Issuu on Google+

L

Textos e composição da responsabilidade da Equipa da BE

eb23carapinheirabibliote ca@gmail.com http://www.eb23djsantosbessa.edu.pt/be BLOG: www.momentosbe.blogspot.com

Podíamos ter dúvidas…! Basta olhar à nossa volta e apercebemo-nos de que se lê mais na nossa Escola! Mas as estatísticas 2010 disponibilizadas pela RBE comprovam-no: na nossa Escola a média de requisições de livros é muito superior à média nacional: 7,96 requisições contra 1,83 a nível nacional. Para isso contribuem, obviamente, as muitas aquisições que temos feito, graças às verbas do PNL, da Escola e do Projecto de Mérito, as actividades de promoção da leitura, a vinda de escritores, as sessões da Hora do Conto, a actualização da oferta,

variedade e novidades dos livros, a abertura a pedidos e sugestões, a motivação para a leitura na sala de aula pelos professores, e muito mais!

Boletim da Biblioteca Ano VI – Nª 1 2010/11

Biblioteca Escolar Dr. José dos Santos Bessa Carapinheira

Novembro 2010

Actualmente, é um prazer ver alunos a pedir para reservar um livro, a fazer sugestões e perguntar insistentemente se foram atendidas, ver quem chega primeiro para requisitar aquele livro… A captação de leitores passa pela sedução, pela capacidade de envolver os nossos utilizadores nas actividades de leitura, só assim poderemos criar leitores. E tu, já te deixaste seduzir???

Sugestões de Leitura Helena de Tróia, Margaret George A história da mais lendária guerra de todos os tempos travada entre gregos e troianos cerca de 1200 anos antes de Cristo, é contada agora pela própria Helena. Através dos seus olhos e da sua voz, vivemos a descoberta da jovem Helena sobre a sua origem divina e beleza avassaladora. Pouco mais do que uma menina, Helena casa-se com Menelau, rei de Esparta, e dá-lhe uma filha. Aos vinte anos de idade, a mulher mais bela do mundo estava resignada com um casamento desapaixonado, até encontrar o atraente príncipe troiano, Páris. O público feminino vai adorar este “novo olhar” e o masculino vai-se arrebatar com os actos heróicos vividos por Heitor, Aquiles, Ulisses, Páris entre tantas outras personagens lendárias. Impossível não se apaixonar por Helena, entrar nos seus sonhos, vivenciar seus desprazeres e imaginar detalhadamente os tempos históricos em que ela viveu.

O Meu Amigo Zeca Tum-Tum e os Outros, José Fanha Mais um livro delicioso de José Fanha, com pequenas histórias passadas numa turma do 5º Ano, onde convivem alunos de várias origens: um cabo-verdiano, outro brasileiro, uma bielo-russa, um chinês, etc, etc. Histórias divertidas, cheias de voltas e reviravoltas onde José Fanha nos conta, como só ele sabe fazer, peripécias que se podiam passar em qualquer escola do nosso país. Com a globalização e as suas implicações raciais, culturais e socioeconómicas, a interculturalidade ganhou uma dimensão acrescida e tem na Escola e nos seus agentes um meio efectivo de aplicação. Com este livro, os mais jovens irão aprender conceitos como igualdade, tolerância, cidadania, pluriculturalidade e divertir-se com Zeca Tum-Tum e seus amigos!

Roma e Pavia não se fizeram num dia! É necessário tempo para aprender! É necessário tempo para apreciar! É necessário tempo para ensinar! É necessário tempo para envolver...! Sentimos que, ao longo dos anos, a nossa BE tem vindo a tornar-se um espaço onde se pode ler um bom livro, ver um filme, jogar, efectuar pesquisas, aceder à Internet... Esta é a nossa BE, pensada para todos – os que aqui estudam, e também os que aqui trabalham. A nossa ambição é promover uma articulação estreita entre todos os agentes do processo educativo e, desta forma, podermos potenciar os nossos recursos. Temos consciência que não é tarefa fácil, mas Roma e Pavia não se fizeram num dia! Hoje, a escola tem de desenvolver diversas literacias para preparar os nossos jovens para uma sociedade cada vez mais exigente! Mas mais importante do que googlar, é, sem dúvida, a formação de base com a qual poderão partir para a construção do conhecimento. Para isso, queremos dar o nosso contributo, aliando a cultura tecnológica à cultura humanística, e só assim se pode entender o nosso projecto Aprender para Inovar, Inovar para Aprender. Os primeiros passos já começaram a ser

dados ... Desde o início do ano lectivo que a BE tem vindo a interagir com os alunos (e professores) através de sessões de formação, de apresentações/ solicitações com recurso à Web 2.0 e, é com muita satisfação que vamos dando conta que começa a haver um feedback do nosso trabalho. Quando entramos na BE e observamos alunos a tentar utilizar ferramentas novas porque estiveram numa das sessões de formação, ou porque visitaram o Blog Momentos na BE ou, simplesmente, nos vêm oferecer sugestões para aquisição de novo fundo documental livro... começamos, realmente, a sentir que estamos no bom caminho! É esta partilha que queremos promover e que ela seja realmente útil para os nossos utilizadores. Contamos, para isso, com todos os elementos da nossa comunidade educativa, no sentido de nos ajudar a consolidar este Projecto, pois acreditamos que os alunos, que são a razão de ser da existência da Escola, sairão beneficiados com a sua implementação: tornar-se-ão jovens mais responsáveis, mais autónomos, mais preparados para enfrentar o futuro!

Boas Leituras!

Boletim da Bib-

Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Dr. José dos Santos Bessa Rua do Clube Desportivo Carapinheirense 3140-097 Carapinheira Tel. 239 629 295 Fax: 239 621 130

ê-se mais...


Aprender para Inovar, Inovar para Aprender M Étruírem R I T O o seu conhecimento.

PROJECTO

DE

EM PLENA

EXECUÇÃO Os nativos digitais estão a acolher muito

REVELA QUE TEM IDEIAS

Os Born Digital necessitam de formação de base

Com

COM

MÉRITO

equipa renovada, a Biblioteca

encontra-se a implementar o Projecto apoiado pela RBE no âmbito da Candidatura Ideias com Mérito. O Projecto reveste-se de grande importância para a formação dos nossos alunos, pois pretende fornecer-lhes uma base sólida para poderem tirar proveito das tecnologias em geral, e da Web2.0 em particular, para aprenderem ao seu próprio ritmo, para cons-

bem as sessões de formação que estamos a realizar, participando activamente nas actividades e demonstrando, posteriormente, que conseguem aplicar o que aprenderam. Para além da formação dirigida a todos os alunos do 2º e 3º Ciclos, a equipa tem vindo a trabalhar em tutoriais e em propostas de actividades que envolvam a utilização de recursos da Web2.0, dos quais destacamos os questionários sobre o Livro e Escritor do Mês, disponível no Blog da BE.

Já ninguém se lembra dos acetatos... As cartolinas quase que estão em risco de extinção...

FORMULÁRIOS NO GOOGLE DOCS

Para apresentar um trabalho, expor uma ideia, um tema ou conteúdo curricular, a aplicação preferida de professores e alunos, é, sem dúvida o PowerPoint. Mas será que sabemos fazer um PowerPoint atractivo, apelativo e interessante? Ou será que a nossa audiência ao fim do terceiro ou quarto slide já está quase a "dormir"?!?

O Formulário é uma ferramenta online, disponibilizada pela Google, que permite a criação, entre outros recursos, de inquéritos e fichas de trabalho e que nos possibilita o tratamento imediato dos dados recolhidos.

Dando continuidade ao nosso Projecto "Aprender para Inovar, Inovar para Aprender", a equipa da BE dinamizou sessões de formação sobre os erros a evitar na elaboração de uma apresentação, as regras a ter em conta e a divulgação de formas alternativas de apresentar os trabalhos escolares.

Os utilizadores podem elaborar vários tipos de questões que se respondem de diferentes formas: texto, escolha múltipla, caixa de verificação, selecção a partir de uma lista, escalas ou grelhas.

Dúvidas? Elaborámos um guião com 10 erros a evitar e 10 regras para se fazer um bom PowerPoint.

Tantos segredos...

CONSULTA-O NA BE!!!

À DESCOBERTA DO Conhecer bem a organização de uma biblioteca é fundamental para encontrar os documentos que pretendemos. As diferentes zonas, a arrumação nas estantes e o normal funcionamento deste espaço não é difícil de assimilar logo na primeira visita. Perceber a organização de acordo com as diferentes áreas do saber, já é outra história. Assim, deitámos mãos à obra e com a colaboração da escritora Lurdes Breda, responsável pelo texto, elaborámos apresentações dinâmicas sobre a CDU. Disponibilizada no Youtube, a primeira realizada no Photostory, já conta com mais de 1200 visualizações. A segunda, elaborada no Prezi, permite grande dinamismo e movimento, zoom in e out, foi igualmente bem acolhida. Duas versões, o mesmo objectivo: dar a conhecer a BE e convidar os nossos utilizadores a descobrir os segredos que nela se encontram.

ALFABETO TRAPALHÃO A brincadeira, as trapalhadas fazem parte das nossas vidas. As letras também! Com elas formamos palavras bonitas e feias, conhecidas e inventadas, tristes e engraçadas... No seu mais recente livro, Lurdes Breda conta-nos pequenas histórias a partir de cada letra do “Alfabeto Trapalhão”, recheando-as com alguns disparates. No dia 21 de Outubro, a escritora esteve com os alunos das EB1 da Torre, Casal Novo e Carapinheira e explorou,

com humor, cada página do livro, revelando em cada letra do alfabeto, em cada ilustração tão bem conseguida por Rute Reimão, uma história dentro de outra, pois os materiais que foram utilizados, muitos com mais de 100 anos, revelam muitos segredos e contam eles próprios, muitas outras histórias. No Mês das Bibliotecas Escolares a Biblioteca chegou, desta forma, mais perto dos pequenos leitores que demonstraram muita satisfação por poder contactar de perto com uma escritora.

O acesso ao recurso elaborado é disponibilizado através de um link, possibilitando o preenchimento do mesmo online. Desta forma, o balanço dos dados é imediatamente alvo de tratamento estatístico o que, desde logo, garante um ganho de tempo na realização dos trabalhos. No âmbito do Projecto “Aprender para Inovar, Inovar para Aprender” que nos encontramos a desenvolver, elaborámos um Tutorial que o ajudará, passo a passo, a criar o seu Formulário, Questionário ou Ficha de Trabalho.

Veja o tutorial aqui: issuu.com/be.carapinheira/docs/ tut_form?mode=a_p


Boletim da Biblioteca