Page 1

BOLETIM INFORMATIVO - BIBLIOTECA DA

ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO -

2 MAIO 2012

ESTE JORNAL VAI SER DISTRIBUÍDO EM SUPORTE DIGITAL PARA TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA.

SUMÁRIO

· Editorial · Jogo da Língua Portuguesa · Formação de Utilizadores da BE · Efemérides · Em destaque no blogue · Atividade “Grandes Escritores” · Visitas de Estudo · Comissão de Alunos · Projeto “Leitura Sobre Rodas” · Os trabalhos dos nossos alunos · Os Nossos Poetas · Projeto “Assalto de Leitura” · Demos cor à BE · Catálogo da BE · Recursos Online · As atividades da nossa escola · Sabias que… · Portal Concelhio da Rede de Bibliotecas de Faro · Flashmob “A Leitura está em Festa” · Melhores Leitores

CHEGOU A SEGUNDA EDIÇÃO! EDITORIAL

A segunda edição está aqui, o que significa que vale a pena continuar, mesmo quando as adversidades nos tentam desanimar… Há tantos projetos, iniciativas e experiências, desenvolvidos por alunos e professores, invisíveis à comunidade escolar. Porque não divulgá-los? Partilhá-los? A dinamização destas atividades promoveu a articulação curricular, a literacia da informação, a promoção da leitura, a formação de utilizadores e impulsionou o trabalho colaborativo entre a BE e a sala de aula, permitindo a integração da comunidade educativa. A participação de todos os intervenientes foi real e eficaz pelo que, a equipa da biblioteca termina com uma palavra de agradecimento e apreço para todos aqueles que tornaram possível esta nova versão do nosso jornal. Divirtam-se relembrando acontecimentos participados por todos e, de forma a melhorar este jornal, deixem na Biblioteca Escolar todas as sugestões que considerem oportunas. Até breve!


PÁG. 2

BIBLIOTECA DA ESCOLA E..B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

Em parceria com o Agrupamento de Escolas Prof. Paula Nogueira, Olhão e o jornal regional Postal do Algarve, o Jogo da Língua Portuguesa continua a ser desenvolvido no nosso Agrupamento junto das turmas dos 3º e 4º anos e em todas as turmas de 2º e 3º Ciclos. Esta iniciativa foi implementada no ano letivo 2009/2010 e desde logo teve elevada adesão por parte de diversos Agrupamentos e instituições. Todas as semanas está disponível em: http://becrestoantoniofaro.blogspot.com um desafio diferente. Todos os elementos da comunidade estão convidados a participar!

LITERACIA DA INFORMAÇÃO FORMAÇÃO DE UTILIZADORES DA BECRE Já demos início à formação de utilizadores da Biblioteca Escolar. Sendo uma iniciativa dirigida, essencialmente, para alunos do 5º e 6º anos, não se encontra vedada a turmas de outros níveis de ensino, desde que solicitada pelos respetivos Diretores de Turma. Esta atividade tem como principal objetivo proporcionar meios de formação que ajudem os utilizadores a localizar, identificar e selecionar, com autonomia, a informação de que necessitam, enquanto utilizadores da Biblioteca Escolar. Após a formação os alunos puderam aplicaram os conhecimentos adquiridos, pesquisando no espaço físico da biblioteca e no catálogo online. As turmas B, C, D e F, do 5º ano e A e B, do 6º ano, já receberam formação. As restantes irão receber esta formação no 3º Período. Aprendo com a BE


BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

PÁG. 3

No decorrer do 2º período foram assinaladas as seguintes efemérides:

No dia de S. Valentim celebra-se o amor e a partilha de sentimentos cuja tradição remonta à Roma Antiga. A origem do dia de S. Valentim está envolta em mistério, pois são variadas as lendas em seu redor. Há dois santos reconhecidos com o nome de Valentim, ou Valentinus, ambos mártires. De entre as várias lendas, salienta-se uma que parece ser a que reúne maior consenso quanto à sua veracidade. Havia um padre que viveu em Roma, no século III da Era Cristã chamado Valentim. Nessa altura, o Imperador Cláudio II enfrentava grandes dificuldades no recrutamento de novos soldados para as suas legiões e acreditava que os melhores soldados eram os solteiros. Então, resolveu cancelar todos os noivados e proibir todos os casamentos em Roma. Valentim, que considerava essa medida uma injustiça, continuou a celebrar clandestinamente casamentos de jovens. Quando soube das ações do padre, Cláudio ordenou a sua execução. Hoje mandam-se mensagens de amor por telemóvel, SMS ou mail, mas outrora, em certas regiões do Norte de Portugal, no Minho principalmente, as mulheres ofereciam um lenço ao namorado na hora da partida para terras distantes. O lenço era bordado por elas e guardava uma quadra da sua autoria em que expressavam os seus sentimentos. Os rapazes guardavam estes lenços com muita ternura, porque lhes lembravam a mulher amada. A Biblioteca Escolar em colaboração com várias áreas curriculares e respetivos docentes comemorou o dia de S. Valentim.


PÁG. 4

BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

Os motivos que bordavam eram variados, mas alguns eram mesmo obrigatórios e as cores usadas eram vivas. No seu conjunto, os motivos e as cores constituíam uma linguagem secreta. Apesar da distância que nos separa do norte de Portugal, os alunos da turma A, do 6º ano, quiseram celebrar o Dia de S. Valentim reproduzindo os típicos lenços dos namorados do Alto Minho. Estes trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de EVT, com a orientação das senhoras professoras Ana Viegas, Fátima Monteiro e Rosalinda Lourenço.

Uma Tradição Portuguesa “

LENÇOS DOS NAMORADOS

EXPOSIÇÃO:

Integrada na comemoração do Dia de S. Valentim (14 de fevereiro), a Biblioteca Escolar e as vitrinas do átrio da escola vão acolher a exposição intitulada ” Lenços dos Namorados ”. A mesma integra reproduções de lenços de namorados, elaborados pelos alunos da turma A, do 6º ano, na disciplina de EVT, sob a orientação das senhoras professoras Ana Viegas, Fátima Monteiro e Rosalinda Lourenço.


BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

PÁG. 5

Entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2012 esteve exposta na BECRE uma seleção de poemas de São Valentim, elaborados pelos alunos das turmas D e H, do 5º ano. A atividade de escrita criativa foi desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa, orientada pela senhora professora Mª do Carmo Correia. Também o átrio da escola foi decorado com muitos corações e lindas mensagens de amor. Parabéns a todos!


PÁG. 6

BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

Dia da Internet Segura (Safer Internet Day), 7 de fevereiro de 2012. A Internet é um lugar fantástico mas, para poderes beneficiar de todas as suas vantagens é fundamental que a utilizes em segurança. Este ano o tema é “Aproximar Gerações” e o slogan "Descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!". As palavras deste Mundo A 15 de março de 1962, o presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy, num discurso junto do congresso resumiu pela primeira vez na história política moderna os 4 direitos fundamentais dos consumidores: “ … todos, sem excepção, somos consumidores e temos direito à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido”.

A tradição manda que seja entregue uma prenda ao pai para homenageá-lo. As crianças costumam oferecer prendas simbólicas como trabalhos manuais, músicas e poemas que fazem na escola. A família costuma reunir-se, muitas vezes com pais, tios e avós presentes, de forma a homenagear os pais da família. A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechtenstein". São tantas as palavras deste Mundo Tantas… que as não posso apanhar São notícias, são anúncios, são livros e jornais Tantas outras coisas mais Que eu e ninguém as pode parar. Mas se num instante de um segundo Suspendessem todas as palavras deste Mundo Eu seria gente, eu seria luz a brilhar Porque nesse instante de um segundo Todos me estariam a escutar.

(Poema de Francisco Salgado)


BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

PÁG. 7

O dia Mundial da Água, criado pela Assembleia -geral das Nações Unidas em 1993, é dedicado no ano de 2012 ao tema “Água e a Segurança Alimentar”. No dia 22 de março ocorrem em todo Mundo diversas iniciativas dedicadas ao tema da água e sua problemática. Tratando-se de um recurso essencial à vida, a água e sua utilização constituem parte integrante de um desenvolvimento sustentável, preconizado por todos nós. ÁGUA: POUPE HOJE PARA TER AMANHÃ

A YoungAD, agência criativa do Grupo YoungNetwork, criou uma campanha publicitária para a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) que pretende alertar a população portuguesa para a necessidade de existir uma aprendizagem efetiva da Língua Gestual Portuguesa, potenciando a emancipação dos direitos da pessoa surda em sociedade. “Os surdos também falam português” é o mote da campanha, que contou com o apoio da produtora Malagueta e se materializa num filme e em materiais de imprensa e exterior (mupis). A agência criou para a televisão “A conversa de Carlos”, um filme que, através de um discurso protagonizado por um surdo real, em língua gestual, coloca à margem da história o espetador “ouvinte”, obrigando -o a decifrar uma língua que desconhece. O intuito passa por transferir para a opinião pública “a ideia de que a Língua Gestual Portuguesa é simples e pode ser aprendida por todos”, refere a agência (adaptado de Marketeer online de 28.02.2012).


PÁG. 8

BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

Mensalmente é publicado e divulgado o (a) escritor (a) do mês, com o objetivo de dar a conhecer a biografia e bibliografia de um escritor e incentivar o gosto pela leitura como forma de prazer e de complemento de aprendizagens. Os meses de janeiro, fevereiro e março, foram dedicados a Sophia de Mello Breyner Andresen, António Mota e Maria Teresa Maia Gonzalez, respetivamente.

janeiro


BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

fevereiro março

PÁG. 9


PÁG. 10

BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

Turmas do 9º Ano visitam a Futurália No dia 16 de março todas as turmas de nono ano foram a um visita de estudo a Lisboa, mais precisamente à maior feira de Educação, Formação e Emprego do País, que tem como nome Futurália. Saímos de Faro por volta das 06.30 da manhã e chegámos a Lisboa por volta das 10:30/11:00 horas. Já na feira, dividimo-nos em grupos e visitámos a grande maioria dos expositores que se encontravam num recinto fechado. Cada expositor dava-nos a conhecer um leque diversificado de opções para decidirmos o nosso “caminho” académico e mais tarde profissional, e era possível também a recolha de informação e aconselhamento através dos colaboradores que lá trabalhavam. Foi facultada a recolha de informações essenciais, como por exemplo, um guia do consumidor, panfletos de universidades, panfletos sobre workshops, sobre como estudar fora do país (nomeadamente em Inglaterra) e que serviços europeus nos apoiam nesses países estrangeiros, sobre escolas artísticas e também um jornal sobre os mais variados assuntos educativos. Os alunos tinham também a oportunidade de fazer várias atividades desportivas, como por exemplo escalada, indo board, quarto escuro, snowboard (sem ser em neve), entre outras.

Laura Justo, 9º A


BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

PÁG. 11

Visita ao Pavilhão do Conhecimento e ao Teatro No dia 27 de janeiro de 2012 as turmas do 6º ano da escola E.B. 2,3 Santo António Faro foram a Lisboa visitar o Pavilhão do Conhecimento e ver uma peça de teatro. Tínhamos de estar na escola às 6:15h da manhã, para sairmos às 6:30h. A meio do caminho parámos numa estação de serviço por volta das 8:30h e ficámos lá 20m, a lanchar. Seguidamente fomos embora e todos, no autocarro, cantavam, falavam, jogavam e ouviam música. Chegámos a Lisboa por volta da 10:30h e fomos diretamente para o Pavilhão do Conhecimento. O tema da exposição deste ano era “ O Mar é Fixe mas não é só Peixe”. Quando entrámos, fomos visitar a exposição fixa. Lá, havia muitas coisas divertidas e engraçadas como: a cama de pregos, uma bicicleta que andava no ar.... Ficámos lá dentro a ver aquelas maravilhas durante algum tempo e depois, à saída, havia uma loja onde muitos dos meus colegas compraram lembranças. Depois, fomos almoçar ao lado do Pavilhão do Conhecimento, onde todos comiam, brincavam, falavam... A seguir fomos embora para uma escola, o Colégio S. João de Brito, ver a peça de teatro de Ulisses. Chegámos lá e, no princípio da peça, estava projetado quem era Ulisses e a sua família e quem eram os Deuses Gregos. Começou e todos se calaram. A peça foi muito divertida e todos os alunos adoram! Mal acabou a peça, fomos embora de volta a Faro e, a meio do caminho, parámos numa estação de serviço para lanchar. Saímos da estação, todos cheios de energia e passámos o caminho inteiro a falar, a jogar, a cantar e a ouvir música. Chegámos a Faro às 20:00h e fomos embora para casa. Foi um dia em cheio! Jéssica Carlos, 6º F Peça de Teatro Ulisses


PÁG. 12

BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

Tudo começou no início deste ano letivo. Um grupo de alunos da nossa escola, após algumas conversas, achou que faltava algo... Chegou à conclusão que, na realidade, queria fazer mais pela escola. Qual era a melhor maneira? Constituir uma Comissão de Alunos. Alguns contactos, a autorização da Senhora Diretora e rapidamente estava formada uma equipa. A comissão de alunos é constituída atualmente por Mar Leitão, Diogo Paleta, Beatriz Ruivo, Ana Justo e Constança Graça e tem como missão reunir e debater casos específicos da nossa escola, com o objetivo de tomar decisões para benefício de todos, mas sempre com o conhecimento da Senhora Diretora. O dinheiro angariado pela comissão será usando para tentar cumprir os objetivos da comissão. Pretendemos que todos colaborem para que este projeto funcione e acolhemos as sugestão dos alunos da nossa escola, falando connosco diretamente ou deixando por escrito, essas mesmas sugestões, numa caixa que se encontra na biblioteca da escola. Colaborem! Laura Justo, 9º A

O projeto intitulado “Leitura sobre Rodas”, já divulgado na edição anterior, continua a fazer sucesso. Os dois cestos com rodas, um para o 2º Ciclo e outro para o 3º Ciclo, continuam a ser regularmente utilizados nas aulas de substituição. Deixamos aqui o agradecimento à Srª Profª Teresa Aguiar que decorou os cestos do projeto.


BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

No âmbito da disciplina de

Ciências da Natureza e do conteúdo curricular

PÁG.13

“Os animais”, os

alunos do 5º C e 5ºE realizaram trabalhos de pesquisa subordinado ao tema “ Bilhete de identidade do animal” . Para a seleção do nome do animal, cada aluno escolhia um, cuja primeira letra fosse igual à primeira letra do seu nome. Nota: Pela grande dimensão dos trabalhos não foi possível apresenta-los na integra. Introdução O puma é um felino. A estrutura do seu corpo é idêntica à dos felinos de menores dimensões e não à dos de maior porte. O que é um felino? Os felinos são talvez os mais belos e graciosos de todos os animais. Têm uma pelagem fina e macia, muitas vezes marcada com manchas ou listras e cabeças elegantes com orelhas pontiagudas e grandes olhos. Tanto os felinos selvagens como o gato-doméstico pertencem à família dos felinos. Embora os tamanhos sejam variáveis, do gato-doméstico comum ao enorme tigre-da-sibéria, eles são semelhantes entre si e têm comportamentos idênticos; um tigre a rebolar-se na relva parece um gato malhado gigante. A família dos felinos apresenta todas as características típicas dos mamíferos: esqueleto protector, andar aprumado, coração de quatro compartimentos, glândulas mamárias segregam leite para alimentar as crias e sangue quente (…). Pedro Gião, 5º ano, Turma C, nº 17 Introdução

As características mais frequentes da raposa são ser prudente, audaciosa e astuta. Por exemplo, sabe enganar tão bem que é capaz de se fingir de morta para evitar ferimentos numa caçada. A raposa possui olhos oblíquos, focinho arredondado de gato, mandíbulas afiladas (que sugerem malícia), andar ligeiro, ágil e cauteloso, fazendo com que a raposa apareça sem nos apercebermos da sua presença. Existem muitas espécies e vários géneros de raposas que incluem muitas raças, conforme as regiões. Exteriormente as características são fáceis de definir: cabeça estreita de focinho pontiagudo, olhos ligeiramente recolhidos com pupila oval, corpo magro e alongado, patas bastante curtas e uma cauda longa e muito peluda (…). Rita Guerreiro de Morais, 5º ano, Turma E, nº 23 Introdução

Este trabalho insere-se na disciplina Ciências da Natureza do 5º ano (sugerida pela professora Helena Queiroga) cujo tema é sobre a escolha de um animal que tenha a mesma inicial que o nosso nome. Visto que o meu nome começa com a letra ‘S’ foi escolhido como animal o Suricata. Para além deste nome ser bastante invulgar e engraçado, não é muito conhecido e achei interessante. Neste trabalho fala-se sobre o seu nome científico, as suas características, o seu habitat (onde vive), locomoção (como se desloca), a sua alimentação, a sua reprodução, revestimento, e também, como não poderia deixar de ser, as principais razões pela qual de estar ou não em vias de extinção.O nome científico do animal em causa é Suricata Suricatta, sendo que pertence à ordem carnívora, família Herpestidae. O seu nome em inglês designa-se por Meerkat. O nome popular é Suricata, Suricate ou Suricato. SARA Cristina Lages Guerreiro, 5º ANO, TURMA C, Nº19


PÁG. 14

BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

Introdução

Vou apresentar as características e comportamentos da toupeira. É campeã entre os mamíferos que fazem tocas, vive, reproduz-se, dorme e come debaixo da terra. Sempre que observares um montículo de terra fresca (ver imagem 1) no teu jardim, por exemplo, podem existir toupeiras em túneis (ver imagem 2) ali por baixo construídos. Os montículos de terra são as entradas dos túneis feitos pelas toupeiras. A toupeira é um pequeno mamífero com pelagem escura de hábitos nocturnos e escavadores, possui uma pequena cauda e um nariz alongado que se contorce para detectar as presas com um olfacto apurado, estas últimas sendo na sua maioria centípedes e anelídeos. Também tem umas grandes patas anteriores muito desenvolvidas com fortes garras para auxiliar a sua locomoção (…).

Tiago Botelho, 5ºano, Turma E, n.º26


BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

PÁG. 15


PÁG. 16

Mundo imundo

Corro em vão, ninguém me vê, Ninguém me conhece. Mundo imundo que me és? Perco-me num ilustre poeta. Não sei quem és, nem quem sou. Vida inválida para que me serves? Quebro-me como quem quebra porcelana. Mundo imundo não te conheço, Felicidade porque não te mereço. Por vezes tenho tudo e fico sem nada. Vida demorada porque andas parada. Tu que me amas sem eu te poder amar. Em vão, em vão… Amina Zibat, 9º A

NUM MUNDO POLUÍDO NINGUÉM QUER VIVER Gostava que o mundo Melhor vivesse Gostava que o fumo Rápido desaparecesse. Adorava viver Num mundo adorável Adorava viver Numa atmosfera respirável. Porque num mundo poluído Ninguém quer viver Anda daí Põe-me essas pernas a mexer! Lembra-te que quando Atiras lixos para o chão Estragas a atmosfera Aumentas a poluição.

BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

Quando o teu pai Atira um papel para o chão Ele estraga o mundo Portanto, diz-lhe que não! Porque num mundo poluído Ninguém quer viver Anda daí Põe-me essas pernas a mexer! A tua mãe quando sai da casa de banho Deixa a torneira a pingar? Se sim, diz-lhe para a fechar Pois litros d`água ela está a gastar. Se quando lavas os dentes Deixas a água a correr É melhor fechar a torneira Para o planeta não sofrer. Porque num mundo poluído Ninguém quer viver Anda daí Põe-me essas pernas a mexer! E agora para acabar Apenas quero dizer Que para o mundo salvar Muito podemos fazer. Podemos limpar florestas; Ajudar rios; salvar animais Anda, levanta-te daí! Mais um nunca é demais. Porque num mundo poluído Ninguém quer viver Anda daí Põe-me essas pernas a mexer! Francisco Laranjo, 5º F


BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

A atividade continua a ser dinamizada pela senhora professora Ana Isabel Neto e tem tido grande sucesso. No decorrer do 2º período a mesma foi realizada nas turmas do A e B, do 8º Ano e B, do 9º Ano , no âmbito da comemoração da efeméride do Dia de São Valentim e da escritora do mês janeiro destacada pela Biblioteca Escolar, Sophia de Mello Breyner Andresen.

O Vento O Vento sopra Contra as janelas fechadas Na planície imensa Na planície absorta, Na planície que está morta E os cabelos do ar ondulam loucos Tão compridos que dão a volta ao mundo Sento-me ao lado das coisa E bordo toda a noite a minha vida Aqueles dias tecidos Que tinham um ar de fantasia Quando vieram brincar dentro de mim E o vento contra as janelas Faz-me pensar que eu talvez seja um pássaro Obra Poética, de Sophia de Mello Breyner Andresen

PÁG. 17

Cartas de Amor Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas. Também escrevi em meu tempo cartas de amor, Como as outras, ridículas. As cartas de amor, se há amor, Têm de ser ridículas. Mas, afinal, Só as criaturas que nunca escreveram Cartas de amor É que são ridículas. Quem me dera no tempo em que escrevia Sem dar por isso Cartas de amor ridículas. A verdade é que hoje As minhas memórias Dessas cartas de amor É que são ridículas. (Todas as palavras esdrúxulas, Como os sentimentos esdrúxulos, São naturalmente ridículas.) Fernando Pessoa

Ao longo deste ano empenhámo-nos em dar cor à nossa biblioteca, tornando-a num local de trabalho mais aprazível e confortável para todos. A equipa da biblioteca deixa aqui um agradecimento especial ao colega Fernando Benta que voluntariamente tem colaborado com a equipa da biblioteca e muito contribuiu para que estas mudanças se efetuassem.


PÁG. 18

BIBLIOTECA DA ESCOLA E. B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

Vamos aprender a aproveitar todos os recursos que a biblioteca escolar oferece? Para isso é essencial saber consultar o catálogo da biblioteca. O catálogo encontra-se alojado no site da Rede das Bibliotecas Escolares e pode ser consultado através do nosso blogue. Para aumentar a tua capacidade de pesquisa no catálogo a equipa da Biblioteca Escolar preparou um cartaz informativo. Também é importante conheceres as diferentes classes da Classificação Decimal Universal, que também estão afixadas na Biblioteca.

A 2 de abril de 1976 a Assembleia Constituinte aprovou a Constituição da República Portuguesa, era então Presidente Francisco da Costa Gomes. Na nossa biblioteca possuímos dois exemplares da Imprensa Nacional Casa da Moeda de 1976. Em 2005 a nossa lei fundamental foi objecto de sétima revisão constitucional. No separador recursos online está disponível um link para o site da Assembleia da República, de modo a que seja possível efectuar a sua leitura integral. Classificámos a Constituição de acordo com a Classificação Decimal Universal: classe 3 - Ciências sociais, 342 Direito Constitucional.


BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

PÁG. 19


PÁG. 20

BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

Sabias que… … o maior cão do mundo chama-se George e mede 2,20m da cabeça à cauda e 109 centímetros das patas ao dorso e só tem 4 anos? Trata-se de um Dogue Alemão, que vive no Arizona, nos EUA, consome cerca de 50 quilos de comida por mês e dorme numa cama GRANDE e os donos são uma família que vive em Dave Nasser, em Tucson. Este facto foi confirmado por um funcionário do Guiness. Rute Pinto 9ºD … o kiwi é o pássaro natural da Nova Zelândia. O kiwi é um pássaro que põe um ovo que é maior que o seu corpo e é incapaz de voar porque é muito pequeno e tem asas pequenas. Viviana Valério, 5º B

...as muçulmanas (mulheres/raparigas nascidas em, por exemplo, Marrocos) usam uma espécie de lenço para tapar a cabeça para que os homens/ rapazes não vejam o cabelo destas, pois eles podem sentir-se atraídos por elas. E uma muçulmana só pode ter relações com o seu marido tal como um muçulmano só pode ter relações com a sua mulher. … é contra a religião muçulmana (Marrocos) os filhos desrespeitarem os seus pais. Pois no Corão (bíblia muçulmana) os filhos devem respeitar os seus pais e os pais têm de tratar bem dos seus filhos . ...é contra a religião muçulmana (Marrocos) beber substâncias alcoólicas ou fumar. Apesar disso há quem beba e fume, são aqueles que não obedecem a Allah, deus para os muçulmanos. Amina, 9º A


BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

PÁG. 21

Foi inaugurado, no passado dia 23 de março, o Portal Concelhio da Rede de Bibliotecas de Faro. A partir de agora é possível aceder, entre outras funcionalidades, ao Catálogo Coletivo das Bibliotecas do concelho. Poderão aceder ao Portal e ao Catálogo concelhio através das ligações disponíveis no blogue da Biblioteca Escolar.

O Agrupamento das Escolas da Sé participou neste evento com a Turma D, do 6º Ano, da Escola E.B. 2,3 Santo António e com turmas de 3º e 4º anos, das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento (E.B.1 nº4Penha; E.B.1 da Ferradeira e E.B.1 do Areal Gordo).


PÁG. 22

BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO

No final do 2º período, o 5.º E foi a turma com maior número de requisições na Biblioteca da Escola E.B. 2,3 Santo António

5º E

5º E

● COORDENAÇÃO: Ana Afonso ● EQUIPA DA BE: Professoras Anabela Estudante; Ana Isabel Neto e Maria do Carmo Mendonça. Assistentes Operacionais: Esmeralda Lopes e Sílvia Silva ● REDACÇÃO: BIBLIOTECA DA ESCOLA E.B. 2,3 SANTO ANTÓNIO, FARO E-MAIL: becre.stoantoniofaro@gmail.com OS NOSSO SÍTIOS NA NET: www.aescse.pt/agese www.becrestoantoniofaro.blogspot.com www.befaro4.blogspot.com www.eb1-areal-gordo.rcts.pt www.eb1-faro-penha-n4.rcts.pt www.eb1-ferradeira.rcts.pt/

Jornal Escolar "Ponto e Vírgula" nº 2  

Jornal Escolar Ponto e Vírgula nº2 da Escola E.B. 2,3 Santo António, Faro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you