Page 1

A1 Cinco e gira Passo a Passo….  O que é preciso: Um grupo de alunos (pelo menos quatro); Folhas e canetas de cor diferente para cada um.

 Como fazer:  Cada um escreve no topo da folha que género de história quer escrever (terror, mistério, romântico, humor…);  Cada um escreve cinco palavras e pára (não precisa de ser uma frase inteira);  Todas as palavras contam, até os artigos;  A pontuação não conta;  Cada um escreve numa cor diferente;  Devem respeitar o género que lhes calhou;  Passem as folhas para o lado, sempre no mesmo sentido, e continuem a história.

 Ex: Terror “ Quando entrei na sala vi uma sombra a desaparecer por entre os livros da estante. Fiquei colado ao chão! Como podia ser?! Não me mexi durante largos minutos. Foi então que reparei que um fio de sangue saía da prateleira do meio e escorria pela estante abaixo. Dei um grito!”


A2 Dicionário à primeira vista Passo a Passo….  O que é preciso:  Uma folha de papel e uma caneta.  Como fazer:  Escolhe um objeto;  Descreve-o ou define-o como se não soubesses o seu nome nem tivesses a certeza da sua função, ou como se o visses pela primeira vez;  A ideia é poder brincar com o significado das palavras e explicá-lo de uma outra forma.  Ex:

Prédios- caixas gigantes com orifícios, não todos do mesmo tamanho; Poça de água – espelho da natureza; Caneta – descodificador de sonhos desordenados.


A3 Telegrama extraterrestre Passo a Passo….  O que é preciso:  Uma folha de papel e uma caneta.  Como fazer:  Imagina que és um extraterrestre e estás a fazer investigações;  Vais mandando informações para o teu planeta acerca do que vais descobrindo;  Descreve o ambiente como se não o conhecesses, nem tivesses a certeza da sua função;  Como é que explicas o que vês? Como é que interpretas o que acontece?  Ex:

Foste a uma praia e vais enviar para os teus amigos a descrição do que viste. Se não souberes o que se está a passar ali (porque és de outro planeta), vai parecer-te muito estranho.


A4 Eu, martelo… Passo a Passo….  O que é preciso:  Uma folha de papel e uma caneta.  Como fazer:  Os objetos são muito bons para serem protagonistas de uma história;  Através deles podes dizer as coisas de uma forma divertida;  Pensa num objeto e escreve como se tu próprio fosses esse objeto, ou seja, utilizando a primeira pessoa.  Ex:

O martelo que sofre de enxaquecas! Será que ninguém percebe? Se lhe deres voz, o que tem ele a dizer ao mundo?


A5 Que grande balbúrdia! Passo a Passo….  O que é preciso:  Uma folha de papel e uma caneta.  Vários livros – contos, romances…  Como fazer:  Cada aluno tem um livro;  Cabe a um aluno anotar o que os outros vão dizendo;  Cada um irá ler uma linha do seu livro (não faz mal se a linha não acaba em ponto final);  O primeiro lê uma linha;  O segundo procura no seu livro, rapidamente, uma linha que encaixe com a que o primeiro deixou incompleta;  Os restantes continuam da mesma forma;  Vão fazendo as modificações que forem necessárias, por exemplo: singular e plural, masculino e feminino; tempos verbais…  Leiam o resultado final.


A6 Histórias encaixotadas Passo a Passo….  O que é preciso:  Cartões e marcadores;  4 caixas;  Papel e caneta (facultativo).  Como fazer:  Como sabes, numa história podes encontrar personagens, lugares, objetos, situações de conflito, etc.;  Escreve os elementos da história em cartões;  Coloca os cartões nas caixas;  Cada caixa contém vários elementos, mas todos eles pertencentes à mesma categoria; -- Espaço/ local onde se passa a história (castelo, praia, foguetão, dentro de um computador…). -- Personagens caracterizadas – padeiro (64 anos, careca, rabugento, avarento, com um chapéu de pano). -- Conflito – uma praga de baratas invadiu um local; um rio muda de cor; o tempo recuou para a semana anterior… -- Objetos – lupa, alfinete, plasticina…  Cada aluno tira um cartão de cada caixa, à exceção da caixa das personagens, onde deve tirar dois;  Pensem na história durante 10 minutos;  Cada aluno conta a sua história, oralmente ou por escrito.

Escrita Criativa  

Ateliê de escrita criativa

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you