Page 1

LÍNGUA PORTUGUESA E TIC "A maior flor do mundo" de José Saramago GUIÃO DE EXPLORAÇÃO DO FILME DE ANIMAÇÃO

1. Leitura individual do conto e análise em aula. 2. Apresentação do filme de animação. 3. Visionamento do filme. 4. Durante o visionamento: tomada de notas sobre aspetos a explorar didaticamente com alunos do 1º ciclo. 5. Comentário em grande grupo: identificação das categorias da narrativa e outros aspetos relevantes. 6. Preenchimento da grelha com sugestões dos grupos.

Aspetos a explorar

Atividades orais

Ação - título do filme - acontecimentos - final / continuação da história

Antes da visualização do filme, comentar o título: ”O que te sugere o título?”. Toda a turma partilha as suas ideias e sugestões, em grande grupo.

Atividades escritas Elaboração de uma composição com o tema “Se eu tivesse a maior flor do mundo…”. Atividade individual Elaboração de uma composição com o objetivo de dar um final diferente à história. Individualmente, os alunos escrevem a sua composição. Depois, cada aluno expõe o seu trabalho à turma, lendo o que produziu. Após este momento, criam-se categorias para encaixar algumas histórias. São exemplos de categorias: final mais divertido, final mais surpreendente, final mais mirabolante, entre outras. Esta atividade pode ter como alternativa, dividir a turma em grupos e destinar a cada grupo, uma das categorias do final. Depois cada grupo lê a sua


produção aos colegas. Personagens - principais e secundárias - retratos Narrador - identificação - função - relação com a história/ as personagens

Tempo e espaço - descrição dos espaços - marcas de tempo

Cada um pesquisa, no computador se tiverem ou o professor no seu, sobre José Saramago de modo a responder “De quem é a voz que narra?” e “Quem é o autor da história?”. (perceber que é ele)

Neste ponto queremos tratar as marcas de tempo, para isso temos uma questão inicial do problema: “Uma vez que o filme tem a duração de 9 minutos, quais os aspetos que nos fazem perceber que a história tem a duração de um dia?”

Divide-se a turma em grupo de 3 ou 4 elementos. Propõe-se que cada grupo reconte a história do ponto de vista de outras personagens, como por exemplo: o menino, os pais, escaravelho, a flor ou ainda de um narrador ausente que vê a história de fora. Como atividade escrita decidimos incidir sobre a descrição dos espaços, para isso escolhemos três imagens de espaços onde a ação de desenrola, como o riacho, o quintal e a aldeia, e a partir dessas imagens elaboramos uma ficha de escolha múltipla e resposta aberta.

Linguagem - verbal e não verbal (gestos, expressões corporais)

Falar e perguntar às crianças quais os sentimentos que as personagens expressam ao longo do filme, através da observação de imagens sequenciais do mesmo, permitindo a partilha de opiniões e fomentando o debate entre o grupo/turma. "O que achas que a personagem está a sentir?"

Solicitar às crianças que imaginem e escrevam um diálogo entre a mãe e o menino, no momento em que se reencontram junto da flor.

Imagem e som - aspetos gráficos - música - movimento

Antes de os alunos verem o filme, o Professor pede-lhes para prestarem atenção aos aspetos gráficos, mais propriamente às cores do céu e às cores utilizadas na aldeia e na floresta. De seguida, veem o filme. Depois o Professor divide a turma em dois, por filas. Um

Breve descrição sobre as fases pelas quais a flor passa (a pares).


grupo responde à primeira questão e o outro grupo responde à outra. Dentro de cada grupo subdividem-se e formam grupos de dois. Cada subgrupo troca informações e no final, elege um orador para responder. O que transmitem as cores utilizadas no céu? A oposição entre a aldeia e a floresta. Aspetos a explorar noutras áreas (Estudo do Meio, Expressões)

Estudo do Meio: É proposto às crianças que realizem o B.I. da flor, em que constem as características da mesma, nomeadamente a espécie, o nome, a constituição, o tipo de solo e a estação do ano mais adequados para a sua plantação. Expressões: Através de materiais reciclados construir uma flor que represente a flor ilustrada na história, elaborar um jardim com “as flores mais bonitas do mundo” ou criar flores coloridas diferentes da flor ilustrada na história. Fazer uma flor, utilizando materiais recicláveis e a partir daqui explorar o tema: As plantas. Esta atividade teria uma componente oral e escrita. A escrita aconteceria quando se identificassem as partes constituintes da planta, a partir de etiquetas. A parte oral acontecia durante o processo de construção da planta.

Documento elaborado pela profª Helena Camacho com o contributos das alunas: Andreia Rosa, Ângela Ladeira, Cristiana Santo - A Ana Rossana Alexandre, Ana Valente, Ana Ferreira - A Ana Beatriz Cardoso; Ana Filipa Dias; Susana Banha - A Ana Leitão, Ana Lúcia Rodrigues e Ana Frias - A Andreia Salvado; Carina Rodrigues e Cláudia Pinheiro - A Ana Rita Marques, Elsa Pinto, Joana Cruz, Maria Roseta e Marta Bento - B Joana Cardoso, Margarida Correia, Marta Vieira e Rita Vieira - B

Dezembro 2011

proposta de atividades  

proposta de atividades para o conto de saramago