Page 1

Turma C

Castelo dos Sonhos EB1 DE FEBRES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LIMA-DE-FARIA CANTANHEDE, 2019

UM PROJETO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO SER+ CANTANHEDE! / BRINCADORES DE SONHOS


brincadores de sonhos Venha dar continuidade ao nosso sonho!

Este trabalho surge do Projeto SER MAIS Cantanhede!, um projeto de educação vocacionado para o empreendedorismo numa perspetiva humanista, ativa e de cidadania, que foi implementado nas escolas do concelho de Cantanhede. Neste e-book pretende-se partilhar momentos únicos vividos na viagem pelo Castelo dos Sonhos, pela turma C do 3.º ano da EB/JI de Febres, aquando do desenvolvimento do Programa “Brincadores de Sonhos”, sob coordenação de Jacinto Jardim. O Programa Brincadores de Sonhos promove uma cultura empreendedora, estimulando de um modo evidente a capacidade de sonhar das gerações mais jovens.


CapĂ­tulo I


Num belo dia, nós, a turma C, do 3.º ano da EB/JI de Febres, fomos dar um belo passeio pela Floresta Encantada do Mundo dos Sonhos. Aí ouvia-se o chilrear dos passarinhos, a água a correr de forma livre e tranquila, as rãs a coaxar… Naquela Floresta, a Natureza estava em perfeita harmonia! Ficámos maravilhados com tudo aquilo que estávamos a ver! Quando de repente, uma colega viu por entre as árvores, um dragão e duas cadelinhas.

O dragão apresentou-se, dizendo: - Eu sou o Dragão Botafogo e estas são as minhas irmãzinhas. A Beta e a Beca. E vocês?

Todos nos apresentámos dizendo o nosso nome e o que mais gostávamos de fazer… quando vimos lá ao longe, um Castelo, que mais parecia o “Castelo dos Sonhos” e resolvemos ir até junto dele.

O dragão Botafogo disponibilizouse para nos levar a todos, nas suas asas até junto daquele castelo maravilhoso.


Lá do alto, todos pudemos ver o que até então nunca tínhamos visto. Estávamos maravilhados com o que estávamos a ver!

Assim que descemos, seguimos em direção ao Castelo dos Sonhos. Encontrámos um Portão Mágico, que tinha um convite num dos seus pilares que dizia: “Quem neste Castelo entrar Brincador de Sonhos se irá tornar. Das muitas aventuras a descobrir, As vossas ir-vos-ão permitir Uma amizade profunda criar.”


Constance Aceitámos todos o convite e Dagfinn

entrámos no Castelo dos BACKGROUND Sonhos, onde Presentations are communication tools vivemos uma that can be used as lectures. verdadeira CERTIFICATIONS Presentations are communication tools aventura. SENIOR REALTOR

that can be used as lectures.


CapĂ­tulo II


No Castelo dos Sonhos, todos pudemos dar “asas” aos nossos sonhos e partilhá-los com todos. Vimos que todos temos um sonho muito importante e com as nossas capacidades e talentos, todos poderemos alcançá-lo. Há momentos na vida, em que os nossos amigos são os nossos pilares. Vivemos momentos de amizade e de partilha. Aprendemos a conhecermo-nos melhor, pois só assim poderemos ultrapassar as nossas adversidades!


Na nossa aventura desenvolvemos competências e aptidões para “gerir o eu” e relacionarmo-nos positivamente com os outros.

Pagámos na “mesma moeda”, na Biblioteca da EB23 Carlos Oliveira e na nossa escola, para quem nos leu histórias, para quem é nosso colega, para quem nos ajudou diariamente e para quem nos presenteou com a sua presença.


Capítulo III


Nesta

aventura,

muito

foram

importantes

os

nossos pais e amigos que vieram ler para todos nós, um

capítulo

do

Livro

Brincadores de Sonhos. Com

percorrer

eles

pudemos

recantos

do

Castelo dos Sonhos, que nos permitiram “ver mais longe”. Vendo mais longe, conseguimos

conhecer

mais e melhor o que nos rodeia!


CapĂ­tulo IV


Já quase no final da visita ao Castelo dos Sonhos, refletimos sobre a nossa amizade e a ”caminhada” que fizemos juntos, sobre a força que tivemos de ter para viver esta aventura. Fomos resilientes!

KNOW YOUR FINANCIAL STAGE.

DEFINE YOUR PROPERTY CRITERIA.

Presentations are

Presentations are

communication tools

communication tools

that can be used as

that can be used as

demonstrations,

demonstrations,

lectures, speeches,

lectures, speeches,

reports, and more.

reports, and more.

Conseguimos chegar ao topo da escada da amizade!


Construímos o nosso próprio barco, que

levou na sua vela, no seu

ponto mais alto, o nosso ponto

mais forte, que nos auxiliou,

que nos auxilia e que nos

auxiliará a

sermos pessoas melhores, mais competentes e mais felizes.


Com a colaboração de todos conseguimos construir “Castelos”, realizámos experiências, aventuras… ... que não cabem em sacos “mágicos”…


e nem se compram com dinheiro algum…

mas cabem na mente de um “Brincador de Sonhos”!


Brincador de Sonhos, que vestiu a camisola nesta grandiosa aventura, na qual os Piratas de Sonhos nĂŁo faltaram!


Agradecimentos Um bem-haja a todos, que nos acompanharam nesta aventura, que nos tornou a todos pessoas melhores, pessoas mais competentes e pessoas mais felizes! A professora titular da turma C do 3.ยบ ano da EB/JI de Febres do ano letivo 2018/2019

Profile for Biblioteca Escolar Clara Póvoa

Castelo de Sonhos  

Este trabalho surge do Projeto SER MAIS Cantanhede!, um projeto de educação vocacionado para o empreendedorismo numa perspetiva humanista, a...

Castelo de Sonhos  

Este trabalho surge do Projeto SER MAIS Cantanhede!, um projeto de educação vocacionado para o empreendedorismo numa perspetiva humanista, a...

Advertisement