Issuu on Google+

guia para manutenção eficiente de carpete

1

seleção

2

3

planejamento

limpeza

manchas

SAC 0800 123556 www.beltech.com.br

shaw contract group

4


1

~

step

O ponto de partida para um programa eficiente de manutenção é a seleção do produto que atenda suas necessidade específicas. Nenhum fator isolado indica a performance do carpete. Vários aspectos devem ser considerados. (vide verso) É importante entender que os atributos do carpete escolhido devem refletir as necessidades do espaço onde será utilizado. Os distribuidores autorizados Shaw Contract Group vão ajudá-lo a escolher o melhor produto para o seu projeto. Além disso a garantia do produto escolhido deve assegurar que o seu investimento está protegido,

shaw contract group


1 seleção

step

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:

o Tipo de fibra: As fibras mais utilizadas são nylon, polipropileno poliester e lã. Enquanto cada uma delas é apropriada para determinadas utilizações, o nylon, por sua performance e durabilidade é a fibra mais utilizada em carpetes para instalações comercias.

o Construção da fibra: Variações na construção da fibras de nylon incluem método de processamento do fio, tensão, resistência e denier (tamanho da fibra) determinam uma performance melhor. o Tipo de tingimento:Diz respeito a forma como a cor é adicionada ao fio. Produtos Solution Dyed não perdem a cor mesmo quando submetidos a processos agressivos de limpeza, e fios tintos possibilitam maior variação de cor que ajuda a esconder a sujeira.

o Cor e desenho: A escolha da cor e da padronagem vão além da questão estética e tem grande impacto na retenção da aparência durante a vida útil do carpete e na redução dos custos de manutenção. Cores escuras e as similares ao pó na região da instalação, assim como carpetes desenhados e multicoloridos ajudam a esconder a sujeira.

o Tipo de base: A base do carpete é responsável por vários atributos na performance do carpete, tais como facilidade de emenda, coesão do sistema, ancoragem das fibras, proteção contra umidade, propriedades anti-microbiais e conforto. A escolha da base correta de acordo com as necessidades específicas de cada projeto, facilitam a manutenção, proporcionam maior retenção da aparência e oferecem garantia mais adequada.

o Instalação: Tão importante quanto a seleção correta do carpete é a escolha de profissionais qualificados, que conheçam os métodos de instalação, ferramentas, adesivos adequados a cada tipo de produto. Instalação correta assegura a performance do seu carpete.

o Manutenção:

Manutenção é o ponto crítico para otimizar a performance do carpete. Manutenção preventiva em conjunto com um bom planejamento do programa de manutenção e agilidade na solução de imprevistos são pontos cruciais para proteção do seu investimento em carpete.


2

step

Planejando para performance O planejamento do programa de manutenção do carpete deve ser considerado como parte do processo de compra. Caso não seja feita uma manutenção adequada, a aparência do carpete será prejudicada reduzindo sua vida útil e aumentado seu custo a longo prazo. Manutenção preventiva e implementação de um cronograma de limpeza eficiente são os componentes básicos para alcançar bons resultados

shaw contract group


2

step

planejamento

: Manutenção preventiva: Evitar que a sujeira entre em o um ambiente e se espalhe pelo carpete com certeza aumentará a vida útil do carpete. Custa muito mais retirar a sujeira do carpete do que prevenir que ela entre em um ambiente. Eis aqui algumas estratégias para atingir esse objetivo: Mantenha as áreas externas limpas: Calçadas, corredores de entrada, garagens devem ser varridos diariamente a fim de diminuir a quantidade de sujeira que entra no ambiente. Use barreiras de sujeira nas entradas: Um carpete em placa apropriado (walk-off tiles) devem ser instalados nas entradas e nas áreas de transição entre piso frio e o carpete. Utilize um carpete em placa com uma textura grossa que possibilite a retirada da sujeira acumulada nas solas dos sapatos e que absorva a umidade.

o Cronograma de manutenção: A manutenção do carpete deve ser realizada de acordo com um cronograma pré-estabelecido e não um conjunto de ações aleatórias. Esse cronograma deve ser desenvolvido levando em consideração o tipo de tráfego e de sujeira em cada área. Identificando padrões de tráfego: Avaliando o layout do edifício, a circulação e as atividades desenvolvidas nos diversos ambientes é possível identificar os padrões de tráfego no edifício. Geralmente, escritórios privados têm tráfego leve; corredores internos, salas de reunião e de aula têm tráfego médio; entradas, corredores principais,áreas abertas e recepções têm tráfego intenso. Aeroportos e entrada s de espaços públicos tais como hospitais, shopping centers e teatros são considerados tráfego severo. Estabelecendo um programa de manutenção: A frequência e os métodos de limpeza a serem utilizados devem ter como base as informações contidas na próxima página


2

step

tráfego leve

planejamento

tráfego médio

tráfego intenso

manutenção sugerida por padrão de tráfego: REMOÇÃO

EXTRAÇÃO COM

MANCHAS

ÁGUA QUENTE

2+ vezes por semana

sempre que necessário

1 vez por ano

médio -estações de trabalho -halls internos -salas de reunião -sala de aula

1+ vezes por dia

sempre que necessário

2 vezes por ano

intenso -halls de entrada -halls de elevadores -corredores -salas de convivência -áreas abertas -salas de espera

1+ vezes por dia

sempre que necessário

4 vezes por ano

1+ vezes por dia

sempre que necessário

12 vezes por ano

PADRÃO DE TRÁFEGO

ASPIRAÇÃO

leve -escritórios privados -cubículos

severo -entradas externas -cafeterias -corredores de shopping centers -aeroportos -saguões debancos áreas sujeitas a tráfego severo requerem atenção especial


2

step

planejamento

importância do planejamento MANUTENÇÃO INADEQUADA X DESGASTE DO CARPETE aparência do carpete

1 ano

novo

100% 90%

bom

80% 70%

regular

60% 50%

ruim

40%

troca necessária

30%

2 anos

3 anos

4 anos

5 anos

LAVAGEM EM INTERVALOS REGULARES X DESGASTE DO CARPETE aparência do carpete

1 ano

novo

100% 90%

bom

80% 70%

regular

60% 50%

ruim

40%

troca necessária

30%

2 anos

3 anos

4 anos

5 anos


3

z

step

Elaborado o programa de manutenção, o próximo passo é implementá-lo. Na próxima página você encontrará informações sobre os métodos de limpeza recomendados e as diretrizes para a sua utilização.

shaw contract group


3 limpeza

step

o Aspiração:

A medida mais eficiente para aumentar a vida útil do carpete, reter a aparência e mantê-lo sempre limpo é a aspiração diária. O uso do aspirador garante que a sujeira não penetre profundamente no carpete reduzindo assim o custo de limpeza. Igualmente importante é o tipo de aspirador empregado, use sempre um aspirador de pó profissional desenvolvido para carpetes.

o Manutenção entre lavagens :

Alguns cuidados no dia a dia podem reduzir a periodicidade das lavagens profissionais (extração com água quente) e renovar a aparência do carpete.

Limpadores de baixa umidade: Produtos eficientes de limpeza com baixa umidade melhoram a aparência do carpete e a sua utilização demandam pouco tempo tanto para aplicação quanto para a secagem. O produto R2Xtra, ou qualquer outro produto similar certificado pelo fabricante, podem ser utilizados para remoção de mancha. A área não deve ser utilizada até que o produto esteja seco (cerca de 15 min). Recomenda-se a aspiração da área para remoção dos resíduos do produto. Outros métodos, tais como Bonnet, propiciam melhora temporária na aparência do carpete mas podem danificar as fibras do carpete. A Shaw não recomenda a utilização de Bonnet.

o Extração com água quente: Lavagens com água quente e extração removem toda a sujeira oleosa que o aspirador não consegue remover. A frequência dessaslavagens deve ser determinada no programa de manutenção. Se o carpete ficar sujo entre as lavagens programadas, o intervalo entre elas deverá ser reduzido. Determinadas áreas podem necessitar lavagens mais frequentes.

Passo a Passo: 1. Aspire toda a área com um aspirador profissional. 2. Use produtos de limpeza certificado pelo CRI - Carpet and Rugs Institute (Seal of Approval Program). ww.carpet-rug.org 3. Deixe o produto agir por pelo menos 15 minutos. 4. Utilize um equipamento que use ar comprimido para lançar a água em altas temperatura e velocidade, de forma a penetram em cada fibra do carpete, e que possua uma extratora de alto poder de sucção para que o carpete não fique encharcado. 5. Use ventiladores para reduzir o tempo de secagem e libere a área para uso somente depois da secagem completa. • Não use produtos de limpeza que contenham partículas fluorescentes ou tratamentos a base de silicone para proteção contra sujeira.


4

step

Manchas decorrente de derramamento de líquidos e sólidos representam um grande problema para a manutenção do carpete. Como manchas e acidente a idéia é agir imediatamente. Em geral, resíduos sólidos devem cuidadosamente ser removidos com uma colher ou espátula de bordas lisas e líquidos devem ser absorvidos com pano limpo ou toalha de papel. Trabalhe sempre partindo das bordas para o centro da mancha. Em seguida aplique R2Xtra, ou outro produto certificado pelo CRI Seal of Approval Program, sobre a área afetada. Emulsione com uma escova de cerdas macias (sem esfregar) e deixe o produto agir por pelo menos 10 minutos. Depois de seco, aspire para remover os resíduos. Para alguns tipos de mancha, tais como graxa e líquidos viscosos, pode haver necessidade de uma limpeza com um extrator portátil. Se a mancha não sair entreem contato com um profissional especializado ou siga as recomendações das próximas páginas.

shaw contract group


4 remoção de manchas

step

Adesivo de Carpete

Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Alimentos

Remova o máximo em seguida limpe com R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Asfalto

Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Batom

Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Bebidas Alcólicas

Limpe com R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Café

Limpe com solução de vinagre branco e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Cera

Congele e remova os pedaços. Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Chá

Limpe com solução de vinagre branco e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Chiclete

Congele e remova os pedaços. Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Chocolate

Limpe com solução de amonia e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Cosméticos

Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Desconhecido

Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Esmalte de unha

Limpe com removedor de esmalte. Em seguida limpe com R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Ferrugem

Entre em contato com um professional.

Fezes

Remova o máximo em seguida limpe com R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.


de manchas 4 4 remoção

step

step

[continuação]

Giz de cera

Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Graxa

Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Iodo

Limpe com solução de tiosulfato de sódio a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Leite

Limpe com R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Lustra Móveis

Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Manteiga

Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Mostarda

Tire o excesso e limpe com R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Refrigerante

Limpe com R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Sangue

Limpe com R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado. Se o sangue estiver seco use uma solução com amonia.

Tinta • Esferográfica e Permanente • Lavável

Tinta: • Latex Molhado

Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado. Limpe com R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Limpe com R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

• Latex Seco

Limpe com solvente para óleos e gorduras e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Toner

Aspire e use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Urina ou Vômito

Limpe com solução de vinagre branco e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.

Vinho

Limpe com solução de amonia e a seguir use R2Xtra ou outro produto de limpeza apropriado.


4 soluções

step

Solução de limpeza

Uma parte de sabão de coco líquido para 10 partes de água. Use borrifador para a aplicação.

Solução de vinagre

Uma parte vinagre branco para uma parte de água. Use borrifador para aplicação.

Solução de Amônia

Uma colher de sopa de amônia para um copo (200 ml) de água. Use borrifador para aplicação

Solvente para óleos e graxas

NÃO APLIQUE DIRETAMENTE NO CARPETE

Aplique o solvente em um pano branco limpo para utilizá-lo na limpeza do carpete.

SAC 0800 123556 www.beltech.com.br

shaw contract group


Manual de Especificação e Manutenção Carpete - Beltech Shaw Contract Group