Page 1


A BELLINI CULTURAL ATUA DESDE 1996, DESENVOLVENDO PROJETOS CULTURAIS VARIADOS E DIFERENCIADOS. SOMOS A ÚNICA PRODUTORA CULTURAL QUE TRABALHA EM TODOS OS SEGMENTOS ARTÍSTICOS: MÚSICA, EXPOSIÇÕES, ARTES CÊNICAS, LIVROS DE ARTE TEMÁTICOS, PRÊMIOS E OFICINAS. ALÉM DISSO, EXECUTAMOS PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL. A BELLINI CULTURAL RECEBEU O PRÊMIO QUALIDADE BRASIL 1998 COMO A MELHOR AGÊNCIA PRODUTORA CULTURAL. FOI RECONHECIDA TAMBÉM COM O PRÊMIO EXCELÊNCIA GRÁFICA DE MELHORES LIVROS CORPORATIVOS EM 2006.

Nossos projetos são elaborados com inovação, criatividade e seriedade. A Bellini Cultural desenvolve projetos personalizados, alinhados ao perfil dos clientes. Por meio de incentivos fiscais, como a Lei Rouanet e o ProAC, as empresas podem patrocinar projetos e ter isenção de 100% do valor investido em ações sociais, ambientais e culturais, reforçando a sua imagem corporativa, elemento determinante da postura empresarial no mercado. Esse valor é revertido como peça de marketing positiva junto à comunidade e seu público-alvo. Nossa missão é ajudar a fomentar a cultura, valorizando sua democratização e descentralização. Por meio de projetos que estimulam a expressão cultural em suas mais diferentes formas, cumprimos um compromisso com a sociedade em que vivemos e trabalhamos.

1


UMA HISTÓRIA DE GRANDES CLIENTES

2


3


4


PUBLICAÇÕES EDITORIAIS

A Bellini Cultural já publicou mais de 200 livros, abordando diversos assuntos e sempre fazendo uma analogia com o mundo das artes. Biografias, meio ambiente, sustentabilidade, esporte, registro de segmentos industriais, obras arquitetônicas e personagens importantes da história do País. É uma vasta gama de temas em edições de luxo, em geral bilíngues, ilustradas com imagens inéditas. A edição de um livro traz ao patrocinador vantagens porque tem impacto positivo para a imagem corporativa. A carta de apresentação, redigida pelo patrocinador, destaca-se no início do livro, e sua logomarca é inserida na abertura e na contracapa da publicação. Esse conjunto é uma forma de perpetuar o nome da empresa, além de contribuir para a difusão da cultura brasileira no País, já que parte da tiragem dos livros é distribuída gratuitamente a bibliotecas públicas criadas pelo Ministério da Cultura.

OS LIVROS DA BELLINI CULTURAL JÁ RECEBERAM IMPORTANTES PRÊMIOS DA ÁREA, COMO O ABIGRAF E O QUALIDADE BRASIL, O QUE COMPROVA A NOSSA QUALIDADE NA PRODUÇÃO.

5


Sérgio Reis

Lulu Santos

Ivan Lins

6

Roberto Carlos

Daniela Mercury

Lucas Lima

Júlio Medaglia

Renato Teixeira

Jorge Ben Jor

Toquinho

Adriana Calcanhoto

Jorge Aragão

Ed Motta

Leonardo

João Bosco

Amilson Godoy

Zizi Possi


SHOWS E EVENTOS CORPORATIVOS

A Bellini Cultural produz dezenas de shows todos os anos, unindo a harmonia da música sinfônica com a magia da música popular brasileira: são os shows sinfônicos. Grandes nomes como Daniela Mercury, Toquinho, Ivan Lins e Ed Motta se apresentam com excelentes orquestras, como a Arte Viva, sob a regência de Amilson Godoy, e a Orquestra Júlio Medaglia, em shows inéditos com repertório especialmente elaborado. Os shows podem ser apresentados em palcos paulistanos, como Sala São Paulo, Via Funchal, HSBC Brasil, Credicard Hall, Auditório Ibirapuera, e também em grandes casas por todo o Brasil. Com uma equipe experiente e qualificada, o evento de sua empresa será sempre um sucesso entre os convidados. Os shows sinfônicos são uma alternativa original e sofisticada para aproximar clientes e colaboradores, criando uma experiência única para todos os presentes.

7


8


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Atualmente, as questões ambientais são amplamente discutidas em diversos âmbitos. A preservação do nosso planeta é vista como responsabilidade de todos nós. Dessa forma, colaborar com projetos de educação ambiental é muito importante para a atuação das empresas nessa área e para a vinculação de sua imagem à sustentabilidade.

Pensando nisso, a Bellini Cultural criou, em 2003, o Projeto de Educação Ambiental Itinerante “Planeta Água – Um Mundo Sustentável”. Com amplo alcance social, ele se dirige aos alunos da rede pública de ensino na faixa etária de 7 a 11 anos e já beneficiou gratuitamente mais de 250 mil crianças, percorrendo mais de 200 cidades do Brasil.

Em 2009, contemplamos o público com o projeto Planeta Água – Um Mundo Sustentável totalmente aprimorado. É um espetáculo teatral musicado que, de forma lúdica, diverte e ensina os participantes a agir nas questões globais. Narra a trajetória de uma garota que, usando seu computador, navega na internet em busca do significado da palavra “sustentabilidade”. No espetáculo, ela e seu amigo Navegador terão de vencer muitos desafios até encontrar o verdadeiro significado desse conceito tão discutido e importante nos dias de hoje.

9


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Teatro: atores-educadores interpretam personagens que transmitem conhecimentos sobre os conceitos ambientais, sociais e econômicos da sustentabilidade. Palestras: os atores-educadores mostram os caminhos para a prática dos três “Rs” (reduzir, reutilizar e reciclar). Oficinas temáticas: nelas, as crianças podem fixar a mensagem e os conceitos sobre sustentabilidade contidos na peça teatral a que assistiram e se sentir parte responsável pela preservação do meio ambiente. Oficina de arte: nela, as crianças recriam em uma árvore, com fitinhas coloridas, os biomas brasileiros e os problemas ambientais existentes no País. Cada fitinha tem uma mensagem que cria uma representação simbólica da nossa natureza.

10


A sequência de fotos ilustra uma montagem típica do projeto Planeta Água. Nosso ônibus busca as crianças na porta das escolas e as leva à tenda do espetáculo. Acomodadas, todas assistem atentamente à peça, aprendendo sobre o conceito de sustentabilidade. Ao final, os atores interagem com o público, respondendo a perguntas sobre o assunto. Em seguida, os alunos são convidados a participar da montagem de uma árvore na oficina de arte.

11


Diversos projetos socioculturais beneficiam comunidades. Nesse segmento destacam-se oficinas de dança, teatro e música, peças teatrais e cinema itinerantes, como o Cinema Nacional para Caminhoneiros. Por meio de leis de incentivo, as empresas podem cumprir seu papel com a sociedade. A responsabilidade social de uma empresa vai além da sua posição no mercado: significa uma mudança de atitude na perspectiva de gestão empresarial, com foco na qualidade das relações sociais, e a geração de valores para todos. Projeto Dançarte Contempla crianças e jovens da rede pública de ensino, que participam de oficinas gratuitas baseadas em técnicas de dança contemporânea, com o objetivo de desenvolver a conscientização sobre o corpo, a coordenação motora, a criação e a improvisação. O processo de aprendizagem resulta em um espetáculo ao fim de cada ano.

12

Projeto Valorizando o Professor Inovador, é direcionado aos professores. Consiste na apresentação de uma palestra sobre a inclusão de mídias digitais no dia a dia das aulas, destacando a importância de utilizar as mesmas ferramentas e linguagens que os alunos conhecem e estão acostumados a usar fora da aula.


RESPONSABILIDADE SOCIAL

13


Nas estradas brasileiras, existem postos de combustível que oferecem estrutura para banhos, refeições e serviços automotivos. Esses locais recebem centenas de caminhoneiros por noite. A Bellini Cultural leva até esses postos sessões de teatro ou cinema nacional, beneficiando cerca de 120 espectadores por apresentação. Aproveitando esse fluxo de caminhoneiros, o projeto visa reunir esforços para conscientizá-los e mobilizá-los contra a exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias através de um curta-metragem ou de folhetos explicativos. Antes de cada sessão, o patrocinador pode exibir um vídeo institucional para fixar e fortalecer sua marca entre os caminhoneiros. 14


RESPONSABILIDADE SOCIAL

15


Por meio de parcerias qualificadas, a Bellini Cultural promove eventos que premiam e apresentam ao público talentos de diversas áreas da cultura, fazendo assim uma ponte entre as empresas patrocinadoras do Prêmio e a sociedade. Para as empresas o evento proporciona mídia contínua, já que, durante algum tempo, toda a publicidade gerada pelo trabalho dos vencedores levará o nome do Prêmio que os lançou e de seu patrocinador.

Exposição “Paladar Brasileiro”. Abaixo, à direita, Alex Atala recebendo, do crítico Josimar Melo, a premiação pelo primeiro lugar do “Prêmio Brasil de Gastronomia”. Abaixo, entrega do “Prêmio Chamex de Arte Jovem” no Instituto Tomie Ohtake.

16

A Bellini Cultural realiza também exposições de painéis fotográficos em locais de grande circulação de pessoas, como terminais de ônibus metropolitanos, shoppings centers, museus e institutos culturais. Pelo seu alcance, as exposições são grandes focos de matérias publicadas na imprensa.


PRÊMIOS E EXPOSIÇÕES

Durante a Copa do Mundo de 2010, evento que mexeu com o coração de milhões de torcedores, a Bellini Cultural produziu a exposição “A História do Futebol Brasileiro” em estações do Metrô de São Paulo. A mostra reuniu imagens dos pioneiros do esporte, como o brasileiro Charles Miller, dos primeiros times e jogadores, de uniformes interessantes e até do primeiro estádio de futebol do Brasil, destacando também o futebol feminino e o de salão. Os painéis fotográficos e as televisões de LED de alta tecnologia mostraram os clubes de futebol em ação, suas torcidas em momentos memoráveis, jogadas espetaculares, gols históricos, lances inesquecíveis das Copas e os craques em suas melhores atuações.

17


Av. Giovanni Gronchi, 112 Morumbi • São Paulo • SP CEP 05674-002 Tel./Fax: (11) 3031-7886 antonio@bellinicultural.com.br www.bellinicultural.com.br

Bellini Cultural - Catálogo  

Bellini Cultural - Catálogo de Projetos