Page 1

marรงo 2013

B O L E T I M

N.ยบ

B I B L I O G R ร F I C O

novidades 42


01

B I B L I O T E C A

E S C O L A R

C L A R A

P Ó V O A

-

2 0 1 2 - 2 0 1 3

Sobre a leitura... «[...] promove-se o acesso a textos de várias tipologias, preferencialmente relacionados com a área de formação ou com o interesse dos alunos, bem como a textos dos domínios transaccional e educativo, que contribuem para a formação da cidadania. A leitura do texto literário deverá ser estimulada, pois contribui decisivamente para o desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, integrando as dimensões humanista, social e artística, e permite acentuar a relevância da linguagem literária na exploração das potencialidades da língua. Nesse sentido, são seleccionados para leitura [...] autores / textos de reconhecido mérito literário que garantam o acesso a um capital cultural comum.» (in Programa de Português—10.º, 11.º, 12.º)

Super portugueses

Romance Biografia 929 AGU [cota]

Morte por um buraco negro

O jackopt cósmico

52 DVA

Ensaio 57 LAN

Ensaio

O gene egoísta

Por que parece o nosso universo talhado à medida para a vida? Ter-nos-á saído o jackpot cósmico? Com uma mistura bem conseguida de ciência, metafísica e filosofia, Davies afirma que a vida e, em última análise, a consciência não são produtos secundários acidentais da natureza.

A espiral da vida

52-PYS

Morte por Buraco Negro e Outros Embaraços Cósmicos explora uma miríade de tópicos da astronomia, desde a vida astral nas fronteiras da astrobiologia até aos esforços risíveis da indústria cinematográfica para retratar a vida extraterrestre.

‘Super Portugueses’ não é um ensaio histórico erudito. Não é, também, uma colecção de biografias extensas e pormenorizadas de figuras históricas. Não é uma lista completa dos homens e mulheres que se notabilizaram na História de Portugal. Essa lista completa, felizmente, seria bem mais longa.

Ensaio

Ensaio

575 DWA

Os organismos são máquinas de sobrevivência construídas pelos genes, num processo competitivo em busca da máquina mais eficaz. E a influência dos genes não para aí. Organismos interagem entre si e com o mundo inanimado, e assim alteram seu ambiente ...

Educar para a felicidade

Como é que a vida se inventou? De onde vem o ADN? Por que morremos? Ao longo das últimas décadas, foi desenvolvida investigação apaixonante que lançou uma luz nova sobre a composição da vida.

Ensaio 159.9 CAR

O que os pais mais querem para os seus filhos é que sejam saudáveis e felizes. Podemos transmitir-lhes os cuidados de saúde, mas e a felicidade? Como se ensina? O importante é que os pais saibam que podem ensinar os filhos a serem felizes.

novidades - livro

novidades - livro março 2013

março 2013


B I B L I O T E C A

E S C O L A R

O conto dos chineses

C L A R A

Literatura 82-3 PIR

P Ó V O A

-

2 0 1 2 - 2 0 1 3

Literatura

Escravas

821-I MUH

Esta é a história de um homem, das suas filhas e de dois chineses. Juntos estabelecem uma relação de amizade, cumplicidade e partilha. As diferenças culturais desaparecem através da sensibilidade com que aquela inesperada amizade evolui.

A ilha

Literatura 821-VAR

Filhas de pai iemenita e mãe britânica, Zana e Nadia nasceram em Inglaterra, onde viveram até ao dia em que o pai lhes propôs uma visita ao Iémen. As irmãs acreditaram estar perante umas férias de sonho... O que se seguiu foi um pesadelo.

Literatura 821-I MUC

Literatura 82-3 MAG

821-I PAR

Thomas conhece Effie, filha de um vinicultor de Napa Valley, conhece também, talvez, a única grande oportunidade de ir ao encontro de uma vida nova. Mas será ainda possível salvá-lo de si próprio?

Uma outra maneira de ser

Dante Scott ainda tem pesadelos com a morte da família, brutalmente assassinada por um gangue de motards. Após a tragédia que marcou para sempre a sua vida, Dante tornase membro da CHERUB, um agente preparado para todo o tipo de missões.

O último segredo

Literatura

O beijo do ladrão

... Vicktor, atormentado pela dúvida, num impulso, bate à porta do quarto da desconhecida com quem acabou de se cruzar na receção do hotel, sem saber se do outro lado da porta o espera a escuridão da loucura ou a luz da verdade.

Gangues

Literatura 821-A MOO

Lou Arrendale nasceu autista. Os seus pais, em consonância com a sociedade, julgam que sabem como Lou se deve comportar, tendo em conta a sua desordem. Esquecem, porém, que a identidade de um indivíduo é muito complexa...

A senhora dos Açores

O futebol no centro da sua acção: os grandes jogos e os momentos de exaltação colectiva, mais os seus bastidores, o que se passa nos treinos, nos balneários, na vida privada dos craques (Hulk, Helton, Cardozo, Saviola e Liedson)...

Literatura 821-VAR PET

História de uma terra longínqua, onde um mundo de mitos e de fantasmas, de pobreza e solidão, servem de pano de fundo à grande migração em direção ao continente e à civilização industrializada.

novidades - livro

novidades - livro março 2013

02

março 2013


03

B I B L I O T E C A

E S C O L A R

Não é meia noite quem quer

Romance Literatura 82-3 ANT [cota]

C L A R A

P Ó V O A

Romance Literatura 821-I CHR [cota]

O aroma das especiarias

821-I HAR

Literatura 821-A COR

821-I KOO

Literatura

O sedutor

821-A HUN

Diane Albret é órfã e passou a maior parte da sua vida num colégio interno. Sem mais família, está habituada a receber apenas uma visita: Daniel St. John, o seu irresistível tutor. Ao longo do tempo, ele visitou-a sempre uma vez por ano. Mas o seu mais recente encontro reserva-lhe uma surpresa...

Cada dia, cada hora

Vianne Rocher recebe uma estranha carta. A mão do destino parece estar a empurrá-la de volta a Lansquenet-sur-Tannes, a aldeia de Chocolate, onde decidira nunca mais voltar. Passaram já 8 anos, mas as memórias da sua mágica chocolataria La Céleste Praline são ainda intensas.

Scarpetta

Literatura

Libby tem uma vida perfeita com um marido maravilhoso e uma casa enorme em frente à praia. Mas, aos poucos, começa a duvidar do amor de Jack e não acredita que ele tenha realmente superado a morte da primeira mulher, Eve.

Laura Franklin fica muito afetada pelo nascimento da irmã. Como seria de esperar, a encantadora bebé Shirley concentra as atenções da família. Os ciúmes de Laura são tão intensos que ela chega a desejar a morte de Shirley. Mas estes sentimentos negativos mudam drasticamente certa noite...

Literatura

2 0 1 2 - 2 0 1 3

O outro amor da vida dele

Uma mulher, com perto de cinquenta anos, vai passar um fim de semana na casa de férias da família, numa praia não identificada. A casa, modesta, foi vendida e ela quer despedir-se da casa, mas também relembrar tudo o que se passou ali.

As duas irmãs

-

Literatura 821-VAR DRA

«Tudo é como sempre foi quando estão juntos. Sem tirar nem pôr. (...) É a perfeição da vida. Como se o tempo não existisse sequer.»

Um homem com sorte

Deixando para trás as suas funções no campo da patologia forense em Charleston, Kay Scarpetta aceita uma nova missão em Nova Iorque, onde o departamento de polícia lhe pediu que examinasse um indivíduo ferido, que se encontra detido na ala de detenção psiquiátrica do Hospital de Bellevue.

Literatura 821-A SPA

O Sargento da Marinha dos Estados Unidos, Logan Thibault, regressa da sua terceira viagem de serviço ao Iraque, com a certeza que traz consigo a única coisa que o mantém vivo, uma fotografia que encontrou de uma mulher que não conhece.

novidades - livro

novidades - livro março 2013

março 2013


B I B L I O T E C A

E S C O L A R

C L A R A

Literatura

Fome

221-VAR HAM

P Ó V O A

-

2 0 1 2 - 2 0 1 3

Literatura 821-I LEW

Literatura 82-3 MAG

Um coelho cheio de sorte

Literatura 821-VAR AND

Literatura 82-3 SOU

A sorte é só um acaso? Porque é que alguns coelhos... ou melhor... pessoas têm mais sorte do que a maioria? Um Coelho Cheio de Sorte, uma fábula intemporal sobre os reveses da fortuna e o modo de os superar.

Literatura

Heitor e a procura da felicidade 821-F LEL

Os protagonistas principais são três jovens "Invisíveis" (assim chamados por nunca se darem a ver), um de cada um dos nossos três maiores clubes (FC Porto, Benfica e Sporting), e que agem por conta de uma organização internacional que investiga os ditos ficheiros secretos do futebol.

A Crónica de Travnik

82-3 SAN

A crise atingiu Tomás Noronha. Devido às medidas de austeridade, o historiador é despedido da faculdade e tem de se candidatar ao subsídio de desemprego. À porta do centro de emprego, Tomás é interpelado por um velho amigo do liceu perseguido por desconhecidos.

Quando Alicia Carlyle regressa à casa da sua infância, depois da morte trágica do seu marido, espera poder finalmente esquecer o passado. Mas para isso terá de enfrentar a mulher que quase lhe destruiu o casamento e lhe dividiu a família - a sua cunhada, Sabrina.

O futebol ou a vida

Literatura

A mão do diabo

Um jovem escritor, um homem solitário, deambula pelas ruas de Kristiania (actual Oslo) numa miséria extrema, enregelado pelo frio e tolhido pela fome, na busca de uma identidade e de um reconhecimento dentro das suas próprias alucinações.

Escândalos em Família

Era uma vez um jovem psiquiatra chamado Heitor que tinha quase tudo o que desejava. Vivia numa bela cidade, Paris, e tinha uma namorada cobiçada por todos. Tinha também muito sucesso, porque gostava verdadeiramente de ajudar os seus pacientes. Só havia um problema: Heitor não era feliz.

Black Out

Literatura 821-A UNG

Num primeiro olhar, a vida de Annie Power parece feliz, quase idílica. Vive num bairro rico, na Florida, com um marido que a adora, Gray, e uma filha ainda pequena, Victory. Mas, subitamente, os demónios de um passado que Annie preferia a todo o custo esquecer começam a rondá-la...

Na pequena cidade bósnia de Travnik, um dos bastiões do império Otomano no começo do século XIX, coabitam muçulmanos, cristãos e judeus. No ar sente-se uma tensão quase palpável não apenas devido aos conflitos religiosos, mas sobretudo pela ameaça de guerra.

novidades - livro

novidades - livro março 2013

04

março 2013


05

B I B L I O T E C A

E S C O L A R

Romance Literatura

As rosas de Atacama

610 SEP [cota]

«Histórias marginais» e histórias de marginais: a defesa da vida e da dignidade humana, a luta pela justiça, o elogio dos valores ecológicos, o exotismo como afirmação de que os sonhos são os mesmos em todos os lugares da Terra.

Literatura

O principezinho

610 SAI

Uma história terna que apresenta uma exposição sentida sobre a tristeza e a solidão, dotada de uma filosofia ansiosa e poética, que revela algumas reflexões sobre o que de facto são os valores da vida.

As andorinhas não têm restaurante

Literatura 610 NEI

Uma visão crítica e simpática da vida Lisboeta, um conhecimento muito vivo e sugestivo do ambiente boémio, uma caricatura algo cúmplice do marialvismo dominante, um sentimentalismo que se defende pela ironia e pela ternura...

Vozes anoitecidas

Literatura 610 COU

«O que mais dói na miséria é a ignorância que ela tem de si mesma. Confrontados com a ausência de tudo, os homens abstêm-se do sonho, desarmando-se do desejo de serem outros. Existe no nada essa ilusão de plenitude que faz parar a vida e anoitecer as vozes.»

C L A R A

P Ó V O A

-

2 0 1 2 - 2 0 1 3

Literatura

Histórias falsas

610 TAV

«...Não são histórias do género fantástico, mas um homem—de há trêsmil anos - pode nelas utilizar objetos que ainda não existiam. [...] um ligeiro desvio do olhar em relação à linha central da história da filosofia.»

O velho que lia romances de amor

Literatura 610 SEP

Antonio José Bolívar Proaño vive em El Idilio, um lugar remoto na região amazónica dos índios shuar, com quem aprendeu a conhecer a selva e as suas leis, a respeitar os animais que a povoam, mas também a caçar e descobrir os trilhos mais indecifráveis.

Passageiros em trânsito

Literatura 610 AGU

«O meu pai dizia-me: - A vida é uma corrida, meu filho. Quem olha para trás enquanto corre arrisca-se a tropeçar. Eu não olho para trás. Avanço por vezes de olhos fechados e tropeço, como os outros, e eventualmente caio, mas não olho para trás. Nunca fui pessoa de cultivar saudades...»

O caderno vermelho

Literatura 610 AUS

Treze breves histórias, onde o autor se revela um colecionador apaixonado por momentos que a realidade lhe reservou, a famosa “música do acaso”. Um caderno verdadeiro que é, ao mesmo tempo, uma fascinante miniatura do universo austeriano.

novidades - audiolivro

novidades - audiolivro março 2013

março 2013


B I B L I O T E C A

E S C O L A R

C L A R A

Ficção

Madagáscar 3

791.228 DAR

P Ó V O A

-

2 0 1 2 - 2 0 1 3

Ficção

Amigos improváveis

791.221.2 TOL

A minha semana com Marilyn

791.227 LLO

791.228 SCO

A história de um órfão que vive em segredo nas paredes de uma estação de comboios de Paris. Com a ajuda de uma rapariga excêntrica, ele procura a resposta para uma misteriosa ligação ...

Os homens que odeiam as mulheres

Ficção 791.221.5 FIN

O jornalista de economia MIKAEL BLOMKVIST precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro HANSERIK WENNERSTÖM e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium.

Inglaterra, o caminho fica livre para Colin introduzir Marilyn aos prazeres do estilo de vida inglês...

Ficção

Ficção

A invenção de Hugo

Quando Arthur Miller abandona

Como treinares o teu dragão 791.228 SAN

791.221.4 GAR

A história de uma mulher que se disfarça de homem durante vinte anos, para poder trabalhar como mordomo no hotel mais chique de Dublin e assim sobreviver na sociedade machista da Irlanda do século XIX.

Após um acidente de parapente, Philippe, um rico aristocrata, contrata Driss, um jovem dos subúrbios, praticamente acabado de sair da prisão, para o assistir no dia a dia... Resumindo, a pessoa menos adequada para o trabalho.

Ficção

Fição

Albert Nobbs

Alex, o leão, Marty, a zebra, Melman, a girafa e Glória, a hipopótamo regressam ainda mais determinados a voltar a Nova Iorque, enquanto o Rei Juliano, Maurício e os Pinguins anseiam por mais uma fantástica aventura! Nesta jornada que vai levá-los pela Europa, encontram o disfarce perfeito...

Dama de ferro

Hiccup, um jovem Viking que não se encaixa lá muito na tradição dos heróicos exterminadores de dragões. A vida de Hiccup fica de pernas para o ar, quando encontra um dragão que o desafia a ele e a toda a tribo, a ver o mundo de uma nova perspetiva.

Ficção 791.227 LLO

História de Margaret Thatcher, uma mulher que quebrou as barreiras de género e de classe para se fazer ouvida num mundo dominado pelos homens. A história do poder e do preço que se tem de pagar por ele.

novidades - dvd

novidades - dvd março 2013

06

março 2013


Visão A Biblioteca Escolar Clara Póvoa pretende ser uma referência na Rede de Bibliotecas Escolares, aberta às orientações nacionais e internacionais e à colaboração em rede, numa busca contínua da excelência dos serviços e da coleção, acessíveis equitativa e livremente, potenciando os valores e o perfil do aluno expressos no Projeto Educativo do Agrupamento.

Estamos na Web:

http://www.be.escantanhede.pt/

http://www.facebook.com/pages/Biblioteca-Escolar-Clara-Póvoa

Missão

Blogue e-leituras - http://eleituras-besc.blogspot.pt/

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FINISTERRA CANTANHEDE ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANTANHEDE Complexo Escolar Rua Luís de Camões 3060-183 Cantanhede e-mail Comissão Administrativa Provisória cap.finisesc@gmail.com e-mail Biblioteca Escolar Clara Póvoa esc.biblioteca@gmail.com

Enquanto estrutura pedagógica, a Biblioteca Escolar Clara Póvoa tem por missão apoiar o processo de ensino e aprendizagem, promover a leitura, a literacia da informação e o gosto pela frequência de bibliotecas ao longo da vida, a fim de contribuir para a formação de cidadãos informados, críticos e responsáveis, utilizadores efetivos da informação e com capacidades de aprendizagem autónoma ao longo da vida.

Boletim Bibliográfico  

Propostas e sugestões de leitura (livro, audiolivro, dvd)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you