Como tirar apontamentos

Page 1

Agrupamento de Escolas de Mogadouro Biblioteca Escolar

Como Tirar Apontamentos? Para que servem os apontamentos?

São um meio importante para a aprendizagem, porque: 1. Tirar apontamentos ajuda-te a estares concentrado; 2. Permitem que foques a tua atenção no que está a ser dito ou lido na aula; 3. Facilitam a memorização; 4. Constituem mais um instrumento de estudo; 5. Escrever apontamentos serve para adquirires hábitos de trabalho; 6. Ao tirares apontamentos, estás a melhorar a compreensão oral e a aumentar a tua capacidade de escrita; 7. A informação que tens no teu manual escolar fica mais completa com os apontamentos; 8. Os apontamentos ajudam-te a resumires a matéria dada na aula e a chegares a casa com a matéria entendida.

Como seleccionar a informação mais importante?

Tirar apontamentos, não significa transcrever integralmente o discurso do professor! O mais importante é seres capaz de seleccionar a informação importante. Seguem-se algumas pistas para te ajudar a perceber o que é mais importante quando tiras apontamentos. Deves estar atento:  Ao conteúdo do sumário (ficarás a perceber, desde o início da aula, o assunto que irá ser elaborado);


 ao tom da voz do professor;  à repetição de ideias;  ao que está escrito no quadro;  à informação que se segue a expressões como: "o que é mais importante é..."; "Especialmente..."; "Isto estará no teste..."; etc;  ao tempo dispendido com determinado assunto (quanto mais tempo o professor dedicar a um tema, maior o seu grau de importância).

Como tirar apontamentos?

Antes de tirar apontamentos, é necessário ouvir o que o professor diz, seleccionar a informação mais importante e ser rápido. Deves estar atento aos seguintes aspectos:  Os apontamentos devem corresponder às ideias principais de uma explicação do professor;  Escreve de uma forma esquemática;  Deves recorrer a abreviaturas para reduzires o tempo que gastas a tomar apontamentos; 

As abreviaturas mais simples são aquelas de que te lembras à medida que escreves, por exemplo: Palavra

Abreviatura

quando

qd

muito

mt/mto

também

tb

não

ñ

mesmo

mm

eficazmente

eficaz/

mais

+

menos

-

igual

=

quanto

qto


 Cada aluno pode ter as suas próprias abreviaturas;  Procura escrever com letra clara.

Como retirar informação de um texto escrito?

Quando decides retirar informação de um texto escrito, é necessário teres em conta alguns procedimentos:  Faz uma leitura atenta do texto;  Consulta o dicionário, por forma a esclareceres todas as dúvidas de vocabulário;  Sublinha as ideias principais;  Não deixes de reler o texto, sobretudo as partes que te pareçam mais difíceis, até achares que o compreendeste bem;  Faz anotações na margem, colocando as palavras-chave (palavras que resumem as ideias transmitidas);  Podes utilizar cores diferentes para sublinhar, setas, numerações, pontos de interrogação para dúvidas…;  Organiza num esquema ou regista, por palavras tuas, as ideias principais do texto.


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.