Issuu on Google+

Igreja Evangélica Batista CEIFA CETEIFA – Centro de Estudos Teológicos do Indivíduo de da Família Tema: Conhecendo Deus e Fazendo Sua Vontade Esboços 01 - 16/01/2011 Exposição: Pastor Davi Robson JESUS É O CAMINHO PARA VOCÊ: João 15.5 – “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. João 17.3 – “A vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste”. Quais são os caminhos para se conhecer a vontade de Deus? 1. Por Jesus Cristo ____________________________________________________________ 2. Pela Obediência que produz experiências com Deus________________________________ O relacionamento com Jesus é um pré requisito para se conhecer a Deus. O que é a salvação? o Reconhecimento ________________________________________________________ o Confissão _____________________________________________________________ o Arrependimento_________________________________________________________ o Confissão _____________________________________________________________ o Fé ___________________________________________________________________ o Vida Nova _____________________________________________________________ Se você ainda não entregou de fato sua vida para o governo de Jesus, tome essa decisão agora e deixe que verdadeiramente ele governe plenamente a sua vida daqui para frente. Você que á tem Jesus está buscando um algo mais no seu relacionamento com Deus? Qual seu sentimento ao saber que a Bíblia diz que Deus tem algo mais para você do que aquilo que você tem vivido até agora? Saiba que você pode: o Ouvir a voz de Deus falando com você. o Identificar com clareza a ação Dele em sua vida. o Crer nele e em todas as suas promessas. o Ajustar suas crenças, valores, caráter e comportamento a Deus. o Enxergar com clareza a obra que Ele quer realizar através de você. o Conhecer o que você precisa fazer para obedecer a Deus. o Experimentar Deus operando por meio da sua vida, e fazendo através de você aquilo que somente Ele pode fazer. Quem é seu professor e qual sua fonte de autoridade nesse caminho? João 14.26 – “Mas o ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas”. O ESPIRITO SANTO É SEU PROFESSOR PESSOAL: O Espírito Santo atuará em nós à medida que você conhecer os ensinos que vem de Deus. A BÍBLIA É SUA FONTE DE AUTORIDADE: Não confie em tradições, na sua própria experiência, na visão dos outros. Daqui para frente: 1. Separe um tempo diário para meditação Bíblica e Oração. - Trate esse momento como seu “encontro diário com Deus”. 2. Uma vez por semana, participe da reunião de exposição e discussão na igreja.

JESUS, O CAMINHO PARA VOCÊ Agora veremos como Jesus é na prática o nosso caminho. Se você estiver perdido, querendo chegar a um lugar específico, o que é mais fácil: o Ter um mapa que o leve ao lugar desejado? o Ter uma pessoa ao seu lado que conhece o caminho?

1


Igreja Evangélica Batista CEIFA CETEIFA – Centro de Estudos Teológicos do Indivíduo de da Família Tema: Conhecendo Deus e Fazendo Sua Vontade João 14.6 – “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” Ele não disse: o Mostrarei o caminho. o Darei a você um mapa do caminho. o Direi a direção a seguir. O exemplo de Abraão em Genesis 12:1-5 o Quais as instruções que ele recebeu antes de seguir viagem? Você está pronto a seguir a vontade de Deus pela fé, independente do que vê? Mateus 6:33-34 “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”. o Você aceita que Deus é totalmente confiável? o Você aceita segui-lo um dia de cada vez? o Você aceita segui-lo mesmo sem conhecer todos os detalhes do seu plano? o Você permite que ele seja o caminho? Se você não concordar com esses pontos, confesse essa dificuldade a Deus, peça perdão a Ele e reivindique a promessa de Filipenses 2.13. JESUS É O MEU CAMINHO PORQUE ELE É O MEU EXEMPLO: Podemos dizer que nossas experiências significam nossa própria sabedoria adquirida ao longo da vida. Por isso precisamos aprender a avaliar nossas experiências pela Palavra. Nossas experiências não podem ser nossos guias. Por isso: 1. Minhas experiências não são caminho para conhecer a Deus. 2. Devo avaliar a validade da minha experiência pela Palavra de Deus. 3. É possível ter uma visão distorcida se eu achar que minhas experiências são a verdade. 4. Posso esperar que Deus opere em minha vida de maneira semelhante a forma que ele agiu na Bíblia. 5. Eu preciso orientação bíblica constante para aprender com as experiências e conhecer mais a Deus através delas. A BÍBLIA É O SEU GUIA: Na Bíblia observamos que as pessoas chamadas por Deus não conheciam todo o percurso. Essas pessoas precisavam estar perto de Deus para terem direção diária. Você quer saber qual a vontade de Deus para sua vida? Essa é a pergunta errada que nos fará responder uma resposta errada. A pergunta certa é: Qual é a vontade de Deus? O exemplo de Jesus – João 5.17,19,20. Jesus sabia o que fazer porque conhecia a vontade do Pai. Não existe um método para conhecer a vontade de Deus. O que existe é um relacionamento de amor. Deus está agindo constantemente ao seu redor. Quando você tiver um relacionamento íntimo com Deus, conhecerá e realizará a vontade Dele e experimentará formas desconhecidas de vê-lo agir. DESAFIOS DA MINHA SEMANA: 1. Quero levar a sério o meu encontro diário com Deus. 2. Procurarei entender o que Deus diz e ver como ele age na Bíblia. A Bíblia é minha única regra de fé e prática. 3. Entendi que a pergunta certa é: qual a vontade de Deus? 4. Procurarei ver onde Deus está agindo e trabalhando para ajuntar-me a Ele. 5. Entendi que Deus está agindo constantemente ao meu redor. Próximo domingo (23/01) estudaremos o tema: Aprendendo a ser servo de Deus.

2


licao-no-01