Page 1


Sumário:

Apresentação........................................................................................................... 1.Sumário Executivo.................................................................................................... 2.Dados da Empresa.................................................................................................... 3.Visão e Missão.......................................................................................................... 4.Perfil de atuação …................................................................................................... 5.Produtos e Serviços …............................................................................................... 6.Características dos empreendimento....................................................................... 7.Análise de mercado.................................................................................................. 8.Mercado consumidor …............................................................................................ 9.Mercado fornecedor …............................................................................................. 10.Mercado concorrente …......................................................................................... 11.Pontos fortes, fracos e a melhorar …...................................................................... 12.Oportunidade existentes …..................................................................................... 13.Plano de Marketing................................................................................................. 14.Objetivos e metas................................................................................................... 15.Estratégia de marketing e vendas …....................................................................... 16.Canais de distribuição............................................................................................. 17.Preços ….................................................................................................................. 18.Comunicação.......................................................................................................... 19.Plano Financeiro..................................................................................................... 20.Análises externos.................................................................................................... 21.Recomendações Finais …........................................................................................ 22.Plano de Ação Imediata …......................................................................................


Dados da empresa Beco Produções e Eventos Ltda. CNPJ: 17.547.359/0001-86 Tel.: 11 9 5271-1413 becoproducoes@hotmail.com

Dir. Presidente: Ivan Gonçalves Francisco


Visão e missão Missão: Realizar eventos com excelência,agregando valor às marcas de nossos clientes através de soluções criativas, gerando resultados eficazes com o melhor custo-benefício. Visão: Ser uma empresa sólida no setor de eventos, atuando dentro dos princípios éticos, com responsabilidade social e ambiental, gerando resultados positivos para o público-alvo. Valores: Trabalhar sempre com profissionalismo, transparência, criatividade, emoção e com integral dedicação ao sucesso, do evento, de nossos clientes e parceiros, de nossa empresa e colaboradores, e de nosso país.


Perfil de atuação Beco Produções e Eventos é uma empresa de produção de shows e eventos, fundada por profissionais com mais de 15 anos de experiência no segmento cultural Brasileira. Seu objetivo é promover, gerenciar carreira, realizar e agenciar talentos da música. À frente da produtora estão os sócios Ivan Gonçalves e José Alberto Belizario ambos com anos de experiência que lhes garantem o renome e a confiança necessários no mercado – bem como vasto conhecimento na área em que atuam.

PORTFÓLIO

►Evento: Show Bom Jovi/ Rush – Local: Estádio do Morumbi. ►Evento: Pocket Show – Garfield em Um Show de Aniversário – Shopping Anália Franco ►Evento: OSESP / ITAU UNIBANCO – Parque Villa Lobo ►Evento: Federação Paulista de Futebol – Barra Funda ►Smirnoff “Nightlife Exchange” Projeto, 14 país – 2010 / Vila Leopoldina ►Show de Norah Jones – Parque da Independência 2010 ►Show Jorge e Mateus – Daslu – Dezembro 2010 ►Exposição fotográfica – O Rock Brasileiro – Galeria do Rock – 2010 ►Club Atlético Paulistano – Evento Fechado ►Hotel Grand Hyatt – Evento Fechado ►Espaço Vila Lobos – Evento Fechado ►Natal Iluminado – Na Paulista – 2010. ►Réveillon na Paulista 2011. ►CENFORPE – SBC – Evento sobre saúde ►Hotel WTC – Evento Fechado ►Show do Eminem no Brasil – Grand Prix no primeiro festival F1 Rocks 2011. ►Banco Santander – Evento em diversas unidades – Dezembro 2011.


Produtos e serviços A Beco Produções e Eventos é muito mais que uma produtora de shows e eventos, é uma empresa fundamentada na pesquisa, negociação e na realização de grandes projetos culturais. Serviços Produção de shows; Venda de shows; Assessoria de marketing; Leis de Incentivo... Produtos CD/DVDs Brindes Promocionais associados ou casados a shows e eventos; Venda digital...


Características do empreendimento

Conceito

Nosso conceito é produzir shows e eventos de qualidade médio e grande porte.

Negócio Trata-se de uma produtora de Shows e Eventos especializada em produção de shows. Nosso objetivo é realizar uma agenda de shows e eventos de grande impacto cultural na cidade de São Paulo e no Brasil e posteriormente no exterior. O empreendimento funcionará como uma agência de fomento, direcionada a realização e produção de shows de médio e grande porte. Para fortalecer e agregar valor ao empreendimento utilizaremos o conceito de economia criativa.Seu conceito é amplo, abrangendo sob a “Economia Criativa” todos os profissionais que oferecem serviços baseados no conhecimento. Considerando o fato de que cada organização ou país desenvolve diferentes amplitudes para o tema, nossa visão é de que “Economia Criativa” deve obrigatoriamente incluir todos os serviços relacionados ao conhecimento e à capacidade intelectual, não se limitando, apenas, às chamadas “Indústrias Criativas” ou “Indústrias Culturais”, portanto, não se restringindo a aos conceitos originais de Direitos Autorais, Patentes, Marcas Comerciais e Design. Assim, o conceito ampliado de “Economia Criativa” abrange, além dos itens anteriormente citados: No âmbito da “Economia Criativa”, ideias, imaginação, criatividade e inovação aplicam-se a quaisquer segmentos da economia, ou seja, a qualquer atividade econômica. O publico-alvo da Beco Produções e Eventos são todos os consumidores que buscam qualidade e produtos diferenciados além das sensações de alegria e emoção. Como nosso escritório e atividades serão localizados em uma área de circulação de publico A, B e C, consequentemente esses serão os clientes potenciais.


Análise de mercado O Brasil literalmente entrou na rota dos eventos internacionais, principalmente nos últimos 10 anos. Primeiro vieram os culturais e artísticos e, mais recentemente, os esportivos. Para se ter uma ideia, hoje, São Paulo é a capital latina de eventos de negócios. No passado, a realização de eventos internacionais no País era iniciativa de pioneiros, que poderiam ser chamados de aventureiros. Foi assim com os Medina, responsáveis pelas duas primeiras versões do Rock in Rio, e o Emerson Fittipaldi, que se esforçou para trazer a Fórmula 1 para cá. Esta década está sendo marcada pela realização no Brasil de conjunto de eventos com forte viés privado, seja pelo elenco de patrocinadores, seja pelos transbordamentos que ocorrem em oportunidades de negócios, em especial nos setores de comércio e prestação de serviços. Pode-se afirmar que o circuito do Circle de Soleil foi o primeiro que vislumbrou isto como negócio, o quê vem se repetindo ano a ano totalmente patrocinado pelo setor privado. Nos próximos quatro anos, com o ciclo de megaeventos esportivos – Copa das Confederações FIFA 2013, Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas 2016 –, serão mobilizados pessoas, recursos e negócios, sejam públicos e

privados, para atender às demandas que geram. Pessoas e empresas já se preparam para aproveitar estas oportunidades, que ocorrem antes, durante e depois dos eventos propriamente dito. Oportunidades que vão além das áreas próximas de onde se localizam os eventos.


Mercado consumidor O atendimento a clientes em negócios relacionados a entretenimento não é fácil. O grau de exigência com a qualidade do serviço e do atendimento vem crescendo a cada dia, não importa o tipo de serviço que seja prestado. Esse fenômeno é provocado pela elevada concorrência, que oferece alternativas ao consumidor, e pela sua própria consciência de seus direitos e do merecimento em ser bem tratado. Por isso, as falhas podem significar a perda definitiva de um cliente, o que leva as empresas a se preocuparem com a qualidade do serviço e do atendimento ao consumidor. Portanto, as palavras de ordem são inovação e criatividade. Elas permitem gerar valor agregado ao serviço prestado.


Mercado fornecedor ●

Não adianta abrir um negócio e não ter o menor conhecimento de quais fornecedores poderão servir para que a produtora funcione. Por isso, é essencial pesquisar os preços cobrados por fornecedores e a qualidade dos serviços, o que acabará influenciando na produção dos eventos e na sua credibilidade.Nossos principais fornecedor serão agenciadores, produtores e captadores de recursos localizados em várias captais do Brasil.

Obs.: A empresa utilizará os incentivos para potencializar suas ações e projetos no âmbito nacional, estadual e municipal.


Mercado concorrente O diferencial em relação aos nossos concorrentes é a criação de um agencia fomento que permita desenvolver toda a cadeia produtiva no processo de produção de shows e eventos.Entre os concorrentes destacamos a Agência Produtora, t4f, All Entretenimento, XYX Live, Geo Eventos que juntas corresponde a 60% do mercado de produção de shows de grande impacto. Outra ação de nossa produtora é oferecer serviços a artistas independentes que tenha trabalhos promissores com probabilidade de grande desenvolvimento no mercado cultural.


Pontos fortes,fracos e a melhorar Pontos fortes ●

Equipe qualificada, articulação para soluções imediatas e conhecimento do mercado cultural. Pontos fracos Falta de estrutura necessária (desejada) e Deficiência na rede de relações.

O que precisa melhorar Rede de relações, desenvolvimento conhecimento e desenvolvimento tecnológico (atualizar nossa ferramenta) e Ampliar nosso domínio em uma ou duas línguas (permitirá a abertura e atuação Brasil e Exterior) sem a necessidade de terceirizar a essa mão de obra.


Oportunidades existentes A oportunidade de explorar o segmento cultural brasileiro mostra-se bastante promissora, tendo em vista, principalmente, dois grandes eventos que ocorrerão no país nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Estes eventos levarão ao um aumento significativo do número de turistas estrangeiros no país. Segundo o Ministério do Turismo, os cerca de 5 milhões de visitantes/ano atuais (ref. 2009/2010) deverão chegar a cerca de 7,5 milhões de turistas em 2014, ano da Copa do Mundo. Os grandes festivais de música movimentam o turismo doméstico e chamam a atenção das agências de viagens e hotéis, que muitas vezes criam pacotes especiais para os turistas. O motivo é a alta procura dos fãs, que saem de suas cidades para curtir alguns dias embalados por seus cantores e bandes as prediletos..O Brasil hoje é uma das grandes rotas de grandes eventos, o que tem atraído importantes nomes não só da música como outros segmentos da cadeia produtiva cultural. A concorrência no Brasil está relacionada a influência de produtoras e os investimentos que dispõem. Concluímos que mercado está em franca expansão, onde a concorrência está a baixo de 46%, representada pelas grandes empresas de produção que dispõem de estrutura, logística e investimentos e os 54% restantes refere-se ao mercado emergente a qual veem gerando um grande impacto no segmento.


Plano de marketing 1. Marketing de relacionamento através de mala direta aos clientes via correio ou email, que levem o conceito e atuação da empresa; 2. Publicidade local metro, ônibus e portais, instalação de display, banners; 3. Os anúncios em TV serão feitos via merchandising em programas especializados. 4. Para os consumidores finais, prevemos um grande investimento de marketing para o primeiro ano comercial, incluindo mídia de massa (TV e cinema) e anúncios em revistas especializadas; 5. Como a verba total de marketing não é um montante considerável para compra de mídia de massa, focaremos os investimentos em canais especializados e que tenham sinergia com o produto. Com isso, esperamos obter um maior retorno sobre o investimento efetuado. A ideia principal é garantir uma boa frequência dos anúncios, procurando assim firmar a marca perante os consumidores; 6. Criaremos um catálogo com informações da empresa, eventos, shows e artistas representados e nossa estrutura, além da divulgação na internet visamos colocar anuncio em revistas e jornais de grande circulação.


Objetivos e metas Este plano tem como objetivo apresentar a “Beco Produções e Eventos” mais nova empresa que atuará na área de produção musical. Nossa proposta é desenvolver projetos e ações no segmento cultural Brasileiro gerando, assim, um fluxo de negócio na cadeia produtiva a qual tange o universo da música. •

Objetivos da Empresa

Objetivo: Entrar e manter no mercado de fomento cultural.

Meta: Estabelecer no mercado de forma sólida e continua.

Estratégia: Utilizar ferramentas tecnológica para gerar impacto cultural proposto no projeto.

A empresa é constituída sob a forma de Sociedade de Cotas Limitada, com a seguinte razão social: “BECO PRODUÇÕES E EVENTOS LTDA”


Estratégias de marketing e vendas Marketing e Vendas Para que nossas ações e parcerias sejam realizadas com um padrão de excelência desenvolveremos algumas parcerias com os seguintes profissionais: Técnicos, Produtores culturais, Agenciadores no Brasil e Exterior, Casting de artistas, Publicitários, Promotores de eventos, Fotógrafos, Assessoria Jurídica e Contábil, Jornalistas, imprensa etc... A estratégia de marketing é baseada na obtenção de recursos através de leis de incentivo, produção de shows mensais, festivais e agenciamento, licenciamento de produtos entre outros APublicidade e Promoção A empresa pretende utilizar os meios de comunicação alternativo e mídia espontânea, internet, rede sociais, e-mail marketing, revistas especializadas, pautas jornalísticas, entrevistas, e divulgação bimestral em mídia televisiva e radiofônica entre outros.


Canal de distribuição ●

A produtora irá utilizar os seguintes canais para vendas de shows: (venda de ingressos online); - Website; canais de comunicação, divulgação do produto através de assessoria de imprensa e canais alternativos/redes sociais.


Preços

Política de Preço A política de preços estabelecida para nosso empreendimento atende alguns critérios que potencializa o consumo de nossos produtos e serviços em relação ao concorrente. Estabelecemos que as leis de incentivo e renúncia fiscal possibilita-nos a produzir mais e melhor a preço de custo sem que tenha que rebaixar a qualidade de nossas projetos e serviços. O mercado de entretenimento no Brasil é muito caro, mesmo com incentivos os produtores e fomentadores de arte e cultura não abrem mão de seus lucros exorbitantes.Beco Produções e Eventos acredita que uma política interna bem definida possa manter a qualidade sem a perda da competitividade e evolução financeira. Os sócios fizeram uma pesquisa de mercado e concretizaram suas parcerias com as empresas que apresentaram os melhores serviços pelos menores preços. Portanto, a Beco Produções poderá oferecer um orçamento e preço acessível ao praticado no mercado.


Comunicação

Os produtos, serviços e a tecnologia ●

A empresa oferecerá todos os tipos de serviços relacionados à produção de shows e gestão de carreira:

1. Agenciamento de Shows 2. Produção de Shows 3. Financiamento Coletivo (crowdfunding) Tecnologia 4. Criação do Núcleo de Comunicação (TV, Rádio e Revista) Digital 5. Licenciamento de produto e Venda de Música (Downloads) 6. Agência on line de Fomento e Captação (Leis de Incentivo, Renuncia Fiscal e Promoção Cultural e Esportiva) Será o primeiro site do Brasil focado em Divulgação, incentivo fiscal e Marketing Cultural, Social e Esportivo) Direcionado a pessoas físicas e jurídicas 7. Catálogo artístico (Agenciamento Artístico) 8. Venda de shows (Sistema Coletivo) Tecnologia 9. Site de Ingressos -integrado as redes sociais (Personalizado) Tecnologia 10.Estúdio Beco Arts 765 (Ação Promocional) fonográficos....

difusão de novos trabalhos


Plano financeiro Necessidade de financiamento Nossa proposta é submeter o projeto a (investidores anjos) podendo ser pulverizado até 2 potenciais investidores. A taxa de retorno prevista entre 35% a 50% sobre o valor investido. Para consolidar o empreendimento é necessário o investimento de R$ 420.000,00 com ponto de equilíbrio em até 24 meses. Planejamento e Controle Orçamentário O planejamento estratégico e orçamentário da empresa será feito pelo Diretor Financeiro Eduardo Gonçalves Francisco por ter especialização na área e ser formado em Administração de Empresa. Todo processo e avaliação será acompanhado pelo sócio Ivan Gonçalves Francisco responsável por 90% da direção acionaria da empresa. Política de Preço A política de preços estabelecida para nosso empreendimento atende alguns critérios que potencializa o consumo de nossos produtos e serviços em relação ao concorrente. Estabelecemos que as leis de incentivo e renúncia fiscal possibilitanos a produzir mais e melhor a preço de custo sem que tenha que rebaixar a qualidade de nossas projetos e serviços. O mercado de entretenimento no Brasil é muito caro, mesmo com incentivos os produtores e fomentadores de arte e cultura não abrem mão de seus lucros exorbitantes.Beco Produções e Eventos acredita que uma política interna bem definida possa manter a qualidade sem a perda da competitividade e evolução financeira.


Plano financeiro Necessidade de financiamento Os sócios fizeram uma pesquisa de mercado e concretizaram suas parcerias com as empresas que apresentaram os melhores serviços pelos menores preços. Portanto, a Beco Produções poderá oferecer um orçamento e preço acessível ao praticado no mercado. Marketing e Vendas Para que nossas ações e parcerias sejam realizadas com um padrão de excelência desenvolveremos algumas parcerias com os seguintes profissionais: Técnicos, Produtores culturais, Agenciadores no Brasil e Exterior, Casting de artistas, Publicitários, Promotores de eventos, Fotógrafos, Assessoria Jurídica e Contábil, Jornalistas, imprensa etc... A estratégia de marketing é baseada na obtenção de recursos através de leis de incentivo, produção de shows mensais, festivais e agenciamento, licenciamento de produtos entre outros.


Plano financeiro Planejamento - Orçamentário Investimentos Fixos – compra de equipamentos, locação, utensilio, utilitário, móveis e etc... Capital de Giro – controle de estoque, pagamento de tributos, seguro e manutenção, aluguel, IPTU, água, energia elétrica, telefone etc... Investimentos pré-operacionais – Treinamento de pessoal, divulgação, reforma e adequação etc... Faturamento Mensal – Projeção mensal deve variar 75.000,00 a 160.000,00 Custos de comercialização – Nossa provisão é investir 10% do faturamento mensal, utilizaremos mídias alternativas e projetos sociais e culturais que divulguem e fortaleça a imagem da empresa. Lucratividade: Provisão estimado de 30% no 1º ano e 45% no 2º Prazo de retorno do investimento: Previsão de retorno será em até 24 meses. Obs.: Para garantir o retorno aos investidores e o projeto de expansão integraremos recursos do BNDS e Banco de Fomento Paulista após 12º mês de atividade, conforme a liberação e projeção da assessoria contábil.


Análise externos Aspectos Tecnológicos Todo nosso projeto de gestão e produção cultural contará com sistema tecnológicos que possa minimizar o desperdício seja, financeiro ou de recursos humano. Ferramentas alternativas lincada a tecnologia fazem parte de nosso processo de gestão e promoção cultural e por tanto será aplicado em todas as etapas organizacional da Beco Produções. Aspectos Demográficos Um aspecto favorável é que a empresa está sendo criada para atender principalmente o eixo Rio-São Paulo, região de maior densidade demográfica do país e maior concentração e demanda cultural. Aspectos Culturais Como ponto favorável, podemos citar a proliferação das bandas independentes que torna o mercado promissor para a criação de uma empresa especializada em produzir bandas do gênero, porém o nosso foco esta relacionado a produção de shows com artista renomados, introduzindo nesses processos novos artistas/bandas independentes.


Análise externa Aspectos Econômicos Graças a essa estabilidade da economia está mais viável abrir uma empresa hoje, pois se pode fazer um planejamento orçamentário com mais segurança, sem grandes riscos de oscilações no cenário. Além disso, aumentaram os investimentos no país, fazendo com que as empresas tenham maior facilidade na obtenção de crédito. Lembando que as últimas oscilações econômica pode alterar nosso panorama porém não impedirá nosso processo de gestão e desenvolvimento devido ao conceito organizacional que antecipa os possíveis acontecimentos do cenário econômico. Aspectos Políticos Um fator desfavorável para se abrir e manter uma empresa no Brasil são os impostos. O país possui uma das mais altas cargas tributárias do mundo, porém utilizaremos subsídios do governo para proteger nossos interesses e se manter competitivo no segmento. Aspectos Legais A princípio não detectamos nenhum aspecto legal que possa influenciar positivamente ou negativamente a introdução da empresa no mercado. Aspectos Sociais A princípio não detectamos nenhum aspecto social que possa influenciar positivamente ou negativamente a introdução da empresa no mercado. Nossa empresa desenvolverá paralelamente a suas ações culturais projetos de inclusão social.


Recomendações finais Estrutura do empreendimento Uma das vantagens de abrir uma produtora de eventos para quem é um profissional independente é o fato de praticamente tudo ser terceirizado, assim, basta montar um escritório simples para a sua equipe de funcionários trabalhar na organização dos eventos. A contratação dos serviços pode ser feita por telefone, pela internet ou pessoalmente. ●

Instalações do negócio (implantação no inicio do empreendimento) O escritório (agência de fomento) terá 3 (salas), dispondo de 2WC. Uma sala para recepcionar os clientes e artista, sala de reunião, sala do dir. presidente,sala Staff, e copa, podendo ser integrado sala box para ensaio e gravação. Sala de Apresentação (shows artísticos/acústico)(a implantação será realizada no segundo ano das atividades). Recepção, bilheteria, 04 banheiros sendo um para deficientes, bar café instalado anti – sala próximo a entrada da sala de apresentação. 02 camarins com banheiros, saleta para técnicos e Palco. Nossa proposta esta focada nos Pub´s (pronuncia-se pâb) é uma abreviação do inglês public house, cujo significado é casa pública, e designa um tipo de bar muito popular no Reino Unido, República da Irlanda e outros países de influência britânica, como Austrália ou Nova Zelândia, onde são servidas bebidas e comida tipicas . Nossa proposta será desenvolver uma rede com foco na produção de shows intimistas e acústicos direcionado aos artistas independentes e grandes talentos.


Recomendações finais Projetos em Andamento

Festival Beco dos Artistas Enquadramento Lei de Incentivo “Rouanet art 26” Valor do Projeto R$ 2.651.721,20 em captação.

Parafernália - Pop – Brasileira Enquadramento Lei de Incentivo “Rouanet art 18” Valor do Projeto R$ 2.531.000,00 adequação para captação.


Plano de ação imediata ●

Em nosso plano de negócio está prevista a realização da ação que denominamos de plano base. Trata-se das atividades básicas de uma produtora que se justifica pelo fluxo continuo. Esta ação é a mais importante do projeto pois, pode atravessar as crises, interferências externas entre outras ocorrências sem afetar nosso planejamento global. Nossa matriz de decisão segue um modelo gerencial inovador e contemporâneo com objetivo de justificar o plano proposto. Exemplo de nosso proposta: Nº mínimo de pagantes

Valor mínimo

Valor médio

Previsão de receita

300

45,00

60,00

13.500

18.000

8

8

108.000

400

45,00

60,00

18.000

24.000

8

8

144.000

600

45,00

60,00

27.000

36.000

8

8

216.000

Quantidade de apresentações/ mês

Receita mínima/mês

O faturamento médio anual poderá variar R$ 1.300.000,00 a R$ 2.750.000,00


LAYOUT DE ESCRITÓRIO

Plano de Negócio Beco Produções e Eventos  

Como um dos maiores aliados do empreendedor na hora de realizar a avaliação da empresa, o Plano de Negócios deve ter uma estrutura sólida.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you