Page 1


VIVER, TRABALHAR E INVESTIR. TUDO EM UM SÓ LUGAR. APARTAMENTOS STUDIOS, 2 SUÍTES, 3 SUÍTES E DUPLEX COM 2 SUÍTES.

ESCRITÓRIOS SALAS A PARTIR DE 27m2 ATÉ ANDARES INTEIROS COM 560m2.

HOTEL SUÍTES DE HOTEL PARA INVESTIMENTO. RENTABILIDADE MENSAL, SEM INCOMODAÇÕES.

Escritó rios e Hotel


De acordo com a lei nº 459/64, informamos que as imagens neste material são apenas de caráter de sugestão. Os móveis, assim como alguns materiais de acabamento apresentados nas ilustrações e plantas não constituem parte integrante do contrato, podendo haver modificações no projeto estrutural, sem aviso prévio. Incorporação devidamente registrada no 1º Ofício de Registro de Imóveis de Itajaí/SC, sob matrícula nº 37.749.

Apartamentos

5.000m2 de lazer com vista para o mar

No Complexo Riviera Praia Brava, o endereço mais estratégico da região.

CENTRAL DE VENDAS NO LOCAL AV. OSVALDO REIS, 3385. PRAIA BRAVA - ITAJAÍ/SC +55 (47) 3390.3000 / www.gruporiviera.com.br

@GRUPORIVIERA


Um lugar tranquilo e confortável, é assim que todo mundo sonha em viver. Mas, muitas vezes comprar um apartamento não é uma decisão fácil, ela pode mudar uma vida. A gente sabe disso, assim, projetamos cada um de nossos empreendimentos pensando nas pessoas que ali vão morar. Acreditamos que bom acabamento não deve ser um símbolo de status, ele é o capricho que todo mundo gosta, pois sabemos que espaços bem projetados melhoram a vida das pessoas. Não importa o tamanho do cantinho que você procura, conheça nossos projetos e descubra que o seu cantinho pode ser um Ferplan.


www.grupoferplan.com

A gente pensa diferente e gosta do que faz.


EDITORIAL

ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR EDIÇÃO Nº 4 | 2014 FOTO DE CAPA Brabbu Modern Home Furniture Publicação: PERFIL EDITORA Diretora Geral: ELISABETE COUTINHO Diretora Administrativa: LUCIANA COUTINHO Comercial: VALQUIRIA VIGARANI Jornalista Responsável: LUCIANA ALTMANN Mtb/SC 01374 JP Colaboração FERNANDA DELLAGIUSTINA Projeto Gráfico/Diagramação: SOLANGE GONZÁLEZ BOCK

Rua Samuel Heusi, 463 - sala 205 Ed. The Office - Centro - Itajaí - SC Fone: 47 3348.9998 | 3344.5017 casa@revistabemestar.com comercial@revistabemestar.com www.revistabemestar.com

Luciana Coutinho, diretora de redação

O ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL PARA LEITURA ONLINE! BAIXE O APP GRATUITO NO SEU TABLET OU SMARTPHONE.

Você tem sede de quê? Nós temos sede de novidade, de vida pulsante, de beleza, de diversão e de arte. Arte no seu sentido completo, traduzida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, escultura, pintura, escrita, música, dança e cinema, em suas variadas combinações. Nessa linha, a arte é o norte da quarta edição do Anuário CASA Bem-Estar. Arte na forma de projetos através dos olhares dos mais variados artistas. Roberto Migotto, Fernanda Marques, Christina Hamoui, Paulo Alves, assim como vários nomes catarinenses que assinam ambientes na Casa Cor Santa Catarina 2014 e outros tantos talentos que estampam as páginas esta edição. Novamente, visitamos e absorvemos as novidades que movimentam o setor como o Salão do Móvel de Milão, e suas milhares de atividades paralelas, além das feiras nacionais, com intuito de trazer essa pluralidade para o nosso conteúdo. Uma novidade este ano é a mostra cultural Arte [in] Casa promovida pela Perfil Editora. O evento lança essa edição do Anuário CASA (que está fresquinha na sua mão) com a exposição de obras, fotografias e peças de mais de 20 talentos catarinenses de diferentes áreas e estilos, de maneira inusitada. É mais uma contribuição nossa fomentar a arte e dar amplitude a todas as sua formas, porque como diz a letra da música.... A gente quer inteiro e não pela metade!


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 7

Coberturas 10 | I Saloni 14 | Brabbu traz linha inspirada nas forças da natureza 18 | Expor Revestir 24 | Abimad 28 | Casa Cor SC reúne elenco de profissionais que assinam 45 ambientes

118 | O arquiteto das residências 120 | Sítio em Camboriú é refúgio sustentável 126 | Ecomansão de Gisele Bündchen foi construída para ser um santuário para a família

Estilo 130 | Dossiê Cores 132 | Azad art&decor de cara nova

Entrevistas

Ambientes

36 | Paulo Alves 40 | Luia Mantelli 44 | Kelyne Bins de Marco

136 | Tecnologia e inovação constantes no mercado da iluminação 142 | A cozinha é o novo living 154 | Banheiros contemporâneos que são verdadeiros convites ao relaxamento 160 | Mostra Q&B apronta tendências 154 | The Roff, no Hotel Majestic, tem o terraço mais badalado de SC 166 | Guia de plantas

Construtoras 48| Embraed 50 | FG 54 | Riviera 56 | Procave 60 | Thá 62 | Ferplan 64 | Pasqualotto 66 | Neplan

Projetos 70 | Sofisticação com ares contemporâneos nos projetos de Christina Hamoui 78 | A arte de integrar ambientes por Roberto Migotto 84 | A mistura fina de Fernanda Marques 88 | Projeto de casa da Lagoa da Conceição é uma extensão da natureza 94 | Loft 44: espaço com assinatura dos Jrs é o maior da Casa Cor SC 102 | Cobertura duplex ganha área sofisticada para receber convidados 106 | Inspiração, conhecimento e sensibilidade 112 | Gouveia e Bertoldi Design de Interiores oferece soluções integradas BRABBU MODERN HOME FURNITURE


8 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

+55 47 3360 4965 www.marquesambientes.com.br Av. do Estado nº1200, Balneário Camboriú_SC_Brasil


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 9


10 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

COBERTURA I SALONI 2014 O Anuário CASA foi e viu o que rolou na maior feira do design mundial Após anos de reedições de móveis e objetos consagrados, este ano o Salone Del Mobile, realizado entre 7 e 13 de abril, voltou a surpreender. É como se novos ares tomassem conta dos inúmeros espaços e marcas que se apresentam em Milão durante a Design Week. O movimento de retomada dos investimentos é perceptível através dos novos produtos, inovadores pela forma, pela tecnologia usadas ou, em alguns casos, pelas duas coisas. O Anuário CASA preparou uma seleção com as novidades que mais causaram por lá durante o evento que tomou conta da capital italiana da moda e do design.

DIESEL LIVING A descolada Diesel causou frisson e foi responsável pela criação de móveis lindos, despojados e cheios de personalidade. A Diesel Living, marca de casa da famosa loja de roupas, contou com parcerias de peso na última edição do Salão: o espaço foi montado com iluminação Foscarini, móveis Moroso, a Diesel Social Cozinha com peças Scavolini e a parte de cama e banho com Zucchi.

ESTAMPAS MISSONI Além dos móveis, os tecidos para decoração e papéis de parede também entraram na gama de produtos explorados por essas marcas. A Missoni, famosa pelas suas estampas, foi uma delas. No iSaloni 2014, a marca trouxe estampas coloridas, mas que fugiram do tradicional ziguezague.

ARMÁRIO TUDOR, MOOI Armários com estrutura de madeira por Kiki van Eijk e Joost van Bleiswijk para a MOOI vêm em uma variedade de formas e tamanhos, dentro de padrões verdes. A estrutura é toda de madeira com tecido de poliéster esticado.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 11

HERMÈS ILUMINAÇÃO A Hermès, icônica marca francesa, passou a fazer parte do universo da decoração há pouco tempo e desenvolveu móveis com design contemporâneo, que já aparecem como referência para os apaixonados pela ornamentação de interiores. Este ano, a grife escolheu o espetacular Palazzo Serbelloni, em Milão, como cenário do lançamento da sua quarta linha de decoração e, pela primeira vez, lança também objetos de iluminação, tudo na 53ª edição do Salão do Móvel. A instalação, que levou 10 dias para ser construída, ocupa vários quartos do palácio do século 18 e mostra objetos contemporâneos, inspirados nos cascos de barcos, misturados a painéis de madeira e venezianas, dando calor ao espaço. A luminária Pantographe (foto) é inspirada na herança equestre da Hermès e concebida pela designer Michele de Lucchi.

SMEG E SWAROVSKY A Smeg Anni50 lançou a linha GOLDEN FAB, na cor que, como o nome já diz, assemelha-se ao ouro. Com “ar” de peça de joalheria, toda linha que vai da geladeira ao fogão tem aplicação de cristais Swarosvki. As pedras são aplicadas manualmente, uma a uma. Esta técnica artesanal de grande precisão realça a beleza do FAB28RDG e garante exclusividade a cada peça.

NAMASTE PARA KARTELL A linha Namaste, assinada por Jean-Marie Massaud para a Kartell, ganhou destaque no espaço da marca que sempre é uma das instalações do iSaloni, que mais apresenta inovações e inspirações.


12 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

PUCCI EM MOSAICOS Estampas tradicionais da italiana Pucci viraram mosaicos de pastilhas de vidro da Bisazza. Na foto, reprodução de Collane, de 1971.

PHILIPPE STARCK PARA AXOR Uma torneira de vidro transparente que deixa aparente a água quando o misturador é aberto. A forma inusitada e inovadora é assinada por ninguém menos que Phillippe Starck.

FOTOS DIVULGAÇÃO/REPRODUÇÃO

ATOMIC DESIGN Lançamento da Delightfull para o Salone, o lustre Atomic foi feito especialmente para as pessoas que querem algo diferente para compor a decoração da sua casa. Bom gosto e sofisticação, com todo estilo das criações Delightfull. É ideal para ser colocado em uma moderna sala de estar, bem como em um lobby moderno. Design inspirado no legado dos anos 50.

ARMANI WALLPAPER Inédita e lançada no iSaloni 2014, a linha Armani Wallpaper usa técnicas digitais modernas e uma seleção refinada de materiais, incluindo shantung de seda e fios metálicos. Os motivos vão dos sofisticados efeitos de mármore às conchas e folhas de palmeira.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 13


14 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

BRABBU TRAZ LINHA INSPIRADA NAS FORÇAS DA NATUREZA A terceira marca do grupo português figura na lista dos 100 melhores designers As três marcas do grupo português Menina Design Group (MDG) - BRABBU, Boca do Lobo e Delightfull - figuram na lista dos 100 melhores designers de 2013 feita pela revista francesa AD Collector, referência na Europa, quando o assunto é design. A BRABBU, uma das marcas do grupo que ilustra a capa do Anuário CASA deste ano, conta com um conjunto diversificado de peças inspiradas nas forças da natureza e nas histórias do mundo, transportando para as suas criações: memórias de viagens, sons, cheiros, texturas. No seu portifólio, uma gama de mobiliário, estofados, iluminação, tapeçaria, arte e acessórios, que permitem a conjugação das peças em ambientes de forma que proporcione uma decoração forte e personalizada. O trabalho diferenciado e criativo do design português transformou o grupo em uma referência de excelência e que vem ditando tendências no universo da decoração, ampliando os horizontes e marcando uma posição de destaque nesta indústria. “A imagem da capa com mobiliário da BRABBU, terceira marca do setor casa do grupo, foi escolhida por retratar essa força do design através de elementos da natureza. Uma tendência mundial do setor”, destaca a editora da publicação, Luciana Coutinho. Lançada há três anos, bem no ano que marcou o início da recessão na Europa, a marca se consagrou junto com a Boca do Lobo e Delightfull (design mobiliário e iluminação respectivamente). A MDG tem alcançado

MESA DE JANTAR APIS

e conquistado mercados como Rússia, Singapura, Brasil, Filipinas, Mónaco, Abu Dhabi, Qatar, Nova Zelândia e Hong Kong. A MDG há cinco anos apresentou a Boca do Lobo (capa da nossa edição 2013), e que hoje é líder na representação do design português. “É um desafio para o design e sobretudo uma forma de reforçar a imagem do nosso país” - refere Amândio Pereira, CEO e Fundador da MDG, “A BRABBU complementou o nosso portfólio de marcas, mais comercial e amiga dos designers de interiores e da decoração mundial. Transporta em si uma grande carga emocional e força da natureza trazendo a memória de viagens, sons, cheiros, texturas, que nos fazem sentir bem em casa. Voltamos a preencher as memórias do público internacional, para garantir uma grande relação com as peças que criamos”, refere ainda.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 15


16 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

LUSTRE KOBEN

TAPETE KUBEO

ESPELHO KAAMOS

Sobre a Menina Design Group A Menina Design Group é o único grupo empresarial português em que o design é um fator estratégico e diferenciador para o desenvolvimento de negócios, que elevam o design português à escala mundial. Uma empresa criativa, com atitude inovadora e com uma visão sobre o futuro. A sua maior luta é impulsionar o design através de uma dinâmica empresarial que permita desenvolver e promover processos de inovação que criem uma rede entre ensino, design, marketing e indústria.

CADEIRA NANOOK

SOFÁ MAREE

ARMÁRIO ORION


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 17


18 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

COBERTURA EXPO REVESTIR 2014 Conhecida como a Fashion Week da Arquitetura e Construção, a feira trouxe as inovações do setor A feira Expo Revestir, conhecida como Fashion Week da arquitetura e construção, é o principal evento de soluções em acabamentos para a construção civil da América Latina. Desde 2003, a feira dita tendências de revestimentos, louças sanitárias, mármores e metais para residências no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

lização de vidros coloridos. No corte, as novas técnicas de acabamentos como o hidrojato (à base de jato d´água) ficaram em evidência. O método causa a nostalgia dos cobogós - blocos vazados que otimizam a iluminação natural e a circulação de ar.

A 12ª edição do evento ocorreu de 11 a 14 de março, com a participação de 250 empresas expondo seus produtos. Pelo menos 50 eram expositores estrangeiros vindos da Itália, Espanha, Argentina, Portugal, Suíça, Alemanha e Israel. Com vasto número de participantes, as novidades apresentadas para o mercado foram muitas.

A modernidade nas linhas de banheiros também impressionaram. Os chuveiros que parecem com luminárias, com uma lâmpada na área central, saíram do padrão conhecido pelos brasileiros, além das novidades em automação de vasos sanitários, torneiras e outos acessórios de banheiro ou para a cozinha que funcionam através de sensores.

Os destaques no setor de revestimento foram as tecnologias utilizadas em acabamentos e cortes e ainda na uti-

Separamos algumas novidades expostas na feira. Confira!

FIRENZE OURO - PALAZZO A linha de revestimento Firenze da Palazzo foi lançada na feira em duas novas cores: ouro e pérola. A peça com estilo contemporâneo tem formato hexagonal, desenhando painéis com diferentes texturas.

SOTRIA - DELTA FAUCET A coleção Sotria da Delta Faucet foi inspirada na arquitetura dos aviões em busca da elegância moderna. O design escolhido para a torneira foi o triangular, baseado na arquitetura angular dos jatos.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 19

COVERGLASS - CEBRACE Os espelhos pintados da Cebrace vem criar um textura arrojada e elegante para os mais variados ambientes. Os coverglass podem ser utilizados no revestimento de paredes, colunas, pés e tampos de mesa, balcões, divisórias e portas de armário.

SABONETEIRA E TOALHEIRO BE ZEN DESIGN A Saboneteira e Toalheiro Be da Zen Design é produzida artesanalmente com acrílico, zamak e inox. A funcionalidade de dois em um foi inspirada nas tendências e comportamentos humanos.

KHROMA - ROCA A bacia sanitária Khroma da Roca é assinada pelo designer austríaco Erwin Leo Himmel. A linha foi desenvolvida na versão suspensa, com regulagem de altura e assento almofadado, para dar um ar de leveza estética e praticidade na limpeza.

CHUVEIRO AXOR NENDO LAMPSHOWER HANSGROHE O chuveiro-luminária, da alemã Hansgrohe, é um projeto do estúdio Nendo e tem um design arrojado, utilizando uma lâmpada na área central. O propósito é trazer uma experiência sensorial na hora do banho.


20 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

SUPERNATURAL CEASARSTONE A superfície da marca Cesarstone, da linha Supernatural, veio este ano com novas cores: a Quartzo, que remete à mármore, e a Empadora, uma mistura de marrom com nervura no tom de madeira.

MARGARIDA - MANUFATTI Pela primeira vez na Revestir, a marca Manufatti investiu nos cobogós, com releitura e design contemporâneos. A peça Margarida, fabricada no formato 30x30cm, traz facilidade e eficiência para a instalação em espaços que dividem ambientes e pode ser usada até mesmo como suporte de bancadas.

FOTOS DIVULGAÇÃO/REPRODUÇÃO

TORNEIRA ONI - DOCOL Com visual retorcido, a torneira Oni tem inspiração nos traços orgânicos dos grandes nomes da arquitetura contemporânea: Zaha Hadid, Santiago Calatrava e Oscar Niemeyer.

KARTELL LAUFEN A linha Kartell, composta por espelho, banquinho, saboneteira, toalheiro e estante, é feita de acrílico colorido ou translúcido. Para a concepção, a Laufen se inspirou no moderno design italiano.

EXTRA FINO - PORTO BELLO A linha Extra Fino da Porto Bello é o primeiro porcelanato 4,7mm produzido no Brasil e é mais sustentável. O produto mais leve é fácil de transportar, manusear e aplicar.


ANUรRIO CASA BEM-ESTAR 21

Amรกbile

Villa Vittรก

w w w.neplan.com.br 47 4141- 0 8 8 0


22 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 23


24 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

COBERTURA ABIMAD 2014 A maior feira de decoração e móveis do país apresentou as novidades para o mercado brasileiro Os produtos de decoração e móveis das principais marcas do Brasil foram apresentados na 17ª Abimad, em São Paulo. A feira é a maior do segmento na América Latina e apresentou, nos quatro dias de evento, as principais tendências de 2014. Os estandes do evento foram ocupados por 157 expositores em uma área de 32 mil metros quadrados. As empresas expuseram produtos, destaques e novidades de móveis para ambientes internos e externos, além de acessórios de decoração que combinaram qualidade, tecnologia e design. Ao todo, 22 mil lojistas, profissionais do setor, importadores brasileiros e sul-americanos estiveram no

Expo Center Norte em São Paulo, para conferir a Abimad. Entre os chamarizes da edição pelos corredores, destacaram-se as luminárias, os sofás, vasos, tapetes e pequenos ármarios expostos pelas marcas. Muitos modelos trouxerem a proposta de conforto e luxo, com design moderno, ou o agraciado estilo retrô em diferentes cores. Com o tema baseado na Copa de 2014: “Design inspirado no talento brasileiro”, muitos fabricantes se inspiraram nas cores da bandeira do Brasil nos itens dos estandes. Uma das novidade da última edição foi a plataforma de imersão em 3D, que possibilitava ao participante interagir com os ambientes e móveis, adequando texturas, cores e posição de móveis.

GAVETEIRO KOMPO - TOK GLASS Com um conceito diferente, a linha de gaveteiros Kombo da Tolk Glass é inspirada nos clássicos brinquedos multicoloridos de encaixe. São gavetas em formato de cubos com cantos arredondados, revestidos com vidro colorido ou espelho facetado e podem ser organizados de diferentes formas.

POLTRONA ALVORADA BUTZKE A poltrona Alvorada é um lançamento da Butzke feita de madeira nobre. Toda a coleção foi assinada pelo designer Carlos Motta.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 25

VALENTINO - BELL’ARTE ESTOFADOS A Bell’Arte Estofados revisita com o sofá Valentino, a elegância do estilo clássico. O enconsto capitonês, com botões que dão acabamento à superfície alcochoada, formando desenhos geométricos, e os pés com rodas de piano fazem a peça mesclar o original e o eternamente clássico.

VIA STAR A linha dos tapetes Vintage, da Via Star, são confeccionados à mão por artesãos indianos e trazem cores em mesclas de bege, marrom e cinza.

NUSA DUA Os potes de decoração da Nusa Dua são caixas de diversos tamanhos feitas em alumínio com relevo. As caixas menores vêm acompanhadas de velas aromáticas no seu interior, proporcionando uma temática ao ambiente.

VASO SAFIRA- RIVATTI A Rivatti desenvolveu os vasos Safira, artesanalmente no Vietnã, com acabamento rústico e pintura uniforme em alto brilho. A intenção da marca foi proporcionar durabilidade e versatilidade à linha.


26 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

CA DECORARE A designer Camille Aquino desenvolveu, para a CA Decorare, um conjunto de aparador e pufe com dupla funcionalidade. As peças encaixam uma nas outras, com a possibilidade de serem usadas, juntas ou separadas, como assento ou apoio.

POLTRONA FLOWER BY DESIGN A poltrana de design italiano, da By Design, foi premiada pela inspiração que a marca teve em flores da natureza. O material é de alumínio injetado, que é resistente à maresia e empilhável.

FRANCESCA - TUMAR Em uma volta ao passado, a empresa Tumar reformulou as conhecidas namoradeiras. A Francesca foi desenvolvida com um tecido especial e em efeito degradê.

FOTOS DIVULGAÇÃO/REPRODUÇÃO

CHAISE NUBLE, DA LACASA DESIGN Este ano, a LaCasa Design investiu em novas cores nas chaises Nuble. A linha, fabricada em alumínio e trançanda manualmente com fibra sintética, apostou nas cores que são tendência em 2014.

SAPATEIRA FÁSQUIA LIDER INTERIORES A sapateira Fásquia, feita com ripas de madeira, permite que o interior da peça seja arejado. Um detalhe relevante e funcional, por se tratar de um móvel para guardar sapatos.


ANUĂ RIO CASA BEM-ESTAR 27

Inspirando Ambientes

/artpapeldecoracoes


28 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

CASA COR SC REÚNE ELENCO DE PROFISSIONAIS QUE ASSINAM 45 AMBIENTES O tema “SC Décor: Um Estado, todos os estilos” traduz essa mescla nos projetos Em 4 mil m2, a Casa Cor Santa Catarina trouxe os profissionais que são referência na decoração, arquitetura e design de interiores no estado. Dividida em duas sedes, Florianópolis e Itajaí, concentrou as novidades e tendências do setor, de 1º de maio a 15 de junho. Pelo segundo ano consecutivo, a mostra de Itajaí roubou a cena e presenteou o público com os ambientes mais surpreendentes, inovadores e cheios de bossa. Todos com pé direito alto, o que fez toda a diferença nos projetos desenvolvidos pelos profissionais. O tema “SC Décor: Um Estado, todos os estilos” trouxe a proposta de exaltar os mais diferentes perfis de vida dos catarinenses, independente da sua região de origem. Da serra ao litoral, todas as regiões tiveram sua representatividade dentro da mostra, através de ambientes temáticos, como: o Stúdio Itajaí e o Stúdio Balneário Camboriú. Assinados, respectivamente, por Juliana Petrati e Daniela Vieira. O resultado pôde ser conferido nos 45 ambientes que deram vida a mostra, distribuídos em duas sedes: 22 em Florianópolis, no empreendimento Simphonia WOA Beiramar, da WOA Empreendimentos Imobiliários, e 23 no Mall do Riviera Business, na Praia Brava em Itajaí. O Anuário CASA selecionou alguns ambientes que chamaram a atenção por lá. Confira:


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 29

STÚDIO ITAJAÍ ESPAÇO DO VELEJADOR O ambiente criado por Juliana Petrati mostrou a cultura e o lifestyle de Itajaí. A proposta trouxe uma cidade que vem investindo em esportes náuticos, com a gastronomia fortalecida, belas praias e festivais de música popular e eletrônica. Além de um lugar que possui um frio gostoso no inverno e um calor escaldante no verão. Tudo isso foi mostrado através de peças de designers nacionais, com revestimentos e formas que remetem a natureza e a pesca, como: o Banco Osso dos designers Rafic Farah e Otávio Coelho e a Chaise Sereia do designer Paulo Alves, ambos feitos com tecnologia naval e artesanalmente. Assim como a Cadeira Chevelle do designer Sergio Fahrer, feita de madeira usando técnicas de peças musicais e a poltrona Shell do Estudiobola, que tem em seus desenhos em gomos, a referência de conchas marinhas. O espaço de 112 m2 foi dividido em home office, home theater, espaço de lareira com pé direito de 5 m, o espaço gourmet e de jantar. FOTOS CÍCERO VIEGAS


30 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

SESSORIUM: UM CONVITE AO CONVÍVIO EM GRUPO As arquitetas Carolina Hernandorena e Karen Schauffert, da Soho Arquitetura, assinaram o ambiente Sessorium, originária da palavra latina Sedeo, que designa um lugar onde eram realizadas as reuniões, sala de visitas e de convívio. E, é com esta proposta que elas apresentaram o living da Casa Cor, com 80 m2. Um ambiente clean, marcante, com tendências atuais e peças de designers renomados. O ambiente fez uma homenagem à cidade de Balneário Camboriú, com uma proposta lúdica, utilizando os artistas que expõem as suas obras, priorizando os fornecedores locais, além de recriar uma atmosfera típica de praia e desvendando uma vertente contemporânea. Dentre os destaques, cimento queimado em várias formas: porcelanato no piso, pintura na parede e laje aparente. Compondo o espaço, o mobiliário solto de conceito moderno e assinado pelos designers Paulo Alves, Marcus Ferreira, Studio Latoog e luminárias assinadas por Emilio Conradt. Na paleta de cores em cinza, off white, branco e couro marrom natural, vegetação natural e fotos assinadas pela fotógrafa Genevieve Bernardoni. FOTOS CLAUS W. PHOTOGRAPHY


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 31

MARROCOS NO LOUNGE CASABLANCA Forte tendência na arquitetura contemporânea, o concreto aparente ganha espaço na decoração interna dos ambientes, com pisos e paredes inspirados no material. O espaço Lounge Casablanca, assinado pelo designer Aristide Pinheiro e pelas arquitetas Vanessa Schmidt e Tábata Gesser, mesclou madeira e cores, como dourado e azul, à urbanidade do concreto, criando um ambiente único e aconchegante com forte inspiração na cultura marroquina. O espaço, com 120 m2, apresentou elementos pontuais que remetem à arquitetura e a cultura da terra do sol poente e seus belos jardins, ao mesmo tempo em que a tecnologia do ambiente e os elementos de composição gráfica trouxeram modernidade ao espaço. O revestimento utilizado no piso, da a marca Palazzo, mescla material vinílico imitando madeira com porcelanato cinza, remetendo ao cimento queimado. No teto, o tradicional forro de gesso ganhou profundidades diferentes e recebeu pintura na cor preta. Dentre os destaques do ambiente, o pórtico marroquino na fachada foi desenvolvido pelo artista plástico Emanuel Nunes e a canoa sobre o bar, uma peça feita à mão e exclusiva do Estaleiro Kalmar de Itajaí. FOTOS CLAUS W. PHOTOGRAPHY


32 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

AMBIENTE HOME CINEMA Os arquitetos Richard Gohr e Carolina Lopes assinaram um ambiente com 80 m2, divididos em três espaços: galeria de entrada, home theater e galeria de saída. Um ambiente conceitual, despojado, que uniu tendências de cores e materiais. O tratamento acústico e o design foram os diferenciais do espaço, que contou com duas galerias especialmente desenhadas para que o projeto acústico tivesse uma alta performance. As mobílias apresentadas no ambiente são de marcas renomadas, como: Decameron, La Lampe; e de designers como: Sergio Rodrigues e Marcos Ferreira. A mesa lateral, o pendente e o sofá foram desenvolvidos pelo arquiteto. Nas cores, mix de cinza composto pelo piso e placas cimentícias. As paredes eram em tom grafite, emoldurando o mobiliário na mesma paleta de cores. A iluminação pontual deixou o espaço com ar intimista e aconchegante. O Home Cinema mostrou o que há de mais moderno em tecnologia, recursos de áudio e vídeo de alta qualidade. Os revestimentos do espaço foram tecnicamente pensados e aliados a um projeto acústico. FOTOS CLAUS W. PHOTOGRAPHY


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 33

EXPERIÊNCIA SENSORIAL MARCA NOVA BOSSA Um dos ambientes mais esperados nesta edição da Casa Cor Santa Catarina, surpreendeu ao propor uma experiência sensorial para os visitantes da mostra. A arquiteta Juliana Pippi, que recebeu o prêmio de melhor projeto em 2013, buscou nas constantes viagens pelo mundo inspirações e ideias contemporâneas para compor a sua Nova Bossa. Único com tema livre em Florianópolis, o ambiente possui 128 m2 e reúne elementos naturais para estabelecer um território estético e sonoro. O espaço contou com uma área de transição, sala de estar e um grande bar. Desconstruído e nada tradicional é o ponto alto da Nova Bossa que releva o prazer da interação entre as pessoas. Baseado no conceito de aconchego, o ambiente foi desenhado para reunir amigos e brindar grandes momentos. Fizeram parte do mobiliário peças assinadas por artistas nacionais, como as banquetas “Atibaia” de Paulo Alves, o sofá “Less” do Estudiobola, o banco “Dolt” de Tadeu Paisan e o mancebo “For” do Jader Almeida. FOTOS RÔ REITZ


34 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Projeto: 8B Arquitetura | Foto: Angelo Borba


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 35

Como uma obra de arte


36 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

E N T R E V I S TA Paulo Alves A liberdade, a criatividade, a paixão, a natureza e uma pitada de afeto. Esses são os ingredientes com os quais o designer e arquiteto Paulo Alves molda os objetos que cria.

FOTO: GENEVIÈVE BERNARDONI

Discípulo da arquiteta italiana Lina Bo Bardi, esse paulista de Jardinópolis, que completa 18 anos de carreira, desenvolveu, através de retalhos e da diversidade de madeiras encontradas no Brasil, uma linguagem própria para as peças que levam a sua assinatura. Na Marcenaria São Paulo, pilotada por ele, desenvolve móveis com sobras de madeira certificada. “Eu tenho uma ligação afetiva com a madeira, que vem da minha infância. Sustentabilidade tem a

FOTO: MARCOS FREIRE

ver com o afeto, com aquilo que toca o coração; disso você vai cuidar, vai conservar, porque vai fazer parte de você. Isso vale para um móvel também. A partir do momento que acontecer essa ligação afetiva, a pessoa cuida, vira um objeto de família que atravessa décadas. Isso não é algo que se possa descartar”.

É com esse pensamento que ele constrói o seu trabalho que já recebeu os prêmios de design do Museu da Casa Brasileira de São Paulo e do Salão Design Casa Brasil, entre outros. Direto do seu escritório em São Paulo, Paulo Alves falou para o Anuário CASA sobre o seu trabalho e seus projetos, permeados pelo sentimento de um profissional que busca sempre fazer mais e de um jeito diferente, saindo do trivial e procurando um motivo para que suas criações transcendam o efêmero e façam essa conexão afetiva com o público final.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 37

Anuário Casa Bem-Estar: Como você definiria o seu trabalho como design e arquiteto? Paulo Alves: Atualmente, tenho atuado mais como designer, mas não vejo muito essa fronteira, onde um começa e outro termina. Quando faço um projeto como arquiteto acabo entrando no mobiliário também. A diferença que eu percebo mais claramente é que, como arquiteto, nem sempre você consegue concretizar o seu projeto plenamente, pois há mais interferência e muita expectativa. Parece que o projeto arquitetônico é uma coisa mais definitiva. E na verdade é o contrário, um móvel é para a vida toda.

AC: Qual a base do seu trabalho como designer? P.A: É a madeira. É através dela que me expresso. Através desse material consegui criar uma identidade bem brasileira. O bacana é fazer diferente. Hoje a gente acompanha tudo o que é feito, então eu acredito que fazer diferente é fazer algo original, algo nosso, com uma identidade brasileira forte e o nosso grande diferencial está na diversidade da madeira. Eu sou de uma linha mais “low-tech”, do trabalho artesanal. Acredito que isso agrega muito valor ao objeto e ao trabalho.

me inspiro no desenho da natureza e nas suas formas para criar. Percebi também que ao usar essas formas da natureza fica mais fácil fazer a conexão entre as pessoas e o mobiliário, criar esse laço afetivo, porque essas formas estão presentes na memória afetiva das pessoas.

AC: Hoje em dia é comum ver o nome de designers associados a marcas e produtos. Esse tipo de associação faz com que peças assinadas por designers se tornem mais acessíveis ao público em geral? P.A: Eu desenho para Butzke (fábrica catarinense de móveis com sede em Timbó) há algum tempo e essa associação é muito produtiva para ambos. O design no Brasil ainda está engatinhando e quando se consegue associar o design a uma empresa que pode produzir em série, o custo da produção cai muito e o preço final fica mais acessível para o público em geral. A indústria também precisou rever seus conceitos, pois com o mundo interligado, simplesmente não dava mais para

mos uma variedade muito grande de texturas e de cores. Só uso madeira na cor natural. Essa diversidade da madeira é a minha inspiração. Usar essa diversidade também entra na questão da sustentabilidade, pois antigamente usava-se um ou dois tipos de madeira, enquanto na floresta é tudo misturado. Fazer essa mistura que se encontra na natureza é ser sustentável. Há 10 anos

FOTO: VICTOR AFFARO

AC: De onde vem a inspiração para as suas criações? P.A: Vem da diversidade da madeira. Te-


38 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

AC: O que é preciso para ser um bom designer, um profissional que se diferencie dos outros? P.A: Conseguir olhar para dentro, para si, entender e

FOTO: FERNANDA PETELINKAR

perceber quem você é e as suas referências, para daí poder fazer o que só você conseguiria fazer. Cada designer tem que entender isso, acreditar no que vem de dentro, na sua verdade. Isso permite ser autoral. Você olha e se reconhece e isso acontece com as outras pessoas também. Elas passam a olhar o seu trabalho e reconhecê-lo pelas características singulares que estão expressas nele.

AC: Como você enxerga o mercado do design atualmente? P.A: Amadurecendo, com as pessoas consumindo dever o que era feito lá fora e trazer para cá. Fica um trabalho muito pouco diferenciado, não dá mais para fazer isso. Eu desenvolvo também muitos pedidos sob encomenda, projetos que envolvem arquitetura com design. Para o SESC, já fiz, por exemplo, uma biblioteca. São trabalhos que trazem uma proposta mais ampla com um conceito abrangente e que atinge um público grande. Gosto bastante.

sign não só pela beleza, mas pela funcionalidade, como uma peça útil que acaba tendo um valor sentimental. Um móvel tem que carregar e comunicar isso.

AC: Qual a criação que melhor traduz o seu trabalho? P.A: A cadeira Atibaia que é uma peça que desenvolvi

em vários lugares. Essa é a terceira em cinco anos. A Blue House é um galpão que eu transformei, fica ao lado da marcenaria, na Vila Madalena. A localização não é residencial, é uma área bem urbana, barulhenta, um lugar caótico com movimento de carros e ônibus.

FOTO: MARCOS FREIRE

junto com Luís Suzuki, meu sócio na Marcenaria São Paulo. Para fazer um cadeira é preciso que ela agregue várias características como leveza, resistência, ergonomia e, além disso, não pode custar uma fortuna, tem que ter simplicidade no desenho e ser diferente. A Atibaia reúne essas qualidades. Usamos a madeira Catuaba, que era considerada de segunda categoria e conseguimos botar ela no mercado.

AC: A sua casa também é bem fotografada e aparece com frequência nas páginas de revistas de decoração. O projeto da Blue House é seu? O que você mais gosta na sua casa? P.A: É um projeto meu. Eu mudei muito de casa, morei


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 39

Se você me pedisse um conselho, eu diria:

“Passei grande parte da minha vida viajando, tocando junto às melhores orquestras e superando todos os meus limites. Por isso, se você me pedisse um conselho, eu diria: Viva! Viva sua história, um novo começo, novas conquistas. Viva a liberdade, a inspiração para criar, os desejos de um amanhã ainda melhor. Mas, principalmente, viva tudo isso com uma empresa que dedicou uma vida inteira a construir sonhos. Viva, é um Thá.”

Maestro João Carlos Martins

V i Va , é u m T h á .


40 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

E N T R E V I S TA

Luia Mantelli Conectando emotivamente usuários e produtos, Luia Mantelli, designer e arquiteto gaúcho, reinterpreta materiais. Despontando no cenário do design contemporâneo nacional, Luia Mantelli, um gaúcho de 35 anos, natural de Lajeado, cria projetos baseados na simplicidade de soluções. Formado em Arquitetura e Urbanismo e em Design de Mobiliário pela Politécnica de Milão, é na reinterpretação de materiais e das culturas locais que constrói seu trabalho. Através dos seus projetos busca criar uma identificação com o público consumidor de objetos com design assinado, sempre agregando valor através de produtos com qualidades intrínsecas, independentemente de tendências efêmeras, conectando emotivamente produtos e usuários. Autônomo, atualmente presta curadoria e é responsável pela direção criativa da DRIO, marca gaúcha de mobiliário contemporâneo da Móveis Reeps. Luia começou sua carreira como designer de mobiliário em Barcelona, onde atuou em um escritório multidisciplinar de arquitetura que criava desde o projeto do edificio ao mobiliário.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 41

Anuário Casa Bem-Estar: Você atua como design e arquiteto? Qual a fronteira entre os dois? Luia Mantelli: Sim, trabalho nas duas áreas. Acredito que, como trabalho especificamente com mobiliário, ambos se complementam. Um bom projeto de arquitetura necessita de um complemento com a ambientação. É fundamental que ambos tenham harmonia e dialoguem contando a mesma história.

AC: Qual a base do seu trabalho? LM: Conhecimento de materiais e técnicas de produção para criação de novos produtos.

lugares que conheço, do entorno onde vivo, das pessoas com quem convivo. Meu trabalho como designer é simbólico. Através do meu trabalho expresso, por meio de formas, cores e materiais, ideias, sentimentos ou emoções estéticas.

AC: Qual a criação que melhor traduz o seu trabalho? LM: Acho difícil citar somente uma, porque todas seguem uma mesma linha, geralmente são as mais orgânicas, homenageando nosso país e o que temos de diferencial para os demais países e que geralmente não nos damos conta. Destaco a mesa Regia e o buffet Burle.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

AC: De onde vem a sua inspiração? LM: Minha inspiração vem de minhas vivências, dos

profissionais da área é imprescindível para melhorar as vendas. Em contrapartida, os profissionais estão se especializando cada vez mais e se dedicando para oferecer melhores produtos e sistemas.

AC: Você já participou ou está participando de alguma mostra de decoração? LM: Minhas peças são apresentadas duas vezes por

AC: O que é preciso para ser um profissional que se diferencia dos outros? LM: Disciplina, constância e conhecimento.

ano em feiras e eventos que lançam novas peças para lojistas e arquitetos. Geralmente, o que acontece é a presença de peças minhas usadas por outros profissionais nos seus espaços em mostras de arquitetura e decoração.

AC: Como você enxerga o mercado da arquitetura ou design atualmente? LM: Acredito que estamos evoluindo, as empresas

AC: Como você enxerga esse tipo de evento para o teu trabalho? LM: Eu chamo estes eventos de mediadores, pois le-

estão cada vez mais se dando conta que a figura de

vam a indústria e o designer para o cliente final.


42 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 43


44 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

E N T R E V I S TA Kelyne Bins De Marco Sempre antenada, já trouxe através da 4 Elementos grandes nomes do design e da arquitetura como Guilherme Torres, Marcus Ferreira, Paulo Alves, André Cruz, Jáder Almeida e Adriana Barra. “A ideia é sempre apresentar aos profissionais da área as últimas tendências e as novidades deste grande elenco, que vem elevando o design nacional e tornando-o reconhecido internacionalmente”, destaca ela. Em se tratando de mostra, a loja apoia e é fornecedora da Casa Cor SC e da Casa Nova. “Na Casa Cor SC 2014, estamos presentes em nove ambientes com os profissionais mais renomados do estado”. Kelynefalou para o Anuário CASA um pouco sobre a sua curadoria para a 4 Elementos, entre outros temas.

A empresária Kelyne Bins De Marco aponta os principais lançamentos para 2014 Oito anos à frente da loja 4 Elementos, Kelyne Bins De Marco transformou a empresa em referência para Santa Catarina quando o assunto é design contemporâneo. Há dois anos, depois de cinco anos realizando a Mostra 4 Elementos, inovou trazendo para o Sul do país a valorização do design nacional através do Movimento Design Contemporâneo Brasileiro.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 45

Anuário Casa Bem-Estar: Fale sobre a curadoria para a 4 Elementos. Kelyne Bins de Marco: Ela é essencial para o sucesso da loja. Sou a responsável pela concepção e escolha criteriosa das peças selecionadas, contando com o know how de profissionais da área para a ambientação das vitrines assinadas pelos mais renomados arquitetos e designers de interiores.

AC: A 4 Elementos desponta como referência quando o assunto é design. Quais os designers que atualmente fazem parte do acervo da loja? K.B: Adriana Barra, Zanini de Zanine, Pedro Useche, Sérgio Fahrer, Ronald Scliar Sasson, Sérgio Rodrigues, Paulo Alves, Jader Almeida, Guilherme Torres, Pedro Mendes, Marcus Ferreira, Aristeu Pires, Carlos Motta, André Cruz, Latoog, entre outros.

AC: Quais os lançamentos e tendências para este ano? K.B: A loja está trazendo com exclusividade para Santa Catarina a grife italiana Moooi, que se faz sempre presente nos melhores projetos arquitetônicos do mundo. Atualmente, apenas cinco lojas no país trabalham com este produto. Um exemplo singular do que estou falando é a coleção do designer Maartin Baas, chamada Smoke. A linha é composta por poltronas, cadeira e candelabro, peças que conferem beleza à madeira queimada, criando a sensação estranha de sentar-se em móveis queimados. O interessante é que a espuma e o revestimento em couro são tratados

com elementos que retardam o fogo. Outra peça que merece destaque é a luminária Dear Ingo, que é uma homenagem a Ingo Maurer. O alemão irreverente e provocativo rompeu a monotonia pragmática do mercado de iluminação, obrigando os olhos a irem além do senso comum, ficando conhecido como o “poeta da luz”. A luminária consiste em dezesseis hastes flexíveis, permitindo que você crie milhares de cenários de iluminação. A luminária de mesa Rabbit, assinada pelo Studio Front, é fiel às verdadeiras dimensões do animal, trazendo um toque de natureza e um estilo conto de fadas e da loucura genuína. A luminária Rabbit pertence a uma coleção de três peças de mobiliário de animais, que inclui a Horse Lamp, em tamanho natural, e a Pig Table. Quem não gostaria de um cavalo para iluminar sua sala de estar e um porco para servir seus convidados? Um mobiliário para se apaixonar à primeira vista. Os lançamentos e tendências deste ano têm uma identidade atemporal, valorizando peças de couro, cobre e latão, em acabamentos impecáveis que remetem a detalhes de joalheira. Como a luminária Tóquio do Jader Almeida e a coleção de mesas Pingo, Gota e Drop e o Candelabro Chama assinados por Latoog. O caráter versátil do mobiliário ganha força e se adapta às pessoas. Novos materiais, como o vidro soprado e moldado artesanalmente são outras tendências, como a mesa de centro Mush do


46 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

catarinense Jader Almeida. Tratando-se de mobiliário atemporal não podemos deixar de destacar o mestre do design nacional Sérgio Rodrigues. Os olhares se voltam para um dos seus últimos lançamentos, poltronas Xibo e Gio. Ambas estão expostas na Casa Cor SC Itajai 2014. E a desejada poltrona Mole. A mesa Fifties de Guilherme Torres, dono de um talento de dar inveja. O arquiteto faz sucesso também no ramo de design com a mesa Fifties. Cada peça possui um número de série para garantir sua autenticidade.

AC: O que diferencia um objeto assinado por um designer? K.B: Algumas peças são tão únicas que funcionam como ponto focal no ambiente, destacando-se e nos integrando pela forma material. Porque o design tem alma, sensação, desperta o desejo. São peças que se tornam atemporais e se identificam com a personalidade da pessoa.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 47


48 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Construtoras

O ESTILO NEOCLÁSSICO INCONFUNDÍVEL DA EMBRAED Com decoração elegante e atemporal, a construtora Embraed traz para o projeto de interiores dos apartamentos decorados o estilo neoclássico que é sua marca registrada.

Reconhecer um empreendimento da Embraed é fácil. O luxo, conforto e elegância estão presentes não só na torre do empreendimento, mas também na fachada, hall de entrada e principalmente nos apartamentos. Quando o assunto é o projeto de interiores do apartamento decorado fica mais evidente o estilo adotado pela construtora: pé direito alto, harmonização das cores, papéis de paredes delicados, mobiliários, lustres e objetos requintados que nunca saem de moda. No empreendimento Majestic, a decoração é inspirada na França do início do século XIX com traços contemporâneos. A aposta da equipe de profissionais da Embraed Home – empresa do Grupo especializada na decoração dos empreendimentos – é trazer aos cômodos do apartamento um ambiente aconchegante e requintado através do neoclássico que não sai de moda. A paleta de cores em tons claros gera maior conforto e amplitude. Móveis modernos e de alta qualidade dividem espaço com objetos vintage de renomadas grifes nacionais e internacionais – como as luminárias e estantes na sala de estar e no mezanino, além da presença de espelhos para maior amplitude. Nas paredes, molduras exclusivas em tom pastel com gravuras seletas harmonizam com o ambiente elegante. Peças delicadas, além de pratarias, cristais, vasos em cerâmica ou em murano e plantas ornamentais de padrão seleto são alguns destaques na decoração.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 49


50 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Construtoras

LUXO E EXCLUSIVIDADE EM CADA PROJETO FG As áreas comuns são as principais responsáveis pela primeira impressão nos projetos da FG. Ao passar por estes ambientes, todos os dias os moradores viverão momentos de lazer e terão um sentimento de privilégio exclusivo. Conforme a arquiteta Suelen Artuso, coordenadora de arquitetura da construtora, a FG é facilmente identificada pela adoção de características comuns em todas as obras, tanto na arquitetura quanto nos interiores. “Apesar dos tons neutros predominarem e serem a principal característica observada, há sempre uma arte ou uma cor que dá personalidade a cada prédio. Os lustres de cristal também são imponentes e dão mais sofisticação ao local”, aponta. Um exemplo da personalidade empregada nos pro-

jetos da FG é o Millennium Palace Residence, considerado um dos melhores empreendimentos do Sul do país. O residencial alia conforto, tecnologia, privacidade em espaços amplos e elegantes. Com um apartamento por andar, quatro suítes, sendo uma máster, possui diferenciais de requinte, como uma piscina aquecida e privativa por apartamento com vista para o mar, hidromassagem panorâmica, sala de jantar e estar com instalação para lareira, hall social e de serviço independentes, pé-direito duplo, persianas automatizadas, captação de água pluvial e piso revestido com porcelanato. O bom gosto não está apenas nos detalhes do processo construtivo e na escolha da arquitetura neoclássica. A


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 51

segurança do residencial também foi pensada pela FG Empreendimentos. O edifício tem vídeo-porteiro, sistema de biometria na porta de acesso aos apartamentos, sistema preventivo contra incêndio e portaria com sistema interno de segurança e monitoramento. Há quatro vagas de garagem para cada apartamento e dois pavimentos foram destinados para área de lazer. Há cinema, banheiros para portadores de necessidades especiais, lan house, playground e dezenas de outros benefícios que foram elaborados pela FG Empreendimentos para tornar o imóvel exclusivo.


52 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 53


54 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Construtoras

GRUPO RIVIERA: DNA DA INOVAÇÃO Uma empresa com olhar voltado para o futuro, para o novo. Essa é a essência do Grupo Riviera que traz no seu DNA a inovação, um dos valores que norteiam a marca e os seus produtos. A sua atuação vai muito além de edificar espaços residenciais e comerciais; está comprometida em analisar o comportamento humano e oferecer soluções para as suas necessidades. Essa preocupação se traduz em ideias de vanguarda como o Riviera Concept, primeiro complexo multiuso de Santa Catarina que atende uma visão voltada para modernidade e suas facilidades, sem deixar de lado seu entorno. O Riviera Concept é um lugar para morar, curtir e trabalhar, localizado na Avenida Osvaldo Reis, 3385, na Praia Brava, próximo do mar. Na proposta que o Grupo Riviera oferece está tudo no mesmo endereço, tudo simples, à sua vista, perto. Dentro desse contexto da vida contemporânea, o Grupo Riviera trouxe para o ponto mais estratégico da região um espaço com vida própria que valoriza o seu tempo e facilita o seu dia a dia. “O Complexo Riviera integra em um único endereço as necessidades do ambiente empresarial e residencial ao conforto e praticidade das áreas de convivência e serviços. Viver aqui é a chance que você tem de harmonizar sua vida profissional com a pessoal, sem perder o pique dos negócios e a liberdade do lazer e diversão em um só lugar”, aponta João Marcelo de Lima, responsável pelo marketing do Grupo. O escritório decorado do Riviera Concept, assinado pela arquiteta Suâmi Pedrollo, segue esse conceito impresso nos produtos imobiliários da marca. “Passamos ao menos cinco dias da semana de oito, dez a doze ho-

ras ao dia em nosso ambiente de trabalho, então devemos pensar o espaço da melhor forma”, destaca ela. O projeto privilegia a bela vista da Praia Brava e da natureza ao seu entorno e cria vãos com aberturas para o exterior, onde se possa ver o céu, o verde e o mar. Os ambientes são claros, com mobiliário atual e eficiente, sem excessos de informação. Tudo isso para que a leveza, a oxigenação do espaço e possibilidades de mudanças rápidas estejam sempre presentes. “Ergonomia, iluminação, objetos decorativos na medida certa, pisos apropriados entre outros itens para deixar o ambiente funcional, contemporâneo e leve, foram usados no escritório decorado do Riviera Concept! Com uma maravilhosa vista para o mar, morro e jardins em estilo contemporâneo”, conclui Suâmi.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 55


56 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Construtoras

PROCAVE: VISÃO PARADISÍACA DO MAR Com 25 empreendimentos de alto padrão realizados nos últimos 35 anos na região de Balneário Camboriú e Blumenau, a Procave é uma das maiores incorporadoras do sul do país, totalizando 400 mil m2 de área construída.

FOTO: CLAUS WEIHER

Miriam foca o serviço de decoração na concepção de ambientes que permitam surpreender através do refinamento de detalhes, explorando ao máximo todos os sentidos, seja através do toque dos tecidos, do aconchego dos tapetes, das cores escolhidas e dos aromas que compõem cada ambiente. “Imaginamos a casa em uso nas suas infinitas possibilidades de interações”, explica. O primeiro passo da equipe é definir o projeto dos móveis fixos, lâminas, pedras, cores, projetos luminotécnico e de climatização, passando então para os detalhes de mobiliário e decoração que imprimem personalidade individualizada e estilo aos ambientes.

MIRIAM PINHEIRO, COORDENADORA DA EQUIPE DE DECORAÇÃO DA PROCAVE

De frente para o mar na badalada praia de Balneário Camboriú, a cobertura do residencial de alto luxo Costão da Barra, da incorporadora Procave, tem decoração assinada por Miriam Pinheiro, designer de interiores e coordenadora da equipe de decoração da Procave. Como pede um residencial à beira-mar, o apartamento de luxo com 800 m2 prima pela amplitude dos espaços e pelo conforto. Com 05 suítes, escritório, espaço gourmet e ampla área de living, o duplex foi decorado privilegiando a vista, que é de perder o fôlego.

A designer destaca que, entre os critérios que norteiam as definições do layout, está a busca por otimizar os espaços com o objetivo de criar condições para que o morador possa receber o maior número de convidados confortavelmente. A inclusão de objetos de arte importados e exclusivos e enxovais com tecidos nobres são outra premissa que costuma agradar os clientes, mas sempre deixando espaço para que os futuros proprietários acrescentem elementos que reflitam a sua história e gostos pessoais. Nesse sentido, Miriam aponta o compromisso de “criar ambientes funcionais e não simplesmente preencher espaços vazios, unindo pesquisa, estética, beleza e tecnologia”, utilizando somente materiais de alta qualidade sem cometer excessos e sem repetir layouts para conferir exclusividade e segurança ao projeto final.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 57


58 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 59


60 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Construtoras

THÁ: EM SINTONIA COM O AMBIENTE A importância de adequar os elementos visuais de um empreendimento ao entorno

Um projeto arquitetônico deve levar em consideração as peculiaridades da região em que o empreendimento está sendo construído para que esteja em harmonia com os elementos naturais e urbanos que o circundam. O Views Privilege Home, residencial do Grupo Thá em Balneário Camboriú, aproveita o privilegiado alcance visual dos seus 47 andares para destacar a paisagem da Mata Atlântica e do oceano à sua volta por meio de elementos que integram o visual externo à decoração interna, como o uso de cores que remetem ao mar e à floresta, e a utilização de elementos naturais. As áreas de uso comum do edifício, que estão localizadas no 5º, 26º e 47º pavimentos, permitem o acesso de todos os moradores aos pavimentos mais altos, proporcionando uma vista única da orla e da Mata Atlântica. Para harmonizar com estes elementos naturais, os espaços de lazer terão uma paleta de cores que mantém tons de turquesa e madeira clara, variando conforme a função do ambiente. Além disso, os apartamentos que podem ser de 2, 3 dormitórios ou duplex, têm sacadas grandes e muitas janelas de vidro para proporcionar uma maior interação entre o morador e a paisagem. José Vicente Lopes, responsável pelo projeto arquitetônico do empreendimento, destaca a elegância plástica de formas e proporções como uma das características principais do Views. “Mesmo com mais de 150 metros de altura, ele evidencia o bom gosto em todos os detalhes, apresentando uma combinação exaustivamente estudada para se expor sem exageros”. Lopes ressalta outros diferenciais do edifício que o colocam à frente de outros empreendimentos de Balneário Camboriú.

“Posso destacar as áreas comuns no quinto pavimento, no meio do edifício a mais de 90 metros do chão e no super terraço a 150 metros do nível do mar com vistas de tirar o fôlego”, completa.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 61


62 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Construtoras

FERPLAN INVESTE EM ESPAÇOS ÚTEIS E NAS PESSOAS

A Ferplan trabalha para projetar espaços úteis e melhorar o dia a dia das pessoas, mas não se limita a isso e ousa para enfrentar novos desafios. Na Ferplan, a forma de pensar é nova e diferente. A experiência e bom gosto orientam a empresa a ir além, porque acredita que bom acabamento não deve ser símbolo de status; ele é o capricho que todo mundo gosta e merece. A empresa não investe apenas em projetos físicos. Também acredita que investir no ser humano é um dos melhores caminhos para consolidarmos cada vez mais o projeto mais importante: ajudar a construir um mundo melhor. Por isso, ela também apoia eventos sociais, culturais, a Apae e o projeto Pequeno

Anjo. Pensar diferente e gostar do que faz. Este é o caminho que a empresa escolheu para evoluir e construir cada vez melhor. TRABALHO E QUALIDADE CERTIFICADOS Comprometida com a evolução de seus processos e de cada projeto que entrega, a construtora olha para o futuro com a intenção de oferecer produtos de qualidade que supram as necessidades dos seus clientes, tudo isso mantendo sempre um ambiente de trabalho saudável e agradável. É essa forma de pensar e agir que define a Ferplan e que se traduz nos seus apartamentos decorados.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 63


64 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Construtoras

PASQUALOTTO APOSTA NO LUXO E NO GLAMOUR

Um destaque dentro dessa filosofia de construção inovadora é o Yachthouse Residence Club, que tem prazo para ficar pronto em 2019 e terá as maiores torres gêmeas do Brasil. O empreendimento possui cerca de 200 metros de altura. São dois apartamentos por andar em uma estrutura que oferece vista panorâmica para a Marina Tedesco e para o mar. Será o primeiro construído anexo a uma das marinas mais importantes do Brasil. Com conforto e praticidade, os compradores poderão chegar com seus iates e lanchas em casa e ter acesso a toda a estrutura oferecida pela Marina Tedesco. Nos dias atuais, com a correria e a falta de tempo, as pessoas buscam cada vez mais estar em família, curtindo e podendo receber amigos e familiares com conforto e segurança. Reconhecida pela qualidade de seus empreendimentos, a Pasqualotto é referência em termos de acabamento, estilo e espaço, oferecendo áreas de lazer amplas e equipadas.

O projeto diferenciado tem assinatura da mundialmente conhecida Pininfarina, que é um dos mais emblemáticos escritórios de design do mundo, que tem em seu portfólio o sucesso das marcas exclusivas da indústria automotiva: Ferrari, Maserati, Alfa Romeo, Jaguar, Rolls Royce, Corvette e muitos outros. No projeto residencial da Pasqualotto & GT empreendi-


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 65

mentos, a empresa Pininfarina ficará responsável pela identificação de um design-conceito, a fim de transmitir a melhor experiência de design Pininfarina no empreendimento. A Pasqualotto está sempre em contato com os melhores profissionais, buscando imprimir essa excelência em seus empreendimentos. Em destaque, um dos apartamentos decorados que refletem esse estilo de viver da Pasqualotto. O apartamento decorado do empreendimento Atlantic Paradise Towers traz um projeto de interiores luxuoso e diferenciado que atraiu compradores como o craque Neymar e o cantor Alexandre Pires, que atualmente mora no condomínio, localizado em Itapema. Em 20 anos de atuação a empresa já tem entregues mais de mil apartamentos em 20 empreendimentos.


66 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Construtoras

NEPLAN IMPRIME CONCEITOS DE BEM-ESTAR E BEM VIVER AOS IMÓVEIS O acabamento superior é uma dos fortes diferenciais da construtora com sede em Itajaí Há sete anos, a Neplan Engenharia foi criada com a missão de construir empreendimentos visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas, ao seu bem-estar e ao seu conforto. Com visão empreendedora, a Neplan Engenharia lançou no mercado imobiliário de Itajaí uma nova proposta para o segmento da construção civil: a de valorizar cada metro quadrado construído com padrão de acabamento superior. Desta forma, a busca por localizações privilegiadas, por novas tecnologias e pela diferenciação no acabamento mostram que o padrão adotado pela construtora é a base para execução de todos os empreendimentos que levam a assinatura da empresa. A credibilidade, a qualidade das suas edificações e o atendimento personalizado ao cliente são marcas e valores que regem a marca. “A transparência nos negócios com nossos clientes e parceiros é a chave para a confiança e o crescimento da Neplan Engenharia. A Neplan está sempre buscando inovar em seus projetos para melhor atender os desejos de seus clientes. Esse é o padrão Neplan. Vivenciar a evolução de cada projeto, desde sua concepção até sua entrega, apresentando sempre a preocupação em surpreender seus clientes com padrão de qualidade superior”, conclui Cleide Konz, diretora administrativa. Conceito Um dos projetos que aguarda lançamento é o Villa


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 67

Vittá Residence, localizado na Vila Operária em Itajaí. A previsão de entrega é para setembro de 2016. Os apartamentos com 73m² de área privativa estão dentro do conceito de bem viver que a Neplan imprime nos seus projetos. Este residencial terá 18 apartamentos em uma torre com apenas dois apartamentos por andar, sem paredes contíguas. As unidades contemplam dois quartos, sendo uma suíte, em padrão de acabamento diferenciado, com piso em porcelanato. A área comum e de lazer oferecerá salão de festas, pub com sala de jogos, academia, espaço kids e o exclusivo “Spaço Vittá”, uma área para relaxar e visualizar a cidade.


68 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 69


70 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

SOFISTICAÇÃO COM ARES CONTEMPORÂNEOS NOS PROJETOS DE CHRISTINA HAMOUI A mescla de estilos é a característica marcante dos ambientes com a sua assinatura Desde 1997 à frente do escritório de design de interiores que leva seu nome, Christina Hamoui é a queridinha da blogueira Lala Rudge e do ator Carlos Casagrande, além de grandes empresários de São Paulo e do exterior. A profissional atua com foco em residenciais de alto padrão e seus projetos são caracterizados por bases neutras de materiais nobres como mármores, tapeçarias e acabamentos exclusivos, que expõem seu estilo sofisticado e contemporâneo. Sempre atenta às tendências da moda, Christina abusa de

reconhecidas obras de arte, sempre com tonalidades que envolvem e atraem olhares. Para complementar cada projeto, a designer de interiores mescla os estilos moderno e clássico, utilizando obras de arte e mobiliário antigo ou exclusivo – muitas vezes assinados por ela. De forma sutil, Christina utiliza branco, cinza e preto para compor espaços, com o intuito de valorizar o projeto arquitetônico de maneira contemporânea.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 71

PROJETO No apartamento de 500 m2 com pé-direto de 2,70 localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo mora um casal com o filho adulto. Todo o ambiente possui layout e soluções contemporâneas. Com sua vista para um vale, o apartamento ganhou uma nova planta baseada em linhas retas e ambientes superamplos. A mistura entre o moderno extremamente clean e o contemporâneo quente valoriza os espaços, mas sem comprometer o aconchego dos ambientes. As cores usadas foram as claras e sóbrias. Em outros ambientes, o preto, cinza e branco também estão presentes. Com perfil bem definido, o projeto do quarto foi todo criado com base no perfil da dona da casa: uma senhora com cerca de 50 anos, supermoderna, que adora o duo clássico em P&B. No quarto, a cama Artefacto com contorno em madeira e estofada com veludo branco é o destaque do espaço criado por Christina Hamoui. O móvel da televisão em laca branca brilhante faz par com vaso de flores ao lado da poltrona, que também tem o mesmo acabamento em laca branca. A proposta para esse ambiente é de um quarto contemporâneo chique baseado no uso de espelhos e em tons de branco e com um toque sofisticado de preto.

BANHEIRO SUÍTE Para o banheiro, foi adotado um conceito clean, sem perder a sofisticação que marca o restante do projeto. Atenção para o uso de muitos espelhos que deram um ar feminino ao ambiente.


72 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

HOME THEATER O destaque do home theater é a chaise da Artefacto, a poltrona em veludo preto e o puff com base de inox e revestimento em pele. O living segue o mesmo conceito seguido no restante do apartamento, linguagem clean e sofisticada. O sofá reformado pela Paschoal Ambrósio em tecido Artefacto bouclê Valencia alvejado conversa com a chaise com base de ferro revestida em couro branco. Destaque para os abajures Tânia Bulhões, cúpula preta retangular e da Artefacto, cúpulas pretas cilíndricas. Cortinas em seda imprimem um toque suave e requintado. Para a sala de jantar duas mesas em laca preta brilhante com tampo de vidro preto ganham a companhia de cadeiras executadas em tapeçaria com tecido bouclé Valencian da Artefacto com pés de madeira pintada de preto. Para a sala de almoço, Christina apostou na mistura do o moderno extremamente clean e o contemporâneo quente que valoriza o projeto. “Mas sem comprometer o aconchego do ambiente. O preto e branco dão o ar contemporâneo, finalizado com o uso do espelho”, descreve ela.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 73

LAVABO Com cerca de 3 metros quadrados, o lavabo clean ganhou piso e cuba em mármore piguês e papel de parede que acrescentam sofisticação ao espaço.

VARANDA Na varanda, o foco está nas cadeiras executadas pela tapeçaria Nmestofados nos tecidos branco e preto ultrasuede com listras criadas pela decoradora, pois os tecidos originais são lisos. Na parede, quadros de Fernanda Naman e mármore piguês para o piso.


74 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

FOTO: RAPHAEL BRIEST

BATE-PAPO COM CHRISTINA HAMOUI O QUE É ARQUITETURA E DESIGN PARA VOCÊ? Para mim, arquitetura significa a construção de um sonho e a decoração, o recheio dele! Quando um cliente me procura, espera que eu adivinhe os seus desejos e sonhos, isso faz toda a diferença.

O QUE TE INSPIRA? Novidades... Coisas novas me inspiram diariamente.

UM OBJETO? Tem dois que não podem faltar nos meus projetos, livros e vasos de murano e cristal.

QUAL A BASE DO SEU TRABALHO COMO DECORADORA? Não existe uma base e sim um constate aperfeiçoamento.

COMO A TUA FORMAÇÃO EM BELAS ARTES INFLUENCIA O TEU TRABALHO? A faculdade não foi a principal atuante em minha carreira, pois quando entrei já estava formada na escola Panamericana de artes no curso de decoração. Comecei cedo, aos 15 anos!

QUAL O PROJETO QUE MELHOR TRADUZ O SEU TRABALHO? Todos têm um pouco de mim! Mas, sem dúvida, as mostras são as que melhor traduzem.

O QUE É PRECISO PARA SER UM PROFISSIONAL QUE SE DIFERENCIA DOS OUTROS? Buscar sempre mais. Fazer cursos, viajar atrás de novidades, viver em constante aperfeiçoamento.

COMO VOCÊ ENXERGA O MERCADO DA DECORAÇÃO, DESIGN E ARQUITETURA ATUALMENTE? Vejo um mercado consolidado e reconhecido!


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 75


76 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 77


78 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

A ARTE DE INTEGRAR AMBIENTES POR ROBERTO MIGOTTO Casa de Praia em Trancoso, na Bahia, tem projeto que prioriza a luz natural Mente criativa à frente de um escritório com mais de 50 pessoas, Roberto Migotto exercita a humildade para atender às vontades do cliente sem perder a sua essência. Para isso, está com um olho nos detalhes e o outro no cliente. Com habilidade para misturar elementos clássicos e contemporâneos, lembra que o desejo de ser arquiteto está presente desde a meninice, nas brincadeiras com o avô, na fazenda em Taubaté, no interior de São Paulo. Nesse projeto, para uma casa de praia em Trancoso, na Bahia, ele integra os ambientes externos e internos, uma das características mais marcantes dos seus projetos. Dono de um trabalho reconhecido e uma cartela de clientes que inclui nomes famosos, Migotto quer criar obras atemporais, como costuma dizer, “casas que serão bonitas daqui a 40 anos”. Seus projetos priorizam ambientes amplos e integrados, com aproveitamento da luz natural, aliando conforto e praticidade. Quanto a cópia, encara como um elogio, pois somente quem é referência é copiado.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 79


80 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

CASA EM TRANCOSO MEMORIAL DESCRITIVO O projeto executado demandava ambientes despojados, com ares de praia, sem abrir mão do refinamento. Dentro desta proposta, Migotto trouxe a natureza para dentro da casa. Espelhos d’água margeiam os ambientes, refrescando o ar quente da Bahia. Na circulação de acesso às suítes, um pátio aberto tem vegetação, luz e ventilação naturais, mas garantem o conforto dos hóspedes com uma cobertura de vidro e a instalação de “brises-soleil” sobre a passagem. “Os brises de madeira são um capítulo à parte e espalham-se por toda a casa. Sua orientação protege do sol excessivo, deixando passar a luz amena da manhã”, pontua ele. Um spa coroa a casa de mil metros quadrados que, em seu restante, é térrea, com fundo infinito que se confunde ao mar e uma pira para aquecer as noites mais frias.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 81


82 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 83


84 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

A MISTURA FINA DE FERNANDA MARQUES Obras de arte, peças de design, um olhar diferenciado e atento marcam os seus projetos

BANCO INFINITO CRIADO POR FERNANDA MARQUES

Fernanda Marques é daqueles nomes que fala por si só e dispensa apresentações no mundo da arquitetura e décor. Dona de um estilo próprio que traz o contemporâneo com um pegada clean, é pouco amiga das tendências, porque, segundo declarou, é algo que passa muito rápido. Por isso prefere apostar em um visual mais exclusivo e atemporal com cores neutras, deixando os detalhes mais marcantes para os acessórios – itens que são fáceis de trocar. Multidisciplinar, a arquiteta Fernanda Marques está

mostrando que também é capaz de se sair muito bem como business woman. Há três anos, lançou o SD Online + Fernanda Marques, seu site de e-commerce, criado em sociedade com a irmã Renata Marques e a empresária Alessandra Campiglia. A verdade é,que essa paulistana formada em arquitetura pela FAU-USP há 20 anos é cheia de energia, muito criativa e gosta de inovar, por isso não limita seu trabalho à arquitetura e ao design de interiores. Um exemplo disso é a coleção de design que lançou em 2010, com peças feitas em aço inox.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 85


86 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 87

BATE-PAPO COM FERNANDA MARQUES

O QUE INSPIRA VOCÊ? Arte, moda, tecnologia.

QUE É A ARQUITETURA E O DESIGNER PARA VOCÊ? É mais que minha profissão. É meu modo de ver a vida.

UM OBJETO? Obras de arte contemporâneas.

QUAL A BASE DO SEU TRABALHO COMO ARQUITETA E DESIGNER? Linhas orgânicas e traços modernistas.

COMO SURGIU A SUA PRIMEIRA COLEÇÃO DE DESIGN? Veio de forma natural, o designer e a arquitetura estão interligados.

QUAL O PROJETO QUE MELHOR TRADUZ O SEU TRABALHO? Difícil dizer, acredito que seja sempre o mais recente. Estou em constante mudança.

O QUE É PRECISO PARA SER UM PROFISSIONAL QUE SE DIFERENCIA DOS OUTROS? Foco e determinação, além de estar sempre se reciclando.

COMO VOCÊ ENXERGA O MERCADO DA DECORAÇÃO, DESIGN E ARQUITETURA ATUALMENTE? Eu o enxergo com grande otimismo. Tem bons profissionais atuando em todas essas áreas e os brasileiros se destacando muito por aí.


PROJETO DE CASA NA LAGOA DA CONCEIÇÃO É UMA EXTENSÃO DA NATUREZA Juliana Pippi tira proveito do entorno da casa e potencializa essa relação Um paraíso natural! Este projeto de reforma geral dessa casa às margens da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, preserva o projeto arquitetônico dos anos 70 e traz uma decoração sofisticada e neutra. A área social é o grande destaque de todo projeto. O living, sala de jantar, lavabo e varanda foram completamente redecorados. Além da mudança de layout, todos os móveis e decoração são novos. Tudo foi muito bem pensado para atender as necessidades do empresário, pai de duas filhas - que não moram na casa - e que queria dar um ar contemporâneo ao imóvel de 450 m2, que nunca havia

passado por uma reforma geral. “O cliente desejava uma repaginada total, uma atualizada na casa, transformando e sofisticando os ambientes sem exageros. Dessa forma foi estudado bem o perfil do morador, seu modo de viver e chegamos a um layout bem aberto. Um único e amplo living foi resumido na sala com a lareira. Os materiais são o ponto forte do projeto. Desde almofadas recortadas com couro natural até os linhos, algodões, muitas texturas e cores naturais”, destaca a arquiteta.

FOTOS: RÔ REITZ

FOTO: MARIANA BORO

88 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 89

Térrea, a casa é dividida em sala, cozinha, lavanderia, varanda, escritório, bwc social, quarto do casal, banheiro do casal, sauna e academia. Além disso, conta com mais três suítes de hóspedes cujo projeto será executado na segunda etapa em conjunto com a área externa e paisagismo que será desenvolvido em 2014.


90 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

AS MUDANÇAS A sala recebeu também uma televisão de LED interligada à sala íntima e que serve para ambientar jantares e festas que o cliente gosta de dar. A churrasqueira ganhou revestimento em porcelanato que remete a ladrilho hidráulico. O corredor íntimo deu espaço a uma grande galeria que acomoda telas antigas e incorpora novas. A suite master ganhou nova configuração. A parede, que antes dividia o quarto do closet antigo, saiu de cena, dando espaço para um escritório abastecido com livros do cliente e também uma grande bancada, onde ele planeja o trabalho e também suas futuras viagens. Um quarto ocioso virou um amplo closet incorporado à suite principal, ligado por um hall criado no final do corredor da casa. Assim, ambientes subaproveitados foram 100% utilizados na rotina da casa, alterações aprovadas pelo cliente. Novos móveis e revestimentos para a cozinha copa e sala íntima foram utilizados.

Para Juliana, esse projeto tem estilo atemporal e natural com inspiração total na natureza que o cerca. “Essa casa é uma extensão da natureza generosa e exuberante que tem ao seu redor. O projeto só potencializou essa relação”, conclui.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 91


92 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 93


94 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

LOFT 44: ESPAÇO COM ASSINATURA DOS JR’S É O MAIOR DA CASA COR SC Objetos de arte, de design e do acervo pessoal da dupla criam mix sofisticado e despojado Vencedores por dois anos consecutivos do prêmio de melhor ambiente da Casa Cor Santa Catarina, os profissionais Salvio Moraes Jr e Moacir Schmitt Jr, do CASAdesign Interiores, assinam para a edição 2014, o maior ambiente da mostra, o Loft 44. Com sede no Riviera Business, na Praia Brava, em Itajaí, a dupla explora os 220 metros quadrados de espaço com uma identidade própria e única.

É um apartamento completo, com cozinha, estar, jantar, dormitório, banheiro e hall de entrada. Projetado para um estilo de morar contemporâneo, tanto do ponto de vista estético quanto funcional. Tem as áreas integradas, sem barreiras visuais, trabalhando com a amplitude total do espaço. A luz natural invade todo o ambiente, criando uma atmosfera aconchegante. O design e a arte são dois grandes destaques do loft. O piso em porcelato Azul Boquira com aspecto de pedra natural, lançamento recente da Portobello, e as paredes com pouco revestimento em sintonia com o teto em laje aparente são características fortes do ambiente que traz elementos contemporâneos na medida certa. Para o mobiliário, os “Jr’s”, como são conhecidos, trouxeram

FOTOS CLAUS W. PHOTOGRAPHY

Com conceito contemporâneo, a proposta é de que as pessoas sintam o local e se imaginem morando no espaço. No imaginário da dupla, o loft foi pensado para um casal sem filhos, que trabalha, tem uma vida agitada e urbana. Por isso, o ambiente é prático, para curtir nos finais de semana, recebendo amigos, lendo bons livros, vendo um filme, ouvindo música ou ainda apreciando as várias obras de arte que compõem o espaço.

cores ousadas e atuais, em tonalidades quentes. Destaque para a poltrona Mole e a cadeira Oscar, que são ícones do designer brasileiro Sérgio Rodrigues. O lustre da Moooi, dos designers holandeses Marcel Wanders e Casper Vissers é uma das estrelas. O nome oficial da peça é Dear Ingo, que simboliza bem o conceito desse espaço, onde o design é uma questão de paixão. Outra peça que ganha ares de ponto focal é a Smoke Chair que intriga pela forma e material. Com acabamento de fogo, a cadeira da Moooi cria a sensação estranha de


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 95


96 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

se sentar em móveis queimados. “O interessante é que a espuma e o revestimento em couro são tratados com elementos que retardam o fogo”, explicam. As obras de arte são sempre um capítulo à parte dos ambientes criados por eles, que são apreciadores e conhecedores. Nas paredes e apoiadas sobre os móveis e no chão obras da artista Fabiana Langaro Loos, uma das artistas contemporâneas de maior expressão no estado, sempre presente nos seus projetos, bem como da galerista Helena Neckel, com o mote Arte para Investidores. Na decoração, poucos elementos e únicos, peças escolhidas criteriosamente. Muitos objetos pessoais compõem o mix de produtos, como todos os livros que fazem parte da ambientação e algumas peças adquiridas em viagens. “A gente sempre traz muita coisa nossa, do nosso acervo, da nossa casa para os ambientes que criamos. Achamos que isso humaniza e dá um diferencial”, contam eles.

Participantes da Casa Cor Santa Catarina desde 2010, com nove ambientes assinados, Salvio e Moacir conquistam prêmios e reconhecimento do público e no segmento. “O trabalho tem que ser autoral, tem que ter identidade. Nossa proposta é sempre apostar naquilo que acreditamos”, comentam eles.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 97


98 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Wish LIST

Sofá Prete Extremamente confortável, com uma pegada retrô. Pés e estruturas de metal em aço carbono pintados ou folheados de madeira. Onde encontrar: Azad Store (www.azad.com.br)

Poltrona Allegro O design com inspiração na década de 50 transmite leveza e conforto visual. A transparência do móvel devido ao encosto amplifica o ambiente de estar. O assento possui a opção do revestimento em couro liso, com pêlo ou tecido. Onde encontrar: Azad Store (www.azad.com.br)

Chaise Long White Mobiliário Escultórico Brutalista Peça exclusiva da Residual Móveis, descoberta em meio a resíduos florestais. O olhar do designer Juliano Guidi sobre a magnitude da natureza faz toda a diferença nessa linha na qual elemento e forma se encaixam perfeitamente ao mobiliário contemporâneo. Onde encontrar: Residual Móveis (www.residualmoveis.com.br)


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 99

Poltrona Sinclair Essa charmosa poltrona de couro combina requinte e sofisticação para trazer beleza ao living e pode ser combinada com o sofá, ou até usada em outros cômodos da casa. Onde encontrar: www.mariapiacasa.com.br

Estrelícia 2 (acrílica sobre tela - 50x60cm cada obra) De Fabiana Langaro Loos, faz parte da exposição “De Flor em Flor”. Através de um estudo de formas e cores, a artista buscou inspiração nessa flor para pintar as obras, utilizando seu estilo abstracionista geométrico.

No baú Esse baú, da Maria Pia Casa, além de armazenar objetos é decorativo e funcional: pode ser usado como mesa de centro, apoio lateral e até criado-mudo. Onde encontrar: www.mariapiacasa.com.br


100 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 101


102 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

COBERTURA DUPLEX GANHA ÁREA SOFISTICADA PARA RECEBER CONVIDADOS O projeto de Indiara Daros Barbieri e Bruno Barbieri fez uma intervenção completa no espaço existente Sofisticação e harmonia são palavras chaves no projeto para essa cobertura executado pela arquiteta Indiara Daros Barbieri e pelo designer Bruno Barbieri. Localizada em Blumenau, o segundo pavimento da cobertura com 98,17 m2 foi todo reformado para atender ao jovem casal, proprietário do imóvel, e que gosta de receber amigos. A intervenção foi completa, do projeto de interiores à ambientação final, contemplando desde o projeto luminotécnico à definição dos objetos de decoração e paisagismo. O estilo é contemporâneo com a mistura de alguns objetos clássicos e orientais. No hall de entrada e espaço gourmet com 55,23 m2, o destaque fica por conta do conjunto de nove quadros que formam desenhos geométricos tridimensionais. Para dar a sensação de conforto foi usado um papel de parede que aquece o ambiente e cria um efeito 3D atrás do buffet, móvel com composição simétrica com destaque para os vasos Versace, pontuados pela iluminação. No espaço gourmet, a bancada em “L” ganhou a companhia da mesa quadrada para 6 pessoas com intuito de estimular a interação com quem está na cozinha. O

ponto focal é o lustre composto de cristais. Na área da churrasqueira, pastilhas de madrepérola revestem todo o ambiente. Já a área superior recebeu um espelho que reflete e valoriza a vista da cidade.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 103

ÁREA EXTERNA A área externa de 29,07 m2 foi projetada para ser um local de descontração, possibilitando a utilização simultânea de áreas da piscina, do deck e do lounge. Junto ao aparador, em frente ao brise de madeira, os objetos de decoração ganham a presença de lanternas humanizadas pela vegetação natural. “A iluminação e os materiais aplicados trouxeram ao mesmo tempo, harmonia e sofisticação. O mosaico em pedra são tomé claro atrás do sófa contrasta com a pedra natural escura que contorna a piscina previamente revestida com pastilhas de vidro azul e também serve como bancada”, aponta a dupla Indiara e Bruno. INJY ID ARQUITETA INDIARA DAROS BARBIERI - CAU A50069-0 DESIGNER BRUNO BARBIERI - SC DESIGN 0080 RUA 2400, Nº 1789, CENTRO - BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC FONE: 47 3367-8200 | CONTATO@INJY.COM.BR | WWW.INJY.COM.BR @INJYID: BEHANCE | FACEBOOK | INSTAGRAM | SKYPE | TWITTER FOTOS: IVAN SCHÜLZE


104 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

HOME THEATER No home theater com 13,87 m2 as paredes foram revestidas por um painel que ilumina abaixo e acima com a mesma padronagem geométrica - até o teto, mosaicos em espelho bronze e até o chão placas de couro, que além de ser um material com tratamento acústico, aquece e traz aconchego ao ambiente. Sobre o tapete foi mantido o grande sofá existente.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 105


106 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

ENTREPOSTO Na busca do aconchego e conforto do clássico ao moderno, mencionamos a exclusividade dos tecidos Entreposto, que traz como lançamento a mais nova coleção Scots, com a variedade de cores e texturas compondo um conceito em cada ambiente.

Rua Alberto Werner 704, sl 01 | Vila Operária | Itajaí | SC


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 107

Acessórios para cortinas Almofadas Colchas Confecções Cortinas Papel de Parede Passamanarias Persianas Tecidos

HOULÉS Agregando sofisticação e requinte em acabamentos, relacionamos o que há de melhor no mercado. Houlés Paris é o primor na decoração de interiores com suas exclusivas peças decorativas. Esta parceria tem nos permitido criar e finalizar projetos , surpreendendo um público mais exigente.

CELINA DIAS Com um mix de tecidos e papeis de parede como, Ralph Lauren, Homo, Clarke e Clarke, entre outros, permite o conforto de nossos clientes e arquitetos, com a exclusividade de cada ambiente.

Realizando sonhos com requinte e so fi sticação

47 3346-5624 | www.villae.com.br


108 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

INSPIRAÇÃO, CONHECIMENTO E SENSIBILIDADE Características que se sobressaem na hora de projetar Para os arquitetos Raquel Ramos e Eduardo Schmidt, a inspiração para o desenvolvimento de um projeto surge após o primeiro contato com o cliente. Nesse momento é fundamental conhecer seus anseios, seu modo de vida, seus hobbies, características que definem quem são as pessoas, a fim de projetar um ambiente totalmente personalizado e único. “Tudo isso, somado ao nosso portifólio adquirido em todos os anos de trabalho, em viagens e pesquisas, resulta na melhor adequação entre projeto

e expectativa do cliente. A inspiração é a definição do nosso trabalho.”, descrevem os arquitetos do escritório Ramos Schmidt Arquitetura & Design, que atua na região da Grande Florianópolis e Balneário Camboriú. Para eles, a arquitetura é precursora de uma boa qualidade de vida. Um lar ou uma empresa cujo projeto se traduz em eficiência e beleza interage diretamente com a experiência do usuário.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 109

OUSADIA EM TONS ESCUROS E NO MIX DE ESTILOS O apartamento localizado no edifício Chateau Blanc de São José, Campinas, tem três suítes, living com estar e jantar, cozinha, sacada e área de serviço, e é lar para um casal e seu filho adolescente. A família queria um projeto exclusivo, que mesclasse estilo moderno com detalhes clássicos, utilizando tons escuros e pincelada de cores. A mesa de jantar da Saccaro, a poltrona Egg dourada, os lustres de cristais e a marcenaria planejada são alguns dos itens que marcam o projeto, que tem personalidade forte. O toque artístico fica por conta da escultura em lâmina imitando aço escovado que está acomodada no bar.


110 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

BATE PAPO COM RAQUEL RAMOS E EDUARDO SCHIMIDT QUAL A BASE DO TRABALHO DE VOCÊS COMO ARQUITETOS? Explorar infinitas possibilidades, com a finalidade de criar uma nova e moderna arquitetura diferenciada com toques de exclusividade que possam imprimir a personalidade do cliente em cada projeto.

QUAL O PROJETO QUE MELHOR TRADUZ O TRABALHO DE VOCÊS? Não há um projeto que nos traduz. Nossa arquitetura se baseia no cliente e suas particularidades, e o conjunto de projetos do escritório - ainda que sejam únicos - são a definição de nosso trabalho. O que representa o serviço é aquilo que estamos produzindo, haja vista a dedicação de todos do escritório.

O QUE É PRECISO PARA SER UM PROFISSIONAL QUE SE DIFERENCIA DOS OUTROS? Ter um conhecimento de arquitetura como um todo, estar sempre atualizado com tendências dentro e fora do Brasil,

com moda, com estilo de vida das pessoas, estar em sintonia com o cliente: compreender sua expectativa frente ao projeto desenvolvido, apenas assim o projeto se torna único e exclusivo. Isto é o grande diferencial do nosso escritório, cada projeto tem sua personalidade e características próprias.

COMO VOCÊS ENXERGAM O MERCADO DA ARQUITETURA ATUALMENTE? A arquitetura hoje é uma vertente crescente no mercado. Todos querem um grande ou pequeno projeto que combine com o modo de vida ou pelo menos que dê praticidade à sua rotina diária. O Novo Conselho de Arquitetura vêm trabalhando para dar mais força e valorização ao profissional de arquitetura, que tende a se valorizar perante à sociedade. RAMOS SCHMIDT ARQUITETURA & DESIGN SÃO JOSÉ: RUA WANDERLEI JÚNIOR, Nº 05, SALA 1101 FLORIANÓPOLIS: AV RIO BRANCO, Nº 404, SALA 1203, TORRE II BALNEÁRIO CAMBORIÚ: RUA 3300, Nº 360, SALA 107, A14 FONES: 48 3034.6012 E 47 9746-6220 WWW.RAMOSSCHMIDT.COM.BR | CONTATO@RAMOSSCHMIDT.COM.BR WWW.FACEBOOK.COM/RAMOSSCHMIDT


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 111


112 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 113


114 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

GOUVEIA E BERTOLDI DESIGN DE INTERIORES OFERECE SOLUÇÕES INTEGRADAS O estilo contemporâneio e versátil de Edenilson e Marcelo é a marca do escritório

Com um espaço idealizado através do conceito de escritório boutique, o cliente é acolhido em um espaço sensorial onde tudo pode ser adquirido: móveis, marcenaria, objetos de decorações, tapetes, cortinas, persianas, papéis de parede e objetos de arte. No portfólio da empre-

sa figuram clientes de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Curitiba, Florianópolis, Gaspar e Itapema. “A Gouveia e Bertoldi Design de Interiores oferece soluções para minimizar os transtornos causados por uma construção ou reforma e conta com a parceria de arquitetos e engenheiros. Fornece estudo do layout dos ambientes, marcenaria, gerenciamento de obra, projeto em 3D dos ambientes, estudo de cores, projeto luminotécnico, orientação e acompanhamento em compras de revestimentos, móveis e objetos de decoração”, destaca a dupla.

FOTOS: BRAYAN LINHARES

Desde 2009, Marcelo Gouveia e Edenilson Bertoldi têm atuado na área da decoração. A inauguração da Gouveia e Bertoldi Design de Interiores, em 2012, consolidou o trabalho reconhecido pelo estilo versátil e contemporâneo da dupla.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 115

APARTAMENTO CONTEMPORÂNEO Os designers Marcelo Gouveia e Edenilson Bertoldi tinham objetivos bem definidos quando começaram a conceber o décor deste apartamento em Brusque/SC. O cliente, um casal com um filho, buscava um local com ambientes acolhedores e alegres, adequados para receber a família e os amigos. O décor do apartamento como um todo apoiou-se na escolha de mobiliário de linhas contemporâneas e tons neutros. PRINCIPAIS FORNECEDORES NESTE PROJETO: ANDRADE MÓVEIS - ART MODERNA DECOR IN - ARTE DE FAZER CORTINAS ARTE & REQUINTE DECORAÇÕES - TOP FIX - GUITT’S INTERIORES - MARMORARIA MUNDIAL - PALOSCHI ACABAMENTOS - SPAÇO MARCENARIA - VICTOR PERSIANAS


116 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

SALA DE RELAXAMENTO (FAIRTEC 2013)

PRINCIPAIS FORNECEDORES NESTE PROJETO: ANDRADE MÓVEIS - ART MODERNA DECOR IN - ARTE DE FAZER CORTINAS - ARTE & REQUINTE DECORAÇÕES - LUCIANE BOLSONI ENXOVAIS - MÓVEIS HOFFMANN - PALOSCHI ACABAMENTOS PAZA DECORAÇÕES - REFINATTA ILUMINAÇÃO - RUBIK CASA & MOLDURA - TOALHAS ATLÂNTICA - VICTOR PERSIANAS - ZIC LASER


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 117

ADEGA GOURMET O subsolo desta residência em Brusque foi transformado em uma aconchegante adega gourmet. Espaço adequado para reunir os amigos e família.

GOUVEIA E BERTOLDI DESIGN DE INTERIORES RUA JOÃO LUIZ GONZAGA, Nº 98, CENTRO - BRUSQUE/SC FONE: 47 9921.2800 - 3044.5361 WWW.FACEBOOK.COM/GOUVEIAEBERTOLDIDESIGNINTERIORES

PRINCIPAIS FORNECEDORES NESTE PROJETO: ANDRADE MÓVEIS - ARTE & REQUINTE DECORAÇÕES - REFINATTA ILUMINAÇÃO - RUBIK CASA & MOLDURA


118 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 119


120 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

O ARQUITETO DAS RESIDÊNCIAS Canisio Beeck projeta em cada trabalho o seu olhar particular, contemporâneo e minimalista Canisio Beeck é um dos profissionais mais requisitado nos estados do Sul do Brasil quando se pensa em projetar e construir uma residência. O arquiteto se destaca pelo seu estilo minimalista e contemporâneo e exigência na concepção de projetar, aplicando as fórmulas matemáticas de seção áurea e a natureza dos números. De olho no futuro, ele investe na sua carreira pesquisando novas tecnologias de materiais e realizando algumas experiências de trabalho através de viagens de estudo em diversos países da Europa. E é por esse motivo que é admirador das obras dos grandes mestres da arquitetura, como Oscar Niemeyer, Le Corbusier, Mies Van de Rohe, Tadao Ando e outros tantos que o influenciam profundamente em sua vida profissional. O seu portifólio arquitetônico conta com uma vasta gama de obras muito conhecidas e conceituadas a nível nacional. Suas obras mais significativas são as residências de luxo e de alto padrão construtivo, localizadas nos mais belos condomínios. Uma obra sua num lugar qualquer torna-se rapidamente um ícone da cidade e da região. O arquiteto Canisio Beeck se projeta como um conceituado arquiteto, com renome nacional. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica do Para-

ná – PUC, foi mestrando em Ergonomia na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e especializou-se em cinema na Universidade TUIUTI em Curitiba/PR. Foi professor titular de seis disciplinas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e também foi diretor de planejamento urbano na cidade de Barra Velha/SC. Prestes a completar 40 anos de carreira, embarca este ano para mais uma viagem de estudos arquitetônicos em 5 países da Europa. Com tanto estudo e talento, não é à toa que se tornou referência de arquitetura contemporânea e minimalista, misturando arte, ciência, design e engenharia.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 121

RESIDÊNCIA DE LUXO A residência de 5 pavimentos possui automação de ultima geração e iluminação led. O projeto foi todo concebido nas proporções áureas.

ESCRITÓRIO E STORE CANISIOBEECK RUA 1.300, N° 25, CENTRO - BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC FONE: 47 3056-6214 - 9958-6106 WWW.CANISIOBEECK.COM | ARQUITETO@CANISIOBEECK.COM


122 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

SÍTIO EM CAMBORIÚ É REFÚGIO SUSTENTÁVEL Uso de madeiras de demolição e de reflorestamento e uso de energia norteiam o projeto Este sítio em Camboriú foi projetado de forma sustentável, usando madeira de demolição e de reflorestamento. O local concentra quatro chalés com vista para o lago, que é o elemento centralizador e de destaque do projeto assinado pelos arquitetos Paulo Cezar Gobbi e Rafaela Mafra através da parceria entre os escritórios Arbos e Gobbi Arquitetos Associados. Com mais de 43 mil m², o terreno abriga dois chalés íntimos, cancha de bocha e uma casa comum que tem espaços sociais, de serviço e gourmet.

na propriedade, conta com tratamento sanitário e utiliza a energia solar em todas as edificações. Além disso, explica Rafaela Mafra, foram usados objetos decorativos reciclados de outras casas da família e parentes, a iluminação natural tem aproveitamento máximo com uso de grandes esquadrias e tetos com esquadrias zenitais. Outro recurso é o uso do pé direito alto das casas, que colabora para manter a temperatura mais amena, bem como o uso de fornecedores locais para os acabamentos como os granitos, as telhas, a iluminação de cerâmica de olarias.

Sustentável A sustentabilidade e o respeito pela natureza nortearam o projeto, que aproveitou as madeiras das construções antigas para assoalhos e esquadrias e utilizou madeiras de reflorestamento como o eucalipto e pinus autoclavado. O sítio aproveita as vertentes que nascem

“Usamos também a ventilação natural, aproveitando os canais de vento do terreno e a ventilação cruzada dentro das casas para evitar o desperdício de energia com uso de ventiladores. Além, é claro, da consciência na reciclagem do lixo orgânico em horta caseira”, observa ela.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 123

CHALÉ DO CASAL Os chalés divididos em ala íntima, espaço social e lazer apostam na madeira para garantir o ar rústico e acolhedor dos ambientes. Sala e cozinha são integradas, separadas apenas por um balcão de madeira de demolição. Para isolar o estar do dormitório do casal há uma porta de madeira com duas folhas de correr. As vigas de eucalipto aparente têm função estrutural.

CANCHA DE BOCHA Totalmente de frente para o conjunto dos lagos e para a edificação social, a cancha de bocha tem área total de 189,85 m² e é dividida em dois espaços. Um com churrasqueira, copa, cozinha e banheiro e no outro a cancha. Com estrutura de toras de eucalipto e cobertura de telhas cerâmicas, o telhado tem 50% de inclinação na construção maior e 42% sobre a cancha de bocha. A diferença de altura permitiu a instalação de quatro janelas entre as estruturas para receber iluminação zenital.


124 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

CASA PRINCIPAL Com 261,13 m², a sede tem três grandes módulos com cobertura em vidro no ápice. O maior abriga a cozinha e a copa integradas. No centro da estrutura fica a sala de estar e o terceiro espaço é reservado para o salão de jogos. Há ainda área de serviço e varanda com vista para o lago. A piscina construída na frente do salão principal é de vinil e tem entorno de concreto atérmico e deque de pinus. Uma prainha e um spa com hidromassagem permitem os momentos de relaxamento dentro da água. Uma choupana de palha de bananeira compõe um recanto para uma rede e também serve de passagem para quem vai em direção à bocha.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 125

DICAS PARA TORNAR SUA MORADIA SUSTENTÁVEL POR RAFAELA MAFRA

O LOCAL POSSUI BOA INSOLAÇÃO? Se sim, usar a energia solar passiva, os painéis solares para aquecimento de agua na residência.

A ÁREA DO TELHADO É INUTILIZADA? Instalar as placas vegetadas sobre o telhado, famosos telhados verdes, que purificam o ar, deixam a residência mais fresca, ajudam a captar as águas das chuvas, ajudam no isolamento acústico (poluição sonora de veículos) e junto com a estética, a biodiversidade no telhado da residência.

O PROJETO DA CASA POSSUI CERTA FLEXIBILIDADE? Os ambientes de uma casa devem ser projetados para, ao longo do tempo, receberem adaptações de uso para aumentar a sua durabilidade no tempo. Projetar com

paredes internas de gesso acartonado/dry wall, ajuda muito nesta questão.

AS ÁGUAS PLUVIAIS E RESIDUAIS PODEM SER COLETADAS? Instalar uma cisterna para usar na irrigação dos jardins e lavação de carros e calçadas externas é algo simples na construção civil, sem precisar de muita mão de obra de reforma. Se a residência estiver em fase de projeto, pode-se considerar o aproveitamento das águas pluviais para vasos sanitários, adaptando o projeto hidrossanitário para utilizar essa água quando tiver em estoque e a água da rede quando não tiver estoque de agua pluvial. Quanto às àguas residuais (águas cinzas), podem ser tratadas com tanques filtrantes ou outros dispositivos. Essas medidas também reduzem os riscos de inundação


126 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

A VEGETAÇÃO EXISTENTE ESTÁ PRESERVADA? Elas mantém e nutre a fauna e a flora.

A RESIDÊNCIA E SEUS ESPAÇOS EXTERNOS MINIMIZAM A IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO? É muito importante possibilitar a drenagem natural das águas das chuvas para alimentar o lençol freático.

OS MATERIAIS DA ESTRUTURA, DO ENVOLTÓRIO E DA DECORAÇÃO DA SUA RESIDÊNCIA SÃO RENOVÁVEIS, REUTILIZÁVEIS OU RECICLÁVEIS? Deve-se seguir essa ordem de utilização de materiais: renováveis (madeira, palha, bambu), reutilizáveis (elementos pré-fabricados, por exemplo: lajes pré-moldadas) e por último recicláveis (desde que sua reciclagem não represente grandes custos energéticos), lembrando que a madeira reúne um conjunto de vantagens, pois é renovável, reutilizável e reciclável.

A VENTILAÇÃO NATURAL É POSSÍVEL? A ventilação natural, se controlada, permite reduzir o consumo de energia, podendo ser induzida através de aberturas nas fachadas e na cobertura ou de torres de exaustão. Esse último recurso é muito útil nas regiões de clima muito quente (criando o famoso efeito chaminé).

A ILUMINAÇÃO NATURAL É OTIMIZADA? As aberturas devem ser dimensionadas com precisão pelo seu arquiteto, em função da orientação solar, do entorno imediato e da profundidade do ambiente a ser iluminado. Caso a residencia já possua um ambiente construído escuro, o uso de recursos como espelhos, cores claras e superfícies lisas na decoração ajuda a conduzir mais luz para o interior.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 127

Branding . Design Gráfico . Webdesign . E-commerce Marketing . Ilustração . Design de Produto . Comunicação

47 9995 2765 . 47 9911 4424

contato@gameofcolors.com

www.gameofcolors.com

47 9945 4450

jh@jacsonhartmann.com.br

www.jacsonhartmann.com.br

Acredito que as coisas podem ser feitas de outra maneira e que vale a pena tentar. (Zaha Hadid)


128 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

ECOMANSÃO DE GISELE BÜNDCHEN FOI CONSTRUÍDA PARA SER SANTUÁRIO PARA A FAMÍLIA

FOTOS: ROGER DAVIES PARA A REVISTA ARCHITECTURAL DIGEST

ela e o marido, o jogador de futebol americano Tom Brady, construíram em Brentwood na Califórnia. A casa foi aberta pela primeira vez para a revista de decoração Architectural Digest e no ensaio a top mostrou a casa em que vive com o marido e seus dois filhos, Benjamin e Vivian, e também contou um pouco sobre como funcionam algumas coisas por lá, como eles tentam reciclar e reutilizar tudo o que é possível e como ela passa para os filhos essa consciência “verde”. A top model internacional Gisele Bündchen está conquistando cada vez mais admiradores, mas não por causa da sua conhecida beleza, e sim pela atitude como cidadã engajada em causas nobres e atuais. O diferencial (e por isso a moça está arrasando) é que não é jogada de marketing não. Ela realmente é engajada em projetos ecológicos e sociais e quer contribuir para um mundo melhor e mais justo. Um exemplo é a casa supereco friendly que

Segundo a publicação, Gisele disse que gosta do simples e aconchegante, que ela queria morar em uma casa que parecesse um lar, onde pudesse colocar o pé no sofá e descansar! Tom Brady ainda completou dizendo que, como a família dos dois é muito grande, eles construíram um santuário onde todos possam ficar juntos e curtir.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 129

Desde o início a preocupação era fazer uma casa sustentável e usar o máximo de componentes recicláveis, o que de fato conseguiram: 90% do material utilizado na construção da casa é reaproveitado. Além disso, queriam que o uso da energia fosse limpo, por isso a casa conta com grandes janelas que permitem o uso da iluminação natural até o pôr do sol e ainda contam com dois painéis de luz solar gigantes que fornecem toda a eletricidade necessária. A mansão de 1.300 m² em Los Angeles tem seis quartos, cozinha gourmet, biblioteca, ginásio, piscina, lago artificial e custou US$ 20 milhões. É, ainda é caro ser eco-friendly!


130 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 131


132 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Dossiê CORES

VEJA COMO USAR A COR ELEITA PELA PANTONE PARA 2014 Descrita como uma cor cativante e mágica, a Pantone, empresa detentora da paleta de cores mais famosa do mundo, elegeu o radiant orchid (orquídea radiante) como a cor símbolo de 2014. Para a designer de interiores, Flávia Delponte, a nova cor de 2014 tem tudo para cair no gosto do mundo e ser a nova queridinha tanto na decoração quanto na moda. A diretora executiva da Pantone, Leatrice Wiseman falou que enquanto a cor do ano de 2013, o verde esmeralda, serviu como um símbolo de crescimento, renovação e prosperidade, o orquídea radiante chega para intrigar os olhos e despertar a imaginação. “A cor é uma harmonia encantadora entre as nuances do fúcsia, do roxo e do rosa, que inspiram confiança e emanam alegria, amor e saúde”. O orquídea radiante é interessante, observa Flávia, e traz relação com a contemplação, é relaxante e feminina. O tom, que fica entre o fúcsia, roxo, lilás e rosa, é

vibrante e pode ser usado em pintura, adornos e acessórios. Segundo ela, o seu uso é recomendado com cautela, por mais que dê vontade de pintar um cômodo inteiro dessa cor que agrada em cheio o público feminino. “Por ser um tom vibrante, pode se tornar cansativo em pouco tempo”, orienta. A dica para introduzir a orquídea radiante dentro de casa é usá-lo em peças menores e mais fáceis de trocar, um princípio bem comum na decoração de interiores de equilíbrio: base neutra e cores fortes para destaque. Tons neutros como o off-white, cinza e beges são ideais para fazer essa composição. Para os mais ousados, é possível usar recursos como papel de parede ou até mesclar com outras cores e criar um ambiente colorido. Essa dica é mais interessante e funcional em ambientes com pouco uso, como lavabos e corredores ou em detalhes da casa como a porta de entrada e bancadas. Para Flávia, o mais bacana da cor de 2014 é que ela


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 133

pode se apresentar de diversas maneiras. Para espaços comerciais, onde o gosto pessoal não é determinante, o uso da cor mostra uma imagem antenada e ligada às novidades. Já em um projeto residencial, no qual o gosto do cliente é importante ser respeitado, é possível investir em mobiliários e adornos. No quarto feminino, o orquídea radiante pode estampar as quatro paredes. A única recomendação é que o ambiente receba boa iluminação natural, pois mesmo não sendo uma cor fechada, pode pesar. Para um quarto masculino é interessante fazer uso da cor nos acessórios e combinar com cinza, bege, verde ou azul, que são cores geralmente usados na decoração para homens. Na cozinha, a base neutra destaca os utensílios domésticos e

outros acessórios que podem facilmente ser substituídos, como almofadas, banquetas e vasos. Ainda é possível fazer as portas do armário. “Quando se cansar da cor, é só trocar as portas”, observa. Para o banheiro, a ideia é da base neutra mais pontos de cor, como no jogo de toalhas, pois esse ambiente requer claridade e iluminação. No caso do lavabo, por ser um cômodo de uso rápido e pontual, é possível ousar mais. “Com espelhos e iluminação pontual, vai ficar atual e diferenciado”, conclui.


134 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

AZAD ART&DECOR DE CARA NOVA Há exatamente um ano surgia a Azad art&decor: um espaço com uma proposta vintage, misturando história com a ousadia da nossa década. O uso abusivo das misturas e das cores tornou-se a marca registrada da loja, conquistando um público totalmente antenado em moda, arte e decoração. Utilizando o lema de “being normal is boring”, os sócios idealizaram um espaço diferenciado, criando assim uma identidade única com peças exclusivas e descoladas. Esse novo “lifestyle” começou com a criação de objetos assinados pelos próprios sócios, e em seguida se somou à ideia de incentivar os artistas plásticos da região. Hoje o acervo da Azad possui obras com estilos e técnicas totalmente distintas, que vão desde tinta acrílica, aquarela e lápis de cor até fotografia, colagens e grafitti. Além das obras de arte, a Azad indica artesões que fabricam almofadas, luminárias, tapetes e acessórios. Também não podemos deixar de falar da grande parceria com a marca Residual Móveis, uma empresa sustentável que fabrica mobiliário a partir de resíduos de madeira, transformando troncos, raízes e galhos em peças exclusivas, como bases de mesas, bancos escultóricos, tampos e objetos decorativos. Um trabalho único aclamado por arquitetos e designers, seja pela beleza natural das formas orgânicas ou pela consciência ambiental que ele gera. E como a busca pelo inusitado se tornou o combustível dos sócios, neste mês a Azad art&decor inaugura seu mais novo showroom de móveis de design na Praia Brava, em Itajaí. Após um ano de pesquisas para encontrar parceiros exclusivos e com o perfil da loja, a Azad anuncia duas grandes parcerias com as marcas Estúdio Bola e Ecovila Creative Wood.

ESTÚDIO BOLA

ESTÚDIO BOLA


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 135

ECOVILA CREATIVE WOOD A Ecovila é uma empresa que foi concebida com os ideais de reutilização e sustentabilidade, aliada ao desejo de fazer algo que contribuísse para a preservação do meio ambiente de forma efetiva. A empresa desenvolve e produz móveis e objetos a partir de madeiras ecológicas (madeiras de lei de demolições de origem comprovada) e resíduos florestais licenciados. O resgate destes nobres materiais, aliado ao design contemporâneo e à construção quase que artesanal de cada peça, torna os produtos Ecovila absolutamente singulares.

ECOVILA

RESIDUAL

ESTÚDIO BOLA O Estúdio Bola é uma empresa dirigida pelos designers Flavio Borsato e Maurício Lamosa, arquitetos paulistas. Suas criações estão presentes em projetos conceituados e algumas de suas peças já foram premiadas pelo Museu da Casa Brasileira. Gradativamente, o trabalho da dupla se tornou reconhecido internacionalmente pela excelência do seu desenho e pela qualidade dos seus produtos. A pesquisa em tecnologia e matéria-prima está sempre presente em suas peças. Agradável aos olhos, cada produto que leva a assinatura da dupla tem o refinamento de uma grife que aposta no consumo personalizado: “Desenho autoral, simplicidade formal e elegância a todo custo”.

ECOVILA

A Azad propõe um estilo de vida com a alma de seus clientes, no qual o conforto está aliado às experiências de vida, ao que se admira, ao que se completa. A regra é não ter regras. Um espaço onde estampas, cores e texturas caminham juntas, onde o estilo de cada usuário está sempre presente, onde tudo que se deseja convive em perfeita harmonia. Uma loja que valoriza o “handmade”, o sustentável, o design, a arte e a liberdade de expressão, criando uma atmosfera onde a história está presente em cada detalhe. Mais em: www.azad.com.br


136 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

#CompleteSeuDesign

/kiarezailuminacao

ITAPEMA | AV. JOÃO FRANCISCO PIO, 500 | 47 3268 0231 BALNEÁRIO CAMBORIÚ | AV. DO ESTADO, 4243 | 47 3361 5797


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 137


138 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CONSTANTES NO MERCADO DE ILUMINAÇÃO O projeto luminotécnico ganha cada vez mais espaço entre os profissionais “Elegância é liberdade de escolha”. A frase de Philippe Starck, um dos nomes contemporâneos mais ovacionados quando o assunto é design aponta para o atual momento do mercado luminotécnico, em que a variedade e oferta de produtos é constante.“É um mercado que inova diariamente. Temos seis lançamentos por ano no segmento”, destaca Waldir Cury Jr, diretor comercial da Kiareza, loja que é referência quando o assunto é iluminação e tendências. A aposta, que pôde ser conferida em vários ambientes da Casa Cor Santa Catarina, são as lâmpadas com filamentos que não produz calor e com bulbo aparente, ou seja, as clássicas lâmpadas penduradas. Os cabos podem ser coloridos, o que dá um toque ainda mais irreverente ao espaço; as lâmpadas agrupadas, em um nó formando um grande lustre e os modelos variados, de acordo com o bocal escolhido, inclusive, misturando tipos diferentes para criar um efeito visual. É sempre uma opção de iluminação para qualquer estilo de decoração: contemporânea, rústica, industrial, vintage e minimalista. O que se percebe é que à medida que o futuro do design de luminárias avança rumo as propostas ecológicas para lâmpadas fluorescentes (nem sempre interessantes), o mercado está nostálgico. E, a bola da vez são os bulbos incandescentes projetados com base nas boas e velhas lâmpadas com as quais todos crescemos, preservando uma atmosfera que é a cara do início do século 20. Delicados fios de luz preenchem o interior de vidro da peça, proporcionando uma acolhedora e calorosa ilu-

POLLYANNA CURY, WALDIR CURY JR. E LUANA RIZZINI

minação. As aplicações, como antigamente, podem ser as mais diversas: lustres, luminárias de piso ou teto. Enfim, vai da criatividade. Elas ficam bem até (ou principalmente) sozinhas, sem luminária nenhuma. Clássico Mas a maior procura ainda é pelos lustres clássicos de cristal, com bastante brilho, luz e que ostentam uma aura glamourosa. Eles podem ganhar diversos tons e formatos clássicos ou inusitados e ao contrário do que parece, nem sempre são os mais caros. O que vai ditar o valor são os materias usados. Por exemplo, um modelo de tamanho médio pode passar de R$ 2,5 mil para mais de R$ 100 mil, se o cliente optar por cristais Swarovsky com aparência e brilho de diamante. Para Waldir, um bom projeto luminotécnico pode abocanhar de 5 a 10% do custo envolvido no projeto arquitetônico. Ou seja, um orçamento relativamente baixo


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 139

Iluminação

dentre os valores que envolvem todos os móveis planejados, mobiliário solto, gesso, revestimentos, louças e metais. Mas apesar de estar mudando essa mentalidade, ainda são poucos os profissionais que valorizam a iluminação dentro do seu projeto. “A luz mexe com toda a química do corpo. Quando você chega em um ambiente e se sente bem, confortável, pode ter certeza que a sensação está ligada a iluminação do ambiente”, diz Waldir, que junto com as irmãs Pollyanna Cury, diretora de Compras, e Luana Rizzini, diretora financeira, conduz as lojas da marca em Balneário Camboriú e em Itapema. O fato é que iluminação de um ambiente é o ponto-chave de qualquer projeto. Fazer a escolha correta valoriza os espaços, como explica Waldir. “As luzes têm papel fundamental na arquitetura e na decoração”, conclui ele.


140 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Wish LIST

Os lustres com o cristal de rocha (quartzo) é uma exclusividade brasileira. O cristal de rocha está em alta entre os demais cristais. A Aver Metais, que fabrica esses lustres, costuma produzir suas peças com folheação à ouro, prata etc. São peças exclusivas onde o cliente pode alterar cores, formatos, enfim, personalizar!

Pendente Taraxacumaraxacum, da marca italiana Flos tem design de Achille Castiglioni. O lustre é um projeto de culto a suspensão moderna e atemporal, um verdadeiro clássico da iluminação contemporânea. É totalmente feito em aço inoxidável e suas lâmpadas são produzidas especificamente para este produto. É uma peça que chega ao mercado nacional com custo superior a R$ 50 mil. Seu desenho foi inspirado no formato da planta Dente de Leão.

A luminária Graffiti, da norte-americana Littman Lighting, foi pensada para “ter movimento” e inspirada nas labaredas. Feita de aço polido ou escovado e com pontos de luz envoltos em vidro grosso, a peça estava presente no ambiente da arquiteta Daniela Vieira, na Casa Cor Santa Catarina.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 141

Do designer Bertjan Pot para a Moooi, a Random Light é um globo feito de resina. O lustre fez parte do ambiente “This is a box” da arquiteta Vanessa Larré criado para a Casa Cor Santa Catarina.


142 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

A COZINHA É O NOVO LIVING DA CASA Na edição deste ano explora a percepção de uso do ambiente A Eurocucina, espaço exclusivo dedicado ao segmento de cozinhas durante o Salão do Móvel de Milão 2014, sempre rende um capítulo à parte. A equipe do Anuário CASA esteve na feira e trouxe algumas novidades e tendências em cozinhas e seus utensílios observados por lá. O setor de cozinhas ocupa uma área total de mais de 25 mil m², em quatro pavilhões, com 130 expositores italianos e de outras partes do mundo, que apresentam as últimas tendências em mobiliário de cozinhas. Algumas das marcas reconhecidas vistas por lá são: a Alno, Cesar, Da Alno, Dada, Mobalpa, Pedini, Schiffini, Valcucine, entre outras. Para a 20ª edição, os fabricantes investiram em materiais especiais, alta tecnologia e design de ponta. Com armários que possibilitam esconder os eletrodomésticos, bancadas móveis, coifas esculturais, entre outras atrações, as novas cozinhas não precisam mais ser um ambiente fechado, isolado, pelo contrário, estão completamente integradas. Há opções para todos gostos e estilos, agradando quem gosta do rústico, do moderno, ou do clean. Na linha de materiais, destaque ainda para a transparência e materiais densos, como a cerâmica, e também para peças porosas, como cortiça e concreto. O metal também aparece com muita força, com grande


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 143

Cozinhas

A LINHA N, DA MARCA NOBÍLIA, OFERECE UM TOTAL DE 13 FRENTES CONTEMPORÂNEOS E FINAMENTE TRABALHADAS, BEM COMO CERCA DE 500 TIPOS DIFERENTES DE UNIDADES. ESSE MODELO PERMITE GRANDE VARIEDADE DE COMBINAÇÃO DE ACORDO COM O PROJETO OU GOSTO DO CLIENTE. PERMITE ADAPTAÇÕES DE TAMANHOS DE PORTAS, POR EXEMPLO, COM COMBINAÇÕES DE GELADEIRA E FREEZER.


144 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

DETALHES DAS COZINHAS NOBILIA

COOCKTOPS BORA

destaque para o cobre, em tons de rosa e violeta, ou oxidado. A cozinha do futuro mistura simplicidade, calor, inovação e tecnologia. O ambiente é cada vez mais integrado à sala, através de eletrodomésticos embutidos e armários revestidos com desenhos artísticos. Sofisticação e luxo em dobradiças em couro, sistemas inovadores de abertura de portas ou freios de gaveta, entre outros. Algumas tendências percebidas na feira são: os módulos de funções separadas ou unidas em sistemas de ilhas, que tornam o

espaço mais flexível. Um dos destaques foi o design dos produtos da BORA, com ventilação GmbH: um sistema patenteado de sucção, cujo o cooktop puxa os vapores para baixo. No geral, muito uso de cores primárias pontuando os ambientes e a consagração da madeira e pedras. Em um movimento que já vinha acontecendo, a cozinha ganha cada vez mais espaço e importância dentro dos projetos residenciais e até comerciais, integrando os ambientes.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 145

Sua casa, com a qualidade que você merece


146 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

AS CORES AFETAM O NOSSO HUMOR. A INTERAÇÃO ENTRE ELAS, AS FORMAS E OS MATERIAIS FORMAM UM CAMPO AMPLO PARA A INSPIRAÇÃO E CRIATIVIDADE, ESPECIALMENTE NA COZINHA. ESTE PROJETO, DA NOBILIA, BRINCA COM CONTRASTES E CORES COORDENADAS EM TONS SÓLIDOS E CONTEMPORÂNEOS. DESTAQUE PARA A MESA EMBUTIDA QUE, COM UM MOVIMENTO SIMPLES, TRANSFORMA-SE EM UMA PEQUENA MESA DE JANTAR OU EM UMA SUPERFÍCIE DE TRABALHO ADICIONAL. IDEAL PARA PEQUENOS ESPAÇOS.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 147

WWW.MUNDOANIMALPRESENTES.COM.BR


148 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

EM PINHO NÁUTICO E UTILIZANDO MUITA ILUMINAÇÃO, ESSA COZINHA DA NOBILIA ENCANTA PELO SEU DESIGN CLEAN E CONTEMPORÂNEO.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 149

ARMANI/DADA Giorgio Armani, em colaboração com a grife de cozinhas Dada, apresentou uma cozinha superclean, com pedras, tons de cinza e ausência de acessórios. Um desenho austero, com acabamento fino e linhas limpas. A área de trabalho do espaço pode ser perfeitamente escondida atrás de portas para criar “um ambiente discreto”, dando a impressão de que não há cozinha. A elegância dos folheados de madeira, vidro e tecidos metálicos refletem a estética Armani. Quando aberta, a cozinha revela uma geladeira, freezers, lava-louças, fornos a vapor e standard, fogão à gás e uma adega.


150 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

A LINHA TIFFANY, PROJETADA POR GIANPIERO SCOPIGNO PARA A MARCA RASTELLI, É UMA INTERPRETAÇÃO DE VANGUARDA DO ESTILO CLÁSSICO CONTEMPORÂNEO. COM LACA MATE NAS PORTAS, ACABAMENTOS EM OURO E PRATA, PUXADORES CROMADOS E MÁRMORES PUROS, A COLEÇÃO POSSUI UM ESTILO ATEMPORAL.

A LINHA PRINCESS, DA CASTEGNA CUCINE, É CARACTERIZADA POR SEU DESIGN CLEAN E ELEGANTE. É COMPOSTA DE MADEIRA DE CARVALHO LAQUEADA NA COR BRANCA E COM ALGUNS DETALHES NA COR DA MADEIRA ORIGINAL; E PROJETADA PARA ESCONDER OS ELETRODOMÉSTICOS E SE INTEGRAR COM O LIVING.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 151

A COLEÇÃO NATURA, DA CASTEGNA CUCINE, PROPÕE INTEGRAÇÃO ENTRE TERRA E HOMEM, EM UM ESPAÇO QUE POSSA SER APROVEITADO POR TODA A FAMÍLIA. A MADEIRA DE CARVALHO É O GRANDE FOCO, COMBINADA COM FERRO, MÁRMORE E ELEMENTOS EM TONS TERRAIS.


152 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 153


154 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Banheiros

BANHEIROS CONTEMPORÂNEOS QUE SÃO VERDADEIROS CONVITES AO RELAXAMENTO Materiais naturais, luxuosos e tecnológicos inovam e imprimem sofisticação aos ambientes O fato é que os materiais naturais estão em destaque e isso se estende aos banheiros. A 5ª edição do Salão Internacional do Banho, que acontece junto com o Salone Del Mobile de Milano, demonstrou que os banheiros passaram por uma das maiores evoluções ao longo dos últimos anos, saindo de um espaço privado para um “retiro” de relaxamento e bem-estar físico. Na Casa Cor Santa Catarina, esse espaço também aparece com destaque no Espaço Deca, assinado pela dupla Maurício Christen e Cláudio Schramm e no ambiente, como a Suíte do Casal, da 8B Arquitetura, o banheiro também esbanja luxo e conforto,

mais parecendo um spa. Muita pedra combinada com elementos naturais como plantas e madeira. Outra tendência observada é a área de banho, sem box e bastante exposta. Nos banheiros que a Ideagroup apresentou em Milão, isso também pôde ser observado, com muito vidro que “descortina” o ambiente e traz a iluminação natural para um espaço que sempre foi muito reservado. Dando continuidade a um movimento iniciado há alguns anos, os banheiros ganham ainda mais espaço e tecnologia aliada ao ambiente de banho e relax.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 155

NYU POR AQUA: A LINGUAGEM DA CRIATIVIDADE NYU é o nome da mais recente coleção de banheiro mobiliário Aqua, apresentada pela Ideagroup. Esta coleção modular mostrada em Milão tem um estilo atemporal, elegante e é caracterizada por detalhes aerodinâmicos, bons materiais e acabamento artesanal que agrada aos olhos e ao toque. A filosofia de design pode ser descrita como minimalista, sem deixar de lado o luxo o conforto, as proporções e a elegância. Com linhas e espessuras que celebram o moderno e o atemporal, a coleção NYU mostra uma combinação equilibrada de artesanato e fabricação industrial, mobilidade e acessibilidade. O acabamento artesanal é o diferencial desta coleção. O processamento de alta pressão faz com que o topo das bancadas seja impermeável, estável, robusto e resistente à luz, ao calor e à umidade.

MINIMALISTA, SOFISTICADO E DESIGN ARTESANAL SÃO PALAVRAS CHAVES PARA DESCREVER A LINHA NYU DA AQUA QUE A IDEAGROUP APRESENTOU EM MILÃO, NA FEIRA INTERNACIONAL DO BANHO.


156 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

CUBIK POR IDEA: ESTILO DE VIDA CONTEMPORÂNEO Um banheiro com soluções que revelam uma nova abordagem estética e resgatam a beleza contemporânea é o conceito que a Ideagroup trouxe para a coleção Cubik - principal linha de mobiliário da marca. Renovada, com notáveis detalhes tecnológicos e estéticos, a nova linha da Ideagroup celebra as exigências da vida moderna, em que o projeto deve andar de mãos dadas com o conforto e a beleza, mas também ser funcional e usar materiais práticos para o dia a dia. A Cubik introduz dois importantes acabamentos naturais que são o resultado da atenção meticulosa aos detalhes artesanais. Acabamentos e tipos de madeira

A LINHA CUBIK, DA IDEAGROUP, TROUXE UMA COLEÇÃO CONTEMPORÂNEA BASEADA EM CONCEITOS SUSTENTÁVEIS E FUNCIONAIS, SEM DEIXAR DE LADO O DESIGN E A SOFISTICAÇÃO.

A principal novidade da coleção Cubik reside na combinação de acabamentos tecnológicos e naturais: o casamento ideal entre a sustentabilidade e a qualidade da matéria-prima. Os acabamentos em madeira encarnam o compromisso da Ideagroup com o artesanato, através do uso de uma gama de materiais certificados e garantidos. A coleção Cubik também usa lavatórios de cerâmica no balcão acima e versões semiembutidas como uma alternativa para as versões integradas.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 157

A SALA DE BANHO DA SUÍTE DO CASAL, QUE A 8B ARQUITETURA & GESTÃO CRIOU PARA A CASA COR SC, NA PRAIA BRAVA, FOI DIVIDIDA ENTRE OS ESPAÇOS “DELE” E “DELA,” PROPORCIONANDO MAIOR PRIVACIDADE AOS MOMENTOS ÍNTIMOS DO CASAL, COM VASOS, CHUVEIROS E CUBAS INDIVIDUAIS. A BANHEIRA MARCA O PONTO DE ENCONTRO ENTRE OS ESPAÇOS. OS CHUVEIROS (ABERTOS, SEM BOX, UMA TENDÊNCIA NA MOSTRA) COM CASCATA E DUCHAS MULTIPONTO OFERECEM UM BANHO RELAXANTE ATÉ MESMO SENTADO. AS BANCADAS ESPAÇOSAS COMPÕEM O CLOSET DO CASAL, ESCONDIDO ATRÁS DE ESPELHOS.


158 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

GALERIA DECA & SALA DE BANHO Dos 89 m² do ambiente Galeria Deca & Sala de Banho, 40m² estão reservados para a Galeria Deca, que tem o formato de um grande corredor onde estão dispostos os lançamentos e produtos da marca. Mauricio Christen e Cláudio Schramm que assinam o espaço para a Casa Cor Santa Catarina, conseguiram dar um ar de lounge para esse ambiente com forte apelo comercial através do mix de objetos e livros de design com a exposição de metais e louças. Mas o grande destaque é a Sala de Banho que traz os lançamentos da Deca, como a linha de metais Dot, de um design inovador e as louças da linha Wish. Os dois chuveiros de teto da linha Twin Spa, que ficam no grande box da sala de banho, são os ícones desse conceito de banheiro contemporâneo. O box é todo revestido com cerâmica Portobello Cobogó Indigo, de um azul diferenciado. Em ambiente porcelanato 90x90 Portobello City Fendi, um clássico atemporal, tanto na moda quanto no décor. Com pé direito alto em todo o ambiente, a estrutura de concreto do teto fica aparente e recebeu pinceladas da tinta Submarine da Renner. Definitivamente, um espaço criado para o relaxamento e o bem-estar!

NO ESPAÇO DECA, DE MAURICIO CHRISTEN E CLÁUDIO SCHRAMM, A MARCA REVELA NOVIDADES COMO O CHUVEIRO EMBUTIDO QUE POSSUI DESIGN MINIMALISTA


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 159


160 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Quartos infantis

BRUNA XIMENES E ANDRÉ LEITE

MOSTRA Q&E BEBÊ APONTA TENDÊNCIAS 13 ambientes assinados mostram as novidades na decoração infantil Referência quando o tema é decoração infantil, a Mostra Q&E Bebê 2014, apresenta as principais tendências em 13 ambientes exclusivos, assinados por renomados arquitetos e designers de interiores.“O objetivo da mostra é destacar a importância de manter o conceito infantil na idealização dos quartos e espaços para brincar, mas de uma maneira moderna, prática e funcional”, ressalta a empresária Gabriela Cenacchi, organizadora da mostra e proprietária da Q&E Bebê. Os ambientes lúdicos são importantes para o desenvolvimento da criança e por isso, é fundamental a participação de profissionais no planejamento desses espaços, que

são desenvolvidos para atender as necessidades não só da criança, mas de toda a família. A Mostra acontece na sede da Q&E Bebê, situada na Al. Gabriel Monteiro da Silva, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Os projetos ficam expostos até fevereiro de 2015. O Anuário CASA escolheu seis desses espaços assinados pelos profissionais. Confira: Marta Calasans apresenta o quarto “Bebê Provence” para os papais que ainda não sabem o sexo do bebê. A proposta de um quarto clássico e neutro, reúne tons pasteis - off-white, brise e amarelo aguado – que se contrapõem


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 161

MARINA LINHARES

com pequenos detalhes em cores mais fortes. Madeira laqueada, algodão, linha e seda, bem como a palha, são alguns dos materiais utilizados no ambiente. Marina Linhares, designer de interiores, criou o “Quarto da bagunça”, misturando madeira e cores, dando um ar divertido ao ambiente. A cama, em formato de tenda, pode ser usada em um quarto ou sala de brinquedos, em uma casa de campo ou em um apartamento na capital. O universo lúdico foi projetado para crianças de todas as idades. Já o “Quartinho da Rafa” é para meninas descoladas, criativas e vaidosas. Seja para receber as amigas, ou para passar o dia lendo um livro, pintando e brincando. Um espaço lúdico e alegre. Assim se autodefine, o espaço de Paula Gambier na Mostra 2014. O diferencial do ambiente é a integração entre o quarto MARTA CALASANS


162 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

e a brinquedoteca, que é saudável para a criança e prático para os pais. Cores intensas, como o verde bandeira e o floral de estampa grande, ganham destaque como tendências para a decoração.

CAROLINA HIRT

Ainda para as meninas, a arquiteta Carolina Hirt cria um ambiente aconchegante e atual, mas sem perder as características de um quarto de bebê. Tecido na parede, formas retas e tons fortes, como o laranja, saem do convencional e dão o ar de modernidade. Com tons de bege, branco e azul claro, as arquitetas Mara Chap Chap e Ni Barreto mantêm as cores clássicas, de uma forma elegante e simples. Luzes de led, tendência na decoração contemporânea, foram inseridas no projeto, que ganha papel de parede com desenhos de balão. Esse é o clássico “quarto de menino”.

MARA CHAP CHAP E NÍ BARRETO

Por fim, Bruna Ximenes e André Leite criam um dormitório para dois meninos modernos. A proposta foi desenvolver um ambiente funcional e prático, que fosse ao mesmo tempo acolhedor e descontraído. O uso de tons neutros, grafismos com cores vibrantes e formas geométricas, imprimem design e modernidade. Os materiais mais utilizados foram: papel de parede, tecidos e um grande tapete em nylon.

PAULA GAMBIER


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 163


164 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Varanda

THE ROOF, NO HOTEL MAJESTIC, TEM O TERRAÇO MAIS BADALADO DE SC Com projeto de João Armentando, o espaço privilegia a vista de Florianópolis Uma vista de perder o fôlego, que no entardecer ganha nuances rosadas ou alaranjadas que roubam a cena. Esse é o cenário da cobertura do Hotel Majestic e do The Roof, exclusive lounge bar com capacidade reduzida de 300 pessoas selecionadas a dedo. Inspirado nos roof tops da cidade de New York, o local impacta pela vista e pela decoração assinada por João Armentano, que dispensa apresentações. Em um espaço de 300 metros quadrados, ele criou 11 lounges que comportam 20 pessoas cada e um terraço que acomoda 50. Detalhes como sofás e poltronas de couro e um lustre complementam o cenário luxuoso. Para a varanda, os móveis escolhidos foram da Mac Móveis para a Via Artística, loja referência em móveis de design de Balneário Camboriú. As banquetas Tidra com estrutura de alumínio, a poltrona Cecin de fibra sintética e as mesas da linha Estarvim, todas de madeira Cumarú, certificada pelo Ibama, são os móveis “highlight” para esse ambiente que tem como estrela principal a vista exuberante para a orla da capital catarinense.

Sobre o The Roof, explica um dos sócios, Peter Ungaretti: “Aqui é como se fosse um clube. Há clientes que frequentam sempre e têm lounge semanal. É bem exclusivo e fechado”, descreve ele, que divide a sociedade da casa noturna com Rodrigo Daux. O público-alvo são jovens de 25 a 35 anos. Porém, ter a conta recheada não basta para ter acesso à casa. Listas são feitas durante a semana e a preferência é dada para clientes e pessoas indicadas por eles. Anexo ao The Roof, o Black Sheep, restaurante do chef Emerson Kim, traduz uma culinária japonesa com conceito da cozinha fusion, integrando elementos de outras culturas ao cardápio de peixes. Em um ambiente reservado, o salão possui oito mesas e recebe até 35 pessoas. Atualmente, para conseguir jantar ali, a lista de espera é de uma semana. Kim é mundialmente conhecido por ter sido durante seis anos head chef do Nobu, famosa cadeia de restaurante japonês. Quem assina o layout de interiores com João Armentano, de São Paulo, é Helena Rocha, de Santa Catarina.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 165

TENDÊNCIAS E CRESCIMENTO Não é de hoje que as varandas em casas e apartamentos estão ganhando mais o espaço de lazer do que as antigas salas de estar e jantar. A expansão deste segmento e o aumento pela procura de móveis para as áreas externas sáo resultados da inauguração de condomínios de alto padrão. As áreas externas estão em alta ,conjugadas com espaços gourmet e lounges com sófas, poltronas e demais produtos específicos para esses ambientes, como mostrou o projeto do The Roof. Rafael Nowascky, diretor comercial da loja Via Artística, falou um pouco para o Anuário CASA sobre as tendências para mobiliário de área externa.

QUAIS AS TENDÊNCIAS E NOVIDADES PARA AS ÁREAS EXTERNAS? A tendência, quando se fala em mobiliário outdoor são os produtos de alta resistência, associados à qualidade e que demandem pouca manutenção.

QUAIS OS TIPOS DE MATERIAIS QUE ESTÃO SENDO USADOS? Basicamente, o alumínio, fibras sintéticas com proteção UV, madeira Cumarú, slin importado da Itália e tecidos especiais para áreas externas.

QUAL O MOBILIÁRIO IDEAL PARA ESSA ÁREA? Existem dois tipos de áreas externas que devemos considerar na hora da escolha do mobiliário. Um deles se refere a varandas totalmente abertas, aonde os móveis recebem sol e chuva de forma permanente. Nesses casos sugerimos o mobiliário da Mac Móveis sem tecido e sem espuma, focando nas opções que propiciam conforto através da fibra sintética e do slin. Outra situação diz respeito às varandas semiabertas onde o sol e a chuva não agem com tanta intensidade sobre os móveis. Nesses casos, já podemos ampliar as opções e associar o que fica melhor com base no tamanho do espaço.


166 ANUĂ RIO CASA BEM-ESTAR

plantas GUIA DE

Como ter a sua horta caseira e quais as plantas internas ideais


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 167

+ AMBIENTE ADEQUADO + PLANTAS DE QUALIDADE + AMOR (CUIDADO) = SUCESSO! FOTO: GENEVIÈVE BERNARDONI

drenar o excesso de água. O crescimento da planta vai depender da altura do vaso e da posição da floreira. Para uma horta básica de temperos, a sugestão dela é cultivar manjericão, alecrim, salsão e hortelã. Na sequência, capim cidreira e boldo. No jardim, no beiral da janela ou em um vasinho: não importa! Temperar a comida com ervas colhidas na sua casa não tem preço. Mas, para montar uma “hortinha”caseira e ter sucesso, segundo Juliana Naschenweng, sócia-proprietária da floricultura L`Art du Vert, é preciso alguns ingredientes. A equação seria a seguinte: ambiente adequado (com ventilação e iluminação natural) + plantas de qualidade + amor (cuidado) = sucesso! Não dá para esquecer que plantas são seres vivos (sim, muita gente esquece de alimentá-las), que precisam sempre de água e de alguns momentos de sol (parece até a gente). Portanto, a luminosidade e o tratamento adequado são a melhor receita. Para apartamentos pequenos, ela sugere uma floreira cimentícia, plástica ou cerâmica para colocar os vasos de ervas, temperos e até as flores separadamente, para que os sabores não se misturem, nem as raízes. Em lojas especializadas, você pode comprar os potes de 6 a 15 cm de diâmetro e na altura adequada, já com terra, e posicionar várias tipos na floreira. Esses vasos devem ter um furo no fundo que possibilita

Para o último item, mas não menos importante, o amor, vale o cuidado. Observar a quantidade de água é essencial (água demais é tão prejudicial, quanto a falta dela). “O ideal é molhar a horta sempre pela manhã ou ao pôr do sol. Uma forma simples de analisar a água é apalpar a terra com o dedo e verificar se está úmida. Um copo de água no verão para cada planta e meio copo a cada 2 dias fora dessa estação é o suficiente”, orienta.


168 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

PLANTAS E FLORES PARA AMBIENTES INTERNOS É incontestável a beleza e vida que as plantas imprimem ao ambiente, além de benefícios à nossa saúde. Elas renovam as energias estagnadas no ambiente, melhoram nosso estado de espírito e pelo processo físico-químico da fotossíntese melhoram o ar que respiramos. A verdade é que em contato com a natureza, com o verde, o ser humano é mais feliz. Mas cultivar plantas dentro de casa requer alguns cuidados na escolha da espécie, uma vez que nem todas se adaptam. Juliana explica que existem dois tipos de flores e plantas: as de corte ou as plantadas. As flores de corte duram menos tempo, pois ficam em exposição de cinco a 12 dias em recipientes com água como vasos, ânforas e peças decorativas. “A durabilidade se dá em função do local onde são colocadas. O ideal é estarem em ambiente com ventilação natural e incidência de luminosidade. Algumas plantas são mais sensíveis que outras ao sol, ao calor e aos ambientes com ar refrigerado intenso”, aponta ela. No mercado existem conservantes em pequenos envelopes que ajudam na nutrição da flor de corte e a fazem durar mais. Uma dica importante é a troca de água, se possível diariamente ou no máximo a cada dois dias, e de preferência que ela seja mais fria que a natural. “Um conservante natural é uma pequena dose de água sanitária dentro do vaso. Também é importante cortar cerca de 2,5 a 3,0 centímetros do caule quando trocar a água, sempre na diagonal, permitindo que a água alcance as flores com mais facilidade”, ensina.


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 169

Algumas flores de corte da nossa estação que podem ser expostas de cinco a 15 dias em ambientes como salas são as astromélias, rosas, lírios, antúrios, gypsofila (mosquitinho), cravos, áster, rainha margarida, boca de leão, celósias e pinóquio. Flores mais sensíveis a estação e ao calor em geral são as hortênsias, as peônias, as camélias e as tulipas. É importante verificar que algumas espécies de flores como os lírios brancos, os narcisos e os cravos têm perfumes intensos e também podem ser uma ameaça aos alérgicos e não se recomenda utilizar em dormitórios e locais sem ventilação natural diária.

FOTOS: REPRODUÇÃO

As plantadas têm maior durabilidade e chegam a ficar floridas por até três meses. Para sua manutenção é preciso retirar pétalas e folhas que comecem a morrer e dar a quantidade adequada de água. Outro ponto é o replantio após a sua floração; de preferência colocar a raiz na terra virgem e com nutrição adequada. Alguns tipos de flores e folhagens para ambientes internos seriam as orquídeas, violetas, algumas espécies de palmeiras, zamioculcas, espécies de suculentas (rosa da pedra e cactos), pleomele, lanças de São Jorge e espada de Ogum.


170 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR


ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR 171

A Cassol ajuda a realizar.

O maior centerlar do sul do Brasil tem tudo para você construir, reformar e decorar, num só lugar. Rio Grande do Sul • Santa Catarina • Paraná

Você imagina, a gente tem.


172 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

Anuário Casa 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you