Page 1

Agrupamento de Escolas André Soares

Narrativa Aberta O descontentamento do Peixe Grande

Rui Nº 26 Turma: 5ºB


Numa po莽a isolada do rio grande vivia uma col贸nia de peixinhos. Eram muito amigos uns dos outros e reinava a paz no local. Havia, no entanto, um peixe grande e orgulhoso que estragava um pouco essa harmonia.


Resmungava quando os peixinhos se aproximavam dele e queria para si tudo o que havia de melhor. Um dia, um dos peixinhos, numa tentativa de se libertar dele, disse ao peixe:


- Só me admiro que não vás viver além, no rio grande! Esta poça é muito pequena para ti. Lá, terias companheiros mais distintos do que peixinhos como nós. - Tens razão, disse o Peixe Grande - Mas depois vou ter de fazer uma longa viagem.


- Ainda assim, eu acho que é melhor para ti . - Está bem, vou fazer o que estás a dizer. Então, o peixe grande começou a preparar-se para a viagem. - Está na hora de eu me ir embora.


E comeรงou a viagem. Quando chegou, disse para si mesmo: - Cheguei ao meu novo lar.


E depois, para alguns peixes que por lá passavam: - Olá, eu sou o Douradinho e vim para aqui para não ficar num espaço tão pequeno.


Os outros peixes formaram um grupo e disseram:

-Vamos gozar com aquele peixinho de meia tigela.


Comeรงaram a gozar com o peixe grande, atirando pedras e ele magoou-se muito e disse a si mesmo: -Vou-me embora daqui!


Quando chegou ao seu antigo lar, disse: -Voltei! Espero que me aceitem de volta.


Não gostei daquele sítio. Prometo que nunca mais resmungo com vocês. Até porque percebi que não sou assim tão grande como pensava. E o Peixe Grande aprendeu a ser amigável com os outros peixinhos.


Rui  

narartiva aberta, semana da leitura

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you