Page 1

BIBLIOTECA ESCOLAR Agrupamento de Escolas Dr. José dos Santos Bessa de Carapinheira

CONCURSO LITERÁRIO (ficção) “ O CONVENTO DO CARMO E A SUA HISTÓRIA NO IMAGINÁRIO JUVENIL “ Entidade promotora: Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal e Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. José dos Santos Bessa, em articulação com os Departamentos de Línguas e Ciências Humanas, Sociais e Religiosas.

A Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal no âmbito do seu IV Capítulo irá, em parceria com a Biblioteca Escolar Dr. José dos Santos Bessa, promover o conhecimento e a divulgação da história do Convento da Nª Sª do Carmo e, consequentemente, a história da Vila de Tentúgal entre a população escolar. Para um melhor conhecimento da história daquele Convento serão realizadas ações de divulgação junto das turmas envolvidas e, ainda, serão promovidas visitas de estudo ao espaço em causa. Ambas as iniciativas terão o propósito de uma melhor preparação para o concurso literário. Os alunos envolvidos terão à sua disposição na Biblioteca da Escola duas obras para consulta, nomeadamente: - NEVES, ORQUÍDEA, Subsídios para a História do Convento de Tentúgal, Biblioteca da Universidade de Coimbra, 1963 - CARVALHO, SÍLVIA, “Um doce carmelita: o Pastel de Tentúgal” in Monte Mayor, nº 3, setembro 2007, pp 39-52 Os alunos serão, deste modo, estimulados a participar neste concurso onde poderão exprimir os conhecimentos adquiridos e elaborar um conto de ficção relativo ao convento.


BIBLIOTECA ESCOLAR Agrupamento de Escolas Dr. José dos Santos Bessa de Carapinheira

REGULAMENTO Objetivos 1. Estimular o gosto pela leitura e escrita incentivando os alunos a descobrir informação sobre a história e costumes do Convento do Carmo em Tentúgal. 2. Promover o conhecimento e divulgação da história do Convento do Carmo entre a população escolar do concelho. 3. Fomentar a criatividade e a imaginação na escrita. 4. Potenciar a coesão identitária do concelho através da descoberta do património material e imaterial da vila de Tentúgal.

Participação 1. Os alunos do 8º e 9º ano deverão de forma individual escrever um conto sobre o convento. 2. Cada conto deverá ter um mínimo de 4 folhas e um máximo de 10 folhas formato A4, com formatação de letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. 3. Cada aluno deverá preencher a ficha de inscrição em anexo. 4. Só serão admitidos contos originais, não publicados e conformes à temática do concurso. 5.

A elaboração do conto poderá ser acompanhada por um adulto, nomeadamente um Encarregado de Educação ou um professor.

6. Os contos deverão ser enviados até ao dia 3º de abril para o email: cdctentugal@gmail.com . 7. O júri de avaliação será constituído por 3 elementos. 8. É da competência do júri definir os critérios de avaliação dos trabalhos apresentados. 9. Aos contos selecionados serão atribuídos, por ordem de mérito, os seguintes prémios: 1ª, 2º e 3º prémio. 10. A divulgação dos contos vencedores será realizada no dia 19 de maio no decorrer do IV Grande Capítulo da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal. 11. Todos os participantes terão direito a um certificado de participação no concurso.


BIBLIOTECA ESCOLAR Agrupamento de Escolas Dr. José dos Santos Bessa de Carapinheira

CONCURSO LITERÁRIO – Ficção “ O CONVENTO DO CARMO E A SUA HISTÓRIA NO IMAGINÁRIO JUVENIL “

FICHA DE INSCRIÇÃO: Escola: __________________________________________________________ Localidade: ______________________________________________________ Nome do professor: _______________________________________________

CONCORRENTE: Nome completo: _________________________________________________ Ano de escolaridade: ______________

Turma: ________________

Contacto: _______________________________________________________

Concurso Literário - regulamento  

Regulamento do Concurso literário promovido pela Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal e Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you