Issuu on Google+

Igreja Evangélica Batista CEIFA CETEIFA – Centro de Estudos Teológicos do Indivíduo de da Família Curso: Conhecendo Deus e Fazendo Sua Vontade Lição 09 –13/03/2011 – DEUS FALA DE DIFERENTES MANEIRAS: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus” João 8.47 O que Deus pode fazer em uma situação específica? Quando pensamos em uma situação específica, devemos saber que antes que ela acontecesse, Deus já estava agindo nela e está agindo através dela. Deus quer nos ensinar através dessas experiências a não dependermos da nossa capacidade ou experiência, mas somente da orientação Dele. Deus quer revelar seus propósitos mais amplos, e sempre faz mais do que pedimos ou pensamos. Por isso é fundamental para nós reconhecermos quando Deus fala conosco. Você entende claramente quando Deus está falando com você? Por quê?

_______________________________________________________________________ Vamos focar nosso estudo no fato de que Deus quer que conheçamos seus propósitos e seu modo de agir. Examinaremos os modos pelos quais Deus fala conosco por meio da Bíblia, da oração, das circunstâncias, da igreja e de outros crentes. É importante sabermos que Deus fala de maneiras diversas, diferentes e criativas. Leia os textos abaixo e veja como Deus falou com as pessoas do Antigo Testamento: - Gênesis 16 - Gênesis 15 - Gênesis 28:10-19 - Êxodo 28.30 - Jeremias 18:1-10 - I Reis 19.12 - Êxodo 8: 20 25 Pelas diversas formas de Deus falar, podemos entender que a forma não é importante. O importante é que Ele Falou. Quatro fatores importantes: 1. O Deus que falava era singular a cada indivíduo: Deus quer que a experiência de cada um de nós seja peculiar, pessoal. Ele quer que o conheçamos por um relacionamento de amor e não por programas, técnicas ou algum método. Nossa dependência deve estar na vontade Dele. Isso quer dizer que a experiência de cada um não pode tornar-se uma fórmula ou método para os outros. 2. Quando Deus falava a pessoa tinha total certeza de que Deus estava falando: Moisés não teve dúvidas de que Deus havia falado com Ele e isso mudou sua vida. Ele confiou em Deus, o obedeceu e viu Deus fazendo exatamente o que disse que faria. Após o encontro com Deus, Moisés sai para obedecer e testemunhar do que Deus havia dito a Ele. A confirmação pública de que Deus havia falado a Moisés só seria confirmado pelo tempo, quando Deus iria provar realmente que havia falado a Moisés. Leia Juízes 6:21,22 e responda: qual a certeza de Gideão neste texto?

_______________________________________________________________________ 3. Quando Deus falava, a pessoa sabia o que Ele estava dizendo: Moisés soube claramente o que Deus queria dele após essa experiência. Ele sabia que Deus queria agir por intermédio Dele. 4. Quando Deus falava a uma pessoa, essa experiência era um encontro com Deus: Uma experiência com Deus não deveria levar a uma busca por outra experiência. Á luz dessa explanação faça um resumo das palavras chave:

- Único e singular: ______________________________________________________ - Certeza: ______________________________________________________________ - O que: _______________________________________________________________ - Encontro: _____________________________________________________________ 1


Igreja Evangélica Batista CEIFA CETEIFA – Centro de Estudos Teológicos do Indivíduo de da Família Curso: Conhecendo Deus e Fazendo Sua Vontade Provavelmente Deus não dirá tudo o que você quer saber, mas certamente dirá tudo o que você precisa saber. DEUS FALA PELO SEU ESPÍRITO: Quando eu compreendo uma verdade espiritual, é porque o Espírito Santo está trabalhando em mim. Leia: - João 1: 1-14 e I João 1:1-4 - João 14.8 – 10 A idéia dos evangelhos é que quando Jesus falava, o Pai falava. Quando Jesus curava, o Pai curava. Na verdade, o Pai estava fazendo a obra por meio dele. Em Atos até o presente momento: Hoje, vivemos como se Deus não falasse mais. Falhamos por não reconhecer que o encontro com o Espírito Santo é um encontro com Deus.

Leia I Coríntios 3.16 ______________________________________________________ Um encontro com o Espírito Santo é para nós hoje, um encontro com Deus. É maravilhoso saber que quando nos aproximamos da Palavra, o próprio autor está presente para nos instruir. Por isso, eu jamais descubro a verdade. Ela é revelada a mim pela pessoa do Espírito Santo. Quando o Espírito Santo revela a Palavra a você, ele não o conduz a uma experiência, isso já é uma experiência com Deus – a revelação sempre é um encontro com Deus.

- Deus tem falado com você no decorrer deste curso?____________________________ _______________________________________________________________________ - O que Deus tem lhe falado através do curso?_________________________________ _______________________________________________________________________ - Você tem reagido àquelas verdades as quais Deus tem chamado a sua atenção? Como você descreveria sua resposta a chamada divina?_______________________________ _______________________________________________________________________ - O que você percebe ser seu maior desafio neste momento?______________________ _______________________________________________________________________ Atenção: Quando Deus falou com Moisés, foi crucial o que Moisés fez em seguida. Da mesma forma, quando Jesus falava, o que os discípulos faziam em seguida era crucial. O que você faz após ouvirmos a Deus também é crucial. Se Deus lha fala e você não responde a Ele, pode chegar o tempo em que você não o ouvirá mais (leia Amós 8:11,12). Leia I Samuel 3.19 e veja como Samuel e agia quando ouvia Deus falar com ele. Em Lucas 8:5-15 vemos a parábola do semeador. Nessa parábola observamos que a semente que caiu em bom solo representa a pessoa que ouviu a Palavra do Senhor e a reteve, produzindo frutos. No verso 18 Jesus diz: “vede, pois, como ouvis, porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver, até o que parece ter lhe será tirado”. Se você ouvir a Palavra de Deus e não aplicá-la a produzir frutos, até o que você pensa ter lhe será tirado. - Decida-se agora em obedecer ao Espírito Santo quando ele lhe der alguma ordem.

Resumo:  Um encontro com o Espírito Santo é um encontro com Deus.  Eu entendo as verdades espirituais porque o Espírito está agindo em minha vida.  Quando eu me aproximo da Palavra de Deus, o seu autor está presente para me instruir.  Eu jamais descubro a verdade, ela me é revelada. - Qual foi a afirmação ou versículo mais importante para você? - O que Deus quer que você faça como resposta ao que Ele lhe falou por meio deste estudo? 2


licao-no-09