Issuu on Google+

CULTURA POR DÉBORA CARVALHO

Atividade extracurricular vale a pena? Conheça os prós e os contra de inserir atividades culturais que não fazem parte da grade convencional, entre os serviços disponíveis.

S

egurança para os alunos e comodidade para os pais são apenas alguns dos benefícios que a atividade extra pode agregar à escola - já que muitos desejam matricular os filhos em atividades como teatro, ballet, musicalização, artes marciais, e não dispõem de tempo ou de alguém que possa levar as crianças até uma academia-conservatório. Para ajudar a escola a satisfazer essa necessidade dos pais e filhos, algumas empresas especializaram-se em atividades extracurriculares, e enviam sua equipe treinada para desenvolver a atividade em convênio dentro da própria escola. A mensalidade do curso fica com valor mais acessível, especialmente se a escola optar por convênio parceiro. Mas também há possibilidade de comissionamento. A vantagem da parceria é que a escola poderá contar sempre com profissionais treinados para trabalhar com cada faixa-etária, tendo à disposição um profissional da área, sem que isso acarrete aumento na folha de pagamento. A questão a ser gerenciada pela escola é a logística para que a atividade aconteça durante o horário de aula. O resto fica por conta da empresa terceirizada. É o que conta o empresário do segmento Wagner Ferreira, diretor teatral da Fazendo Arte Desafia o Palco Ltda. ME (www. fazendoarte.biz), em São Paulo. “A educação infantil permite certa fle-

Aula de teatro da Fazendo Arte sendo desenvolvida no pátio de uma escola de educação infantil em São Paulo. xibilidade no currículo. “Quem sai da classe para participar da oficina cultural nunca perde. Nossos arteiros são capacitados a proporcionar atividades em uma experiência ludoeducativa que soma ao aprendizado.” Wagner explica que uma sala toda equipada é o ideal, mas também é possível adaptar diversos ambientes, uma sala, pátio, corredor. “Um cantinho que não atrapalhe e que não seja atrapalhado” - destaca.

O convênio tradicional também é interessante, pois mostra o interesse da escola em agregar coisas boas. Um exemplo é a franquia especializada em atividades extracurriculares FasTracKids (www.fastrackids.com.br), que oferece aulas de inglês, entre outros projetos - em um programa que estimula a criatividade, comunicação, confiança, peeu nsamento crítico e habilidades de colaboração para crianças a partir de 3 anos.

O M ELHOR GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA ESCOLAS

1


Supra Ensino - Fazendo Arte