Issuu on Google+

Dia de Finados no MĂŠxico

Dia de Alegria


Para a grande maioria das pessoas, o Dia de Finados, é uma data triste, em que os entes queridos que já morreram são lembrados. No entanto, no México, o evento que ocorre entre trinta e um de outubro até dois de novembro, é celebrado nas ruas, nas residências e, até em cemitérios. Os mexicanos, celebram o Feriado do Dia dos Mortos, com muita festa e alegria.

Os mexicanos lembram as pessoas queridas que já faleceram, mas sem o a tristeza e pesar comum nessa data. Pelo contrário,no México,essa ocasião é comemorada com festas,muita alegria,apesar de ser o feriado religioso mais importante do lugar. Os cidadãos se vestem com roupas coloridas, fazem comidas típicas,oferendas as pessoas queridas e soltam fogos de artifícios. Para quem quer viajar no Feriado,para comemorar, o país pode ser uma boa opção, pela alegria com que a população encara essa época.


Conheça um pouco dos símbolos dessa tradição, cuja origem remonta há mais de 3000 anos Caveira: vida, morte e sátira As caveiras do artista são cheias de vida.Simboliza vida,usada muito no dia de finados no México,são inspiradoras, vestidas de gala, à cavalo, em bicicletas etc, além de belas ilustrações também carregavam em si mensagem sociais e políticas. A ‘La Catrina’, por exemplo, é uma sátira dos indígenas que, enriquecidos durante o Porfiriato (período no qual o México esteve no controle do general Porfírio Díaz) renegavam suas origens e costumes copiando modas europeias. É a representação humorística de um esqueleto de uma dama em alta sociedade ,as mulheres usam o chapéu para mostrar que está em alta sociedade, mas que a morte diante das classes sociais não tem diferença.

Flores - Assim como no Brasil, no México as famílias dedicam o 02 de novembro para limpar e decorar os túmulos com coloridas coroas de rosas, girassóis,margaridas.As mais belas e variadas flores fazem parte da decoração e tanto lá como aqui,também o Crisântemo tem destaque. Os

mexicanos acreditam que essa flor, lá chamada de Cempasúchitl ou Flor de cuatrocientos pélalos (flor de quatrocentas pétalas), atrai e guia a alma dos mortos.


Pan de muertos – é um pão doce, adornado (com a própria massa) polvilhado de açúcar.Tem forma redondas até crânios. Apesar de ser um simples pão, não é consumido durante todo o ano exatamente por estar associado à celebração do Día de Muertos.

Balões “guiam os espíritos”

Na

tradição mexicana,esse

tipo de

comemoração é para o

final

onde os balões


iluminados sobem ao céu para indicar aos espíritos o caminho a se seguir para conseguirem chegar às suas antigas casas para o convívio de seus familiares, e mostrar o caminho de volta, após a celebração.

Artes Plásticas

As artes plásticas avalia uma grande quantidade recebida por herança das civilizações indígenas,havendo grande interesse nos sítios arqueológicos, a maior parte dos monumentos históricos,símbolos estão destruídos por causa da época da colônia . A arte colonial segue uma tradição europeia para outros continentes,além da sua transposição de obras antigas e visão dela. O barroco outro movimento artístico que teve importância na cultura do país ,na pintura barroca o destaque é para as obras eclesiásticas sendo assim investiam nela só os bem sucedidos economicamente. As representações por meio de cores eram extremamente religiosas, os artistas que eram nascidos representavam a arte de pintar santos,o que é uma característica diferente do barroco, os principais artistas que pertencem ao barroco mexicano são europeus sendo eles : Peyrens , Andrés de la Concha e Baltazar Echave . Depois Velasco, Villalpando e Correa,se prepara para surpreender para os mesmos assuntos , mostrando a perspectiva sobre sua originalidade barroca e simbólica. Juan Correa nasceu na cidade do México, e é um dos principais pintores do trabalho de retábulos seu trabalho com Manuel Nava teve destaque na obra de retábulo da paróquia de Santa VeraCruz na cidade do México em


1709.

Idioma O espanhol é a língua oficial do México,conhecido como castelhano, nas línguas regionais o principal idioma o principal é: náhuatl. Também fala mais de 60 línguas indígenas em diversas regiões , só nos lugares turísticos é comum encontrar pessoas que falam inglês. Outro fato interessante é a nova novela no país que estará disponível no idioma de origem maia, onde os atores são protagonistas e o restante faz parte da comunidade, a transmissão da novela será na língua inglesa e maia, mas com legenda em espanhol. A história gira em torno de um jovem maia que trabalha em um restaurante, mas ele só fala inglês, rejeitou seu passado maia,ele começa a sua jornada tentando conquistar seu amor de infância, salvar o irmão de uma fraude, aprender seu idioma de novo de origem,e viver como maia novamente.


Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_M%C3%A9xico WWW.viajeaqui.abril.com.br/materias/dia-dos-mortos-e-celebrado-com-festa-no-mexico http://www.paginasprodigy.com.mx/antoniore/mexpint.html http://www.suapesquisa.com/paises/mexico/



Propai original camila pdf