Issuu on Google+


NEWSLETTER BECRE COLABORADORES Adelaide Almeida Fテ。tima Pinto Luテュsa Esteves DESIGN GRテ:ICO Josテゥ Carvalho


EDITORIAL

Nos meses de março e abril o feminino e a leitura combinam-se e comprometem-se: assinalam-se o Dia Mundial da Mulher, o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial do Livro, por meio de ações em que é possível ler em diferentes suportes, revisitando os clássicos, valorizando as aprendizagens essenciais das diferentes áreas disciplinares, sem esquecer o apelo à imaginação e à criatividade dos alunos. O programa da Semana Cultural constituiu, pela diversidade e qualidade das participações exteriores à escola, uma oportunidade para mostrar outras formas de aprender e aceder à informação e ao conhecimento.


6 março | Engética do discurso

O professor António Madeira falou sobre as questões do significante e do significado, da palavra e do signo para mostrar a complexidade da organização do discurso: um trabalho de engenharia com estética que está por detrás da construção dos textos publicitários, políticos e poéticos. Concluiu-se a sessão com a leitura de um poema de Mário Cesariny, pela professora Emília Neves.

7 março | Projeto de Poesia/Escrita Criativa

O exercício de escrita criativa consistia em transformar receitas de forma criativa. Por exemplo, uma receita de" mousse de morango" numa receita de "boas férias de verão" ou uma receita de salmão numa de "bom coração", inventando os ingredientes mas respeitando as doses e o modo de preparação. No final, os alunos fizeram a leitura dos trabalhos realizados.

1


De 11 a 15 – SEMANA da LEITURA

No dia 13 de março realizou-se mais uma edição do Concurso de Leitura Expressiva em Francês, Inglês e Português, que contou este ano com uma elevadíssima participação de alunos do 3º. ciclo e uma razoável participação de alunos do secundário. Foi uma sessão muito animada, atendendo à quantidade de alunos com vontade de partilhar as suas leituras, que foram atentamente seguidas pelo júri, constituído pelos professores Emília Neves, João Carreiro e Rita Pinhão e ainda pela aluna do 12º ano, Mariana Dias.

13 a 15 MARÇO | SEMANA CULTURAL:

A partir de 13 de março, a BE acolheu várias exposições com materiais produzidos no âmbito de projetos desenvolvidos pela biblioteca e outros da responsabilidade das turmas e das áreas curriculares. Durante a “Semana Cultural” a Biblioteca acolheu atividades de natureza muito diversa: exposições, sessões sobre a utilização da Internet, leitura, música, xadrez… e apoiou a realização de outras, em diferentes espaços da escola: uma palestra em articulação com a área disciplinar de História, que decorreu no Auditório e a Feira da Ladra, uma iniciativa do grupo de Francês, que se realizou no corredor exterior à BECRE.

2


4 abril

Na Semana da Leitura, integrada na Semana Cultural da Escola, realizou-se mais um Concurso de Leitura em Inglês, Francês e Português, promovido pela BE em articulação com as áreas disciplinares. Hoje foi o momento de entregar aos vencedores os certificados e os prémios pelo seu bom desempenho nesta atividade. A fazê-lo estiveram, além da professora bibliotecária, os professores dos alunos premiados. Destaque ainda para o vencedor do torneio de xadrez realizado no dia 14 de dezembro.

10 abril

Os alunos da turma 4 do 7º ano acompanharam com muito interesse a Conversa sobre higiene e conforto que as professoras mantiveram com eles durante 45 minutos, recorrendo a imagens sugestivas e adequadas à sua faixa etária.

3


15 abril

A proposta de trabalho para os alunos da turma 3 do 9º. ano consistiu em completar um texto, escrevendo no mínimo 150 palavras. A atividade foi desenvolvida em grupo. A melhor proposta de "expansão" do texto destacado a negrito, foi elaborada pelo grupo da Mafalda Silva, Pedro Gaspar e Sagarcumar.

17 abril

Os alunos da turma 10º 6 acompanharam com interesse as informações que a professora Isabel Falcão lhes ia facultando sobre este tema tão atual e que pressupõe uma mudança de atitude por parte dos cidadãos.

4


De 22 a 26 de abril

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor constituiu um pretexto para lembrar a obra e o tempo de Eça de Queirós, através de uma exposição produzida pelo Instituto Camões, composta por 24 cartazes com um vasto e apelativo conjunto de informação que permite entender melhor o autor e a época, facilitando o estudo da sua obra, em particular "Os Maias" - leitura obrigatória para os estudantes do 11º ano.

23 abril

Os alunos do 10º 2 e do 10º 6 foram convidados a participar num debate/partilha de leituras centrado na ficção científica, mas com abertura a outros géneros literários. Apesar de a sessão ter ficado aquém do que se pretendia: um debate, foi uma oportunidade para ficar a conhecer os gostos literários dos alunos e um pouco da sua opinião sobre a literatura de ficção científica.

5


Autores do mês

março Carl Sagan

abril Gonçalo Tavares e Gonçalo Cadilhe

6



Newsletter BECRE