Issuu on Google+

Agrupamento de Escolas de Mogadouro Biblioteca Escolar

Como consultar um dicionário? Um dicionário é uma compilação de vocábulos ou de expressões, ordenados geralmente por ordem alfabética e definidos, por vezes, com indicações gramaticais, etimológicas e fonéticas, ou seja, esclarecem -nos também sobre a origem da palavra e indicam-nos como se deve ler, no caso da sua pronúncia oferecer dúvidas. Para ser mais fácil procurar as palavras, elas estão organizadas por ordem alfabética.

Quando lemos um texto e desconhecemos o significado de algumas palavras, quando o desconhecimento dos seus significados implica a incompreensão do mesmo, o que devemos fazer? A resposta é muito simples!

Consultar um Dicionário!

Para consultar um dicionário temos de:

Conhecer a organização do dicionário, ou seja, cada uma das partes em que está estruturado. Conhecer a lista das abreviaturas. Abreviatura Descrição adj. adjectivo adv. advérbio; adverbial conj. conjunção; conjuncional def. definido dem. demonstrativo f. feminino interj. interjeição loc. locução m. masculino pl. plural pess. pessoal pref. prefixo prep. preposição pron. pronome; pronominal s. substantivo sing. singular v. verbo


Ter em atenção os seguintes aspectos: - os substantivos e os adjectivos encontram-se no masculino e no singular; - os verbos encontram-se no modo infinitivo.

Agora é só seguir os seguintes passos:

1 - Assinalar, no texto as palavras que são “desconhecidas”.

2 - Começar a procurar, no dicionário, a primeira letra da palavra de que queremos saber o significado.

3 - Encontrar as três primeiras letras da palavra, de modo a ajudar a descobrir a palavra que se procura.

4 - Ver, depois da palavra encontrada, como esta se classifica no texto para encontrar a categoria morfológica correcta da palavra, por exemplo, se é um verbo, um adjectivo, um substantivo, um advérbio…

5 - Analisar o contexto da palavra no texto para melhor escolher o seu sinónimo.

6 - Verificar se a escolha do sinónimo foi a mais correcta, substituindo a palavra pelo significado, e ver se a frase faz sentido.

7 - Se a frase não fizer sentido, consultar novamente o dicionário e escolher outro sinónimo para aquela palavra, até a frase estar de acordo com o sentido original.


 Exemplo: Procura no dicionário a palavra “ímpar”. 

Começa por procurar a primeira letra da palavra cujo significado pretendes descobrir. Ímpar – a letra a procurar é a letra i

Depois de a teres encontrado, procura as primeiras três letras dessa palavra. Ímpar – as três primeiras letras de ímpar são í m p

Procura a primeira palavra que comece por i m p. impação é essa palavra

A partir da palavra impação, procura-se então a palavra ímpar.

ímpar – adj. 2 gén. 1 MATEMÁTICA (número inteiro e positivo) que não é divisível em dois números inteiros iguais; que não é múltiplo de dois; 2 que não tem par; 3 que não tem igual; único; extraordinário (Do lat. impare-, <id>) in Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora

Verifica, agora, quais os sinónimos atribuídos à palavra ímpar que te permitem compreender melhor o significado da frase. Para isso, basta substituir ímpar por qualquer uma das palavras sinónimas que encontraste no dicionário e escolher a que melhor te serve.

A visão ímpar de D. João II foi determinante para Portugal ser visto como uma potência marítima. A visão que não tem igual de D. João II foi (…) A visão única de D. João II foi (…) A visão extraordinária de D. João II foi (…) A visão que não tem par de D. João segundo II foi (…)


Como consultar um dicionario