Issuu on Google+

Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto

Marquês de Pombal História e Geografia de Portugal

 Professora: Sandra Fontarra Aluna: Margarida Moura turma: B Ano: 6º Numero: 4


Índice 

 Introdução………………………………………………página..03

 Biografia Marquês de Pombal………………………páginas..04..05..06

 Lisboa antes do terramoto…………………………..página..07

 Lisboa durante o terramoto…………………………página..08

 Lisboa depois do terramoto………………………....página..09

 Conclusão……………………………………………….página..10

 Webgrafia………………………………………………..página..11

02


Introdução

Neste trabalho irei abordar um pouco da vida e dos grandes feitos de Marquês de Pombal na cidade de Lisboa. Será feita uma breve apresentação relativamente à sua biografia bem como à cidade de Lisboa antes, durante e depois do terramoto e marmoto que a atingiu a 1 de novembro 1755. Assim, este trabalho tem como objetivo principal dar a conhecer os grandes feitos da época (arte) Pombalina.

03


Marquês de Pombal

  Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro conde de Oeiras  e marquês de pombal nasceu em Lisboa, a 13 de Maio de1699 – e faleceu em Pombal, a 8 de Maio de 1782 ) foi um nobre, diplomata e estadista português.

 Foi secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I (17501777), sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa.

 Também foi ele que instaurou a primeira região demarcada de vinho do porto no douro.

04


Continuação…

o ã N

 Acabou com a escravatura em Portugal Continental a 12 de Fevereiro de 1761 e, na prática, com os autos de fé em Portugal e com a discriminação dos cristãos-novos, apesar de não ter extinguido oficialmente a Inquisição portuguesa, em vigor "de jure" até 1821.

 A sua administração ficou marcada por duas contrariedades célebres: o primeiro foi o Terramoto de Lisboa de 1755, um desafio que lhe conferiu o papel histórico de renovador arquitectónico da cidade. Foi um dos principais responsáveis pela expulsão dos Jesuítas de Portugal e das suas colónias .

05


Continuação… 

A pós a sua morte, na noite de 11 de Maio de 1782, o seu cadáver foi conduzido num coche puxado por três parelhas para a igreja do convento de Santo António da vila de Pombal. Contava o marquês de Pombal com 82 anos, quando os seus restos mortais ali foram depositados.

 Com o advento das invasões francesas a sua sepultura foi profanada pelos soldados do Marechal André Masséna.

Em 1856/7, o Marechal Saldanha, seu neto por via materna, trasladou para Lisboa os restos mortais, que foram depositados na ermida das Mercês, onde o Marquês de Pombal fora baptizado e, inclusive, pertencia à irmandade.

Em 1923, passaram definitivamente os restos mortais para a Igreja da Memória, Lisboa, onde se encontram até ao presente.

06


Lisboa antes do terramoto As ruas eram estreitas e as casas tinham alturas diferentes alĂŠm disso nĂŁo havia esgotos nas ruas o que provocava maus cheiros e pouca higiene.

07


Lisboa durante o terramoto O terramoto de 1755 foi uma catástrofe para Lisboa pois não se deu só o terramoto mas também um marmoto e um grande incêndio. Marquês de Pombal ainda hoje é conhecido pois foi ele que ajudou a reconstruir a cidade de Lisboa.

08


Lisboa depois do terramoto As ruas são largas e as casas têm alturas iguais mas já há esgotos nas ruas o que já era mais agradável e higiénico. A isso chama-se arte Pombalina.

09


Conclusão

  Após a realização deste trabalho pude concluir que Marquês de Pombal influenciou muito a cidade de Lisboa. Ele foi um pilar pois tomou iniciativa para reconstruir Lisboa com a arte pombalina.  Este foi um marco para a cidade de Lisboa pois proibiu a escravatura e declarou o comércio uma profissão nobre.

10


Webgrafia

ď‚–

http://ufpa.br/forumlandi/ImmaginiLandi/ImmaginiBig/Ritr

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sebasti%C3%A3o_Jos%C3%A9

http://clube11raizes.files.wordpress.com/2011/10/pic_01_e

http://degradacaodabaixalisboeta.blogs.sapo.pt/5315.ht

11


Marquês de Pombal