Page 1

Análise da Curta-Metragem

“Seat-belt”

Beatriz Elias 12ºAV1


Aqui foi utilizado um Plano de Pormenor(PPM), neste caso da mão, que pretende dar a sensação de que ele está a ligar o carro, fazendo o movimento de ligar a ignição com o gesto da mão.

Aqui foi utilizado novamente um Plano de Pormenor(PPM) do pé, para chamar a atenção do espectador para o facto de ele já estar a acelarar o carro, fazendo um movimento idêntico com o pé, como se lá estivesse um acelarador.

Utilizou-se uma panorâmica horizontal e um travelling da família focada e o condutor também presente mas desfocado para percebermos que ele se encontra num ambiente familiar, onde se encontram todos felizes.


Foi utilizado um Plano Médio (PM) que nos chama ainda mais para o facto de ele estar a conduzir, desta vez como se estivesse com as mãos no volante, nota-se também que o condutor está com um aspecto feliz.

Plano de Peito (PP), não só chama atenção para os sorrisos como a câmara a fazer zoom nos dá uma sensação de tranquilidade juntamente com a música.

Plano de Peito (PP), o movimento de câmara foi o travelling para não só nos dar a sensação de movimento, como também para chamar a atenção do espectador para o movimento de cabeça que ele está a realizar, dá-nos uma sensação de distracção.


Plano de Peito (PP), zoom de aproximação rápido ao princípio e depois lento quando aparece a expressão do condutor para o facto de ter encontrado um obstáculo inesperadamente.

Grande Plano (GP), movimento lento da câmara, a personagem percebe-se do facto de o condutor ter encontrado um obstáculo. O movimento da câmara, o zoom a aproximar, dramatiza a situação.

Plano de Conjunto (PC), as duas personagens reagem ao facto do condutor encontrar um obstáculo e correm para o salvar.


Plano de Conjunto (PC), a personagem com asas vai ao encontro do condutor para salvá-lo, como se fosse o seu anjo da guarda.

Plano de Pormenor (PPM), aqui conseguimos perceber qual o significado da personagem com asas, as mãos agarradas para salvá-lo do impacto.

Plano de Peito (PP), ao aparecer a outra personagem com o seu movimento de braços conseguimos ficar a saber qual é o objectivo das personagens irem salvá-lo, sendo as personagens, o cinto de segurança.


Plano de Conjunto (PC), momento do impacto, o cinto de segurança, neste caso as personagens, salvam-no do acidente. A música de fundo ajuda a reforçar o momento de impacto.

Um Grande Plano (GP) dos Confettis dão-nos a ideia de estrilhaços de vidro partido.

Plano de Conjunto (PC), o anúncio publicitário alertanos para o facto de usar sempre cinto de segurança, utilizando o plano da família reunida e feliz.


Seat-Belt  

Análise da Curta-Metragem

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you