Issuu on Google+

Ano V - Nº 3 2011/12 Junho 2012

Boletim da Biblioteca http://biblioteca-arazede.blogspot.com/

O meu tesouro é um livro de folhas gastas, dobradas, onde ainda brilha o ouro De palavras encantadas: guinéus, luíses, dobrões. Se o abro à noite, no quarto, levanta-se um vento leve que enfuna os lençóis da cama; cheira a sal, ouvem-se as ondas, Salpicos de espuma volteiam no ar. Mas já não voam as palavras que voavam e me arrastavam prò mar, o grande mar que é muitos e um só. Por mais que escute já não ouço a canção dos marinheiros; Dez homens em cima da mala do morto… lou, ou, ou, e uma garrafa de rum. [...] Álvaro Magalhães, “A Ilha do Tesouro”

O dia em que a mata ardeu , de J. Fanha Um livro que nos fez pensar... No dia 10 de maio, a BE foi até à EB1 de Arazede, para um momento dedicado à leitura. A obra escolhida foi O dia em que a mata ardeu, de José Fanha. A história, escutada com interesse, motivou a discussão em torno dos cuidados a ter com a floresta. A biodiversidade que nela habita é um verdadeiro tesouro e José Fanha revela-o como ninguém. O pior são uns certos “pássaros bisnaus” que, por descuido ou por egoísmo, destroem a floresta e põem em risco o seu equilíbrio… Sensíveis ao problema, as crianças criaram frases apelativas e desenharam ilustrações com que procuraram lembrar a comunidade escolar para a importância da preservação da natureza. Os trabalhos ficaram expostos na BE, a propósito do Dia Mundial do Ambiente.


A literacia estatística ao serviço da cidadania Formação para professores na BE No dia 11 de abril, o INE trouxe até nós uma ação de formação que abriu caminho a uma melhor exploração do portal do INE e do Projeto ALEA, das respetivas estruturas e as funcionalidades. "A literacia estatística ao serviço da cidadania" teve como destinatários professores de todas as áreas, dando oportunidade de esclarecer alguns conceitos da Estatística e de praticar a pesquisa de informação no portal do INE. Por sua vez, o Projeto ALEA, que está construído em estreita ligação com o Currículo do Ensino Básico e Secundário, disponibiliza recursos didáticos úteis, que os professores puderam, igualmente, conhecer.

Saber pesquisar A propósito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se celebra a 23 de abril, a BE desenvolveu uma atividade prática destinada às turmas do 7º Ano. A biografia e a bibliografia de Alice Vieira (Autora do Mês de abril) foi o pretexto para os alunos refletirem sobre os passos mais importantes de uma tarefa de pesquisa e, sobretudo, para treinarem essa tarefa. Mediante o preenchimento de uma ficha, os alunos, em grupos, relembraram a arrumação dos documentos na BE, localizaram as obras de referência indicadas e esclareceram os procedimentos que devem ter na procura de informação. Mas a informação, no mundo atual, está muito para além das estantes de uma biblioteca, por isso, outros grupos recorreram à internet, a sites previamente indicados, verificando que o processo de leitura, seleção e tratamento da informação requer os mesmos cuidados que a consulta bibliográfica.


2012—Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos A propósito do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos (2012), a BE recebeu, no dia 18 de abril, o Doutor João Gil, da Universidade de Coimbra, convidado pelo professor José Antunes. Numa comunicação destinada aos alunos do 9º Ano, o Professor João Gil desafiou-os a pensar sobre o uso da Energia, abordando o problema do seu consumo e as possibilidades que têm vindo a ser exploradas para o seu aproveitamento sustentável. No que diz respeito às Energias Alternativas, foram relembrados vários exemplos, entre os quais um projeto que o Professor está, atualmente, a desenvolver na Universidade de Coimbra, com uma equipa de investigadores.

Da leitura à banda desenhada No dia 17 de abril, os alunos do 8º B ajudaram a dinamizar a Hora do Conto para as crianças da EB1 do Tojeiro. As técnicas da Banda Desenhada, que os alunos estão a explorar nas aulas de EV, foram partilhadas com as crianças do 1º e do 2º Anos, a propósito d’A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, de Luísa Ducla Soares. Depois de escutarem a história, os mais novos, orientados pelos mais crescidos, entregaram-se aos desenhos, preenchendo os "quadradinhos" que já estavam preparados. Cada aluno do 8º Ano ficou responsável por orientar uma criança, ensinandolhe pequenos truques. No fim, com a ajuda do professor Pagaimo

os

quadradinhos

coloridos compuseram uma prancha de banda desenhada que, entretanto, exposta na BE.

ficou


Vamos falar de profissões... Após refletirem sobre os diferentes rumos vocacionais que poderão escolher, os alunos do 9º Ano tiveram oportunidade de contactar com alguns membros da comunidade que vieram à BE, no dia 16 de maio, para falar sobre as suas escolhas profissionais: a D. Edite Santos, Auxiliar da Ação Médica no Hospital Rovisco Pais (mãe do José Rodrigues, 9º D); a Enfermeira Gina Pessoa, do Hospital dos Covões (irmã da Ana Pessoa, 9º B); o Guilherme Silva, estudante de Economia da Universidade de Coimbra (filho da Assistente Operacional D. Isabel Jesus). Os alunos acompanharam com interesse os testemunhos partilhados, dos quais se desprenderam noções essenciais, como a necessidade de saber escolher um rumo profissional, atendendo à vocação de cada um; o valor da aprendizagem ao longo da vida; o sentido de responsabilidade no equilíbrio entre estudo e divertimento. Esperamos ter dado um novo contributo para a reflexão dos nossos “finalistas”, nesta nova etapa das suas vidas.

Histórias e Memórias de Vitória Ivo Na tarde do dia 31 de maio, a BE recebeu a vista de Vitória Ivo, professora aposentada e autora da obra Memórias de África. Recordando a experiência que viveu em terras de Moçambique, onde ensinou durante 25 anos, a professora trouxe até nós e, em especial, às crianças da EB1 do Viso, histórias incríveis, embora verdadeiras, que suscitaram a curiosidade e as muitas perguntas dos ouvintes. Foi para todos um prazer entrar, pela mão da autora e protagonista, no mundo que se desprende das páginas do seu livro. TOP LEITORES DA BIBLIOTECA—3º Período:

Cátia Caçoete, nº 2 , 9º C – 9 livros; Daniel Moço, nº 3, 6º B – 7 livros; Mariana Ferraz, nº 10, 6º A – 5 livros.

A Equipa da BE deseja a todos os leitores

Boas Férias!


Boletim da BE - Junho 2012