Page 1

Trimestral | N.º 01 Setembro – Dezembro 2009 www.becorga.blogspot.com

Os meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história." Bill Gates

1


No dia 11 de Setembro, em articulação com os Directores de Turma, a BE promoveu a recepção aos alunos do 5º ano, dando a conhecer a equipa/ espaço BE e apresentando, sumariamente, as diferentes zonas de funcionamento e algumas normas essenciais. Interagindo com os presentes (alunos e alguns encarregados de educação) registaram-se as expectativas em torno da BE e finalizou-se com a distribuição de livros oferecidos pelo PNL.

De 22 de Setembro a 02 de Outubro realizaram-se sessões de formação de utilizadores a todas as turmas de alunos do 1º ciclo da escola da Igreja e do 5º ano com visualização de um PowerPoint e oferta de um marcador de livro.

No dia 1 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Música com dois espectáculos promovidos pelo grupo disciplinar de música, para todos os alunos da EB2,3 da Corga e da EB1 da Igreja. Com a coordenação da equipa da BE, todos os ciclos participaram, empenhada e criativamente, na elaboração de uma pauta gigante, com pensamentos sobre a importância da música no nosso quotidiano, em figuras musicais fornecidas pela BE. Foi muito agradável verificar a curiosidade e respeito com que os alunos observavam o placard com as suas produções.

2


No dia 2 de Outubro, realizou-se uma exposição alusiva à comemoração da Implantação da República com fotos/retratos dos Presidentes da República Portuguesa até à actualidade, com uma reprodução de um quadro da família real e uma montra de livros subordinada à temática do dia.

Seguiram-se, nos dias 12, 13 e 15 de Outubro, as visitas à Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira com todos os 5º anos. Os alunos, cento e trinta, tiveram oportunidade de visitar as diferentes salas que compõem a Biblioteca (adultos, júnior, infantil e bebeteca, exposições), o auditório e foram esclarecidos quanto às normas gerais de utilização deste espaço. Para finalizar, foram-lhes proporcionados alguns momentos de promoção do gosto pela leitura, com a apresentação do filme animado e, em simultâneo, a leitura expressiva, a três vozes, do conto “A Árvore Generosa”.

Os Jardins-de-infância de Guizande deslocaram-se no dia 15 de Outubro, acompanhados pela nossa equipa, à Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira (BMSMF). Fomos muito bem acolhidos pela equipa pedagógica que nos proporcionou momentos muito agradáveis.

3


No dia 16 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação, dinamizando-se uma actividade em articulação com o Grupo de Ciências Naturais e PES para os 3º e 6º anos de escolaridade. Com o intuito de educar para a aquisição de bons hábitos alimentares os alunos seleccionaram e recortaram imagens, em desdobráveis dos supermercados, com que preencheram Rodas dos Alimentos que mais tarde foram afixadas nos placards.

Com vista à criação de hábitos de leitura, a BE lançou a 16 de Outubro o Concurso “ À Descoberta de um livro de…” que irá decorrer ao longo do ano lectivo.

No dia 21 de Outubro, a BE divulgou o seu Blogue http://becorgablogspot.com que se encontra ao serviço de toda a comunidade escolar pretendendo ser um espaço de interactividade e partilha ao serviço do Agrupamento.

No dia 26 de Outubro, foi lançado o Concurso Marcador de Livro e a Feira do Livro da escritora Ana Saldanha que visitará o Agrupamento em Fevereiro.

No dia 30 de Outubro esteve patente na BE uma exposição de Rosa-dos-Ventos dinamizada pela docente, Clara Oliveira.

4


Nos dias 10, 19 e 20 de Novembro e 2 de Dezembro, as turmas de 9º ano e do 8ºA dinamizaram, no âmbito da promoção da Biblioteca de Turma e do gosto pela leitura, vários fóruns onde apresentaram livros/escritores que se inscrevem no programa de Língua Portuguesa ou outros de interesse geral.

No dia 17 de Novembro, em articulação com o Grupo de Ciências, PES, 1º e 3º Ciclos, foi comemorado o Dia do Não Fumador na BE. Os alunos do 1º Ciclo (4º ano) assistiram ao filme " Amigos do Peito" e os alunos do 3º Ciclo (9º ano) assistiram a dois documentários.

No dia 26 de Novembro, o 3º e 4º anos foram, ao auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, assistir à peça de teatro “ História do Sábio Fechado na sua Biblioteca”, de Manuel António Pina, levado à cena pela companhia de teatro Pé de Vento.

No dia 27 de Novembro, tal como sucedeu em anos lectivos anteriores, e levando em linha de conta a necessidade de estimular o gosto pelo conhecimento e pela leitura para informação e estudo – em articulação com o Departamento de Línguas –, a Biblioteca Escolar promoveu a 1ª Fase do Concurso de Cultura Geral.

5


Para promover a literacia da informação e auxiliar os alunos na realização dos seus trabalhos, a equipa da BE criou guiões que podem ser utilizados na sala de aula, no espaço BE ou então em casa (formato papel e digital). Para aplicação das instruções dadas nos guiões, os professores, em Estudo Acompanhado ou outra disciplina, poderão utilizar maletas, previamente preparadas pela equipa da BE, com livros das classes da Classificação Decimal Universal.

De 30 de Novembro a 4 de Dezembro, esteve patente na Biblioteca uma exposição dinamizada pela docente Lisdália Ferreira, do grupo de História, subordinada ao tema Dia da Restauração da Independência.

De 7 a 15 de Dezembro, a BE dinamizou a hora do Conto de Natal. Foram contados os contos “ Ninguém dá Prendas ao Pai Natal” de Ana Saldanha e “ Natal no Hipermercado” de Luísa Ducla Soares.

Para além destas actividades, durante o 1º Período, a equipa dedicou parte do seu tempo a introduzir o fundo documental da Biblioteca no programa informático concelhio WinLib.

6


1º Período N.º 3 1 1

Título

Editora

Disc-man

Coby

Ano Todos os Ciclos Pré-escolar, 1º e 2º

Orquestra do Pautas

Ed. Convite à Música

Ciclos Pré-escolar, 1º e

Ciência Divertida

Ed. e Distribuidores,Lda

2ºCiclos

VERBA PES

3 4 5 3 3 3 4 4 3 3 10 10 10

10

Pré-escolar, 1º, 2º

Eu quero saber – O corpo humano

Texto Editora

Tenho Dislexia

Edições Nova Gaia

Um menino diferente

Porto Editora

Ciclos 1º, 2ºCiclos 1º, 2º, 3º Ciclos Pré-escolar, 1ºe 2º

Exercício Físico

Gailivro

Tchim e a SIDA é Assim (Jogo)

Gostar

Eu quero Saber – os alimentos

Texto Editora

Ciclos 1º, 2º e 3º Ciclos Pré-escolar, 1º, 2º Ciclos Pré-escolar, 1º, 2º

Alimentação Saudável

Gailivro

Ciclos Pré-escolar, 1º, 2º

Higiene e Saúde

Gailivro

A Lua de Joana (temática da droga)

Verbo

O Rapaz do Pijama às Riscas (holocausto)

Asa

Dentro de Mim (gravidez na adolescência)

Caminho

Uma Questão de Cor (racismo)

Caminho

Escrito na Parede (adolescência, pais ausentes)

Caminho

Ciclos 3º Ciclo e Secundário 3º Ciclo e Secundário 9º Ano e Secundário 2º e 3º Ciclos

2º, 3º Ciclos

2º, 3º Ciclos

Cinco Tempos Quatro Intervalos (adolescência, imagem pessoal)

Caminho

7


REQUISIÇÕES DE JOGOS

REQUISIÇÕES DE JOGOS POR ANO DE ESCOLARIDADE

6ºA, 5ºF e 5ºE com uma maior preferência por jogos. _______________________________________________________________ REQUISIÇÕES DE LIVROS POR ANO DE ESCOLARIDADE

3ºB, 5ºF, 7ºB, 4ºB com maiores indices de leitura. 8


REQUISIÇÕES DE DVD’s e VHS’ S

REQUISIÇÕES DE CD’S

9


UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA

Sinopse: Um conto de Natal empolgante e cheio de surpresas que contém um calendário mágico, uma história dentro de outra história e muitos mistérios. Um grupo de peregrinos viaja em sentido contrário ao do tempo através da História, transportando o leitor ao mundo do conhecimento. Uma história de Natal fascinante que confere um novo sentido ao mistério do nascimento de Jesus.

Sinopse: Neste Natal, mais um livro de Luísa Ducla Soares, mas desta vez com novos desafios. Desde uma menina ucraniana que passa o primeiro Natal em Portugal, até um menino que quer um hipermercado como prenda... tudo é possível. Será que o Natal consegue enfrentar os desafios do séc. XXI com a magia de sempre? 10


Sinopse: “Caim não é um tratado de teologia, nem um ensaio, nem um ajuste de contas: é uma ficção em que Saramago põe à prova a sua capacidade narrativa ao contar, no seu peculiar estilo, uma história de que todos conhecemos a música e alguns fragmentos da letra. Pois bem, com a cabeça alta, que é como há que enfrentar o poder, sem medos nem respeitos excessivos, José Saramago escreveu um livro que não nos vai deixar indiferentes, que provocará nos leitores desconcerto e talvez alguma angústia, porém, amigos, a grande literatura está aí para cravar-se em nós como um punhal na barriga, não para nos adormecer como se estivéssemos num opiário e o mundo fosse pura fantasia.” Pilar del Río.

Sinopse: Para Bella Swan, existe algo mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Porém, estar apaixonada por um vampiro é mais perigoso do que alguma vez ela poderia imaginar. Edward já salvou Bella das garras de um vampiro maléfico, mas agora, à medida que a sua destemida relação ameaça tudo o que se encontra por perto e todos os que lhes são queridos, eles apercebem-se de que os problemas podem estar apenas a começar...

11


O Boletim Informativo pode ser lido em formato digital em

www.becorga.blogspot.com

FICHA TÉCNICA Textos e Imagens – Equipa da Biblioteca Gráficos – Valquíria Fortuna Arranjo Técnico – Anabela Santos

12

Boletim informativo  

Actividades da BE - 1º Período