão pelas principais cidades do país, oferecendo soluções e estratégias em gestão de pessoas e consultoria para as decisões estratégicas de empresas nacionais e multinacionais. Em Palma, tal como em Blantyre no vizinho Malawi, a missão da CBE é a mesma: proporcionar às empresas uma conexão eficiente na área de Recursos Humanos. E com igual importância, oferecer profissionais talentosos, a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho e/ou realinhamento do seu percurso. Em Palma onde na tarde do passado dia 22 de Agosto tudo parou em nome da CBE, o momento histórico foi testemunhado, pelo administrador local, Pedro Jemusse e a sua comitiva. Falando no acto de inauguração, o administrador Pedro Jemusse prometeu dar todo o apoio possível à CBE com vista a materializar com sucesso as suas actividades. Na mesma esteira, enalteceu por conseguinte,

14

implantação da CBE em Palma, dado que, segundo suas palavras,“irá dispertar a mente dos jovens que não sabiam da existência dos serviços de recrutamento de mão-de-obra”. Neste momento ímpar, também houve espaço para benção: Vários líderes religiosos locais, fizeram preces, louvando para que a missão ora em marcha, atinja os seus objectivos. Por outro lado, um naipe de luxo, constituido por representantes de instituições como Anadarko, ENI, INEFP, Autoridade Tributária, Vodacom, BCI, Servitrade/Fluor, ANE, Mundial Mozambique, CCC, INEFP, Hotel Palma Residencial, Pensão Wivo, Energy Works, Direcção Distrital de Educação, Comando da PRM local, líderes comunitários entre outros, também se juntaram à festa, para celebrar a chegada da CBE em Palma.


REPORTAGEM DE FUNDO

Na verdade, mais de cem participantes se fizeram presente, grosso modo, vestidos à CBE (camisetes, bonés, capulanas, etc). Porque o momento era de festa rija, celebrada ao rítmo do rufar dos tambores, canções e danças tradicionais, os convidados foram brindados com sacolas, canetas entre outros artigos com o timbre e cores corporativas da CBE. Palma vestiu-se à CBE tal como as imagens retratam.

“Queremos servir a industria de gás e petróleo”

O CEO e fundadador da CBE Southern Africa, Nuno Uinge usando da palavra momentos após proceder ao corte da fita marcando a inauguração do escritório, afirmou que a empresa continuará a desempenhar o seu papel de intermediário entre os empregadores e os candidatos a emprego, uma vez que ela existe para ajudar pessoas que procuram emprego e as empresas que buscam mão-de-obra. “Hoje estamos em Palma devido ao fluxo de investidores. Pretendemos ser vir as empresas e ajudar os que buscam emprego (candidatos) sem cobrar nada. No entanto, que fique claro o facto de não prometermos empregos imediatos (...). De forma resumida, o CEO Uinge apresentou o Jornal CBE Recrutamento e Selecção, explicando cada rubrica. Seguidamente, falou do historial da empresa ao longo dos 20 anos focalizando o seu leque de serviços: Recrutamento e Selecção, Assessment, Consultoria em Recursos Humanos, Outsourcing em Administração de Pessoal, Formação em Gestão e Liderança, Trabalho Temporário e Responsabilidade Social e Corporativa.

15


SUPLEMENTO INEFP

INSTITUTO NACIONAL DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

INEFP INEFP

Suplemento INEFP nº 13 | 19 de Agosto de 2014

Quem somos O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP) é uma entidade pública dotada de autonomia jurídica e administrativa. Tutelado pelo Ministério do Trabalho, foi criada em 1992 pelo Decreto n° 37/92 de 27 de Outubro, e exerce as suas actividades em todo o território nacional, através de Delegações Provinciais, Centros de Emprego e Centros de Formação Profissional. O INEFP tem como atribuições proceder à investigação, estudo permanente e divulgação da situação do emprego, das necessidades e disponibilidade de mão- de- obra; Promover a correcta utilização da mão-de obra disponível e assegurar a integração das estratégias do emprego e formação profissional nos planos nacionais de desenvolvimento; Providenciar pela instalação de serviços gratuitos de colocação, promoção de emprego, informação e orientação profissional e formação profissional; Assegurar a participação dos representantes dos empregadores e dos trabalhadores na definição da política nacional de emprego; Colaborar com outros organismos, instituições e organismos internacionais, assim como com outros países, nos domínios do emprego, orientação e formação profissional.

Missão

Promover medidas que garantam a criação de oportunidades equilibrada de emprego e formação profissional, de capacidades adequadas para a melhoria da produtividade e competitividade dos sectores económicos, por forma a que Moçambique possa competir com sucesso no mercado global, alcançar os objectivos sociais de empregabilidade da força de trabalho, elevar o nível de vida da população e assegurar eficiência e eficácia na gestão dos recursos públicos aplicados na promoção deemprego, cumprindo deste modo os objectivos do Plano Quinquenal do Governo.

Visão Desenvolver uma abordagem do emprego como um elemento chave para o combate à pobreza absoluta, o crescimento económico e o desenvolvimento social, que deverá ser implementada de forma integrada no governo, os parceiros sociais e a sociedade civil, visando o desenvolvimento humano e contribuindo para o alcance dos objectivos do Desenvolvimento do Milénio.

Nossos Centros de Emprego • Centro de Emprego da cidade de Maputo • Centro de Emprego da cidade da Machava • Centro de Emprego da Manhiça • Centro de Emprego de Xai-Xai • Centro de Emprego de Chókwè • Centro de Emprego de Chibuto • Centro de Emprego de Vilankulo • Centro de emprego da Maxixe • Centro de Emprego de Inhambane • Centro de Emprego da Beira • Centro de Emprego de Dondo • Centro de Emprego de Marromeu • Centro de Emprego de Chimoio • Centro de Emprego de Manica • Centro de Emprego de Tete • Centro de Emprego de Moatize • Centro de Emprego de Quelimane • Centro de Emprego de Mocuba • Centro de Emprego de Angoche • Centro de Emprego de Nacala • Centro de Emprego de Nampula • Centro de Emprego de Pemba • Centro de Emprego de Montepuez • Centro de Emprego de Lichinga • Centro de Emprego de Cuamba

16

INEFP-Gaza tenciona colocar 11 mil candidatos ao mercado Em entrevista ao suplemento INEFP, Castro Mambo, delegado do INEFP ao nível da província de Gaza revelou que no presente ano, em acções de formação pro ssional a delegação que representa tem uma meta de formar 3588 candidatos. A fonte revelou que do total dos formados 970 serão formados pelo INEFP dos quais 560 em formação inicial e 410 em gestão de pequenos negócios. Quais são os cursos ministrados pelo INEFP em Gaza? O Centro de Formação Profissional de XaiXai ministra os cursos profissionais nas especialidades de Electricidade instalador, Canalizador, Pedreiro, Pintura de Construção Civil, Corte e Costura, Cozinha, Empregados de Mesa, Informática Básica, Auto Card, Contabilidade Básica, Gestão de Recursos Humanos e Secretariado. Já o Centro de Formação Profissional de Chibuto no momento ministra os cursos de Serrelharia Civil, Pedreiro e Pintura de Construção Civil mais prevê a introdução de novos cursos de forma gradual. O Centro Profissional de Chókwè ministra os cursos de Electricidade Instaladora e Corte e Costura. Através de formações móveis o INEFP realiza o curso de Carpintaria/ Marcenária em Macienedistrito de Xai- Xai, o curso de Olaria no d i s t r i to d e M a n j a c a ze e o c u r s o d e Electricidade Instalador no distrito de Chigubo. Quantos graduados se espera ao longo de 2014? Até ao final do ano, pretendemos colocar ao mercado de trabalho, um total de 3588 profissionais. Importa salientar que os 970

beneficiários de acções de formação realizadas pelo INEFP estão distribuídos em 15 cursos, incluindo Gestão de Pequenos Negócios. Os 50 beneficiários de formação inicial estarão distribuídos em 35 acções de formação. Qual é o nível de procura dos cursos acima referenciados? O cursos mais procurados são os de cozinha, corte e costura, electricidade instalador e secretariado. Podemos deduzir que estes cursos são mais procurados pelo facto de serem cursos de fácil desenvolvimento de auto- emprego, fácil inserção no mercado de emprego. Enquanto que os cursos de pedreiros, canalização são os mais ajustados ou de maior demanda no mercado mas são os menos procurados. O que se pode dizer em relação aos estágios pré-pro ssionais? Continuamos a fazer a divulgação através de seminários e contacto directo com as entidades empregadoras, para além da divulgação ao nível dos estabelecimentos de educação profissional para permitir que todos possam implementar o instrumento e garantir maior abrangência.


SUPLEMENTO INEFP INSTITUTO NACIONAL DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

INEFP INEFP Portanto, neste momento, a delegação conta com 4 acordos assinados, sendo 2 da área de construção civil, onde uma das quais a falta de pedreiros condiciona o início de estágio. Contudo, fora do regulamento dos estágios préprofissionais o INEFP tem 21 estagiários em instituições públicas.

do emprego o desafio é a colocação de 11300 candidatos ao mercado e o fortalecimento dos Centros de Empregos de Chókwè e Chibuto, por meios materiais e humanos, através dos quais será realizada a prospecção do mercado de emprego de forma permanente nas unidades produtivas.

Qual é a ligação entre a delegação e os distritos para a formação dos bene ciários de FDD? A Delegação Provincial do INEFP e os Governos Distritais têm relação em toda a componente de emprego e formação profissional, resultante da assinatura dos Memorandos de Entendimento em 2007. Portanto, o FDD, incluindo o PERPU são programas para o desenvolvimento do autoemprego e por conseguinte a geração de mais postos de emprego. Para garantir a sustentabilidade das actividades o INEFP têm intervindo na componente de formação em gestão de pequenos negócios e elaboração de projectos.

Com quantas associações de auto-emprego o INEFP de Gaza trabalha? Estamos a trabalhar com 16 associações, das quais 11 de profissionais de construção civil e outras de corte e costura, ornamentação, pecuária e agro processamento. Trata-se da Associação Moçambicana das Mamanas de Maciene; AJEGA; Ntwanano; Madla Swandlala; Beira do Mar; Capaz, Estrela da Manhã; AMODEIA; Massingir Auto Construções; Rebeldes de Massingir; Five Stars; Associação de Formadores de Construção Civil; Associação de Fabricantes de Blocos; Mulheres Costureiras de Chigubo; Associação de agro processamento de Tchaimite e Associação Agrícola de Nhokwene.

Quais são os desa os em relação ao emprego e formação pro ssional para o ano de 2014? O grande desafio na área de formação profissional é de garantirmos a conclusão da construção de 5 oficinas para a área de construção civil em Muahetane-Distrito de XaiXai e admissão de Formadores de Formação Profissional. Por outro lado, a aquisição e colocação de equipamentos nos Centros de Formação Profissional de Chókwè e Chibuto constitui ainda grande aposta. Em relação a área

Qual é o ponto de situação dos memorandos d e e nte n d i m e nto ru b r i c a d o s co m o s parceiros? Temos um Memorando de Entendimento com a empresa WANBAO que consiste na avaliação e certificação dos seus trabalhadores, tendo sido certificado 5 Electricista e em curso a avaliação de 10 pedreiros. No geral, podemos dizer que a situação dos Memorandos de Entendimento é positiva.

............................................................................................................................

Criadas bases para promoção de emprego em Chibuto

No âmbito do memorando de entendimento entre o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional de Gaza e o Conselho Municipal da Cidade de Chibuto, visando a concessão do edifício pertencente aquela edilidade, já estão criadas as condições para a realização de acções de formação profissional e promoção de emprego e auto emprego pelo INEFP naquele ponto do país. O memorando ora assinado irá abrir espaço para se desenvolver cursos de formação profissional em diferentes especialidades, beneficiando as comunidades locais; como também, garantir sempre que INSTITUTO NACIONAL DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

INEFP INEFP

possível, o apoio financeiro e acompanhamento dos projectos do desenvolvimento em matéria de emprego e formação profissional na planificação e distribuição financeira do Conselho Municipal de Chibuto. Com esta iniciativa que visa criar projectos conjuntos, abrem-se caminhos para promover a inscrição laboral dos membros da comunidade, em particular dos jovens, através do desenvolvimento de acções de formação profissional e de implementação de medidas de promoção activa de emprego.

Os conteúdos (textos e imagens) inseridos neste Suplemento são da inteira responsabilidade do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFP). Compilação de Conteúdos: João Ubisse e Ercilda Mazivila (INEFP) Coordenação Editorial: Equipa Redactorial da CBE Southern Africa

Centros de Formação Pro ssional Cidade de Maputo Centro de Formação Profissional Sector Terciário Localização e contacto: Av.24 de Julho,nº563, cidade de Maputo Tel.301770,427067,CP 188- ECM Centro de Formação Profissional de Electrotecnia Localização e contacto: Av FPLM nº1707, cidade de Maputo tel.460031,460140,460139 Província de Maputo Centro de Formação Profissional da Machava Localização e contacto: Av das Industriais,nº398, provincia de Maputo Tel.752694 CP 271 Província de Gaza Centro de Formação Profissional de Xai-Xai Localização e contacto: Rua Martires da Revolução (atrás do Palácio dos Casamentos) Tel. 28223011 Província de Inhambane Centro de Formação Profissional de Inhambane Localização e contacto: Av.da Indepêndecia Esq. Av Revolução Tel 21095 Centro de Formação Pro ssional da Maxixe Localização e contacto: Av. Patrice Lumumba,nº122 B. Chambone 6 tel 30057 Província de Sofala Centro de Formação Profissional da Beira Localizacao e contacto R. Viera d Rocha (Munhava) Tel.352059, 353169 Centro de Formação Profissional de Dondo Localização e contacto: Estrada Nacional nr.6, Telf: 825677138 Província de Manica Centro de Formação Profissional de Chimoio Localização e contacto: Estrada Nacional nº6 Bairro Agostinho Neto, Tel- DPT de Manica 22020/24714 Província da Zambézia Centro de Formação Profissional de Quelimane Localização e contacto: Bairro de Sampene, Estrada Nacional nr.7, Telf: 24900760 Província de Tete Centro de Formação Profissional de Tete Localização e contacto: Av. da Liberdade nr. 108, Telf: 25222194 Província de Nampula Centro de Formação Profissional de Nampula Localização e contacto: Rua da Unidade E Tel 215187, CP 404 Província de Niassa CFP de Lichinga Localização e contacto: Bairro Namacula, rua da Matama Tel 20706 Província de Cabo Delgado Centro de Formação Profissional de Pemba Localização e contacto: Praia de Wimbe, zona de espansão 2

17


RESPONSABILIDADE SOCIAL

o nd a

d da

Sustentab ili

e s p on s a b oR il i nd

desenvolv de e a d

Responsabilidade Social No âmbito da sua Responsabilidade Social Corporativa, associado ao facto de prover este serviço, a CBE Southern Africa convida a todas empresas/organizações a divulgarem gratuitamente neste espaço, as suas acções no âmbito deste programa integrado na estratégia de negócio.

e

Ap

oi

CBE busca estágios para estudantes do Instituto Dom Bosco

A CBE Southern Africa marcou presença da 50ª edição da FACIM 2014, exibindo seus serviços e marca. Durante o certame, várias individualidades, com destaque para o Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina visitaram o stand da CBE com o objectivo de compreender os moldes em que ela actua ao longo de duas dêcadas da sua existência. Todavia, sendo uma empresa socialmente responsável, abriu espaço para que 20 estudantes do Instituto Superior Dom Bosco, publicassem os seus perfis académicos junto dos empregadores, através do “Programa de Estágios” do jornal CBE Recrutamento & Selecção. Para além dos estudantes do Instituto Superior Dom Bosco, foram vários os visitantes do stand da CBE na FACIM, os quais tiveram a oportunidade de se cadastrar na Base de Dados. A iniciativa – ”Programa de estágios CBE” que vem sendo levado a cabo desde o princípio do ano, visa essencialmente facultar oportunidades de estágios e/ou emprego para os candidatos.

18

Escolas recebem material desportivo

Um total de onze escolas da cidade da Matola que participaram na segunda edição do Torneio Pequenada receberam recentemente, diversos materiais desportivos oferecidos pelo Standard Bank, organizador da competição. O material é constituído por bolas, apitos, sapatilhas, cronómetros, fatos de treino, calções e meias. Para além de material desportivo as escolas foram oferecidas livros para apetrechar as bibliotecas das cinco escolas melhor classificadas no torneio. O administrador delegado do Standard Bank António Coutinho explicou que a génese deste projecto visa essencialmente, identificar talentos do desporto nos bairros e escolas. O Torneio pequenada Standard Bank, organizada por esta instituição bancária desde o ano 2013, tem como objectivo despertar o interesse das crianças pelo desporto, em particular o futebol. Este ano movimentou cerca de 700 crianças e teve como vencedoras as escolas primária unidade H e Liberdade, na categoria de Benjamins (dos 11 aos 14 anos de idade), em masculinos e femeninos, respectivamente. Na categoria de Traquinas (dos 8 aos 10 anos de idade), o primeiro classificado foi a Escola Primária Matola J, enquanto em masculinos foi a Escola Primária de Sikwama. Já a Escola Primária Completa Liqueleva classificou-se em primeiro lugar tanto em masculino como em femenino na categoria de Petizes (dos 6 aos 7 anos).


PUBLICIDADE

Comunicação eficiente, barata e inovadora!

Através de um Portal online (website), envie mensagens em massa para o seu cliente com um identi cador personalizado! Vantagens: Divulgue seus produtos; Sistemas de Lembrete via sms; Campanhas de Marketing via sms; Noti cações via sms.

sms

8GB

T

E 19


ESPAÇO PME

Avenida 25 de Setembro nº1509, 1º andar Esquerdo Maputo | Telefone: 21 305626, | Fax: 21 017657 - Cell: 82 3562923 E-mail: info@ipeme.gov.mz | Portal: www.ipeme.gov.mz /www.mic.gov.mz

Suplemento IPEME nº 7 | 19 de Setembro de 2014

Valores Excelência; Ética; Assistência; Eficiência; Competitividade; Empreendedorismo; Parceria.

Centro de Orientação ao Empresário- COrE Maputo Avenida 25 de Setembro n° 1509, 1° andar direito, Cidade de Maputo Tete Avenida Eduardo Mondlane, Cidade de Tete Tel: 25 224164 Cell: 82 4397410 Manica Rua Doctor Araújo de Lancerda n° 48, Cidade de Chimoio Cell: 82 625 4595 Cabo Delgado Avenida Eduardo Mondlane, n° 239, Cidade de Pemba Tel: 27 220328 Fax: 27 220328 Cell: 84 406 2680

Incubadora de Empresas da Machava- IEM Avenida das Industrias n° 7618 Telefax: 21 750376

Direcções Províncias de Indústria e Comércio- DPIC' s Cidade de Maputo Avenida Josina Machel n° 57, 1 Tel: 21 428371 Fax: 21 430031 Maputo Avenida Mário Esteves Coluna Bairro Matola “A”, n° 105 Tel: 21 724302 Fax: 21 721976 Gaza Avenida 25 de Julho, Cidade de Xai- Xai Tel: 28 222458 Fax: 28 222234 Inhambane Avenida da Revolução, n° 586, Cidade de Inhambane Tel: 29 320339 Fax: 29 321111 Sofala Rua Major Serpa Pinto n° 11/ 50, 9° andar, Cidade da Beira Tel: 23 327282 Fax: 23 327781 Manica Rua do Barué, Cidade de Chimoio Tel: 25 122235 Fax: 25 122235 Tete Avenida Eduardo Mondlane n°47, Cidade de Tete Tel: 25 224177

20

Ligações empresariais em prol da inclusão das PME's O IPEME fez se presente na 50ª edição da FACIM/2014, coincidentemente, numa altura em que a Estratégia de Desenvolvimento das PME's completa um ano, expondo e disponibilizando “Serviço de Assistência PME” às associações/cooperativas de produtores e investidores, estudantes, empreendedores micro, pequenas e médias e, público em geral. No stand do IPEME, visitado por 300 pessoas, foram assistidas 120 empreendedores e PME's, em matérias de informações sobre nanciamento, Plano de Negócios e Gestão Empresarial, Ferramenta de gestão de contabilidade empresarial - Primavera Express, Certi cação de Produtos e serviços, inscrição na Base de dados de fornecedores e de Produtos CaDUP. Paralelamente a exposição e assistência PME no stand da FACIM, o IPEME organizou e realizou um seminário que contou com a participação de Micro, Pequenos e Médios Empresários nacionais e estrangeiros cuja abordagem principal foi “Desenvolvimento de Ligações Empresariais: Inclusão de PME's Empreendedoras e Inovadoras”. O evento tinha por objectivo divulgar as oportunidades de negócios existentes para as PME's, propor medidas para inclusão das mesmas no fortalecimento de bens e prestação de serviços aos mega projectos em Moçambique e contou com as apresentações do Dr. Alfredo Comé da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM), que falou dos vários desafios de financiamento que as PME's tem enfrentado e as possíveis soluções de mitigação e da Anadarko Moçambique Area 1, representado pelo Dr. Assif Mussá que por sua vez, trouxe uma abordagem estruturalista de contratação e das oportunidades de negócios existentes para as PME's. “Desenvolvimento de Ligações empresariais: Inclusão PME's Empreendedoras e Inovadores” foi o último tema do seminário, apresentado por Claire Zimba, Director Geral do IPEME, fazendo uma retrospectiva sobre o estágio actual das

PME's nacionais, medidas e propostas de melhoria do ambiente de negócios, oportunidades e alternativas de financiamento e o papel do IPEME no âmbito das ligações de PME's com grandes projectos, concretamente com Anadarko com quem o IPEME tem acordo de parceria.

.............................................................. Bene ciários de “Cada Distrito Um Produto ”capacitados em Maputo e Inhambane

O IPEME em parceria com a Agência Japonesa de cooperação Internacional-JICA, realizou no passado mês de Agosto, a 1ª sessão de capacitação aos Micro, Pequenos e Médios Empresários e grupo de produtores das províncias de Maputo (Boane, Namaacha e Manhiça) e Inhambane (Inharrime, Zavala e Maxixe). O certame acontece apôs a selecção de produtos/iniciativas empreendedoras.


ESPAÇO PME

O programa de capacitação CaDUP–PME's oferece nesta primeira fase um total de 6 sessões a 200 candidatos (Empreendedores, Micro, Pequenas e Médias Empresas e Associações de produtores) nas categorias Básico, Intermédio e avançado dos sectores de processamento, artesanato, agrícola, turismo e serviços e versaram sobre plano de negócios, legalização de actividade económica, tributação, marketing, gestão e desenvolvimento de negócios e certificação de produtos e serviços. As capacitações inseridas no projecto “Cada Distrito Um Produto”-CaDUP, estão sendo implementadas pelo IPEME com o financiamento da JICA e com o envolvimento dos governos distritais, através dos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE's) e tem por objec tivo dotar e habilitar os empreendedores, Micro, Pequenos e Médios Empresários e Associações/Cooperativas de produtores, de instrumentos de eficiência competitiva com vista promover o desenvolvimento local, privilegiando a indústria de modo a induzir o crescimento económico e consequentemente reduzir a pobreza a nível do país e garantir uma maior diversificação da economia e valorização da produção para gradual substituição das importações. Para além dos produtores, a capacitação foi

extensiva aos pontos focais do IPEME nas províncias e distritos como forma de assegurar a sustentabilidade de assistência e igualmente a expansão da metodologia em outras regiões. O projecto CaDUP (Cada Distrito Um Produto) é uma iniciativa do Ministério da Indústria e Comércio através do Instituto para Promoção das Pequenas e Médias Empresas com o apoio do Governo Japonês, representado pela JICA e focaliza o aproveitamento integral e sustentável dos recursos naturais disponíveis em cada distrito, agregando-os valor e permitindo que pelo mecanismo das ligações possam ter inserção na cadeia de grandes retalhistas e outros sectores. O projecto CaDUP cuja vigência é de quatro anos, teve o início em Janeiro de 2013 e neste momento encontra-se na fase de assistência com vista a criar e fortalecer capacidades competitivas dos beneficiários, esperando-se que até 2017, mais de 100 Empreendedores, M icro, Pequenos e M édias Empresas e Associações de produtores das províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica e Nampula estejam estruturados, com elevados níveis de competitividade e eficiência e sirvam de referência na cadeia de fornecimento de bens nacionais.

.................................................................................. Celebrada aprovação da estratégia das PME's

Para celebrar mais um ano da aprovação da primeira Estratégia para o Desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas (PME's), o IPEME realizou no dia 21 de Agosto do corrente ano, no Centro de Orientação ao Empresário-COrE da Cidade de Maputo, uma palestra subordinado ao tema: “Acesso ao financiamento a Mulheres Empreendedoras”. A realização do evento permitiu celebrar de forma marcante a passagem da data que determinou com que o Governo em resposta a recomendação 22, criasse o Instituto para Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME) em 2008. A sala de Formação do COrE mostrou-se pequena para mais de 30 empreendedoras do sector informal que afluíram a palestra, onde foram abordados assuntos ligados a algumas linhas de financiamento oferecidas pelo Banco Comercial e Investimentos (BCI), para além de aspectos ligados a organização de empresas, ministrado pela Ordem dos Contabilistas e

Auditores de Moçambique (OCAM), e técnicos de assistência do IPEME. A falta de informação no acesso ao financiamento tem sido um constrangimento para as PME's, aliado ao fraco conhecimento da literacia financeira, disse a Ordem. Paralelamente, o IPEME destacou aspectos como: criação e legalizar de empresas, plano de negócios, gestão empresarial, Software primavera Express que facilita uma gestão contabilística de base. Actualmente decorre a revisão da Estratégia para o desenvolvimento das PME's, e com este exercício, o IPEME pretende adequar a estratégia a realidade actual das Micro, Pequenas e Médias Empresas nacionais. No âmbito das celebrações da data, o IPEME também realizou, no quadro do programa “ Fa m í l i a I P E M E ” u m e n c o n t r o c o m o s funcionários, onde foram distinguidos técnicos que se destacaram nas áreas de assiduidade e assistência empresarial.

21


PUBLICIDADE


HISTÓRIAS & IDEIAS

REFORMADO

Deambulando com “profissão de ouro”

Escalámos Palma, local onde os habitantes aguardam com ansiedade a construção das grandes fábricas de gás natural. A esperança de um futuro melhor cresce a olhos vistos, mesmo para os que por várias razões gozam de aposentadoria. Tal é o caso de Colasso Bernardo Júnior, mecânico e operador de equipamento pesado, ora reformado... Percorrendo 460 quilómetros a norte de Pemba, capital de Cabo Delgado, chega-se ao distrito de Palma que, no terreno concentra os trabalhos das grandes companhias do gás. Parte da estrada, outrora em terra batida, já está asfaltada. A “longa viagem” tornase curta e confortável. Ao longo do trajecto, Mocímboa da Praia é uma das paragens obrigatórias. Em terra melhoraram-se as estradas, apareceram novos bancos e abrem hotéis. Oitenta quilómetros a norte de Mocímboa da Praia, a vila de Palma desponta deixando para trás as casas erguidas em canas de bambu sob tetos de capim. Já há água canalizada, casas de alvenar ias muito bem arquitectadas e residenciais de luxo. Neste distrito em que serão instaladas as fábricas de gás natural, conversámos com Colasso Bernardo Júnior, cuja vida e obra, confunde-se com a Palma. Nascido na Ilha do Ibo, no primeiro dia de 1958, vive actualmente em Palma, com a sua família. É casado e pai de 8 filhos. Fez os seus estudos em Por to Amélia, actual Pemba, tendo concluindo o 2º ano da Escola Técnica

colonial. Iniciou-se na mecânica em 1972, por via do seu pai. Mais tarde, trabalha como motorista do seu próprio pai. Iniciava assim a sua carreira profissional. Pouco tempo depois, anos 73/74 ingressa na extinta Junta Autônoma de Estradas, actual ANE, exercendo a profissão de motorista e operador de máquinas pesadas. Mais tarde é transferido para o projecto de alargamento da estrada Mocimboa da Praia-Palma, como auxiliar de mecânica. Quando a empresa transforma-se em ECMEP, cessa as funções voltando a trabalhar como motorista do camião do seu pai. Pouco tempo depois, em 1978, trabalha como motorista de longo curso das Lojas de Povo, transportando mercadorias de Pemba a Beira e vice-versa. Após a falência das Lojas do Povo é transferido para AGRICOM onde trabalhou durante dois anos. Já em 1980 passa a trabalhar no Combinado Pesqueiro em Pemba, como representante e mais t a rd e co m o m e c â n i co. U m a n o d e p o i s é desenquadrado e indeminizado. Em 1982, integra a Companhia General Geofísica como operador de bulldozer caterpillar V8 e mais tarde como mecânico. Estamos a falar do primeiro projecto a fazer pesquisa de petróleo em Palma. Encerra o projecto em 1983. Segue para Nampula onde trabalhou como chefe de transportes na empresa RAVEL, até se demitir e m 2 0 1 3 , p o r co n t a d e u m a e m b o s c a d a protagonizada por colegas seus que quase lhe custava a vida. Posto isto, segue para Palma para trabalhar no projecto de gás como operador de grua. Após desinteligências causadas por discordância salarial, deixa de trabalhar por iniciativa própria. Agora opera por conta própria como transportador. Mesmo assim, este homem de mil e uma histórias e aventuras, diz que ainda têm forças para trabalhar.

CULTURA & ARTES

Um tiro sexagenário Estamos em Setembro, mês de grandes comemorações – Assinatura dos Acordos de Lusaka (7 de Setembro de 1974) e início da Luta Armada de Libertação Nacional (25 de Setembro de 1964). Alberto Chipande deu o primeiro tiro, em Chai, no dia 25 de Setembro de 1964, desencadeando assim a Luta de Libertação. Relatos da nossa história indicam que vários ataques foram realizados nessa mesma altura, mas o único caso devidamente relatado foi a operação contra o Chai, transformando Chipande em homem histórico . Todavia, a proeza por alguns contestada, incidiu sobre o edifício que, no tempo colonial, funcionava com residência do chefe do posto administrativo de Chai, no distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, ora transformado em Museu Nacional da História da luta anti-colonial. O tiro veio de fora para dentro. Não antigiu o verdadeiro alvo, mas sim a porta cujo buraco criado ainda jaz. Nos placards estão expostas fotografias históricas, da época, mostrando momentos ímpares da luta armada. Sessenta anos após o primeiro tiro em Chai, tudo mantêm-se intacto, tal como era na altura do ataque de 25 de Setembro de 1964. Inclusive o mobiliário e demais recheio das casas da Administração. Uma das salas foi, entretanto, transformada em museu das primeiras armas — entre as quais a que Chipande utilizou naquele dia. Diga-se de passagem, uma colecção que tenta fazer o percurso temporal do arsenal bélico moçambicano. Chai, na sua humildade é local histórico.

23


Porta de Sucesso

Buscar novos desafios e vencer

Quis o destino que ele nascesse no vizinho Malawi. Estamos a falar de Francis Mathews Magagula, engenheiro mecânico formado pela Universidade Pontifícia Católica de Rio Grande do Sul, no Brasil. Coube à CBE a missão de colocá-lo como formador de mecânicos na empresa Hitachi Machinery em Tete. Hoje, este pro ssional considera-se um verdadeiro vencedor. Fale- nos da sua primeira experiência de emprego… Iniciei a vida profissional com o nível de bacharelato em engenharia mecânica, em 1994, como mecânico auto na ONUMOZ, na cidade da Beira. Nessa altura, o acesso ao emprego era fácil, dado que havia poucos profissionais da área, com o ensino superior. No entanto, a maior dificuldade que enfrentei foi de ter que largar a minha família e iniciar a carreira na Beira, longe de tudo e de todos.Todavia, a vontade de trabalhar superou tudo. Como foi o seu processo de recrutamento e selecção via CBE? Em 2013, surgiu-me a ideia de procurar outro emprego relacionado com a minha área de formação engenharia mecânica. Estava num processo de busca de novos desafios.Posto isto, através de um amigo, tive conhecimento da existência da CBE. Já em Agosto do mesmo ano, submeti o meu CV no escritório da CBE em Tete, tendo de imediato sido solicitado para concorrer a uma vaga, cujo meu perfil se enquadrava. Foi nessa sequência que prestei provas de aptidão e entrevista preliminar. Passadas duas semanas, fui chamado de novo para uma última entrevista, com os gestores da Hitachi. E em breve , finalizava-se a minha constratação graças à intervenção pontual da CBE. Convidamo-lo a explicar o seu quotidiano laboral bem como os desa os que tem pela frente… No meu posto de trabalho, um treinador de mecânicos têm como funções coordenar as acções de formação técnica, incluindo a elaboração de matérias de formação, baseados nos Manuais Técnicos das máquinas de mineração da Hitachi (Escavadoras, Camiões fora-de-estrada e Carregadeira de rodas). Por essa via, há que realizar formações de mecânicos da empresa como forma de aprimorar os seus conhecimentos, com a intenção de redução de custos de manutenção, aumento da confiabilidade e disponibilidade das máquinase a transferência de tecnologia. Vários são os desafios nesta área, mas o principal está relacionado com as lacunas na formação técnica básica trazida pelos mecânicos, o que exige muito esforço e compreensão. Como olha o acesso ao emprego nos dias que correm... Actualmente, a formação técnica em Moçambique está desprovida da infraestrutura necessária para formar profissionais qualificados. Este facto contribui para que os recémformados não tenham as habilidades necessárias para o mundo de emprego. Enquanto a questão da infraestrutura e equipamentos para a formação não melhorar, esta situação vai prevalecer. Uma das formas de a ultrapassar seria a aposta em infraestruturas, equipamentos e professores para o ensino técnico- profissional. Outra saída passa pela criação nas empresas, de espaços para treinamento inicial de novos integrantes para poderem se qualificar nas suas necessidades. Que conselho deixa aos jovens que buscam o primeiro emprego? No contexto actual, a questão sorte joga um papel fundamental. Enquanto se é estudante há que procurar aprender e dominar a área de formação e não caçar certificados. O domínio da área cria um grande diferencial em caso de primeira oportunidade de emprego. Deve se ter em conta que a entrevista de emprego é sobre o que sabemos e não o que apresentamos!

TRABALHO TEMPORÁRIO É empregador...? Se procura trabalhadores temporários para fazer face às subs tuições por baixas ou férias; ac vidades sazonais; picos de produção; tarefas ocasionais e pontuais e/ou desenvolvimento de projectos. A CBE Southern Africa está perto de si para o apoiar. Já disponível na nossa base • Secretárias/Recepcionistas; • Motoristas; • Protocolos; • Promotores de Venda; • Digitadores;

de dados: • Inquiridores; • Operário de Construção Civil; • Prospectores; • Es vadores.

Para mais informações contacte cbe@tvcabo.co.mz Cell.: +258 82 3621110

Southern Africa


cbe jornal de recrutamento e seleccao 59  

Mil empregos na Base logística de Pemba

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you