Issuu on Google+

Regulamento Concurso Escolar GIS day 2012 Artigo 1º Apresentação 1. O GIS day ou Dia dos Sistemas de Informação Geográfica (do acrónimo em Inglês Geographic Information System) é um evento inserido na Geography Awareness Week, que a National Geographic Society (EUA), promove desde 1987 com o objectivo de divulgar os Sistemas de Informação Geográfica junto das escolas, comunidade científica e empresarial, entre outras. 2.

GIS day é um evento que encoraja os utilizadores de SIG a abrir as suas “portas” a escolas, negócios, e ao público em geral, para demonstrar as mais variadas aplicações desta tecnologia no dia-a-dia das pessoas. É uma forma dos utilizadores de SIG partilharem os seus conhecimentos e paixão com outros e demonstrar o tremendo impacto que esta tecnologia tem nas nossas vidas. O GIS day começou em 1999 e tem sido celebrado por mais de 10 000 organizações em cerca de 80 países

3. A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis no âmbito das comemorações do GIS day 2012 que se realiza anualmente no município, lança para o presente ano o concurso escolar designado por “A minha cidade no mapa” dirigido à comunidade escolar do concelho de Oliveira de Azeméis 4. As escolas e as bibliotecas escolares instituem-se como pólos dinamizadores do referido concurso. Artigo 2º Público-alvo 1. O concurso destina-se aos alunos dos agrupamentos escolares do concelho de Oliveira de Azeméis, que poderão participar de forma individual ou em equipas mistas de alunos e professores até ao máximo de 4 elementos por equipa.


Artigo 3º Objetivos 1. O concurso visa: Divulgar os Sistemas de Informação Geográfica; Promover a utilização das ferramentas disponibilizadas via internet pela Autarquia;

de

Informação

Geográfica

Desenvolver o intercâmbio de conhecimentos sobre questões geográficas entre alunos e professores; Difundir a utilização de ferramentas de geolocalização; Divulgar experiências e boas práticas na utilização de ferramentas SIG (portais geográficos de informação); Abrir as portas à criatividade e a forma de perceção de ver e sentir o nosso concelho. Artigo 4º Divulgação 1. A abertura oficial do concurso e a apresentação do sítio do evento GIS day 2012 da CMOA decorrem no mês de Setembro. 2. Locais de divulgação do concurso: Sítio WEB da C.M. de Oliveira de Azeméis; Sítios Web do Evento GIS day 2012 da CMOA; Sítios Web das escolas participantes; Sítios Web das bibliotecas escolares; Publicações em Jornal; Plataforma de Comunicação da Divisão de Educação da CMOA; Em cartaz distribuídos por locais estratégicos da comunidade escolar.

Artigo 5º Inscrição e acesso 1. O sítio do GIS day 2012 da CMOA, disponível em http://gisday.cm-oaz.pt e a plataforma da educação constituem-se como plataforma de comunicação, intercâmbio, divulgação e informação relativas ao concurso; 2. A participação dos alunos e os conteúdos a entregar são coordenados pelos professores.


Artigo 6º Definição dos Trabalhos 1. Os trabalhos a apresentar, são agrupados em três níveis diferentes de acordo com os níveis escolares dos participantes, adaptando a sua dificuldade, complexidade e exigências aos diferentes níveis de ensino. Nível 1 > Apresentação de cartaz para os alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico; Nível 2 > Apresentação de cartaz para alunos do 3º ciclo do ensino básico; Nível 3 > Apresentação de vídeo para alunos do Ensino Secundário. 2. A materialização do cartaz é livre, tendo como dimensão máxima o equivalente ao formato A1, podendo ser utilizado os materiais que entenderem, dando asas à criatividade dos alunos. (nível 1) 3. A materialização do cartaz é livre, tendo como dimensão máxima o equivalente ao formato A1, podendo ser utilizado os materiais que entenderem, dando asas à criatividade dos alunos, poderá conter relevo ou formas irregulares (nível 2). 4. O vídeo a apresentar, deverá ter uma duração máxima de 20 minutos (nível 3). 5. Artigo 7º Participação 1. Os participantes deverão identificar-se através do seu nome e contatos, quando participam individualmente ou através do seu representante, quando participam em grupo. Artigo 8º Apresentação e exposição dos trabalhos 1. Os trabalhos deverão ser entregues até 30 de outubro nas escolas participantes ao responsável nomeado; 2. Os trabalhos deverão conter imagens que poderão ser ou não da autoria dos participantes e obrigatoriamente textos em Língua Portuguesa. 3. Os trabalhos ficarão em exposição na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro de 2 a 14 de Novembro de 2012. Artigo 9º Júri 1. Os trabalhos serão analisados por um júri constituído por um representante de: Executivo Municipal; Divisão Municipal de Educação; Divisão Municipal de Informação Geográfica, Cartográfica e Cadastro 2. Cada elemento do júri deverá ser isento de interesses e não poderá ter qualquer tipo de


participação nem orientação em nenhum dos trabalhos apresentados.

Artigo 10º Apreciação dos trabalhos 1. A avaliação dos trabalhos a concurso terá em conta os seguintes critérios (nível 1,2 e 3): a) Referência a aspetos de geografia, história e/ou cultura do concelho; b) Abordagem temática e argumentação; c) Correção e clareza da apresentação; d) Riqueza e variedade de conteúdos; e) Adequação e coerência; f) Estética e originalidade; 2. Será agendada reunião em data conveniente para que os elementos do júri possam em consenso escolher os trabalhos vencedores nas diferentes categorias. Artigo 11º Prémios 1. Os prémios serão entregues aos vencedores, por um representante do executivo municipal, no dia 14 de Novembro em sessão a decorrer na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. 2. No âmbito do presente concurso serão atribuídos 3 prémios por cada nível de participação. Artigo 12º Gestão do concurso A coordenação e gestão do concurso são garantidas pela equipa organizadora das atividades do GIS day 2012, e por uma equipa ou responsável para cada uma das escolas participantes. Artigo 13º Direitos de autor Os trabalhos entregues para concurso, ficarão na posse da organização e deverão ser levantados no mesmo local onde foi entregue, junto da mesma pessoa nomeada como responsável. Artigo 14º Disposições finais Qualquer situação ou ocorrência verificada no decorrer do concurso e não prevista pelo presente regulamento, será objeto de análise e posterior resolução pela entidade organizadora do evento GIS day 2012.


Regulamento Concurso Escolar GIS day 2012