Page 1


Mundo

Eta calor danado !!! As altas temperaturas sĂŁo um problema para quase tudo Ă sua volta

08 Revista Bela da Cidade Janeiro de 2012


Porque, além do calor natural do verão, alguns fenômenos fazem com que a temperatura fique mais alta. O primeiro é manjado: o aquecimento global, responsável pelo aumento de 0,7 ºC na temperatura do planeta de 100 anos para cá. A previsão é que esquente cada vez mais rápido: até 2100, os termômetros devem subir de 2 a 3 ºC. Além disso, o El Niño está aí. Esse fenômeno – que acontece em intervalos de dois a sete anos – é causado pela elevação da temperatura das águas do oceano Pacífico e dura de 12 a 18 meses. Ele começa a perder força no fim do verão, mas continua contribuindo para o calor: bagunça a temperatura, provoca chuvas além do normal e, em algumas regiões, períodos de seca. Foco no refresco: Para tentar se refrescar, seu cérebro estimula o suor, que se evapora e leva um pouco do calor. Em compensação, você se sente meio melada e, logo, fica irritada. Além disso, sua concentração vai para o brejo: o foco do seu corpo está todo em lidar com a alta temperatura. Plantas secas e murchas:As plantas tropicais, como as que são naturais do Brasil, suportam bem o calor e não sofrem tanto. Por outro lado, aquelas que vêm de áreas mais frias, como os pinheiros, podem murchar, secar e morrer por desidratação. Construções detonadas: Em algumas casas, o calor clareia pisos de madeira. Mas isso nem é o pior: os materiais de construção podem sofrer uma dilatação – uma das causas mais comuns do surgimento de trincas e rachaduras nas paredes de concreto e em estruturas de madeira. Rios sem ar: Nos rios e lagos, aumenta a temperatura da água, que absorve menos oxigênio e CO2. Isso prejudica as plantas aquáticas e os peixes: eles param de se reproduzir e podem até morrer! Animais de dieta: Como as plantas, aqueles que sofrem são os de espécies acostumadas ao frio. Esses animais ficam desidratados, cansados, ofegantes e mais magros porque mudam de dieta – comem bem menos e bebem mais líquido. Quem deu as informações: José Fernando Pesquero, pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudo Climático do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Fabio Luiz Gonçalves, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP, Tércio Ambrizzi, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP, e Patrícia Novoa, arquiteta e urbanista.

09 Revista Bela da Cidade Janeiro de 2012


Produção: Sandra Fashion Tel.: 28 3521-0127

Make-Up: Elânia Cazotti Tel.: 28 3517-3040

Fotos: Thiers Turini Tel.: 28 3517-8858


O que é um Blog ou Weblog ?Como fazer/criar um blog? Quer se tornar um blogueiro ? Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro freqüente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins . Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são c onstruídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs. De uma certa forma os b logs são CMS's (Content Management System) mais simples. Experimente: faça o seu próprio Blog - apesar de ser um link da revista Macmania ( http://www.terra.com.br/macmania/macmania/workshop/workshops_blogger.html ) as instruções valem para usuários de qualquer computador e de qualquer sistema operacional. Se você dispensa o blá blá blá então vá diretamente no Blogger.com e crie o seu blog. Se preferir, conheça outros blogs antes de criar o seu, aliás tome cuidado para não criar um blog com o nome de um que já existe, você pode ser confundido com outra pessoa.

14 Revista Bela da Cidade Janeiro de 2012


O que é um Blog ou Weblog ? Um cuidado importante na criação do endereço do seu blog: Não utilize os caracteres [, ], _, +, &. Apesar de serem aceitos em alguns sistemas no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers de alguns usuários: já vi vários casos de blogs do tipo 'blog_fulano.blog.com.br' onde alguns acessam e outros não acessam, o problema é o símbolo '_' no endereço. Outros sistemas de Blog disponíveis são: Weblogger (em português) BliG (em português) Pop Blog (em português) Blog-se (em português) Blogger.com.br (em português) My 1 blog (em português) Pitas (em inglês) Diaryland (em inglês) LiveJournal (em inglês) The Open Diary (em inglês) Xanga.com (em inglês) Blog-City (em inglês) Blog Studio (em inglês) WebCrimson (em inglês) Blogsome (em inglês) WordPress (em inglês)

“ Nessa briga optamos pelo Blogspot!!!” 15 Revista Bela da Cidade Janeiro de 2012


REVISTA BELA DA CIDADE 001  

Revista editoração da Revista Styllus

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you